O Império de Hitler

O Império de Hitler Mark Mazower

Resenhas - O Império de Hitler

Daniel Rolim 05/12/2014

Livro definitivo sobre a Segunda Guerra Mundial, tendo como foco o seu principal personagem, a Alemanha. Assim, o autor nos mostra que o conflito, além de ser uma continuação da Primeira Guerra Mundial, remonta ao século XIX, do sonho germânico de expandir seu país para o leste, a fim de juntar todo o seu povo num único território, formando uma Grande Alemanha. E é deste desejo, visto mais como um destino, que surgiram as duas grandes conflagrações do século passado, em que um único país, dotado de um imenso potencial militar e econômico, desafiou o resto do mundo, e quase o derrotou por duas vezes, não tendo alcançado esse intento, pelo menos na última vez, mais pelo regime de terror inominável imposto a todos os seus conquistados, afugentando assim potenciais colaboradores, do que pela força dos seus inimigos. Enfim, ao contrário de muitas obras que procuram explicar a guerra sob a ótica, muitas vezes desfocada, dos aliados, esta atinge o que há de mais relevante no conflito, o seu agente causador.