A Donzela sem mãos e outros contos populares

A Donzela sem mãos e outros contos populares Helena Gomes

Resenhas - A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares

Keyla 29/07/2022

Acabeeeii
Então, esse livro poderia ganhar mais estrelas se não fosse por algumas partes que eu não gostei.
Mas, fora isso, os contos que eu mais gostei foram:
1 A Donzela Sem Mãos
2 As Túnicas de Urtiga
3 A Moura Torta
Esse último nem tanto, mas é legal
Mas com certeza o meu favorito é a Donzela sem mãos

Eduarda 28/11/2022

A Donzela sem mãos
História triste gente, mas é um conto muito bom, ela sofre bastante. Foi um dos primeiros livros que eu li então, não é o convencional mas eu gosto.

Shirley Asperger 29/07/2020

Aviso pode ter cenas sangrentas,esses contos de fadas que não tem nada de fofo
EMI 11/09/2021minha estante
Mas é triste , chorei

Nicole418 08/05/2023

Contos de terror misturados com romance
Amei esse livro, os finais ent nem se fala, ele é muito bom pra quem está no tédio, ou até mesmo na dboa, super recomendo ele, cada frase é uma surpresa surpreendente, amei e aposto q mts vai tmb.

Bárbara 30/07/2021

É um dos melhores livros que eu já li na minha vida, os contos são muito interessantes e me encantou muito.
Recomendo muito

Nicole684 10/06/2023

Interessada
Com o decorrer dos fatos fica muito interessante, só pela capa já é atrativo e o conteúdo mais ainda

Korvus 09/03/2024

Crueldade, Sangue e Determinação
Chega a ser uma leitura poética de tão fascinante e melancólica. Cada um dos contos tem um conflito ou uma ameaça específica que é enfrentada constantemente pelas personagens/vítimas. Não são histórias de terror, porém há diversas consequências angustiantes tanto física quanto psicologicamente. Li todos quando obtive o livro, entretanto, o primeiro fora o que mais me impressionou e, portanto, o mais agradável para ler. Sendo este o qual se encontra no título da obra.

Joao.Marcos 21/03/2021

A donzela sem mãos e outros contos
Contos de fada banhados de sangue, encanto e beleza. Em cada conto uma bela ilustração que transborda delicadeza e sutileza do autor.

Patricia1216 19/01/2023

Não julgue o livro pela capa
Literalmente foi esse tapa na cara que levei após terminar esse livro.Eu ganhei esse livro e não dava nada por ele porém me surpreendeu muito.

naniedias 23/05/2013

A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares, de Helena Gomes
Escrita Fina - 110 páginas
Contos de Fadas menos conhecidos, mas nem por isso menos encantadores.

Título: A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 110
Comprar Online: Cultura / Saraiva

Sinopse:
Helena Gomes reconta nesse livro cinco contos populares menos conhecidos, mas ainda assim bastante instigantes e gostosos. São histórias no estilo contos de fadas, com enredos bonitas e interessantes. Os contos do livro são:
- A Donzela Sem Mãos
- As Túnicas de Urtiga
- A Rainha que Saiu do Mar
- O Porco Encantado
- A Moura Torta

O que eu achei do livro:
Bom!

O livro é bem curtinho, tem apenas 110 páginas, mas é uma delícia! Helena Gomes escolheu muito bem as histórias que iria recontar e presenteia o leitor com cinco contos que são pouco conhecidos aqui no Brasil, mas que são muito bons!
Aliás, eu adoro a forma como essa autora escreve e o toque que ela deu a essas histórias foi maravilhoso.

Digo isso porque apesar desses contos que ela escolheu não serem tão famosos por aqui, eu já havia lido alguma versão (não exatamente a mesma contada por Helena Gomes) de todas as histórias quando li o livro de Angela Carter, que reúne mais de cem contos de fadas. Sou realmente muito fã desse tipo de narrativa e sempre acho muito gostoso quando tenho a oportunidade de conhecer versões diferentes destes mesmos contos.
Fiquei bastante impressionada com a forma que a autora recontou essas histórias, o trabalho de pesquisa feito para dar vida ao livro ficou realmente muito bom.

No caso dessa obra, não só a narrativa de Helena Gomes é uma delícia, como ainda ganhamos de presente as lindas ilustrações do desenhista Kako. As imagens são belíssimas - daquelas de encher os olhos! - e acabam prendendo a atenção do leitor. Confesso que fiquei muito tempo admirando cada um dos desenhos, imersa na beleza de seus traços e nos inúmeros detalhes de cada figura.
Nas palavras do próprio autor (que podem ser lidas na íntegra no site dele), ilustrar esse livro foi um grande desafio, pois ele se inspirou nas impressões em letterpress e se limitou a usar apenas quatro cores sem variações de tom e ainda utilizou seus conhecimentos de art nouveau e ilustrações infanto-juvenis do século XIX para compôr a obra. Sem sombra de dúvidas, o talento de Kako fica claro nestas imagens que são mais do que a alma do livro e dão um brilho incomparável à obra.

Juntando o talento de Helena Gomes para contar histórias às belíssimas ilustrações de Kako e a primorosa edição da Escrita Fina, temos A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares que irá encantar adultos e crianças!
Uma leitura imperdível!

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Ana Luiza 20/07/2013

Helena Gomes traz nesse livro cinco contos populares, mas que não são tão conhecidos assim. Com a missão de recontar tais histórias a sua maneira e de forma mais completa, a autora começa esse belíssimo livro, recheado de ilustrações maravilhosas, com a história “A Donzela Sem Mãos.” Esse primeiro conto começa com um pobre moleiro que, enganado por um feiticeiro, troca a filha por riquezas. Entretanto, a pobre jovem é ajudada por uma voz misteriosa, que a ajudará em sua longa jornada de dor, perseguição e muito sofrimento, mas também de amor. Gostei bastante desse primeiro conto, ele foi meu segundo favorito.

“Da janela, o rei, boquiaberto, espiava o que acontecia no jardim. Embalado pela suave luz das estrelas, um vulto branco parecia flutuar pelo fosso... O galho mais alto da árvore se inclinou para ele e lhe ofereceu a pera mais madura e deliciosa... Sem mãos, o vulto mordeu a fruta... “É o fantasma de uma donzela sem mãos!”, concluiu o rei. Ainda duvidando dos próprios olhos, ele não se moveu quando o fantasma se distanciou da árvore, desfazendo-se na escuridão.” (Pág. 21)

O segundo conto é chamado “As Túnicas de Urtiga” e conta a história de doze irmãos, onze garotos e uma jovem, que sofrem maus bocados nas mãos de sua madrasta. Com a morte do marido, a mulher tenta se livrar dos enteados para ficar com a herança da família. Após transformar os garotos em aves e os mandar para longe, a mulher amaldiçoa a garota, tornando-a estúpida, feia e perversa. A garota consegue fugir e passa a vagar pela floresta, onde acaba encontrando um sábio mendigo que lhe dará um modo de se livrar do encantamento e achar e curar seus irmãos.

“A jovem, amedrontada, cerrou os olhos com força. Sentiu seu corpo deixar o chão e, veloz, ganhar cada vez mais altura. Quando parou de subir, arriscou uma espiada. Visto tão de cima, o mundo que conhecia parecia ter encolhido.” (Pág. 40)

“A Rainha que Saiu do Mar” é o terceiro conto e traz uma bela história de amor que começou com um sonho. Após sonhar com uma belíssima jovem, um rei se torna obcecado por ela, cercando-se de pinturas e esculturas da amada de seu sonho. Ao saber por um jovem marinheiro, que passava pelo reino, que a garota dos seus sonhos era igual a irmã do jovem, o rei envia uma comitiva para buscar sua amada. A garota, ao receber a comitiva e saber que o homem com qual sonhava existe, aceita o pedido de casamento do rei e embarca no navio real enviado por ele. Mas, antes de chegar ao reino de seu amado, a garota e a comitiva se perdem no mar e o navio acaba ancorando em uma enseada despovoada. A única moradora do lugar, uma pobre velinha, os recebe. Mas, acontece que a velha não estava tão bem intencionada quanto todos pensavam.

“A noiva debateu-se como louca, engolindo muita água. Ia se afogar. Então, tudo ficou confuso. E o toque gelado da morte tornou-se sua única companhia.” (Pág. 65)

O quarto conto, “O Porco Encantado”, também traz uma história de amor, mas que não começa tão bem assim quanto a do conto anterior. Uma princesa convence as irmãs a bisbilhotar o que havia na sala secreta do pai, o rei, e, lá, elas descobrem, em um livro, o destino de cada uma. Enquanto as irmãs mais velhas se casarão com os reis do Oeste e Leste, a princesa mais nova descobre que se casará com o porco do Norte. A garota se recusa a cumprir tal profecia, mas o dia chega e, para a tristeza dela e do pai, ela acaba por se casar com o rei-porco do Norte. Já no castelo de seu marido, a garota descobre que o marido é amaldiçoado, por isso tem a forma de porco durante o dia, voltando a sua forma original, de homem, a noite. Após passar agradáveis noites ao lado do marido, a garota acaba se apaixonando por ele e engravidando. Entretanto, sua vontade de transformar o cônjuge em humano para sempre, acaba colocando em risco o amor dos dois, que só poderá ser recuperado com uma longa e dura jornada.

O quinto e último conto, “A Moura Torta”, foi o meu favorito. A história começa com um jovem príncipe que, para desespero do pai, abandona o conforto do castelo e vai conhecer o mundo. Viajando sozinho, sem revelar que era um nobre, o jovem conheceu culturas e línguas, e trabalhou por sua sobrevivência. Com saudades de sua família, ele resolve voltar para casa e, no meio do caminho, encontra uma velha carregando um pesado feixe de lenha. Após ajudá-la, o jovem ganha da velinha três laranjas e o conselho de descascá-las apenas em um lugar com água corrente. Descumprindo a recomendação da velha, o príncipe descasca a primeira laranja quando sente fome e, da fruta, saiu uma bela jovem, que logo desaparece. Intrigado, o príncipe continua sua viagem, mas ele não se contem e descasca a segunda laranja. Novamente, uma bela jovem sai da fruta e desaparece rapidamente. Já preparado, ele descasca a terceira laranja e a jovem não desaparece. Ele deixa a jovem na floresta e vai a cidade comprar um vestido para levá-la a seu castelo. Na floresta, a bela jovem encontra uma escrava, que acabará por roubar seu lugar ao lado do príncipe. A escrava acaba acompanhando o príncipe até seu castelo e, lá, eles se casam e se apaixonam, mas a farsa da ex-escrava não pode durar para sempre.

“Com um sorriso gigantesco, ele libertou a única vilã que desejava para sua história.” (Pág. 110)

Com apenas cinco contos, “A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares” encanta com a deliciosa narrativa de Helena Gomes e belíssimas ilustrações de Kako (conheça mais aqui). A escritora, que é uma das minhas favoritas, atingiu seu propósito de preencher as lacunas dos contos e recontou cada um deles a sua maneira, sem deixar de lado as marcas desse tipo de história: os príncipes e reis, belas jovens e malvados vilões. Não conhecia nenhum dos contos, mas amei cada um deles. O livro é bem fininho e o li em pouquíssimo tempo, devorando as histórias com facilidade. Além de ter amado as tramas e a narração, também me apaixonei pelo trabalho do ilustrador Kako, que fez um belíssimo trabalho aqui. Os desenhos são maravilhosos e extremamente ricos, passei um bom tempo apreciando cada um.

A editora também arrasou no livro. A edição é belíssima (fotos em http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/07/resenha-donzela-sem-maos-e-outros.html#more), tanto por dentro quanto por fora. A capa com mais um desenho do Kako é lindíssima, e, o contraste criado entre o branco do fundo da capa e o laranja florescente da contra capa, ficou divino. O tamanho e tipo de fonte também ficaram perfeitos, assim como as páginas cor de creme.

Enfim, com uma edição maravilhosa e contos incríveis, recomendo “A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares” para todos, tanto crianças, quanto jovens ou adultos, em especial para os amantes de contos de fadas, como eu. Amei o livro e não consegui não colocá-lo entre minha lista de favoritos.

“O que ele não sabia é que as fadas também podem se tornar vilãs terríveis quando desejam.” (Pág. 31)

Autora da resenha: Ana Luiza Ferreira (La Mademoiselle)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

Lia.. 11/02/2016

Até que não é ruim
No começo achei que era chato pelo titulo ,mas , são boas as historias , claro que sempre tem aqui você gosta mais ; todas as historias tem um moral que faz você refletir (não lembro agora mas..kkk), é bom , eu gostei e recomendo .

nicole21 22/12/2021

perfeito dms...
sou apaixonada nessas ilustrações, o livro é fácil de ler, curtinho e as histórias são incríveis e com desfechos até que surpreendentes.

mirai0 07/06/2022

Junho 2022
Esse livro é simplesmente incrível. Já li ele várias vezes e provavelmente irei ler mais.
Várias histórias bonitas e interessantes com ilustrações maravilhosas também
Só não é muito leve. Mas recomendo!