Viagens de uma psicóloga em crise

Viagens de uma psicóloga em crise Graziela R. Bergamini

Resenhas - Viagens de uma psicóloga em crise

Guarilha 29/01/2014

Há momentos em que ficamos insatisfeitos com o rumo de nossas vidas. Faculdade, trabalho, lazer, tudo parece muito chato. É a tal da crise existencial que, quando se instala, nos obriga a tomar uma atitude. Uma delas, procurar um psicólogo. Mas também ele, o psicólogo, está sujeito a crises, ao contrário do que imaginamos. Afinal, é um ser humano comum.

A psicóloga Graziela não ficou imune à crise, colocando até a faculdade em dúvida. Precisava tomar uma atitude. E tomou. Viajou para a Índia, país de cultura e hábitos radicalmente opostos aos seus, onde sofreu bastante com a falta de tudo – ou de quase tudo. Mas o choque cultural que se propôs a ter – e teve – foi também um grande ensinamento.

Em seu livro de estreia, Graziela Bergamini conta de forma bem humorada a sua crise e sua viagem, verdadeira aventura no mundo desconhecido. Os capítulos alternam passagens hilárias, quase inacreditáveis, com reflexões sérias sobre temas como espiritualidade e autoestima.

Sua autora mostra coragem ao admitir sua crise existencial, provando que todos nós precisamos nos reavaliar e nos reciclar, inclusive os psicólogos. Viagens de uma Psicóloga em Crise é um livro muito interessante, divertido, fácil e despretensioso.

Edi 24/03/2015

Acredito fielmente que suas impressões sobre um livro depende do seu momento e estado de espírito ao qual o leu, pois bem, viagens de uma psicóloga em crise não poderia ter vindo em melhor hora!

O livro se passa em torno das muitas crises vividas pela a autora, passeando no tempo livremente por diversas histórias sobre a natureza humana. Uma delas, ainda na época que era apenas uma estudante de psicologia, entediada e cheia de dúvidas sobre a profissão. Decide passar três meses na india, sozinha, a fim de um choque cultural e mudar o seu olhar cinza perante a vida, contudo, qo chegar a india o choque foi maior do que imaginava, deparando-se com uma realidade impensada e muito longe da que vivia, teve que se adaptar a um estilo de vida e pessoas diferente do que estava acostumada.

Comecei a ler sem nenhuma pretensão, pensei: Deve ser interessante. Mas em momento algum passou pela a cabeça que fosse me identificar tanto, praticamente em todos os pontos, relações amorosas confusas, aquela insistência em fugir de tudo que te faça ser o que você diz pra si mesmo que não é... A dúvida quanto "Será que é mesmo isso que quero fazer na vida?".

Ler a obra da graziela foi quase um "tapa na cara" como se estivesse vivendo tudo o que ela propria viveu, me fez repensar sobre minha vida e confirmar algumas de minhas posturas perante ela.
É incrível como 156 páginas pode mecher tanto com uma pessoa.
No mais, o livro é muito bem escrito, leitura fácil e rapida, li todo em um dia, mas não tive tempo de falar sobre ele. E o melhor ao meu ver, ao final dos capítulos (nao todos) o livro conta com citações maravilhosas! Ganghi, santo agostinho, Fernando pessoa, freud, entre outros que enriquecem ainda mais a obra.
Super recomendado

site: http://dnabookz.blogspot.com.br

Vanessa Lima 29/12/2020

Viagens de uma psicóloga em crise
Livro pequeno, de leitura e linguagem prática e rápida. Na verdade, fiz uma releitura dele esse ano, e apesar de no título criar uma expectativa sobre ser psicóloga e crise - como chamativo - esse é um dos assuntos que pareceu ser menos abordado e de menor impacto, passando mais pelas impressões e (auto) descobertas sobre sua viagem a Índia e sobre si.

Bia 21/02/2020

Desventuras em série
Ameeei, achei muito desventuras em série hahahaha
Acho que todos precisaríamos fazer algo assim um dia na vida, pra nos encontrarmos, no perrengue mesmo.
Leitura muito divertida, rápida e sem crise.

Rafaela.Costa 06/05/2022

Bonzinho
Abandonei essa leitura quando deixou de ficar interessante e se tornar redundante. Retomei para finalizar e confesso que entendi que a pausa foi necessária. A história é de uma Pessoa em crise, em busca de autoconhecimento, de novas experiências, quase nada sobre uma psicóloga. A leitura é leve, até divertida. Bonzinho

Cali 02/10/2015

Boa leitura
o livro trás de forma leve e clara os pensamentos e impressões da autora. você começa a ler e percebe que aquelas crises são suas também: os mesmos questionamentos, as mesmas dúvidas. um livro interessante para se ler.

kleytinho 13/01/2016

viagens de uma psicologa em crise
Qual o significado da crise? nesse livro a autora mostra que a crise vem para todos e que ela so veio para voce se conhecer melhor,se a crise e algo bom ou ruim,bem depende da sua interpretacao

Carla 17/08/2016

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nosso caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". Fernando Pessoa.

O livro traz o relato da crise que a autora enfrenta e seu processo de busca de respostas através de uma viagem para a Índia. É um livro bem tranquilo para ler e interessante para conhecer um pouco mais sobre o modo de vida na Índia e como o processo de adaptação numa viagem pode ser mais complicado do que se imagina.

Laris 23/04/2020

Crises existenciais
Acho que comecei o livro com uma expectativa muito grande, como estudante de Psicologia (na reta final), pensei que me com os relatos da autora.
No entanto, acabei me decepcionando, a escrita traz de forma muito genérica sobre a Psicologia. Talvez pela visão dela de que a profissão não era pra si.
Acho que, para alguém fora da área, o livro pode ser melhor absorvido.

Aymee2 12/02/2021

Só terminei de ler porque era curto
mas não entendo porque a ênfase no psicóloga do titulo ja que é só ela falando das percepções (extremamente pueris) dela sobre a India e a vida

rico tem mania de achar que a pobreza alheia é trampolim pra eles "se espiritualizarem"

preguiça

Nena 13/02/2016

Um relato pessoal de uma estudante de psicologia q entra em crise existencial e vai parar na Índia, tentando encontrar sua verdadeira razão existencial. Um relato bem humorado q me fez lembrar de vários momentos de minha vida, minhas (várias) crises existenciais e a certeza de q nunca viajarei para Índia, nem sob tortura kkkkk Li em uma noite, é bem curtinho e de linguagem bem simples, mas agradável.

Entrelivros_efilho 10/01/2018

📖Minha parte mais lúcida sabia os caminhos que eu deveria seguir, mas meu medo de ser inteira e assumir completa responsabilidade por quem sou e por tudo que já escolhi ser, me impedia de experimentar a tal felicidade.

Aos 21 anos Graziela viaja para a Índia pra passar 2 meses e meio a fim de experimentar uma nova maneira de se relacionar com vida. Ela nos relata de forma leve e bem clara suas crises, dúvidas e o choque cultural que levou ao chegar ao País que falta quase tudo, até mesmo as coisas mais básicas.
Ela escreve sobre seus questionamentos, impressões, conflitos e sua visão de psicóloga, alternando os capítulos entre a viagem, algumas crises e passagens de sua vida, desde relacionamentos amorosos, autoestima e espiritualidade. .
Foi uma leitura muito agradável e é impossível não se identificar com muitas coisas narradas, sem contar que a escrita da autora é bem divertida e com uma ousadia de expor alguns pensamentos que muitos preferem guardar pra si.
Enquanto fazia a leitura, automaticamente eu fazia uma viagem interna e questionando algumas crises e atitudes tomadas ao longo do caminho, o livro é curtinho, mas nos faz refletir a todo o momento que precisamos sempre nos reciclar e até mesmo nos reinventar e que a crise chega pra todos, e não é algo ruim, pois é justamente aí que temos a oportunidade de nos conhecermos melhor, depende da forma que a encaramos.

Escrita muito fluída e quando percebi já tinha terminado, viajei junto com ela durante a leitura, mas terminei além de varias reflexões com uma grande certeza: A Índia é um lugar que não pretendo ir de jeito nenhum kkkk já me considero satisfeita de conhecer de longe, através da leitura.

Super recomendo essa leitura divertida e que nos faz repensar muito sobre nossas atitudes ao longo da vida.

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br https://www.facebook.com/Entrelivros_e_filho-1710703565630784/

Andressa.Adarque @meuladoleitora 21/01/2018

Excelente obra!
Neste livro a autora nos conta sobre suas experiências, medos e questionamentos de uma maneira bem aberta e sincera.

Aos 21 anos, em uma crise existencial, Graziela decide viajar para Índia em busca de um novo sentido para sua vida.

"Não era uma crise aguda. Era uma crise branda, cinza, difícil de enxergar. Um sentimento monótono, constante. Uma sensação de poder ser mais do que sou, fazer e sentir mais e, ainda assim, não me mover."

Ao chegar na Índia o choque cultural foi inevitável, mas isto não a fez fechar a mente, ela procurou vivenciar tudo da melhor forma possível, e assim conseguiu encontrar respostas para muitos de seus questionamentos.

Além do relato sobre sua viagem a Índia, a Graziela nos conta também sobre seus relacionamentos, profissão (psicóloga), medos e espiritualidade.

A maneira como expõe tudo ao leitor é muito interessante, em momentos ela nos coloca dentro de sua mente e em outros a vemos avaliar suas próprias vivencias com um olhar profissional, o que para mim foi fascinante.
Por vezes me identifiquei na forma de pensar e agir da Graziela, sem contar que aprendi muito com suas experiências!

Agradeço de coração a autora por compartilhar de sua vida, acredito que nada acontece por acaso, este livro veio no momento certo, pois sem dúvida me ajudou muito e tenho certeza que irá ajudar muitas outras pessoas a se encontrarem em seu caminho.

Este livro em minha opinião é um daqueles obrigatórios e necessários para nossa vida! Então, por favor leiam!!

Indicação mais que certa para esta obra!! Nota mil!!!

Bart 22/01/2019

Viagens de uma Psicóloga em Crise
*Graziela Bergamini*

Graziela resolveu escrever o livro qnd tinha 36 anos, voltando p/Brasil com a família, ela decidiu contar suas experiências pelo mundo quando ainda era estudante de psicologia, e daí ela expõe seus conflitos, medos e anseios, regado a um bom humor que garante altas gargalhadas, o legal também é toda parte espiritual a que Graziela se refere quando está Índia e os ensinamentos que ela nos passa!
Um livro bem curtinho (muito pequeno) e rápido de ler, ótima leitura!!