Primeira Manhã

Primeira Manhã Jean-Claude Kaufmann

Resenhas - Primeira Manhã

Jac 13/03/2024

Personagens
Pelo o que eu havia entendido durante a leitura, os casais consistiam em:

Vincent e Aglaé
Manuel e Ingrid/Deborah
Gildas e Julien
Georgette e Leon
Gerard e Monique

Muito bom terem colocado uma descrição de cada um no final, pois pude confirmar os casais e ter uma contextualização de cada um. Não foi uma leitura tão divertida, mas é bem interessante observar esse tópico através da perspectiva da sociologia. Algumas possíveis diferenças culturais (Brasil X França) são bem curiosas, como por exemplo o fato de que o Brasil parece meio conservador diante de algumas coisas que parecem ser mais comuns ou aceitas na Europa (e eu me sinto mais confortável com os costumes brasileiros). Outra diferença interessante é a que existe entre diferentes gerações. Achei muito pertinente terem selecionado pessoas entre 22 e 77 anos, homens e mulheres. Acho que tem um homem gay, mas obviamente nenhuma lésbica, e com exceção desse um personagem, todos descrevem experiências heterossexuais, o que com certeza foi falho. No mais, é uma leitura relevante pra quem se interessa pela parte científica das relações sociais contemporâneas.