Minha irmã mora numa prateleira

Minha irmã mora numa prateleira Annabel Pitcher

Resenhas - Minha irmã mora numa prateleira

Lilian.Ladeira 27/09/2023

Imagina uma sombra sem uma pessoa?
Uma história sobre luto, abandono e sobre como seguir em frente.
Jamie é um garotinho que passou pela perda de uma irmã em um trágico atentado.
O desenrolar é muito triste, tocante e visceral.

Mah Mac Dowell 07/08/2023

Me surpreendeu muito. Não esperava que passe gostar tanto dessa leitura, juro. Os personagens são muito reais. A história é bem forte e comovente, de dar nó na garganta.
Da muita dó das crianças, principalmente tendo vista que a narrativa é pelos olhos do filho mais novo que conta tudo com muita inocência.
O livro traz várias temáticas importantes e várias lições de empatia, preconceito, importância da família. Achei bem incrível mesmo.
Recomendo muito a leitura, que é rápida e fluida.

Camila Garcia 26/12/2022

A leitura mais sensível de 2022
Você tem que ter fé de que o fim do livro vai te deixar com um sentimento de esperança, porque até lá, você vai receber um cruel ferrado da vida de uma criança em situação de vulnerabilidade social.

James é uma criança de apenas 09 anos, que vive um mundo de abandono, negligência e bullying ao mesmo tempo com a força de um super-herói e com a inocência de uma criança. No livro, o pequeno James aprende, de diferentes maneiras, a lidar com o luto pela irmã mais velha que morreu há alguns anos e a frustração pela mãe ter abandonado a família há um.

Seu pai, alcoolista, é negligente em todos os aspectos, e Jas, a irmã mais velha sobrevivente, é carinhosa, amorosa e luta com distúrbios alimentares por todo o livro. Além desses, dois outros personagens vão te conquistar: Sunya, a colega de classe, filha de imigrantes muçulmanos, e Roger, o gato alaranjado que o rodeia sempre que Jamie está em casa. Juntos, esses quatro personagens dão um jeito de transformar a crueldade e as dificuldades da vida em aprendizado.

Chorei diversas vezes lendo essas páginas e eu recomendo DEMAIS a leitura. Foi meu livro favorito do ano!

nandalunac 28/08/2022

Uma história muito comovente e delicada. Não esperava que fosse me apegar tanto com esse livro. A cada capítulo sofria mais com o Jamie e suas descobertas sobre os sentimentos complexos do mundo dos adultos e duas decepções.

Grazie A. 17/05/2021

O tipo de livro que é necessário, mas você não sabia
Minha Irmã Mora em uma Prateleira é um livro que cativa do começo ao fim, e passa mensagens muito importantes:
- Crenças limitantes e preconceitos afetam a todos, não somente quem crê em ideologias retrógradas;
- Adultos como os pais de Jamie, Jas (e Rose) são o exemplo de pais possessivos e narcisistas, que focam apenas em 1 assunto quando na verdade há outros (2) mais importantes. Pessoas que precisam de terapia 24/7;
- A pureza das crianças... Jamie e Sunya são duas crianças encantadoras que carregam consigo pesos de um mundo
injusto, limitado e sem sentido.
- Adultos (os pais de Jamie e a professora) nunca entenderão as crianças (isso me lembrou o filme Jojo Rabbit, lançado em 2019).

A leitura é leve, encantadora, rápida e faz vc sentir um pouquinho do que Jamie sente a cada dia. Também te deixa com vontade de abraçar essa criança maravilhosa.

@bookss505 06/12/2020

fofo demais
nao posso nem explicar o quanto eu gostei desse livro. A narrativa simples e inocente do jamie me cativou demais

Tamara.Locatelli 01/11/2020

A estória é bem escrita. Me prendeu pela curiosidade de entender o título. Depois conseguiu me prender pelo drama da família, que não foge da realidade vivida por muitas pessoas. O final é simples mas bem realista. Nada impressionante, até esperado na verdade. Mas gostei.

Angelica75 24/09/2020minha estante
ignorar "o gatinho**"

Daiany 06/09/2020

Inocência e aprendizado
Uma história comovente, onde crianças são incompreendidas, esquecidas, passam por bullying na escola, problemas familiares e mesmo assim a união de Jamie, Jasmine e Sunya (a amiga muçulmana que é rejeitada apenas por sua origem) faz com que elas aprendam a lidar com a realidade do que seus pais julgaram serem o correto para ensinar.

JRieffel 14/08/2020

De forma sensível e cativante, a história é apresentada pelos olhos inocentes de um menino de dez anos em sua vivência por sentimentos como medo, perda e esperança. Todos experimentados em meio a uma família arruinada por uma tragédia e em uma fase condimentada pela descoberta de uma amizade proibida.

A forma como são introduzidas algumas situações, como uma preparação às circunstâncias a serem expostas, principalmente na comparação e consequente explicação dos sentimentos por parte do protagonista, é algo que agrada muito na forma de escrita da autora.

Aleksandra UtriniC 03/07/2020

Livro incrível
Esse é o segundo livro que leio da escritora, e gosto da sensação de proximidade que ela dá entre leitor e personagens, é diferente de todos os outros livros que já li.
A estória é ótima, fala sobre uma família que foi devastada por um ato terrorista, e o resultado dessa tragédia é apresentada pela visão do pequeno Jamie, que se vê numa família que se desfez.
Sua mãe os deixa, seu pai só consegue beber e culpar muçulmanos pela morte de sua filha, sua irmã mais velha tenta ser forte e se impor no mundo, e ele... ele veste sua camisa do homem aranha e nutre a esperança de que sua mãe vai o visitar, além de fazer uma amizade "proibida".
O livro mostra como cada um lida com a morte, e como o mundo pode virar de cabeça pra baixo por causa dela.

Jose 02/04/2019

Selvagem e Belo
Eu estava procurando o livro "Minha irmã, a serial killer" e, por acaso, encontrei este, "Minha irmã mora numa prateleira", e foi uma das experiências literárias mais intensas que eu já tive com um livro.
James perdeu sua irmã Rose quando tinha 5 anos. Ela foi morta em um ataque terrorista em Londres. A partir disso, sua família sofreu um grande abalo. Com 10 anos James se mudou para o interior com seu Pai, que não consegue superar a perda da filha, e sua irmã Jas, que é gêmea de Rose e uma adolescente no ápice desta fase.
James vê tudo isso com a inocência de uma criança e precisa se adaptar a muitas coisas: escola nova, amigos (e inimigos") novos, a ausência da mãe, que se separou do pai meses depois do terrível acontecimento.
Às vezes é difícil continuar lendo porque vemos um mundo que já vivenciamos: o de ser criança. Às vezes é um mundo bem cruel, principalmente na escola. Muitas vezes há falas que causam desconforto, outras vezes percebemos como é incrível a época em que não sabíamos distinguir o sarcasmo e a ironia na fala de um adulto.
James faz amizade com Sunya, uma muçulmana. E isso é um grande problema de aceitação para o pai do garoto. Sunya é muito esperta e inteligente. Certo momento éla fala: somos da mesma classe e sentamos um ao lado do outro e dividimos doces e segredos. E a última palavra é incrível diante do que vem acontecendo no livro.
Ver as expectativas de um garoto de 10 anos como sendo as coisas mais reais do mundo para depois se despedaçarem são difíceis de ler, o mais difícil é perceber que crescemos e continuamos criando certas expectativas. A diferença é que a criança consegue superar rápido, nós demoramos mais um pouco.
Dá pra perceber o momento que o menino cresce e sobe mais um degrau em direção a próxima fase da vida. Nesse caminho de James eu fiquei me perguntando como a vida pode ser tão selvagem e com tanta beleza ao mesmo tempo. No final a gente que tem que escolher pra que lado dessa moeda a gente vai olhar. Hoje eu acho que a beleza supera a selvageria.
Considero um livro muito bom quando ele consegue me fazer passar por vários sentimentos de forma intensa. Aconteceu com este livro, que chegou de surpresa e me cativou desde o começo.

Ezeq 02/03/2019

The courage to fly
O livro conta a história de James, um menino de dez anos que teve a irmã morta num trágico atentado terrorista, mas ele era muito novo quando aconteceu e por isso não se lembra muito dela. No entanto, 5 anos após esse infeliz ocorrido, sua família foi se acabando: seu pai começou a beber cada vez mais e sua mãe foi embora de casa. O pai então decide que eles precisam de um recomeço e se muda de cidade, junto com James e sua outra filha, Jasmine. E é aí que têm início os novos desafios de um menino e de sua irmã de 15 anos, duas crianças que se esforçam ao máximo para conviver com um pai deprimido, alcoólatra e extremamente preconceituoso ao mesmo tempo em que lidam com questões 'comuns' à infância e começo da adolescência: amizades difíceis, amores difíceis e valentões nojentos na escola.

A história é contada de maneira simples (afinal é narrada por uma criança de dez anos), porém muito bonita e suave. Alguns momentos me deixaram bastante tenso, e por vezes senti muita raiva do pai que, apesar de nunca ter abandonado os filhos, é muito preconceituoso (em vários sentidos) e ignorante. No geral eu gostei do livro, e devo dizer que James é uma das crianças mais puras e gentis que já "conheci" rsrs.

Sobre a estética do livro...... estou desapontado mas não surpreso. A brochura é mal feita; tem alguns erros gráficos e palavras repetidas; algumas páginas não têm o mesmo tamanho de margem e uma folha veio com um pequeno rasgo. Não estou surpreso porque não é o primeiro livro da editora que vejo nessas condições. O menino que via demônios (meu livro favorito da vida) é ainda pior. Rocco, PELO AMOR DE DEUS, melhore. Ah, quem dera todos os livros da editora fossem tratados como harry potter.