A era dos reis divinos 3000 - 1500 a.C.

A era dos reis divinos 3000 - 1500 a.C. Time-Life Books

Resenhas - A era dos reis divinos 3000 - 1500 a.C.

Fox 21/12/2022

Quem pôde conseguir montar essa coleção na época é um felizardo. O conteúdo gráfico e textual é muito bom e rico, contadas de uma maneira difícil de encontrar em livros de história em geral.
Este é o primeiro volume, e merece destaque nos povos que você muito dificilmente ouve-se falar, já que são antes dos famosos egípcios (que muitos entendem como só onde merece começar a ser contado)

Henrique Boechat 01/11/2018

Diz o ditado que não devemos julgar o livro pela sua capa. Na maioria dos casos, o ensinamento funciona. Mas ao finalizar a leitura da obra A Era dos Reis Divinos 3000 ? 1500 a.C., primeiro volume da coleção História em Revista, da Editora Cidade Cultural, um julgamento geral, baseado somente no visual, não seria um pecado, muito menos um erro.
A obra se apresenta com um belíssimo e luxuoso acabamento acolchoado azul-marinho, além do título impresso em dourado e uma fotografia que resume o tema tratado ao centro. Mas e o que tem dentro?
O conteúdo merece uma análise à parte, pois sua qualidade tem capacidade de sobra para sustentar o impacto da capa. Com um texto leve e extremamente bem escrito, este primeiro volume explica a história das primeiras civilizações que se firmaram na História da Humanidade: os sumérios, na Mesopotâmia; os egípcios, no Egito; os minoicos, na Ilha de Creta, e três povos distintos que surgiram em várias localidades na Ásia ? Vale do Indo, Sudeste Asiático e Norte da China.
Do ponto de vista temporal, os idealizadores da coleção tomaram a acertada decisão de separar os livros por período histórico (no caso, este volume em tela abrange os anos de 3.000 a 1.500 a.C.). Como a História é o resultado dos fatos que vão se sucedendo ao longo do tempo, estudá-la cronologicamente, de modo a abarcar os acontecimentos de determinado período é, provavelmente, é a melhor forma de entender o entrelaçamento entre causa e efeito dos eventos. Entretanto, como a presente análise é sobre o primeiro volume da coleção, ainda não há elementos para avaliar se esta ligação se dará, mas, pelos assuntos abordados nos volumes seguintes, tudo indica que sim.
Depois de cada capítulo, há uma espécie de ensaio cujo assunto está relacionado com o tema principal. É um complemento textual e ilustrado sobre informações discutidas em cada divisão. Há, ainda, no fim do livro, uma linha do tempo que ajuda o leitor a se situar nos fatos que ocorreram em cada ponto abordado.
A leitura do livro é entremeada com ilustrações e fotografias muito bem feitas e impressas, que mostram, dependendo do assunto abordado neste volume, hieróglifos, utensílios fabricados pelos povos em questão, esquemas internos das pirâmides, sepultamento dos reis divinos, entre outras informações, o que deixa ainda mais rica a obra.
Enfim, o livro é um feliz exemplo sobre como beleza e esmero podem se unir perfeitamente a um conteúdo rico e de fácil aprendizado. Além disso, ver a coleção completa disposta em uma estante é um colírio para os olhos.