O Último Minuto

O Último Minuto Marcelo Backes




Resenhas - O Último Minuto


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Odeio fraude 04/06/2013

Avaliações suspeitas
As supostas cinco primeiras pessoas que avaliaram esse livro só leram esse livro, nenhum outro. Todas deram a nota máxima. Nenhuma tem perfil desenvolvido nem histórico aqui no Skoob. Para não prejudicar o autor (que poderia ser objeto de suspeita) e os leitores, é conveniente que a pessoa que criou os cinco avatares retire as avaliações, pois parecem fraudulentas.
comentários(0)comente



Michel 24/11/2020

Faltou futebol...
A literatura é a arte que alcança indivíduos solitários, aqueles que se abstraem, isoladamente, na experiência secreta da leitura. E é precisamente a natureza soturna da personagem principal deste O ÚLTIMO MINUTO, o elemento que o faz querer contar sua história: uma espécie de descarrego do acúmulo de vida guardada no âmago de sua existência isolada.

O autor Marcelo Backes aqui conta a história de João, O Vermelho, ex-treinador de futebol, cujas lembranças de vida parecem inadiavelmente suspensas em sua mente, o que o faz relatar sua trajetória à um missionário. Desse modo, seguimos de perto acompanhando a elocução do narrador personagem.

De uma vida cosmopolita, João descende de russos, foi criado no sul do Brasil, buscou empreender na Europa, voltou ao Brasil como treinador de futebol, profissão que também desempenhou na Suíça. Um sujeito que foi do interior patriarcal para a cidade grande virulenta, é cheio das impressões descabidas que o faz contar sua história de modo a sempre adiar o desfecho final, talvez por um desejo íntimo de que não cesse o diálogo.

O futebol como alegoria da vida como ela é, suscita a curiosidade do leitor em avançar na leitura porque a representatividade mundana narrada entre as quatro linhas, parece tornar a complexidade social, digamos, menos complexa. Uma pena que este escopo aconteça tão poucas vezes durante a trama. Pelo menos foi essa impressão que tive.

Marcelo Backes consegue criar empatia no leitor, apesar do olhar equivocado de seu personagem. É que justamente por conta da opinião limitada de João, que alguns de seus pontos de vista acabem por se parecer com o nosso.

A problemática da não aceitação da personagem, que é conservadora por essência, em lidar com as mudanças sociais modernas é exposta aqui de forma contundente. João é um homem tradicionalista e bitolado. E como tipicamente ocorre com esse tipo de redução existencial, ele tece sua análise descabida sobre o mundo por quase toda a obra.

A característica que se faz notória na personagem de João é a nostalgia. Encarcerado, ele verbaliza sobre sua vida de modo apaixonado; demora a entregar o que seu interlocutor quer saber porque denota entusiasmo no exercício de retorno ao passado; quer que saibamos de todo o trajeto vivido, talvez como forma de justificativa para sua transgressão maior, ou simplesmente por sua incansável projeção com tempos que não retornam mais. Enfim, seguimos com a leitura porque ansiamos em saber como ele foi parar na cadeia.

A diagramação do livro me incomodou um pouco. Parágrafos longos deixaram a análise do narrador um pouco cansativa. Há instantes em que a leitura desacelera, se torna arrastada, que só não se converteram em algo maçante porque o livro é relativamente pequeno.

O ÚLTIMO MINUTO é como uma senóide, há instantes muito bons, quase sempre quando a personagem faz suas analogias futebolísticas, e outros momentos um pouco menos prazerosos, cujo entusiasmo cai significativamente, mas descamba num final que não decepciona. Trata-se de uma síntese da personagem sobre a própria vida, portanto, um olhar cheio de equívocos e carregado de conceitos contraditórios, que carece um tanto de imparcialidade do leitor.

site: outras resenhas: http://dimensaoreluzente.blogspot.com/
comentários(0)comente



jupicos 19/03/2021

Bem escrito e suspense
História extremamente bem escrita, traz reflexões interessantes sobre o passado, memórias e julgamentos. Existe um grande suspense porque o que mais importa no fim são as próprias lembranças e o desembaraço da história, e não o próprio crime em si.
Não entendo de futebol e senti que isso me distanciou um pouco da leitura, mas dá pra entender mesmo assim.
comentários(0)comente



Tuyl 30/09/2020

Livro muito bem costurado, com uma interessante linha mestre pelo futebol!
comentários(0)comente



Carlozandre 28/06/2013

Memórias baguais do cárcere
Futebol e a construção de uma identidade fraturada entre o isolamento e a amplitude são os temas centrais de O Último Minuto (Cia. das Letras, 224 páginas, R$ 38,50), memórias do cárcere de um grosso missioneiro, terceiro romance de Marcelo Backes.

O Último Minuto é um romance que se vale do recurso de uma voz narrativa emitida do cárcere. Outros livros já utilizaram esse tipo de artifício para criar um tipo de estrutura ideal da enunciação narrativa. O encarcerado tem à sua frente uma sucessão de dias iguais sem mudanças significativas no horizonte, não se move, não se desloca, então todo seu esforço enquanto narrador está condensado na tentativa de compreensão da situação que o levou até a cadeia. Contar também é uma forma de fazer as horas escorrerem. O prisioneiro, na literatura, é uma voz lançada sempre ao passado para tentar tornar menos intenso o fardo do presente, seja pela sublimação do tempo seja pela compreensão e reconfiguração da discrepância entre ele e o regime que o encarcerou.

Como o herói encarcerado é também um "homem revoltado", muitas vezes os livros que o tornam protagonista são contundentes denúncias de regimes opressores, como o magnífico O Zero e o Infinito, de Arthur Koestler. Se denúncia há no romance de Backes, ao qual não falta raiva em sua superfície, é uma denúncia ao isolamento da província e às ilusões sem base da grande cidade. O prisioneiro criado por Backes é Yannick Nasyniack, apelidado de João, o Vermelho, descendente de alemães e russos e natural da comunidade de Linha Anharetã, no interior missioneiro – a mesma localidade fictícia da qual partem (e às vezes para a qual retornam) os personagens de Backes desde Estilhaços (2006). Trancafiado em um presídio no Rio devido a um crime que se delonga em revelar, Yannick, conversando com um jovem missionário católico, revisita sua vida na pequena Anharetã. O lugar é retratado nas memórias do prisioneiro como um rude enclave no qual a dureza inerente do campo engendra uma vida em que, apesar da aparente solidez da ética silenciosa do trabalho, a violência é vista com naturalidade.

Como já fizera nos romances anteriores, maisquememória e Três Traidores e uns Outros, Backes trabalha com o choque nada ameno entre os mundos do cosmopolitismo e da rústica ética agrária do trabalho. Fascinado com a possibilidade de viver na Europa, Yannick não hesita em abandonar mulher e filho e migrar para a Suíça como trabalhador braçal. Por lá, sua nacionalidade brasileira e sua experiência breve como ex-jogador de várzea abrem portas para que se torne técnico de futebol – profissão com a qual retorna ao Brasil.

É na voz de Yannick que reside o centro da narrativa e o principal desafio apresentado ao leitor por Backes. Embora filtrada pelo missionário, que se deixa contaminar por ela a todo momento, a voz de Yannick é a de um homem inteligente escondido atrás de uma armadura de rudeza tão afetada e desagradável como verdadeira. Menos interessado na trajetória de Yannick do que em sua visão de mundo, o romance se espraia com gosto pelas digressões do personagem, pontuadas por ditos populares e tiradas do futebol como metáfora. Aqui reside um dos desafios: uma das explicações para uma suposta ausência do futebol na literatura é sua onipresença no discurso cotidiano. De poucos assuntos se escreve tanto no Brasil, e muitas das diatribes e invectivas de Yannick não se elevam acima do uso desgastado de sempre de expressões recorrentes da crônica esportiva. Bem como suas manifestações a respeito de seus conterrâneos, da mulher, do filho, dos jogadores que treinou ou treina e mesmo a respeito do missionário com quem está interagindo são discursos de um conservadorismo exagerado ao limite da sátira. A linha demarcatória, no entanto, é sutil.

Só a partir da segunda metade do livro vê-se o homem contraditório que é Yannick, dotado de insuspeitada humanidade e mais disposto ao diálogo com o jovem religioso que termina por se tornar já no fim uma voz em contraponto. Nesse processo de aproximação entre o missioneiro e o missionário, fica claro que o centro do romance é, na< verdade,a relação conflituosa que Yannick tem com o filho que abandonou e jamais recuperará. E se o futebol fracassa em providenciar essa aproximação redentora com o filho (perna de pau que o pai insiste em tentar manter na titularidade do time que treina), será a ponte entre os dois interlocutores que conduzem o narrado – o missionário só começa a ser aceito pelo condenado quando aparece vestindo a camiseta vermelha do time para o qual Yannick torce.

site: http://wp.clicrbs.com.br/mundolivro/2013/06/07/memorias-baguais-do-carcere/?topo=13,1,1,,,13
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR