Arquitetura Grega e Romana

Arquitetura Grega e Romana D. S. Robertson

Resenhas - Arquitetura Grega e Romana

saraulima 18/11/2022

Esta é uma excelente obra!
É um livro técnico, porém muito rico em informações e extremamente interessante.
É uma exposição de variedades e profundidades de conhecimento e experiência!

O livro é impressionante, primeiro, por sua cobertura enciclopédica de edifícios nos antigos mundos grego e romano; em segundo lugar, achei equilibrado, com instâncias de julgamento inequívoco.

Há tantas ideias provocativas neste estudo que é difícil reter um sentido de todas elas. Fiquei fascinada com a afirmação de que os romanos eram essencialmente coletores ecléticos de estilos arquitetônicos e que os gregos eram os arquitetos e o gênio dos romanos estava na engenharia.
Ao discutir a lenta evolução dos estilos vernaculáres do templo, Robertson declara: ?Os homens não usarão correntes herdadas para sempre?. A próxima pergunta, e possivelmente sem resposta, no entanto, é o que faz com que uma geração veja uma forma particular como uma necessidade imutável herdada, e outra a veja como um grilhão herdado limitante.

Interpretações diferenciadas a depender do olhar e foco do leitor. Mas uma obra espetacular! Estou ainda mais apaixonada, se é que isso é possível.