A gramática do amor

A gramática do amor Rocío Carmona

Resenhas - A gramática do amor

Yasmin 01/08/2013

Uma grata surpresa, uma visão sensível e recheada de referências literárias

Outro que quando apareceu na lista de lançamentos da Rocco fiquei surpresa e curiosa. Era o segundo espanhol que a editora lançava naquele mês e além do título ser sugestivo, a capa contar com uma ilustração legal, a sinopse deixava no ar um livro repleto de referências ao amor na literatura. E nada melhor para um leitor assíduo encontrar um livro que alia história própria a outros livros. Rocío Carmona nos presenteia com uma história singular que no meio ainda extraí o melhor do amor em diversos clássicos da literatura.

Desde que os pais se divorciaram Irene está estudando em um internato no sul da Inglaterra. Seus pais queriam a poupar dos dramas do divórcio. Lá ele divide o quarto com Martha, uma inglesa animada e festeira. Irene tinha conhecido Liam no segundo dia de aula e de lá para cá achou que os dois estavam se envolvendo, mas foi uma decepção quando soube que era apenas mais uma na lista de "princesas" do rapaz. A raiva foi tanta por ele ridicularizar seu amor que não resistiu em sair correndo no meio da aula para o espanto de todos e de si mesma. Correu em disparada fora da escola e através do bosque só parando quando estava na beirada no penhasco. Para sua surpresa ouviu passos atrás de si, o professor Hugues estava atrás dela. Não ia puni-la apenas se assustou achando que Irene se jogaria lá de cima. Por causa desse rompante Hugues a convidara a fazer um trabalho fora das aulas. Ela seguiria um roteiro de livros e faria um trabalho sobre cada um além de começar a correr. E foi assim que começou a mudança na vida de Irene, seguindo os livros indicados e correndo toda manhã. Na pista conheceu Marcelo, se tonaram amigos e corriam juntos. A medida que passou por livros de Murakami, Tolstói, Austen e muitos outros a vida de Irene ia mudando. Numa profusão de sentimentos se vê mergulhada nas histórias dos personagens e com o passar do trimestre descobre lições preciosas com os mais variados tipos de amor.

A premissa básica é essa, mas é fabuloso a forma como a autora desenvolveu não só a história como sua personagem. A história no primeiro capítulo é uma, mas com o passar dos capítulos foi maravilhoso a progressão de Irene assim como também foi ótimo o crescimento na escrita da autora que nos envolve cada vez mais com um tom poético e reflexivo. Uma história a primeira vista simples, mas que Rocío desenvolveu com sensibilidade e que encanta com diversas citações de livros conhecidos. Fiquei deliciada com as reflexões e análises que a autora nos trouxe através de Irene e principalmente com a maneira simples e inteligente que ligou tais romances e seus diferentes amores com a evolução da história de Irene. Com descrições, referências e citações pontuadas acompanhamos as descobertas de Irene.

O amor é um tema muito usado na literatura, mas pouco discutido e pela primeira vez me vi pensando horas depois em cada passagem onde a autora refletiu o amor em livros de Murakami, Austen, Tolstói, Goethe. E ao contrário da evolução comum de romances, Irene não se envolve propriamente dito com ninguém. Ela está com as aulas extras do professor em um momento de descobrir a si mesmo. A amizade dela com Marcelo é diferente assim como é com Martha, mas não de um jeito artificial. Todos os personagens são ótimos, acrescentando a história e ajudando no amadurecimento de Irene. Que é uma personagem diferente e acredito eu reflete bastante da autora. O ambiente no colégio, com o penhasco, o bosque e todo o resto coroou a história com o clima perfeito. O final foi de certa maneira uma surpresa esperada, se é que isso é possível.

Leitura rápida, cativante, repleta de reflexões e passagens interessantes. Foi maravilhoso descobrir um pouco mais de outros livros na história e ver como Rocío Carmona casou com sua narrativa fluída e poética a história de Irene aos livros. Fiquei com muita vontade de que tivesse uma continuação, que Irene seguisse no próximo trimestre com novos livros e novos acontecimentos. A edição da Rocco(...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/07/resenha-gramatica-do-amor.html

Luiza 11/08/2014

"Somos o que resta de nós quando alguém nos parte o coração pela primeira vez."
Adorei extremamente esse livro. Cheio de ensinamentos e literatura indispensáveis. Singelo, no sentido boníssimo da palavra. Singelo de uma forma que nos marca. Na lista de favoritos ♥

Alcione.Carlini 02/09/2016

A gramatica do amor
A gramatica do amor sem duvida é um livro maravilhoso.Tocara´no fundo do coração de todos que amam ler romances,com este livro o leitor aprende que para amar não é preciso muito,só´simplesmente amar.
Amar mas de todas as formas possíveis .... A gramatica do amor irá tocar no coração ...Leia é maravilhoso .

Canal Hibiscus e Livros 11/06/2020

É ok. Mas podia ser melhor.
Realmente é uma leitura mais infantil. Eu acho que com 12/13 anos adoraria essa história fofinha e cheia de sonhos amorosos e dramas haha.

Mas lendo esse livro com 23 anos... bom, tem muita coisa estranha. Eu entendo a parte da protagonista ter uma paixonite pelo professor, mas o mais estranho é que ele (como adulto) percebeu e não fez nada (na verdade meio que alimentou as ideias dela, levando ela pra passeios e jantares) até que ela finalmente tentou algo e ele se esquivou. Que tipo de professor deixaria chegar a esse ponto? E eu terrivelmente estranho um relacionamento entre professor e aluna, ele deveria ter feito algo beeem antes, quando percebeu que ela tava afim dele.

Meio que quase acontece um estupro... e é lidado de uma forma bem... infantil? A personagem principal e a sua amiga não denunciam os quase-estupradores porque tem medo de expulsão, já que tinha bebida e cigarros envolvidos. Mas eles não saíram impunes não... um amigo delas deu umas porradas neles até eles prometerem não fazer nada assim de novo. Aham, ok.

E quando Brenda chega na cidade? Jesus! Como a personagem principal não SUPORTA a guria de um jeito que é puramente superficial. Odeia ela só por ela ser a perfeição em pessoa, e depois chama ela de ?vulgar? só porque ela é ?bonita?, alta, e confiante? :/ Depois ela se desculpa, mas não acho que aprendeu de verdade como não se deve rebaixar assim as mulheres (ainda mais as que tentam ser uma amiga como Brenda tava tentando).

site: https://youtu.be/O4SxPnOkrxk

Dica 03/07/2013

Amei, ótima leitura.Posso dizer que aprendi quase igual a ela.
E que se todas as garotas tivessem aulas de gramática, como essas não quebrariam a cara muitas vezes.

RôPeyres 28/09/2013

Em momentos à la Sócrates “só sei que nada sei”, muitas vezes o melhor a se fazer é mergulhar na1013109_467961189958708_709992961_n história de outro alguém. Acompanhar todas as desventuras contidas naquelas páginas, a fim de buscar inspiração. Ou quem sabe até mesmo imaginar o que aquela personagem faria se estivesse no seu lugar. É o que acontece com Irene em A Gramática do Amor. Assim já ocorreu comigo. E provavelmente com você também. O leitor que nunca buscou conforto em um livro que atire a primeira pedra.

Com uma sensibilidade e paixão inerente aos latinos, Irene cresceu ouvindo sua avó dizer que o mundo é para os corajosos, o que certamente influenciou o modo como ela busca encarar os desafios em sua vida. O maior deles até então é deixar a Espanha para estudar em um frio colégio interno inglês, após a separação de seus pais.

Entretanto, uma decepção amorosa e uma série de acontecimentos catastróficos são o estopim para que outro desafio apareça, com o recebimento da seguinte proposta de seu professor de Gramática, Peter Hughes:

"Vamos nos encontrar aqui no escritório nessa mesma hora todas as quartas. Eu lhe passarei uns exercícios de literatura, por assim dizer. Você vai ler as obras que eu recomendar e trabalharemos juntos. [...] Não vai ser um seminário sobre romance no sentido convencional. Neste momento da vida, você precisa de algumas aulas de Gramática do Amor. Nessa matéria você não pode ficar de recuperação."

Mesmo que o cotidiano escolar não seja mais a minha realidade, e enredos com personagens adolescentes não me cativem tanto como há alguns anos, assim que li a sinopse de A Gramática do Amor, vi que havia um algo a mais neste livro. Afinal, histórias de amor são as minhas preferidas.

Escrito pela espanhola Rocío Carmona, este lançamento é um romance incomum. O foco não está totalmente na história da personagem principal, mas sim na reflexão e correlação que Irene faz das suas próprias experiências com as descritas em célebres histórias de amor escritas por Goethe, Tolstói, Charlotte Brontë, Murakami e Gabriel García Márquez, por exemplo.

Sete romances são analisados, buscando compreender, pelo menos em parte, o que é o amor e o que é amar. As reflexões que daí derivam nos levam a conhecer mais sobre a vida da Irene e de seus poucos amigos, além do laço que surge entre ela e Peter, muito mais profundo do que apenas uma relação entre aluna e professor.

Durante todo o desenvolvimento do enredo há alternância de momentos de total previsibilidade com acontecimentos surpreendentes, o que em certos trechos deixa os personagens mais verossímeis. Isso inclusive permite a evolução dos personagens secundários, que de forma indireta participavam de toda a análise feita pela Irene. Porém, se você tem interesse em ler algum dos livros analisados em A Gramática do Amor, sugiro que pule algumas páginas, pois ele contém vários spoilers e alguns trechos das obras originais. Não foi algo que me incomodou; pelo contrário, me deixou mais curiosa para lê-los.

Amor é universal. Mesmo que você não se identifique com a história de Irene, é possível reconhecer como ela se sente em vários momentos, além de ser muito interessante acompanhar todo o processo de reflexão. Não há fórmula mágica: eu que passei boa parte da minha adolescência rodeada de romances só cheguei à mesma conclusão que Drummond: amar se aprende amando.

Me contem em quais livros vocês já se inspiraram em momentos difíceis! Até breve :)

Beijos!

site: www.mudandodeassunto.com

Sâmella Raissa 24/11/2013

Resenha original para o blog SammySacional

O que o amor significa para uma adolescente? Flores e sorrisos por toda parte? Ilusões criadas pelo nosso próprio coração? Ou, simplesmente, um sentimento capaz de provocar as mais singulares reações no ser humano?

"Estar apaixonado é sentir-se diante de um catálogo maravilhoso cheio de infinitas possibilidades. É saber-se um pássaro perfeito, que percorre os céus, sentindo que encontrou sua verdadeira razão de ser, seu centro, seu motivo."
- Página 34 -

Temos aqui uma obra romântica diferente das demais. Com uma narrativa por vezes poética e delicada, Rocío Carmona nos apresenta Irene, uma adolescente espanhola que se muda para estudar em um internato na Inglaterra, após a separação dos pais. Convivendo em um mundo completamente novo, ela não tem muito a que recorrer, e acaba por focar seu pensamento unicamente ao jovem Liam, por quem está perdidamente apaixonada. Mas o rapaz não lhe corresponde o sentimento e ela se depara com sua primeira desilusão amorosa. Sentindo-se desamparada da própria vida, ela acaba, porém, sendo notada pelo professor de gramática, que começa, com ela, aulas de "gramática do amor" que consistem basicamente na leitura de clássicos românticos onde tal sentimento é abordado das mais diferentes formas e situações. Irene então passará a desenvolver um gosto maior pelo mundo dos livros, ao mesmo tempo em que, por fim, começará a entender esse sentimento tão grandioso e ao mesmo tempo tão complexo...

"Tinha que admitir que Hugues acertara em cheio obrigando-a a treinar. Aquele era o esporte perfeito para o seu porte físico. Irene era miúda e magrinha, parecia feita para correr. E o que mais lhe agradava era que, a cada passada dada contra o vento, tinha a ilusão de fugir de si mesma."
- Página 31 -

Primeiramente, essa foi uma leitura completamente repentina para mim. Já havia visto alguns comentários sobre o livro, mas não tinha parado propriamente para ler mais à respeito e chegar a me interessar realmente pela sua leitura. Mas então me deparei com uma promoção do mesmo no blog da Duda, o Book Addict, e eu pensei "por que não?". Participei, dois dias antes da promoção se encerrar e, no fim das contas, acabei sendo a ganhadora do exemplar. Agora, vendo por esse ângulo, estou realmente feliz por ter feito tal escolha; eu não sabia, de fato, o que esperar do livro, e acabou que ele me surpreendeu de uma forma muito positiva. Isto porque, na minha cabeça, eu pensava que a história iria se desenrolar focando mais nos romances apresentados ao longo daquela, mas logo vi que a autora havia conseguido criar um determinado equilíbrio entre todos os aspectos da trama, o que só foi mais um ponto positivo para o livro.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2013/10/resenha-gramatica-do-amor-de-rocio.html

Luly 20/12/2013

Para Adolescentes
Comparo A Gramática do Amor ao livro A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, de Jeniffer E. Smith, embora A Gramática do Amor seja um pouco mais elaborada e abrangente. É um romance adolescente, com todos os ingredientes comuns a essas histórias: bullying, traição, apostas, crise devido à separação dos pais, mudança de cidade, popularidade na escola, etc. É basicamente o "amor pode estar ao seu lado, mas você não vê porque está prestando atenção em outras coisas". E o que eu mais gostei, foi o paralelo traçado com livros famosos de outros escritores que a protagonista precisa ler como espécie de castigo-terapia. Anotei todos os livros e escritores citados, e os que eu ainda não li, pretendo ler daqui para frente.

Rafa 18/01/2014

*Resenha A gramática do Amor - Mentes Literárias
Uma história com algumas reviravoltas, muitos ensinamentos e grandes personagens. A escritora é Rocío Caramona ela é uma escritora espanhola pouco conhecida no Brasil. Mas com esse livro ela me conquistou.
A obra gira em torno de Irene uma nativa de Barcelona que vai viver em uma pequena cidade na Inglaterra, ela como muitos aqui na "vida real", sofreu um desilusão amorosa logo com seu primeiro amor. Rocío descreve os sentimentos de Irene como se fossem palpáveus. Depois desse acontecimento inicial, seu professor - Peter - a convoca para aulas de Gramática do Amor. Ou seja, através de LIVROS ele vai mostra-la vários tipos de amor, os com finais felizes ou longe da felicidade. Alguns dos livros citados são bem conhecidos, a maioria clássicos. Sem contar minhas duas escritoras preferidas de romance Jane Austen e Charlotte Brontë.

"Correr estava virando sua vitamina diária, um espaço só seu, onde se sentia livre e leve"

Outra arte que Irene descobre em sua vida, é a de correr. Quando está com sentimentos a flor da pele, ela corre como ninguém. Em busca de deixa-los para trás e se sentir bem. Ai ela conhece Marcelo, outro estudante que adora competir e que também sofreu com desilusões amorosas, junto com ele, Irene começa a treinar para a maratona que ocorrerá, então quem sabe os dois não possam curar as feridas do passado juntos?
Bem, mas a escritora não séria tão elogiada, se as coisas se resolvessem tão fáceis assim na obra, não é verdade?

"Ele a segurava com firmeza, mas delicadamente, como se ela fosse um objeto valioso."

Meu personagem favorito, como toda a certeza, é o Peter. É um romântico imprevisível, também sofreu do mal do amor e agora ajuda sua aluna a se recuperar de seu primeiro, além disso tem um gosto musical sem igual: Ele é fã de jazz e grande fã do musicista Louis Amstrong (de quem eu também sou fã). Peter me encanto como nenhum outro personagem.

Falando ainda em relação aos personagens, todos eles foram bem construidos, e tem um papel essencial na obra. A história é narrada em terceira pessoa, o que nós dá uma visão mais ampla dos acontecimentos. Rocío Carmona conseguiu me conquistar com essa obra, linda e com grandes significados e ainda recheada com um pouco de drama e humor.

A editora com os direitos da obra no Brasil é a Rocco. Em relação a capa, só tenho elogios, ela é MARAVILHOSA, simples e bem trabalhada. Foi de verdade o que me chamou atenção, antes mesmo da história.

site: http://slothreaders.blogspot.com.br/2014/01/resenha-gramatica-do-amor.html

Carina 04/09/2016

Este é um daqueles livros que me caiu na mão, sem que eu soubesse nada sobre seu autor ou conteúdo. Fui atraída pela capa, que me deu a entender que se tratava de um romance infanto-juvenil, e pela palavra "gramática" ostentada no título. Com curiosidade de professora comecei a leitura, pensando que se tratava de um daqueles livros paradidáticos que poderíamos recomendar aos nossos alunos. Com o que não contava é que "A gramática do amor" é um best-seller, com linguagem e tema característicos do gênero.

Toda a história gira em torno de uma garota de 16 anos que sofre uma decepção amorosa e passa a ter aulas de "gramática do amor" com um professor de gramática inglesa. O mote é bem bobinho, mas os livros indicados pelo docente à garota são fenomenais, assim como os trechos selecionados.

Seria uma boa obra para indicar a alunos de Ensino Médio (linguagem fácil, intertextualidades interessantes), não fossem as referências a sexo e drogas que deixariam os pais dos supostos alunos incomodados. Não é um grande livro, mas vale pelas referências que contém.

Julia.Franca 24/10/2019

A história é muito boa, com a premissa da "gramática do amor" muito interessante.
O começo poderia ter sido um pouco mais trabalhado, já que a desilusão que a Irene sofre é muito rápida, coisa de um capítulo.
O livro inteiro passei brigando com a personagem na minha mente, porque eu odiei o fato da menina se apaixonar pelo professor, e não perceber que o seu VERDADEIRO amor está bem na frente dela!
Teve algumas cenas que não gostei muito da atitude da personagem, como quando ela fica com o Josh.
Mas a parte mais interessante e que me envolveu foram os romances clássicos que ela lia, como Orgulho e Precoceito e Anna Kariênina. As "resenhas" que ela fazia e as sinopses dos livros me fizeram querer ler todos.
A personagem é legal,principalmente a sua transformação durante o livro.

Eruditando trechos de livros 04/09/2023

Resenha
Para começar, amo esse livro. É um dos meus queridos, tem um lugar especial no meu coração. Ele é um romance leve, cheio de aprendizados, indicações de músicas e livros. Só de livros são oito obras! Ou seja, amei! Amo quando tem essas indicações! A história conta a história de Irene, uma garota que teve que se mudar para a Cornualha após a separação de seus pais. Então, ela se via sozinha naquele lugar isolado e muito chuvoso.
Ela não gostava daquele clima frio e chuvoso, isso a deixava de mau humor. Irene se sentia sozinha e isolada, pois não conseguia fazer nenhum amigo. Mas isso muda após ver que o gatinho da escola está interessado nela, e ela nem sabe como, pois há muitas meninas bonitas ao redor, mas ela se deixa levar por essa paixão, seu primeiro amor. Ela com todo o seu romantismo, resolve escrever uma carta e entregar para Liam, mas isso acaba de uma outra maneira. Liam é daqueles garotos mulherengos que vocês vão perceber logo nas primeiras páginas, ou seja, não é um spoiler.
Então ela sofre sua primeira decepção amorosa, que a quebra por dentro, e ali, onde é chamada de forasteira e não tem ninguém, se sente mais sozinha. Então toma uma atitude inesperada e deixa seu professor muito preocupado. Depois do susto que causou ao professor e da regra que fora quebrada no internato, o professor Hughes não tem outra escolha a não ser colocá-la de castigo. E que castigo! Ela teria que analisar clássicos da literatura e correr. Amei demais isso! Isso seria moleza para mim!
Então Irene foi aprendendo muitas coisas, mas também cometeu alguns erros, mas quem nunca cometeu erros, né? Principalmente na adolescência! Mas ela aprende muito, começa a se amar e amadurece. Não posso falar muita coisa, caso contrário, vou revelar muitas cenas aqui. O que tenho que dizer é que esse é um dos meus livros favoritos, muito maravilhoso e que relê-lo é muito prazeroso. Muito bom reviver essa história! Super indico!