Sangue e Ouro

Resenhas - Sangue E Ouro

1 | 2 | 3 | 4

kucamoraes 13/01/2009

Bibliotecas
Eu amo ler, e amo ver filmes. Com bastante frequência eu penso que apenas um lifetime nunca seria suficiente para ler ou assistir tudo que eu gostaria. Isso torma Marius invejável, pra mim. Quantas bibliotecas ele reuniu, perdeu e reergueu novamente! Se fossemos eternos, eu certamente viveria lendo.
Thara 02/05/2011minha estante
Ah sim.

Sam 06/01/2013minha estante
Com certeza sem dúvida nenhuma - despertou meu interesse nesse livro! xD

spessoto 16/03/2010

Ah, Marius...
Sangue e Ouro é um livro ótimo! Anne Rice nos apresenta um personagem totalmente novo e original: Thorne, um antigo vampiro viking. Claro, sem citar Marius, Avicus, Pandora, Bianca, Mael, Amadeo e outros bons personagens (e importantes) do livro.

Marius conta toda a sua história - pelo menos, o que faltava da sua história em O Vampiro Lestat, desde sua criação até hoje. Além disso, diz a sua versão dos fatos do que aconteceu em A Rainha dos Condenados, o que foi um bom ponto positivo pro livro, já que foi Marius quem carregou o fardo de Akasha e Enkil e se viu traído por sua Rainha, certo? Destaque também para a história dele com Amadeo/Armand narrada em O Vampiro Armand, mas na sua visão: a visão do mais velho, a visão do Mestre. E também o seu relacionamento com Pandora e o que Marius fez depois do ataque liderado por Santino na sua casa, em Veneza.

Você sofre com Marius, mas vai do sofrimento até a alegria de estar com Pandora, Bianca ou Amadeo. A história de Marius não é de longe a mais feliz - mas no final, você percebe que Marius é um lobo solitário e que todas as suas ações foram mais do que corretas, porém, nada suficiente para tirar sua solidão!

Sem dúvida, Marius é um dos mais belos vampiros que a Anne Rice criou, e seu livro não podia ser diferente: é um dos meus favoritos das Crônicas.

Dy 17/03/2010minha estante
Também gosto do Marius, mas ainda prefiro o Lestat, que é o que mais evolui nas crônicas. ;) Mas realmente Sangue e Ouro é um dos melhores... :)

Elwing 03/03/2010

Magnífico
Tenho um carinho especial por esse livro. É a crônica do mais charmoso "Filho dos Milênios", Marius de Romanus (meu grande favorito). De quebra, tia Anne nos apresenta mais um personagem interessante: Thorne, um vampiro viking.

[O TRECHO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS]

Porém, o charme do segundo é suplantado pelo primeiro. Thorne é mais ouvinte que narrador, mas essencial para o desfecho da trama.
Por falar nisso, devorei avidamente cada palavra desse incrível volume das 'Crônicas Vampirescas', mas não consegui aceitar seu desfecho. Santino merece a chance de ter uma crônica só para ele...
Mariana 06/04/2012minha estante
Concordo com você em relação ao Santino. Morri de raiva dele por tudo o que fez ao Marius, mas no final fiquei com pena do bebedor de sangue :/

Vivis 18/12/2020

A História de Marius...
Continuando com a seqüência de livros com focos em outros personagens das crônicas, porém, todos ou narrados ou tendo Lestat com uma força motriz dos acontecimentos em Sangue e Ouro chegou o momento em que muitos leitores dos livros da autora já esperavam.

A historia de Marius de Romanus, criador de Armand, Pandora... Ele é um dos mais poderosos filho dos milênios ? vampiros que vivem há mais de mil anos, sem enlouquecer ? e que foi por séculos o guardião da rainha e do rei dos condenados, e é claro, teve sua vida mesclada a de Lestat sendo o mentor deste.

Já temos um pouco da história de Marius nos livros de Armand e nos três primeiros das crônicas vampirescas, porém aqui, Anne irá nos dar uma aula de história ao contar séculos e séculos das paixões, aventuras e da solidão de Marius.

Por isso, em alguns pontos iremos sentir a impressão de já conhecermos a história, só que nem isso me incomodou, pois foi fascinante ver pelos olhos de Marius.

Voltando ao livro em si, conhecemos Thorpe, também um vampiro milenar, porém que estava por séculos adormecido, graças a Lestat em seu encontro com Mennoch e tudo que aconteceu depois, ele foi tirado do torpor, e saiu em busca de não somente companhia, mas um sentido novo para viver, e é para ele que Marius irá contar sua fascinante história.

Mais uma vez vou colocar um aviso de temas, é um livro de vampiros, e Anne não escreve vampiros que brilham no escuro, e temos uma narrativa que irá passar por diversas eras da história e possui então narrativas que serão no mínimo incomodas, mas não é tão forte como o livro de Armand.

Um livro para fãs da escrita de Anne Rice e de romances sobrenaturais.

E que no final só serve para nos deixar com algumas perguntas... Onde está Pandora? Mal posso esperar para chegar o livro dela.

Para resenha completa:

nindyminari 13/03/2009

Nunca menos que 5 estrelas para a Rainha do romence e da sedução.

Yuka 25/09/2023

Primeiro, como faz tempo que li os anteriores e não sei por qual motivo, eu confundi Marius com Armand hahaha tanto, que sempre que a Anne descrevia sua aparência loura, eu já pensava: por que será que mudaram no filme, já que Antônio Banderas é moreno?

Segundo, a leitura foi tão arrastada que nem me lembrava dos motivos de Marius estar contando sua história para Thorne e acabei deixando passar quem era sua criadora hahaha deve ser Akasha...

Terceiro, eu achava Louis depressivo, mas Marius... só perdeu oportunidades de progredir na imortalidade, ficou preso por anos cuidando Daqueles que devem ser preservados e ainda por cima foi inútil né... ou seja, viveu tanto mas só na miséria, não financeiramente falando hahaha

De que adianta tanta beleza e imortalidade, no meio da solidão e sofrimento? Marius atravessou vários séculos, presenciou as mudanças da humanidade, mas passou esse tempo todo sentindo falta da Pandora e a procurando. Criou Bianca, que apesar de ter o ajudado muito, a achei fútil e insuportável. Salvando apenas Amadeo, que viria a se tornar Armand..

Teve tanto ódio por Santino, jurou vingança mas no fim, nem foi ele quem o matou. Thorne procurou sua criadora, não lembro para quê,  para ter aquele fim. Lestat foi mencionado mas apesar de ter achado Marius inicialmente incrível, meu vampiro favorito ainda é o depressivo Louis.

Eu só queria que no fim, Marius e Amadeo tivessem se reencontrado, assim como ele reencontrou Pandora. E estranhamente, no volume O vampiro Armand, eu tinha achado Marius extremamente egoísta. Mas vendo o seu lado, eu amei ver Armand através de seus olhos. Como a história muda dependendo do ponto de vista do narrador hahaha

E vim a descobrir agora que Anne faleceu em 2021...

Enfim, apesar de Marius ter tido muito o que contar, não entendi muito bem a finalidade dessa história. Mas, apesar de tudo, adorei passar esse tempo com ele e o tempo todo eu também temi aqueles que dever ser preservados. Mas atravessar milênios nesse sofrimento, não sei se vale muito a pena.

Agora espero não demorar muito para ler o próximo e não confundir mais as histórias hahaha

Mais resenhas no meu blog de dicas
divagandohojeesempre.blogspot.com

Dragão Vegano 01/07/2020

Vermelho e espesso
Oitavo volume da saga iniciada em Entrevista com o vampiro, aqui vemos a história de Marius de Romanus, que sempre foi um dos personagens mais cativantes e interessantes de Anne Rice. Poder ler sua história, contada por ele ao invés dos fragmentos incompletos de Lestat e Armand faz dessa obra um deleite para os amantes das Crônicas Vampirescas.
O que Botticelli fez com pincéis, Anne faz com palavras nos envolvendo em uma narrativa de atmosfera vivida e inebriante. É santo e sacrílego que ao mesmo tempo em que fale de morte, sofrimento e sangue, ainda assim seja instigante, desafiador e sensual.
Uma literatura que se bebe como vinho ou sangue. Quente, espesso e delicioso.

cissa.simoes 23/04/2020

Comum
Após tantos livros com a mesma temática, achei que Sangue e Ouro trouxe muito do mesmo.

Flávio 09/03/2022

Um dos melhores que já li.
Livro maravilhoso, da primeira a última página. Ótimo, instigante, rápido e tenso. Só não gostei, no meu amadorismo e respeito pelas artes da capa, é estranha(apenas minha opinião).Mas uma coisa é certíssima, como dizem na expressão popular: Não se pode julgar um livro pela capa!

AllenCastro 30/09/2020

Bom, mas esperava mais. Qual o destino do acompanhante de Pandora? E Bianca?
Dúvidas que não sei se vou querer sanar pq ultimamente tem sido muito mais do mesmo.

Murilo Gomes 26/07/2021

O diário do Vampiro Marius
Gostei bastante. Nesse livro, Marius conta sua história de "vida" para o recém desperto vampiro Thorn. É um relato de milênios sobre os amores, frustrações e dúvidas de um dos vampiros mais cultos do universo da Anne Rice.

Débora Renata 09/01/2012

Já faz um tempo que li este livro.
Nem sei se lembro direito da história, mas vamos la. Lembro que parei de ler por varias vezes, porque achava a narrativa cansativa, mas quando voltava a ler, sempre me empolgava.
Bom, um livro cheio de descrições, para uma pessoa que não lia muito livro, era cansativo realmente (para quem conhece Anne Rice, sabe como são suas descrições, longas e detalhadas).

A história é narrada desta vez por Marius, o responsável pela sobrevivencia de toda a sua espécie e por guarda em segredo Enkil e Akasha por séculos.Começando em Roma, império de Augusto, passa pelo Egito, Constantenopla e a Itália renascentista. Fala sobre Armand e Pandora e também de seu ódio por Santino o vampiro que o fez queimar.
Sangue e Ouro responde muitas pergundas, e muitos mistérios de contos passados são resolvidos nessa história.
Nele é contada não só a história de Marius, como também a história de Thorne, o primeiro procura vingar-se de um antigo inimigo e o segundo deseja reencontrar sua criadora. Relatando assim no decorrer da narrativa os sofrimentos de se viver eternamente.

E hoje eu posso dizer que essa é uma leitura empolgante e prazerosa.
Admito também que dei uma ida a sinopse antes, para refrescar um pouco a história nas gavedas empoeiradas da minha mente.

Fica a dica!!!

Brúh 04/05/2010

Engraçado que após ler Sangue e Ouro, perdi MUITO do fascínio que tinha por Marius. Mas ainda assim, eu amo esse livro.

Um dos mais longos, e um dos melhores. Alguns personagens dele são maravilhosos. É ótimo rever Bianca, saber o que aconteceu com ela, e termos uma melhor descrição da personagem, já que sempre foi uma das que mais gostei.

Avicus também, é outro que gostei demais. Seu modo de ser me é encantador, e queria que tivesse aparecido em mais livros. :(

Mael é um saco, comprovei nesse livro. Um PORRE.

Detestei Eudoxia, fiquei indiferente à Zenobia.

O desenrolar da trama é tão gostoso... ótimo reler as partes que Armand e Marius estão juntos!

Queria somente que Pandora/Marius tivessem tido mais destaque :(

E Thorne... ah, que final! Maravilhoso, perfeito, sem dúvidas, um dos melhores finais das Crônicas.

Longo, delicioso, surpreendente, melhor estilo Crônicas Vampirescas. ^^

Ramon 03/07/2021

...
"Eu vagava a esmo pela eternidade; um espião em meio a outros corações. Era um ser de sangue que nada sabia sobre a morte e, no final das contas, nada sobre o tempo" - Marius

1 | 2 | 3 | 4