23 Coisas Que Não Nos Contaram Sobre o Capitalismo

23 Coisas Que Não Nos Contaram Sobre o Capitalismo Ha Joon Chang

Resenhas - 23 Coisas Que Não Nos Contaram Sobre o Capitalismo

Caetano.Bezerra 02/02/2021

Paulo Guedes não curtiu
O autor desconstrói vários mitos liberais do século XX que destroem a economia e bem estar do países em desenvolvimento. Muitos argumentos bons aqui, pontos interessantes com dados que os sustentam.

Um pouco cansativo, mas é livro pra ler aos poucos, tomando notas, marcando...

Recomendo Chutando a Escada, onde o mesmo autor fala como a ideologia de livre mercado na verdade é feita para manter os países pobres mais pobres.

Luana.Rayalla 17/04/2022

Eu amei o livro? Amei
Então amei o livro porém tenho medo de está caindo no conto da carochinha. Mas amei muito o livro e a forma de sua escrita.
Philippe.Dantas 30/10/2023minha estante
Confronte as informações que achar duvidosas, pesquise em outras fontes e tire suas conclusões.

As vezes pode ser que o conto da carochinha foi justamente o que nos contaram a vida toda!

@bibliotecagrimoria 14/09/2021

"É chegada a hora de ficar pouco à vontade."
Um livro com uma linguagem clara e objetiva. Nele o autor tem como objetivo criticar o capitalismo de livre mercado, explicando que há outras formas de aplicar tal sistema econômico, que não essa, que trariam melhor desenvolvimento dos países, principalmente os em desenvolvimento.
Como dito pelo autor, livro não pretende ser um manifesto anticapitalista, mas sim uma crítica a economia do livre mercado. Parafraseando Winston Churchill, ele diz: "O capitalismo é o pior sistema econômico excetuando-se todos os outros" (na frase original se fala sobre a democracia).
Uma leitura substancial sobre as inquietações que agitam os debates sobre o bem estar social e o crescimento econômico. Indispensável.

Yuri137 02/10/2021

Não basta mais que uma rápida procura pelos dicionários na internet para encontrar uma definição mais que equivocada do capitalismo: sistema que preza pela livre interação e comercialização dos agentes no jogo econômico. No Brasil, tal definição (resguardada pelos arautos do livre comércio) fora um dos vetores para o status polarizador que o debate político-econômico se encontra. Como bem evidencia Chang, justamente a ânsia dos governos em praticar religiosamente os dogmas dos economistas ortodoxos refreou o crescimento econômico, dirimiu o estado de bem-estar social e alavancou a insegurança por parte dos trabalhadores jamais vista antes. Já não é de hoje que a economia mainstream (livre-mercadista) se mostrou ineficaz em propiciar respostas para certos fenômenos relacionados ao desenvolvimento econômico. Que respostas você obteria de um ortodoxo a respeito do desenvolvimento sem precedentes do Leste Asiático? De qualquer economista minimamente capacitado que analisou empiricamente esses e outros milagres que vêm acontecendo na Europa e Ásia, nenhuma outra que não seja essa: o livre comércio e o desenvolvimento econômico não andam, nunca andaram e provavelmente jamais andarão pari passu. Desmistificar os mitos que esses ideólogos propagam é o primeiro passo pra rebalizar o debate atual e converter a juventude que estuda economia através do MBL e outros canais de comunicação tão pobres em conteúdo quanto.

Stuart.bookster 27/01/2022

23 Coisas Que Não Nos Contaram Sobre o Capitalismo, de Ha-Joon Chang
Ha-Joon Chang é um dos maiores economistas do mundo, tendo seus livros sido muito utilizados para se questionar a ordem socioeconômica a qual vivemos. Sul-coreano, atual professor na Inglaterra, apresenta com dados a forma como o capitalismo mente diariamente a nós, estruturas montadas para mascarar a verdade, mentiras contadas para enganar os seres. Um sistema que se baseia no lucro, seja qual for a situação sempre há de lucrar, nas maiores catastrófes sempre há de lucrar, a filantropia com interesses. Interessante que ele também demonstra a forma como a hipocrisia da sociedade capitalista se escancara, para além dela, a falsidade das classes dominantes. Algo bom de destacar de Chang é a dualidade de sua posição política, visto que isso também interfere na sua escrita, Ha-Joon é considerado de "esquerda" no mundo ocidental e de "direita" no mundo oriental, entretanto em seu livro, percebe-se que nada mais é do que um grande estatista, trabalha com dados, documentos, sem se atrelar a ideologias políticas e apenas tentando deixar claro os erros que a sociedade cometeu em nome do capitalismo. Um livro muito bom para se entender o cenário atual de constantes crises e reconciliações, sobre porque certos países possuem estabilidade enquanto outros parecem um barril de pólvora.

Rafael.Gomes 18/03/2024

Excelente defesa do capitalismo, com ponderações relevantes e sugestões de aprimoramento. Aprendi demais com a leitura e recomendo.

Diego 23/11/2017

Contestando os postulados neoliberais
O professor Chang coloca suas teses, a princípio, defendendo o capitalismo (mas diferenciando-se dos defensores do livre mercado sem regulações, que chamarei aqui de neoliberais).

Ele compara os mercados com grandes máquinas (carros), onde se deixados sozinhos, sem um planejamento, causariam desastres.

É tentador ao liberal contra-argumentar dizendo que "controlar" os mercados é impossível. E realmente é; ao que o professor Chang completaria dizendo que não somos assim tão racionais e brilhantes para fazê-lo. Portanto, botemos freios nestes carros -- propõe o autor.

Sim, ele é keynesiano. O livro é. O que não nos impede de ler e aproveitar a leitura (mesmo sendo você um radical liberal).

Vale também apontar suas reflexões sobre a importância da indústria e da regulamentação dos mercados financeiros.

Leitura boa para se ter um contraponto aos postulados da escola austríaca de economia.

Bruno.Moura 28/11/2023

Em 23 Coisas que nao nos Contaram sobre o Capitalismo, Chang destroi os maiores mitos a respeito do mundo em que vivemos. Este livro vai virar de pernas para o ar os conceitos convencionais sobre Economia. Ele revela a verdade por tras dos mitos e mostra como o sistema realmente funciona.

Amy 26/01/2022

Um bom livro
Uma leitura de aprendizado, com linguagem clara e objetiva, com críticas construtivas.
Vale a pena dar uma chance para o livro.

CAMBARÃ 29/04/2020

Indico essa leitura à todos os meus amigos que abraçom o livre mercado como se fosse a unica saída.
O livro é muito esclarecendor sobre a lenda criada em cima do liberalismo.
A autor explica sem deixar incógnita as formas que se utilizam, o países de primeiro, de falsas narrativas para impo aos países subdesenvolvido suas ordens.

Fábio Perrucci 25/10/2020

Essencial
Um livro com questionamentos e desconstrução da fábula do capitalismo perfeito

Josi 31/12/2020

As mentiras que os bilionários nos contam...
Conceitos importantes destrinchados a partir de 23 premissas equivocadas que nos são empurradas goela a baixo pelo capitalismo. Pesquisador tem vários anos de estudo e outros livros publicados, nos quais pretendo me aprofundar ao longo do tempo. Essencial nesses tempos de obscurantismo, ferramenta para construção de conhecimento sobre os temas abordados. Vale conferir as indicações nas referências bibliográficas também

Eduardo 31/01/2021

Uma dura crítica ao neoliberalismo e sua ideologia que impõe a culpa dos fracassos e da pobreza aos pobres, negando a realidade que essa desigualdade é causada pela concorrência desleal e totalmente doentia do capitalismo. Também dá um golpe na meritocracia ao mostrar que a pobreza não é causada apenas pela inabilidade dos indivíduos ou governos