Espero Alguém

Resenhas - Espero Alguém

1 | 2 | 3 | 4

Elizabeth 23/03/2024

Verdades
O que são as respostas? Algumas perguntas, quais são as respostas, não saberemos, só pensar, ler e sentir.

Filipe 26/02/2024

O amor não morre de morte natural
Sensível como sempre, Carpinejar nos entrega uma reflexão sobre aquilo que mais importa na vida e no amor, sendo muitas vezes a mesma coisa. Partindo da perspectiva de um homem em seu próprio velório, o eu lírico nos guia em suas dúvidas sobre a falta que fará, sobre como será sentida está, sobre quem melhor lhe guardará lembranças, sobre quem mais lhe importou e sobre o que ficou de tudo o que tinha e foi. Como sempre, ele ressaltar a importância do amor e faz um novo ode a seus pais, às suas musas, a sua conformidade com a brevidade das coisas.

As perguntas que não têm respostas são honestas,
Quem será a minha viúva,
Com os defeitos mais semelhantes
E as virtudes mais opostas?
Quem se enamorou de meus vícios
E nao se incomodou com minha precipitação?
(...)
Só com você eu era um rei com abrigo velho,
Um czar de casacos rasgados

Max 21/02/2024

Um homem incomum...
O autor ao se ver numa ficcional (ainda bem!) morte, questiona em versos que tipo de viúva deixaria.
Vindo de Carpinejar nenhum tema sobre o amor é improvável.
E nada do que venha dele deixa de mostrar o quão é sensível, delicado e, por vezes, imperfeito.
E é nela, na imperfeição, que brota tanta coisa linda!
Arrisco dizer, talvez, que ao poeta a dor inspire mais, importe mais, que o próprio prazer...
Lindo!?

Sarah587 12/02/2024

Camadas e camadas
Tenho que dizer que não foi o melhor dos livros que li, a verdade é que quando devoramos algo procurando alimentar as expectativas, quando são quebradas, é difícil reinterar os pedacinhos e continuar a leitura.

Os contos se iniciam com o fim de um amor, daqueles que bate no fundo da garganta, a dor amarga que nos faz chorar em posição fetal no cantinho do banheiro ouvindo kali uchis.

Após o nascimento de algo bonito, aqueles namoros que parece que saiu de filme. A gente sabe que isso também acontece na vida real. Quando chega a parte ?somos assim?, eu gostei muito. Quebra todos os tabus já desconstruídos. Sobre sexo, manequim, e o simples. Quantas vezes o sexo foi superestimado somente por ser sexo, mas o que realmente faz dele ótimo, é deixado de lado por ser ?simples demais?.

Enfim,
um livro bom

Wacinom 21/01/2024

Ele espera alguém
Enquanto isso, todo mundo espera pelo livros dele. Os leitores esperam que chegue logo. E quando chega querem o próximo.

Thayza.Karen 10/01/2024

Leitura suave
Bem levinho de ler, parece muito um conto só que com a pegada da poesia. Alguns versos me tocaram bastante, outros nem tanto. É uma boa leitura, li em um dia.

Mari 18/07/2023

Muito bom! Grande escritor, leitura que nos faz refletir sobre amor, casamentos? enfim rápida leitura recomendo

Mari Duarte 27/03/2023

Um excelente livro de crônicas que trata da história de vida e percepção do autor sobre o amor em todas as suas propostas, o amor romântico, o amor pelos familiares, amigos? e por fim, mas não menos importante o amor próprio.

São pequenas crônicas que tratam do assunto de forma cativante, intensa e objetiva. Honestamente um livro que não é perfeito por se tratar da realidade (que por si só é imperfeita) aos olhos de um homem (talvez seja relevante adicionar branco) nascido em 1972, e que por consequência carrega na sua história traços de um estilo de vida que não é isento de críticas (mas quem é afinal de contas?)

Estante Atípica 31/12/2022

A obra que marca o retorno de Carpinejar de uma forma diferente... Dividindo com o leitor os amores vividos por ele em alguns momentos ele nos leva ao encontro de amores que foram vividos por nós.

Bruna 21/09/2022

Um belo livro de poemas, reflexões diversas sobre possibilidades, morte, amor, futuro.. um misto de sentimentos. Eu sou viuvo de quem? O que fiz em minha vida, em meus relacionamentos?

Beatriz 07/08/2022

Bom inicio
Acho um livro excelente para quem está começando sua vida literária no mundo da poesia. Temas gostosos, leitura fluida e linguagem simples. Li em minha adolescência e foi um dos primeiros livros que me deu gosto pela poesia.

Indico bastante 7,5/10

Mariana 30/07/2022

Ler Carpinejar é sempre uma delícia.

Sentei aqui e em pouco mais de 1 hora eu já havia terminado a leitura.

Um livro leve e com poesias que marcam, doem e que nos faz refletir sobre amor, casamento, vida, necessidade, desejos.

Uma leitura leve e rápida, mas que deixa seu gostinho no coração e na memória.

??

quel @indicacoes_da_quel 26/07/2022

Se morre de amor?
O relato de um homem em busca de respostas por suas perdas amorosas.
Estaria ele realmente morto de amor ou à espera de mãos que segurassem suas alças e o devolvesse à vida?

Thamiris60 14/07/2022

"A consciência é um prato que se come gelado, e sou quente, instável, irritado."

Gosto muito do Carpinejar e já li alguns livros dele, mas todos bem diferentes deste. Primeiro porque nunca havia lido um livro dele de poema, e, eu estava acostumada com as crônicas. Segundo porque este não é apenas um livro sobre relacionamentos, mas sobre família, morte, amor, términos e como lidamos, como observamos, como sentimos...

Ronaldo Thomé 06/07/2022

Eu Sou Viúvo de Quem?
Mais uma bela surpresa da nossa literatura contemporânea - e totalmente nacional! Fabrício Carpinejar se tornou famoso nos últimos anos pelo
seu bom trabalho literário, principalmente contos e crônicas.

Este seu exemplar pende para a prosa poética, entregando um belo resultado, onde se nota um vigor literário, boas imagens visuais e um bem vindo frescor. Carpinejar, aqui, encarna um personagem sofrido, triste e revoltado, revirando suas entranhas em busca de uma resposta que nunca vem - quem é aquela que ele amou? Por que houve o abandono - e quem abandonou quem?

O livro é todo voltado para a dor e a decepção amorosa, evocando aquele sentimento de perda e degradação que acompanha um homem abandonado, e que deixou de buscar os sentidos de sua vida. De início, os textos se mostram meio repetitivos, até meio cansativos; no entanto, a obra e seus textos parecem crescer e se desenvolver, de modo que da metade para frente muitos chavões e lugares comuns são substituídos por ideias bem originais, interessantes.

Em suma: um bom trabalho, que vale muito a pena, podendo ser lido para passar o tempo, ou mesmo para boas reflexões.

Recomendado para: quem quer um trabalho poético com densidade, mas ao mesmo tempo leveza, e que possa acompanhar você em mais de uma situação. Nesse primeiro contato com Carpinejar, a palavra que vem à mente é versatilidade.

Nota: 8,0 de 10.

1 | 2 | 3 | 4