Sangue e Ouro

Resenhas - Sangue E Ouro

1 | 2 | 3 | 4

Raquel 01/01/2024

Sangue e ouro de Anne Rice
Releitura no meu projeto de 2023: “Relendo as Crônicas Vampirescas de Anne Rice”.

O vampiro Marius conta sua história pra Thorne, um vampiro milenar que foi desperto de seu sono de séculos pelos acontecimentos em A Rainha dos Condenados. Acompanhamos a jornada que levou Marius a se tornar um vampiro e os fatos mais importantes de sua vida imortal. O leitor é transportado para os tempos do Império Romano, onde a autora apresenta um pouco dos traços históricos e culturais de Constantinopla, passando pelo Egito antigo e pelos períodos de horror da Peste Negra. Como partes da história de Marius já haviam aparecido em outros livros, alguns fatos relatados neste livro são meras repetições dos livros anteriores. A historia de Marius introduz outros vampiros à coleção de personagens das Crônicas: Thorne, Mael, Avicus, Eudoxia, Zenobia, Bianca.

Gostei muito até a metade. Depois, quando Marius conta sua versão de O Vampiro Armand até quando conhece Lestat, já não achei tão interessante... Foi minha segunda leitura e talvez eu leia novamente no futuro.

Yuka 25/09/2023

Primeiro, como faz tempo que li os anteriores e não sei por qual motivo, eu confundi Marius com Armand hahaha tanto, que sempre que a Anne descrevia sua aparência loura, eu já pensava: por que será que mudaram no filme, já que Antônio Banderas é moreno?

Segundo, a leitura foi tão arrastada que nem me lembrava dos motivos de Marius estar contando sua história para Thorne e acabei deixando passar quem era sua criadora hahaha deve ser Akasha...

Terceiro, eu achava Louis depressivo, mas Marius... só perdeu oportunidades de progredir na imortalidade, ficou preso por anos cuidando Daqueles que devem ser preservados e ainda por cima foi inútil né... ou seja, viveu tanto mas só na miséria, não financeiramente falando hahaha

De que adianta tanta beleza e imortalidade, no meio da solidão e sofrimento? Marius atravessou vários séculos, presenciou as mudanças da humanidade, mas passou esse tempo todo sentindo falta da Pandora e a procurando. Criou Bianca, que apesar de ter o ajudado muito, a achei fútil e insuportável. Salvando apenas Amadeo, que viria a se tornar Armand..

Teve tanto ódio por Santino, jurou vingança mas no fim, nem foi ele quem o matou. Thorne procurou sua criadora, não lembro para quê,  para ter aquele fim. Lestat foi mencionado mas apesar de ter achado Marius inicialmente incrível, meu vampiro favorito ainda é o depressivo Louis.

Eu só queria que no fim, Marius e Amadeo tivessem se reencontrado, assim como ele reencontrou Pandora. E estranhamente, no volume O vampiro Armand, eu tinha achado Marius extremamente egoísta. Mas vendo o seu lado, eu amei ver Armand através de seus olhos. Como a história muda dependendo do ponto de vista do narrador hahaha

E vim a descobrir agora que Anne faleceu em 2021...

Enfim, apesar de Marius ter tido muito o que contar, não entendi muito bem a finalidade dessa história. Mas, apesar de tudo, adorei passar esse tempo com ele e o tempo todo eu também temi aqueles que dever ser preservados. Mas atravessar milênios nesse sofrimento, não sei se vale muito a pena.

Agora espero não demorar muito para ler o próximo e não confundir mais as histórias hahaha

Mais resenhas no meu blog de dicas
divagandohojeesempre.blogspot.com

vitoria 21/09/2023

O livro é cansativo e longo de uma forma tão desnecessária. Sinceramente a melhor parte o final.
Também tem a questão de que sinto falta do Lestat. Ele foi tão esquecido nos últimos livros?

SueNakamura 04/05/2023

A looonga vida de Marius.
Interessante, menos não gostando do personagem.

A vida dele se resumiu em sentir saudades da Pandora, e sinceramente, as partes que ele falava dela eram as mais interessantes durante a leitura.

Flavia_fernandes 20/04/2023

Esse foi um pouco melhor, como sempre os livros da anne rice pesados demais na descrição detalhada de coisas que não influenciam em nada na narrativa

Iara 09/03/2023

...
Esse livro Marius conta sua história para Thorne e seu desejo de vingança por u.. antigo inimigo e Thorne relata o seu desejo de reencontro com sua criadora.

A História de ambos me comove.
Bacana um livro para cada um dos principais vampiros, mas achei desnecessário.

hanul_ 11/02/2023

Um livro icônico nas Crônicas.
Falando unicamente do enredo do livro (pois se eu fosse falar o que esse livro agrega a história e a complexidade de Marius seria preciso outra história), Anne Rice mostrou tudo o que eu esperava a respeito de Marius de Romanus.

Somos levados a Roma Antiga, a Constantinopla e a outros cenários tão raros em quaisquer outras obras. Como sempre a ambientação e descrição de cenários é incrível, surreal, e a pesquisa histórica sempre feita com muito apresso.

A única coisa que não gostei foi o final, que foi um pouco corrido. Mas ainda sim, é um livro magnífico.

Karola 13/07/2022

Marius, o sensato rs
Esse livro conta a história do maravilho e cheio de boas maneiras, Marius.
Eu, particularmente, amei o livro, por ser uma amante de história, esse livro nos leva ao mais remoto dos tempos, de volta à época dos romanos e eu adorei.
Só não coloquei 5 estrelas, pq acredito que Marius poderia ter tido mais ênfase na história como um todo, nas crônicas vampirescas.
Lógico que tudo o que ele diz é válido e levado muito em consideração por todos, mas poderia colocá-lo de maneira mais intensa dentro da trama em geral.
Mas apesar dos pesares, é um excelente personagem, que quando abre a boca, meu Deus, preste atenção, pq ele vai falar algo que ninguém havia pensado e que pode salvar a todos rsrs
Eu amo o Marius e amo ver a maneira dele de amar, de se entrega.

Ronan 28/06/2022

“É claro que no momento em que vi os livros, fui tomado de prazer. Isso sempre acontece comigo. Sinto-me tolamente seguro com livros que podem ser um erro.”

Eu continuo amando essa série, mas esse livro é um pouco cansativo de ler, acho que ela se estendeu muito na história do Marius, mas a escrita continua sensacional, amo demais as descrições da Anne.

Flávio 09/03/2022

Um dos melhores que já li.
Livro maravilhoso, da primeira a última página. Ótimo, instigante, rápido e tenso. Só não gostei, no meu amadorismo e respeito pelas artes da capa, é estranha(apenas minha opinião).Mas uma coisa é certíssima, como dizem na expressão popular: Não se pode julgar um livro pela capa!

ekatherinah 20/02/2022

Nesse livro seguimos a história do Marius. Pretendo reler para saber qual nota eu realmente dou pro livro, mas me lembro de ter gostado demais (sou suspeita porque amo o Marius demais). E Anne Rice não deixa nunca a desejar nas Crônicas Vampirescas. Com certeza é um favorito da minha vida.

1 | 2 | 3 | 4