Apontamentos para o futuro

Apontamentos para o futuro Nelson Mandela, Madiba

Resenhas - Apontamentos para o futuro

Jania Marta 09/11/2020

Um livro prático
Há tempos queria ler um livro do Mandela porém seus livros são caros e a maioria em inglês, esse de preço mais acessível é um apanhado de frases ditas e escritas por Mandela e também do que personalidades importantes disseram sobre ele.
O organizador conseguiu unir essas frases de maneira a fazer um livro completo com começo, meio e fim narrando a luta de Mandela, seu julgamento, prisão, soltura e presidência.
Me interessava saber a respeito do Mandela em como ele conseguiu ficar décadas preso sem ter cometido crime algum e não ter perdido sua sanidade mental durante esse tempo sendo que a organização do livro conseguiu explicar os porquês.
O livro é um bom início para quem deseja ler mas possue dificuldades para concentrar a leitura já que está recortado por frases.

guimarin 21/11/2020

Inspirador, emocionante e reflexivo
O livro começa com uma das melhores introduções que eu já li, escrita pelo arcebispo Desmond Tutu. Li esse livro logo após ler a Arte da Guerra e considero dois livros filosóficos, que apresentam estratégias para lidar com os problemas. Cada um com sua abordagem e visão, por isso considero dois livros de leitura para qualquer pessoa, em qualquer posição e de qualquer idade pois são livros inspiradores e que incitam a reflexão. No meu histórico de leitura há diversas frases sobre os diferentes assuntos tratados no livro. Ele só não ganhou 5 estrelas, na minha opinião, porque faltou contar um pouquinho mais da história de Nelson Mandela, talvez entre cada um dos capítulos.
Conteúdo: excelente - frases revisadas e atribuídas ao tempo em que foram pronunciadas, aparentemente bem fiel ao que disse Mandela
Leitura: ótimo - o livro é de leitura rápida, dividido em 4 grandes capítulos com subtópicos associados aos pronunciamentos. Em cada um desses subtópicos frases inspiradoras que emocionam ou induzem a uma reflexão profunda sobre diferentes temas