Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

line 02/02/2024

Leitura rápida e real
Não assisti ao filme. Dizem que é muito melhor. Mas voltando ao livro: a narrativa é boa, consegui ler rapidamente e me trouxe muitas reflexões acerca da realidade por trás da "insanidade". Não se aprofunda em algumas coisas, mas gostei.

Jeciane Cruz 31/01/2024

Garota Interrompida
Comecei e simplesmente não consegui parar.
Amo de mais esses tipos de livros meio biográficos, que tem histórias e relatos que são bem reais, com descrições detalhadas e ao mesmo tempo simples.
Eu já havia assistido o filme e gostei ainda mais de ler o livro.
Eu geralmente costumo ler esses tipos de livros, porque me identifico com tudo e acaba me prendendo na história. É sempre como estar ou voltar pra casa.
Eu deveria ficar preocupada com isso? ?

gigrando 29/01/2024

?O que me impede de estar no hospício??
Tenho fascinação pelo filme desde a primeira vez que assisti e sempre quis muito ler o livro.

A escrita nos traz uma perspectiva muito real de tudo que se passou (e ainda se passa!) na mente da Susanna. É um relato verdadeiro, um grito de liberdade, um pedido de escuta.

Todavia, pela primeira vez posso dizer que achei o filme muito melhor que o livro. A riqueza de detalhes e a profundidade das personagens no filme são muito maiores. Tudo ganha uma dimensão melhor que não está presente no livro.

Mas vale a pena a leitura pelas reflexões e noções da realidade que nos são passadas.

Thalita 29/01/2024

Esperava mais
Quando eu soube que "garota, interrompida" tinha um livro, fiquei doida para ler, queria ver mais as personagens e o desenvolvimento delas, mas vi que me enganei totalmente, eu achava que as personagens seriam mostradas bem mais e que nos conseguíssemos ver mais sobre o passado delas, mas nada disso aconteceu, e digo mais.... O filme tem mais profundidade que o livro.

Foi até que uma leitura bem fácil, mas no meio ficava chato de ler e eu parava, acho que faltou mais profundidade nos personagens.
Mas não vou apenas reclamar, eu realmente gostei muito de como a autora descreveu os sentimentos da Suzane, foi tão tensa e real, gostei realmente de como ela retratou a doença das meninas e como a realidade caminhou junto.

Ray..0 27/01/2024

A garota interrompida
Não é que o livro não é bom, na realidade o começo é muito interessante, quando conhecemos as personagens. Porém, ao decorrer, vai tudo ficando confuso, ficava cada vez mais difícil me preender na história.
Eu vim pelo filme (é meu favorito) pq queria saber mais das personagens e acabei ficando decepcionada pois elas acabam sendo menos aprofundadas no próprio livro doq no filme, o que me fez não gostar tanto dele.

Duda linda 25/01/2024

Muito bom, li por causa do filme e tenho alguma observações a fazer.
Vamos lá, primeiramente queria citar o quanto as personagens fora a Lisa e a Suzanna são extremamente apagadas, até mesmo a Daisy é um pouco menos valorizada, a única coisa impactante da vida dela foi quando acontece aquele coiso lá. Tem várias personagens no livro que no filme também foram completamente descartadas, e que provavelmente enriqueceria mais o filme, que não é ruim, mas é vago comparado ao livro.

25/01/2024

Acho que vale uma releitura
"Garota, Interrompida" é um mergulho corajoso e perspicaz nas complexidades da mente humana. A narrativa, baseada nas experiências reais da autora em uma instituição psiquiátrica, oferece um olhar penetrante sobre questões de saúde mental, identidade e liberdade.

A história segue a protagonista, Susanna, em sua jornada por uma instituição psiquiátrica, onde ela é diagnosticada com transtorno de personalidade borderline. A narrativa, embora fascinante e intrigante, pode, em alguns momentos, se tornar bastante arrastada.

No entanto, a força do livro reside na honestidade e na vulnerabilidade com as quais Kaysen compartilha sua história. Ela oferece um vislumbre nu e cru do mundo interior de alguém que lida com desafios mentais, desafiando estigmas e estereótipos associados à saúde mental. A escrita é introspectiva, poética em alguns momentos, mas pode parecer densa em outros, especialmente para quem busca um ritmo mais ágil.

Em suma, "Garota, Interrompida" é um livro que oferece uma visão única e poderosa sobre a experiência humana, especialmente no contexto da saúde mental.

E embora tenha gostado da leitura, acredito que é um livro que crescerá muito em uma futura releitura.

lou4 20/01/2024

Confesso que esperava mais desse livro. Achei meio entediante, por mais que tenha conseguido ler bem rápido. Mas não desgostei dele.

Leonardo1240 18/01/2024

Uma vida interrompida durante a música dos 17 anos
?As cicatrizes não têm personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, a palidez ou o bronzeado. Não têm poros, pelos ou rugas. São uma espécie de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso as criamos. Porque temos algo a esconder.?

Ler Garota, Interrompida foi uma EXPERIÊNCIA, a escrita rápida e reflexiva de Susanna nos leva para dentro de sua cabeça aos 17 anos quando foi internada em uma clínica psiquiátrica e viu seu mundo virar de cabeça para baixo.

Os capítulos rápidos e sem filtro nos apresentam seu cotidiano na clínica, as amizades que fez e suas própria reflexões sobre seu quadro psiquiátrico (até então bem nebulosos em sua mente).

O fato de ser uma autobiografia me deixou muito espantado e reflexivo ao ver como eram tratados as doenças psicológicas no final dos anos 60. Ver como os pacientes eram tratados como ?problemas? e medicados sem nenhuma avaliação prévia apenas para serem transportados de um lado para o outro como bonecos me deixou perplexo.

Entre alguns capítulos temos algumas páginas dos prontuários médicos reais que foram feitos e com isso conseguimos acompanhar um pouco melhor como funcionava a mente e a visão que os médicos tinham sobre o estado mental dela.

É uma leitura rápida, com capítulos curtinhos e de certa forma ?tranquila? de ser lida. As reflexões da Sussana são profundas e por muitas vezes tocantes.

?AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá.?

wzy09 17/01/2024

"Minha cabeça sempre estava vazia, do jeito que eu gostava"
A frase que eu me identifiquei no livro todo. No inicio a leitura estava fluida, muitos acontecimentos em poucos capitulos, mas depois foi ficando difícil de entender, coisas profundas de explicar que a autora soube explicar.
Eu gostei do livro, mas como foi o meu primeiro acho que nao soube escolher bem, um com uma leitura mais simples.
Acho que o que me pegou no livro foi o fato de que talvez se fosse hoje em dia, ela nao precisasse ir para este hospital.
Independente se foram 20 minutos ou 3 horas, que poderia ter mudado o futuro dela, eu achei incrivel como explicava tudo, de um jeito formal, mas acho que se lesse de novo, entenderia muito mais.

Isabella250 16/01/2024

"interrompida durante a música dos 17 anos"
Esse livro me fez pensar sobre tantas coisas e saber que foi sobre uma história real com coisas que aconteciam/acontecem me fez pensar mais ainda.Em algumas partes do livro eu fiquei meio confusa eu não sei se é pq eu sou burra ou se é realmente confuso (provavelmente é pq eu sou burra)

"Algum dia poderíamos sair, mas ela estava aprisionada naquele corpo para sempre."

" Não estava morta, mas
alguma coisa havia morrido"

"Não quero atravessá-la de novo"

gii1409 15/01/2024

Garota Interrompida
O livro é bom ao mesmo tempo confuso, ao mesmo tempo que reflexivo.
Fiquei pensando em trechos que a autora fala de como as pessoas perguntam como ela foi parar em um hospital por quê querem saber se podem acabar como ela, fiquei repensando pq d uma forma preocupada eu me indentifiquei com algumas situações kkkkkkkk, se o motivo pelo qual ela foi internada bastou, não sei se eu sairia ilesa kkkkk, uma leitura curta e muito boa, me perdi um pouco com os desfechos em cada capítulo, mas recomendo!!

VitAria540 15/01/2024

Sad girl lit
Não sei o que dizer esse livro me deu uma nostalgia de algo que eu não vivi é um sentimento muito doido

A Susanna foi a pioneira da sad girl literature na época em que ser uma ?garota triste? era algo vergonhoso e nada estetizado. ela basicamente pavimentou o caminho.

O primeiro livro de memórias que eu li e foi incrível ?

Aline.Franciane 14/01/2024

"Sei exatamente como é querer morrer, como dói sorrir, como você tenta se encaixar e não consegue. Como você se fere por fora tentando matar o que tem dentro."

Dalila79 13/01/2024

"Talvez eu apenas flertasse com a loucura."
Winona Ryder me fez descobrir o filme. Após vários e vários meses, a coincidência quase inimaginável pra mim: também possuo transtorno de personalidade limítrofe. Também sou Borderline.
E não há uma linha deste livro que eu não compreenda perfeitamente.
A dúvida sobre a sanidade. A internação e o convívio com pacientes num hospital psiquiátrico.
Susanna Kaysen - a autora - cuja história do livro é verídica, foi interrompida como eu. Não sei se é algo que se supera, porém, nós duas encontramos algo dentro de nós e continuamos.
O trecho que mais me impactou:
?Na verdade, eu só queria matar uma parte de mim: a parte que queria se
matar, que me arrastava para o dilema do suicídio e transformava cada janela,
cada utensílio de cozinha e cada estação de metrô no ensaio de uma tragédia.?

Garota, interrompida já é um dos meus livros favoritos da vida!