Contos reunidos

Contos reunidos Vladimir Nabokov

Resenhas - Contos Reunidos

Alexandre Kovacs / Mundo de K 01/12/2013

Vladimir Nabokov - Contos Reunidos
Editora Objetiva - 832 páginas - Lançamento 01/06/2013 - Tradução de José Rubens Siqueira.

Uma verdadeira aula de literatura e um livro inestimável para conhecer a genialidade de Vladimir Nabokov (1899 - 1977) em toda a sua extensão. Esta coletânea reúne 68 contos escritos entre 1920 e 1950, em ordem cronológica, permitindo constatar a diversidade e criatividade estilística do autor na elaboração da estrutura de cada conto. Em vida, Nabokov publicou quatro antologias nos Estados Unidos, cada uma com treze contos: A dúzia de Nabokov (1958), Uma beleza russa e outros contos (1973), Tiranos destruídos e outros contos (1975) e Detalhes de um pôr do sol e outros contos (1976). Completam esta edição, portanto, outros trabalhos traduzidos e publicados postumamente pelo filho Dmitri Nabokov. Os temas são quase todos relacionados à difícil vida dos expatriados russos na Europa e Estados Unidos, mas atingem o status único de universalidade que só encontramos nas grandes obras primas. A maioria do material é inédito em língua portuguesa, oferecendo uma oportunidade ao público lusófono de conhecer um pouco mais de Nabokov do que o seu clássico romance "Lolita" que alcançou grande sucesso comercial em todo o mundo, devido à adaptação para o cinema.

Em "Fala-se russo", um bem-humorado conto datado de 1923, o autor exercita a sátira política com a sua tradicional fina ironia quando uma família de imigrantes russos, antigos proprietários de terras antes da revolução bolchevique e donos de uma tabacaria em Berlim, recebe um cliente muito especial, um azarado representante da polícia secreta soviética que acidentalmente entra na loja, oferecendo uma rara oportunidade de compensação:

"Um cliente entrou. Evidentemente, não tinha notado a placa na vitrine (Fala-se russo), porque se dirigiu a mim em alemão. Deixe eu frisar bem isto: se tivesse notado a placa, não teria entrado numa modesta loja de emigrados. Reconheci que ele era russo por sua pronúncia. Tinha uma cara de russo também. Eu, é claro, parti para falar russo, perguntei qual a faixa de preço, qual tipo de produto. Ele me ohou com desagradável surpresa: 'O que faz o senhor pensar que eu sou russo?' Dei uma resposta absolutamente gentil, pelo que me lembro e comecei a contar os cigarros (...)."

Já em "Sons", também escrito em 1923 e publicado pelo filho na edição da revista New Yorker de 1995, passamos a conhecer um Nabokov apaixonado já que o tema da narrativa é inspirado em um caso de amor juvenil com a prima Tatiana Evghenievna Segelkranz (sobrenome de seu marido militar). O cuidado na descrição da cena é praticamente inexistente na nossa literatura contemporânea:

"Era preciso fechar a janela: a chuva estava batendo no peitoril e espirrando no soalho e nas poltronas. Com um som fresco, escorregadio, enormes espectros de prata corriam pelo jardim, através da folhagem, pela areia alaranjada. A calha tremia e engasgava. Você estava tocando Bach. A tampa laqueada do piano erguida, debaixo dela uma lira, e os martelinhos batiam nas cordas. A toalha de brocado, amassada em dobras ásperas, tinha escorregado um pouco da cauda, derrubando uma partitura aberta no chão. De quando em quando, em meio ao frenesi da fuga, seu anel batia na tecla enquanto, incessante, magnífica, a chuva de junho atacava as vidraças. E você, sem parar de tocar, a cabeça ligeiramente inclinada, exclamava, no ritmo da música: 'A chuva, a chuva... Eu vou afogar a chuva...' (...)".

Em "Signos e símbolos", publicado em "A dúzia de Nabokov" de 1958, um casal de idosos retorna do sanatório, onde tentam visitar sem sucesso o filho internado com tendências suicidas no dia do seu aniversário. A maneira como é descrito o cotidiano miserável do casal e a esperança inútil de tentar cuidar do filho é magistral nestas reflexões da pobre senhora:

"Isso e muito mais ela aceitava — porque afinal de contas viver significava aceitar a perda de uma alegria atrás da outra, nem mesmo alegrias no caso dela — meras possibilidades de melhoria. Ela pensou nas infindáveis ondas de dor que por uma razão ou outra ela e o marido tinham de suportar; nos gigantes invisíveis que machucavam seu menino de alguma forma inimaginável; na incalculável quantia de ternura contida no mundo; no destino dessa ternura, que ou é esmagada, ou desperdiçada, ou transformada em loucura; nas crianças abandonadas cantarolando para si mesmas em cantos sujos; nas belas ervas daninhas que não conseguem se esconder do fazendeiro e têm de ver, desamparadas, a sombra de seus ataques símios deixar flores dilaceradas em seu rastro, enquanto se aproxima a monstruosa escuridão."

Enfim, uma antologia essencial que é uma espécie de Bíblia para os amantes da boa ficção em uma organização muito conveniente que possibilta uma visão ampla da progressão de Nabokov como escritor, além da inclusão de notas sobre os contos do próprio autor e de seu filho Dmitri. Imperdível.
Dila 21/05/2023minha estante
Incrível essa resenha!

Alexandre Kovacs / Mundo de K 24/05/2023minha estante
Obrigado Dila!

Lusia.Nicolino 08/08/2020

Difícil escolher um...
São 68 contos – que foram escritos em russo, francês e inglês, entre os anos de 1920 e 1951 – organizados de forma cronológica e que nos leva a conhecer Nabokov muito além de Lolita, seu título mais conhecido e polêmico. A sátira política, as relações que se estabelecem e se esfacelam, a morte que espreita e que nos deixa consternados. É difícil escolher um, mas Perfeição me fez parar a leitura para reagrupar os sentimentos antes de seguir.
E as descobertas não param, fábula, exploração psicológica, o humano em seus momentos inconfessáveis, o deslocado, sempre há um russo perdido em pensamentos ou em locais pouco explorados. E com essa organização vamos acompanhando, se não a evolução, a mudança de foco, o estilo e o talento inconfundíveis de Nabokov. Intenso, desperta e recupera o prazer de ler um autor como poucos.

Quote O pináculo do almirantado: “...e, depois de ouvir seu silêncio até o fim, me levantei e fui embora.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Marselle Urman 02/12/2013

Como qualquer conto, estes narram breves momentos capturados no tempo, momentos nas vidas de suas personagens. Fosse eu a autora, na maioria das vezes, não escolheria exatamente estes momentos...

Nabokov é sinestésico em suas descrições. Muito. Alguns contos são poesias estendidas. Alguns, dolorosamente belos. Alguns simplesmente chatos; do tipo impossível de manter sua atenção capturada. Devo confessar que pulei uns dois contos aqui, me pareceram muito intragáveis.

Alguns destaques pessoais:

Questão de acaso
Detalhes de um pôr do sol
La veneziana
Uma história para crianças
O elfo da batata
Terra incógnita ( realmente gostei )
Perfeição ( adorei )

PS: Uma curiosidade fictícia: os russos inventaram o "bullying". Seu comportamento social é dolorosamente apoiado em convenções e aparências, e aqui o pseudo "mais forte" humilha e destrata suas vítimas todo o tempo. Adultos maduros não são menos vulneráveis, como vemos em "O Leonardo" e "Nuvem, castelo, lago". Mas, novamente, nada além da minha bagagem cultural ocidental. Às vezes é muito difícil sairmos de nossos próprios sapatos.
Carlos Patricio 10/12/2015minha estante
"Me faltou um sentido de finalidade, um propósito. Muitas coisas são só palavras ao vento, trechos breves sem nenhum sentido especial. Mas aí veio minha autocrítica: por quê esperar tanta finalidade? Eu, enquanto indivíduo leitor estou atolada no contexto ocidental capitalista, que comercialmente exige essa finalidade..."

Perfeito! :)

arthur966 11/12/2021

ele refletia que havia sido condenado a viver nos arredores da vida, que sempre fora assim e sempre seria.

Karina 25/07/2016

Contos Reunidos - Vladimir Nabokov
O DUENDE DA FLORESTA - Contos Reunidos - Vladimir Nabokov

Vladimir Nabokov é um dos grandes nomes da literatura.
Suas obras, sempre inesquecíveis e distintas, conseguem agradar leitores de todas as idades.
Claro que muitas vezes consegue chocar seus leitores também, mas sua mente criativa sempre nos leva para lugares incríveis.
"Contos Reunidos" é um livro que nos transporta para cenários mágicos. Recheado de contos, as pequenas histórias são de tirar o fôlego.
"O Duende da Floresta" nos leva para a fantasia de um outro mundo.
O que você faria se um duende batesse em sua porta?
Nosso personagem principal foi agraciado com tal evento. A principio ele não entendia o que estava acontecendo. Mas aquela voz, aqueles trejeitos, não lhe eram estranhos.
As revelações foram únicas.
Seria ele, também, um ser de outro mundo?
Como poderia reconhecer aquele estranho ser que ali se encontrava?
O duende lhe contava histórias.
Lhe mostrava o porque estava ali, naquela casa.
Tudo estava se acabando e precisava de sua ajuda. Precisavam se unir para resgatarem o seu lar, para fazer tudo voltar ao normal.
Mas como ele poderia ajudar?
Não entendia mais quem ele realmente era.
Uma história mágica que nos mostra toda a emoção e força.
Casa de Livro Recomenda.

Pensativo, eu estava riscando o contorno da sombra trêmula do tinteiro circular. Numa sala distante, um relógio bateu as horas, enquanto eu, sonhador que sou, imaginei alguém batendo na porta, primeiro fraco, depois mais e mais forte. Ele bateu doze vezes e parou, à espera.

Titulo: O Duende Da Floresta - Contos Reunidos

Karina Belo

Nós, Rus', é que éramos a sua inspiração, a sua incrustável beleza, o seu arcaico encantamento! E nós fomos todos embora, expulsos para o exílio por um enlouquecido inspetor.

Quando acendi a luz, não havia ninguém na poltrona... Ninguém!... Nada restara a não ser um intrigante e sutil aroma na sala, de bétula, de musgo úmido...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FALE-SE RUSSO - Contos Reunidos - Vladimir Nabokov

Vladimir Nabokov , um dos mais ilustres nomes da literatura, consegue sempre nos surpreender com sua capacidade única de brincar com temas distintos em suas histórias.
Contos Reunidos é uma obra magnífica, onde fomos presenteados com os mais diversos contos, por ele escrito.
"Fale-se Russo" nos deixa extasiado com tamanha sagacidade do autor.
Um tema polêmico que foi escrito na medida certa do bom humor.
Martin Martinich era um garoto doce, que sempre ajudou seu pai na fazenda onde moravam.
Sua maior alegria era brincar de trator, ao lado de seu melhor amigo.
Mas os anos se passaram, seu amigo foi morar e estudar em outro país, e Martin virou um grande homem de negócios.
Dono de uma das melhores tabacarias da Alemanha, Martin conseguia cuidar de sua família e também ter uma vida confortável.
Mas um evento inesperado ocorreu em sua loja, e agora tudo mudaria em sua vida.
Em meio a guerra que desencadeava em seu país, um russo entrou em sua tabacaria.
Martin só não poderia imaginar que seu filho conhecia o cliente, e os socos foram imediatos.
Agora o homem guarda um grande segredo para proteger a sua família.
Transformou a sua casa.
Transformou a sua vida.
Qual o segredo de Martin?
O que aconteceu ao jovem russo?
Uma história incrível que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

E inclinando-se para perto de mim, banhando-me com seu odor de tabaco e com seu próprio cheiro penetrante de velho, Martin me contou uma história realmente incrível.

Titulo: Fala-se Russo - Contos Reunidos

Karina Belo

Esse momento marcou o começo de uma nova vida para nós. Eu não era mais simplesmente Martin Martinich, mas o Martin Martinich, carcereiro chefe.

O prisioneiro bocejou e virou para a parede. Saímos. Martin alisou a tranca com um sorriso. "Nenhuma chace de ele escapar", disse e acrescentou, pensativo: "Mas eu tenho curiosidade de saber quantos anos vai passar aqui..."
SONS - Contos Reunidos - Vladimir Nabokov

Vladimir Nabokov, um dos grandes nomes da literatura, sempre nos surpreende com suas histórias únicas.
"Sons" é mais uma pequena história que faz parte do livro "Contos Reunidos".
Uma obra singular onde somos apresentados à personagens inesquecíveis.
No conto "sons", o autor nos mostra um romance conturbado.
Ela é casada.
Ele um jovem garoto que ama diversão.
O rapaz era sedutor.
Com um sorriso alegre e encantador, conseguia fazer grandes amizades e seduzir muitas mulheres.
Mas se encantou imediatamente por uma bela senhora russa que ali foi morar.
Os dois foram se envolvendo cada vez mais.
O marido da bela moça vivia viajando, gostava de dar uma boa vida para sua esposa.
Por passar dias e mais dias fora de casa, era fácil para ela colocar seus planos em ação.
Não tinham medo.
Não ligavam para as fofocas que aconteciam dentro do palácio.
Adoravam se divertir.
Mas tudo tornava-se cada vez mais perigoso.
Não poderiam esconder o que faziam, não para sempre.
Ela se apaixonou verdadeiramente.
Mas ele não estava disposto a lutar por isso.
O marido descobrirá tamanha traição?
Será que o rapaz queria apenas brincar com os seus sentimentos?
Uma história forte e emocionante.
Casa de Livro Recomenda.

E não temíamos nada, você e eu - nem os murmúrios dos criados, nem as suspeitas da família. Cada um de nós, de maneiras diferentes, confiava na sorte.

Titulo: Sons - Contos Reunidos

Karina Belo

E quando sonho com ele, você invariavelmente atravessa meu sonho, parecendo preguiçosa e usando uma blusa de seda de cintura baixa.

O que eu podia dizer para você?
Podia invocar liberdade, cativeiro, dizer que não amava você o suficiente?
Não, aquilo tudo estava errado.
BATER DE ASAS - Contos Reunidos - Vladimir Nabokov

Contos Reunidos é uma obra singular.
Vladimir Nabokov descreveu todos os seus mais variados sentimentos em forma de contos.
Contos únicos.
Bater de Asas nos leva para o mundo dos esquiadores.
Esporte radical e também uma forma de status.
Era assim que os jovens ricos mostravam suas habilidades e conquistas.
Kern sempre foi um jovem esforçado, procurava ocupar seu tempo com leituras, viagens e culturas em geral.
Mas uma viagem estava programada.
Ele iria esquiar.
Conheceria a mulher de sua vida.
Uma esquiadora nata, que ali se encontrava para competir.
Adorava mostrar suas habilidades e provar que era a melhor.
Mas ao se envolver com o misterioso Kern, fatos estranhos começaram a ocorrer.
Agora tudo seria diferente.
Kern seria um suspeito?
Um suspense de tirar o fôlego que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda!

Kern ficou um longo tempo parado entre as sombras violeta e de repente sentiu um aroma do conhecido terror do silêncio. O rendilhado dos ramos no ar esmaltado tinha a frieza de um conto de fadas assustador.

Titulo: Bater de Asas - Contos Reunidos

Karina Belo

Não havia nada além de uma rajada de pele oleosa. Tufos marrons oleosos em redemoinho pelo quarto. O guarda-roupa estava vazio no chão, uma caixa de chapéu branca, amassada.

O riso chegou à sua garganta e transbordou. Kern subia as escadas como um cego. Monfiori o apoiava submisso e apressado.