Como Viver em Tempo de Crise

Como Viver em Tempo de Crise Edgar Morin

Resenhas - Como Viver em Tempo de Crise

Isabela.Cruz 13/03/2024

Fiz essa leitura a pedido de uma professora da faculdade e não foi uma boa experiência.

Acredito que por não estar acostumada com essa linguagem foi um livro extremamente difícil. Talvez seja bom, mas não consegui compreendê-lo.

Senti que as ideias não são finalizadas. O autor estava falando de uma coisa, de um conceito, e de repente já estava falando de outro sem que o anterior fosse concluído, como se um monte de informações fossem jogadas de maneira aleatório sem um estabelecimento de conexão entre elas.

Para mim, foram um monte de palavras bonitas que não me disseram nada.

Consegui absorver sim algumas coisas interessantes, como a questão de contarmos com as contradições e aprendermos a lidar com elas. Mas de um modo geral, não consegui entender muitas coisa do livro.

Acredito que talvez seja um livro bom, porém com um conteúdo muito difícil comparado ao que estou acostumada. Assim, a minha experiência pessoal com o livro não foi de uma boa leitura.

JAQUELINE.ARGOLO 18/03/2023

Momentos de crise também ensinam? Será?
Um questionamento relevante! Em suas análises, os autores defendem a necessidade de união (uma coletividade planetária) em prol das mudanças necessárias para a sobrevivência humana e em busca do desenvolvimento da humanidade (de fato).

Tamara 30/12/2021

A crise não é (necessariamente) uma novidade
Os textos de dois grandes filósofos ajudam a refletir sobre os períodos de crise, demonstrando por meio do resgate histórico, que a crise não é necessariamente uma novidade.
Como nos diz Morin, é preciso aprender com as crises a aceitar a ambiguidade, a ambivalência e a complexidade na existência. Só assim podemos por fim a um mundo, para o início de outro(s), como complementa Viveret.

Frases que destaco:
"É preciso assumir e transcender as contradições." (Morin, p. 13)

"A incerteza estimula porque convoca a aposta e a estratégia. (Morin, p.21)

"(...) estamos tão formatados para enfrentar o pior que não sabemos mais trabalhar a partir do melhor." (Viveret, p. 24)

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

Felipe.Camargo 16/03/2021

Um mundo complexo necessita de um pensamento complexo
Apesar de ser escrito após a crise financeira de 2008, o livro de Morin com Viveret busca ampliar os limites para compreender e transformar a realidade, um mundo que se deteriora a partir da lógica do mercado, necessita de uma nova visão, que priorize novas demandas e engajamentos.

Brenda 26/07/2020

Necessidade de pensar bem
Livro maravilhoso (e curtinho) na tentativa de responder a pergunta que o entitula ccom uma resposta que combine: complexa, complicada, difícil e ousada. No livro são retomados conceitos já discutidos em outras obras de Morin. Por esse motivo, talvez seja uma obra familiar para seus leitores acostumados.

Jessica1248 23/04/2020

Como viver em tempo de crise?

Se você começou esse livro esperando a resposta para tal pergunta, recomece.
Na verdade, Edgar Morin e Patrick Viveret nos trazem uma reflexão sobre como a humanidade reage em momentos de crise e como estamos afundando em nosso próprio egoísmo e atitudes que agravam a situação.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o "quadrimotor" trazido por Edgar Morin que nos faz refletir sobre como a nave Terra é dirigida por 4 fatores: a ciência, a técnica, a economia e o lucro. Esses 4 fatores não se anulam uns aos outros, nem portanto deveria ser considerado um mais importante que outro. Entretanto, diante da crise do Corona Vírus que estamos vivendo em 2020, esse quadrimotor nos expõe uma realidade crua e dura de que a ciência vem sendo cada vez mais desvalorizada e desacreditada, desmerecendo então a técnica, e portanto, alguns governadores vêm dando mais ênfase a economia e ao lucro. Onde vamos parar com tudo isso então?

Enquanto isso, Patrick nos traz outra realidade dura de engolir, a miséria material de uns que está diretamente ligada à miséria ética, afetiva e espiritual de outros. Ou seja, o egoísmo de nossa sociedade agrava nossa situação de desigualdade social e complicada diante de uma crise.

É um livro que nos faz parar e refletir: O que estamos fazendo com o mundo? Onde vamos parar? Ou melhor, vamos parar em algum momento?

Bruno.Amaro 08/04/2017

Boa leitura