Serial Killers - Anatomia do Mal

Serial Killers - Anatomia do Mal Harold Schechter

Resenhas - Serial Killers

Victor, the Reader 27/01/2023

Serial Killers
Devo dizer que este livro não é de fácil leitura. Não no sentido de termos, escrita ou estilo do autor, mas pela carga sombria atrelada aos relatos das aberrações perpetradas por Serial Killers. Sinceramente, ou você tem uma mente perturbada para ler esse livro, ou você perturba a mente após ler esse livro. Não recomendo para aqueles de mente fraca. Para quem gosta do assunto, contudo, é uma injeção de adrenalina e dopamina em forma de um dossiê riquíssimo.

Dai 24/07/2020

Achei ele muito repetitivo o que acabou tornando ele chato. Poderia ter sido metade das paginas e ele teria sido perfeito.

Karol Arantes 03/04/2021

Mórbido. Assustador. Revelador.
Eis um livro que não recomendo ler durante a pandemia se você se encontra em um estado emocional fragilizado... não porque o livro seja ruim, e sim por ter um conteúdo pesado. Ao decorrer do livro há diversos relatos de casos, contando desde a história de vida dos assassinos até os crimes cometidos... e tenho que dizer que a vida desses indivíduos é uma tragédia do começo ao fim.

Percebe- se que o livro que os autores conseguem destrinchar bem todos os aspectos que envolvem a formação de um serial killer e quais são as suas motivações. Também desmitifica essa ideia de que existe um biótipo específico para se tornar um serial killer, uma vez que há assassinos em série horríveis independente de gênero, raça, nacionalidade, idade ou orientação sexual, e ainda demonstra por meio de exemplos de relatos de casos inesperados de homicidas como mulheres e crianças.

Mas além disso, é assustador reconhecer que o sistema judiciário é extremamente falho no que tange essa esfera de crimes, uma vez que muitas vezes esses indivíduos possuem um currículo criminoso prévio e são soltos sem nenhum acompanhamento, que seja psiquiátrico (dado que essas pessoas possuem distúrbios psicológicos seríssimos). Sem contar o fato, da demora da polícia em perceber que há correlação entre os crimes,  a falta de comunicação entre as polícias de outros Estados e, por fim, a falta de preocupação com os crimes cometidos com pessoas vulneráveis como prostitutas, pessoas que vivem na periferia  ou em situação  de rua que se tornam alvo fácil de serial killer.

No final, mais um mito é desfeito uma vez que esses assassinos, na maioria, não são super gênios do crime, e sua impunidade muitas vezes se dá ao fato de a sociedade e a justiça não estarem preparadas para lidar com a existência dessas pessoas.

herbert.goncalves 30/09/2020

ok, quero virar criminologista
pesador, perturbador, e o mais louco de tudo, real. quem gosta desse tipo de tema vai se deliciar com isso (li em dois dias, de tão foda que é). tem tanta informação que te deixa desnorteado, quase 500 páginas de um verdadeiro dossiê repleto de fatos pra deixar a gente de queixo caído. e já pra perceber que o livro é espetacular quando começa com uma frase do mark twain.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

loresalk 24/06/2020

Um dos melhores, sem dúvida
Para ser muito sincera não sei por onde começar essa resenha, o livro possui tanta informação que mesmo se eu utilizar todos os caracteres disponíveis ainda não vai ser o suficiente para opinar sobre tudo.
A obra de início me chocou bastante, mesmo que eu seja acostumada a ler e pesquisar sobre o assunto, algumas partes do livro foram bem fortes pra mim, tanto que fiquei alguns dias sem comer carne kkdkd, mas, independente disso, é um livro que eu recomendaria a todos que quiserem ler sobre o assunto.. é uma obra super completa, com várias informações, entrevistas, estudos de casos, análises dentre outros, além de ser super didático a respeito da temática.
Entretanto, é uma leitura que com certeza irei fazer novamente!!! O livro me prendeu de uma forma impressionante do meio para o final.
pabloviniciusra 09/08/2020minha estante

*Editora Darkside*

Proibido outros gêneros

Christian.Meneses 05/11/2021

Um livro essencial pra quem ama True Crime
Apesar de consumir com certa frequência DOCs, series, filmes, vídeos e podcasts sobre True Crime e Serial Killers no geral, essa foi minha primeira experiência com um livro não ficção sobre esse assunto. E qual a melhor forma de começar se não pela base, não é mesmo?
?Serial Killers: Anatomia do mal? cumpre com seu papel e é um verdadeiro dossiê sobre assassinos em série, explorando aspectos históricos, sociais e psicológicos desses psicopatas. No entanto, apesar de muito esclarecedor e extremamente completo, a obra por vezes se torna maçante. O autor repete várias vezes a explicação de termos já anteriormente citados e usa tantos exemplos de casos, muitos dos quais extremamente parecidos ou repetidos, que chega a cansar. Desconsiderando esses pequenos problemas, acho uma leitura muito válida para os apaixonados por True Crime e uma ótima fonte de consulta.

Camis Morket 04/08/2020

Anatomia do mal
Serial Killers - Anatomia do Mal, de Harold Schechter é um livro que explica tudo sobre serial killers, ótimo para quem quer aprender mais sobre o assunto.
Ele é um livro que fala sobre o início, a criação do termo, a criação dos assassinos, motivações, tipos de serial killers, entre muitas outras coisas. O autor em cada etapa cita também alguns exemplos desses criminosos, desde os mais famosos como Dahmer, Ted Bundy, Ed Gein, Gacy, Albert Fish (esse é o que ele mais cita, percebi uma certa fixação do autor por ele, em todas as categorias do livro, Fish aparece pelo menos uma vez em cada uma delas).
Todos que se interessam por criminologia e assassinos em série deveriam ler esse livro, ele é bem detalhado e bem explicativo. Só não recomendo para pessoas com estômago fraco e mais sensíveis, tem partes muito fortes, como disse é detalhado, então isso vale para as atrocidades cometidas por esses assassinos…como mataram, com o que mataram, o que fizeram com o corpo da vitima entre outras coisas.
Mesmo sendo um livro mais didático e com as partes pesadas ele é bem fácil de ser lido.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

*Editora Darkside*

Proibido outros gêneros

Bruna 10/07/2023

A Anatomia do Mal
É um livro bem completo sobre o assunto e com a diagramação muito boa, com ilustrações ótimas, mas infelizmente bem repetitivo, falando diversas vezes sobre o mesmo criminoso e usando as mesmas expressões sempre. Me incomodou bastante a falta de análise social em alguns momentos.

1. Sempre que ia falar sobre uma assassina ou sobre um homossexual o autor os descrevia como ?promíscuos?, palavra que não foi usada em momento algum para os criminosos homens e heterossexuais.

2. Fez uma análise ridícula e preguiçosa sobre a relação da pornografia com a violência e inclusive deixou claro que achava o consumo da pornografia algo que não traz nenhum malefício.

3. Falou sobre mulheres que ajudavam outras mulheres a abortar ou matar maridos violentos como serial killers perigosas e degeneradas ?????

4. Falta de análise sobre questões raciais, falando de forma muito rasa e meio perigosa.

awnklebiter 25/01/2022

Eu demorei meses pra ler esse livro. Não que seja ruim, ele é incrível, mas é um livro denso e trata de assuntos pesados com muitos detalhes e as vezes eu precisava dar uma pausa pra respirar um pouco. Só recomendo pra quem tem estômago e se interessa pelo tema.
É um livro ótimo para pesquisa, pois possui explicações sobre termos, análises aprofundadas do comportamento e, principalmente, da infância e adolescência, é simplesmente um guia completo sobre serial killers.

vksr 07/05/2020

Completo e rico em detalhes
O livro é extenso e com muitos detalhes, mas eu achei um pouco cansativa a leitura, demorei mais que o habitual para terminá-lo. Ainda assim, é ótimo para quem gosta do tema, e quem gostou da série Mindhunter, da Netflix, vai se interessar mais ainda.

Tamy 18/01/2023

Um livro ótimo, mas que não recomendo para todo mundo!!
Em Serial Killers - anatomia do mal, adentramos o mundo de sujeitos que são vistos, não como seres humanos, mas como verdadeiros monstros. Caminhamos pela mente do psicopata; entendemos o que pode ser responsável por suas atitudes macabras, desumanas; nos deparamos com os casos mais horripilantes e repugnantes, os piores assassinos dos EUA e alguns casos ao redor do globo.

Se você não está acostumado a ter acesso a uma narrativa nua e crua de crimes reais, não indico que leia está obra, até o próprio livro deixa o alerta "conteúdo extremamente violento. Não indicado para pessoas sensíveis". Aos que se aventurarem, saiba que traz um excelente conteúdo, com uma linguagem simples, de fácil compreensão; de fato, com essa obra temos uma grande noção de quão complexo é tentar decifrar a mente de um serial killer, estabelecer um padrão ou até mesmo achar uma solução que evite o desenvolvimento da psicopatia. Afinal, esta é fruto do contexto social? O sujeito já nasce com ela? Ou ambas as situações, sendo que uma colabora com a outra?

Foi uma leitura de revirar o estômago; um caso pior que o outro, mais cruel que o outro. Muitos casos já conhecidos a partir de séries na Netflix, porém acabei me prendendo às explicações, ao funcionamento da mentes desses sujeitos que, a principio, aparentam ser pessoas normais e de repente revelam-se verdadeiros assassinos desprovidos de qualquer sentimento de remorso. Então, se é um assunto que lhe chama atenção, não se arrependerá de ler.

Deixo aqui a citação introdutória desse livro
"De todas as criaturas já feitas, o homem é a mais detestável. De toda a criação, ele é o único, o único que possui a malícia. São os mais básicos de todos os instintos, paixões, vícios - os mais detestáveis. Ele é a única criatura que causa dor por esporte, com consciência de que isso é dor." (Mark Twain)

Lunna.Santanna 25/03/2021

Uma enciclopédia criminal perfeita
Esse livro tem TUDO o que vc precisa saber sobre os assassinos em massa mais e menos conhecidos do mundo, vc vai entender cada termo e palavra utilizado nesse universo investigativo. Ao contrario do que vejo em alguns lugares as pessoas dizendo que esse livro "romantiza" os serial killers, eu penso o contrario, para mim ele abre a sua mente para entender o que se passa por trás da mente desses assassinos, qual o gatilho ativa o monstro dentro deles... eu amei e recomendo de olhos fechados

fabio.ribas.7 18/01/2023

Anatomia do mal
O que eu posso dizer é que está corretíssima a informação que vem na capa: ?O dossiê definitivo sobre assassinos em série?. De todos os livros que li sobre o assunto, realmente, esse se destaca não apenas pelo volume de informações (quase 500 páginas), mas na organização de como são tratados os temas relacionados.

Algumas coisas novas e bem interessantes foram acrescentadas aos livros que já li sobre esse assunto: a diferença entre ?serial killer?, a?assassino em massa? e ?assassino relâmpago?, por exemplo; o romance escrito por Herman Melville (o escritor de ?Moby Cick?); a diferença também entre psicopata e psicótico.

Os crimes cometidos por mulheres são tão perversos como os cometidos por homens. Outro mito destruído no livro é o de que não existiria serial killers negros. Na verdade, há de todas as raças, credos e cores. A tendência é que os serial killers ajam intraetnia.

São 9 capítulos. E 34 análises detalhadas de estudos de caso! Desde a definição do assunto, passando por um histórico ?desde que o homem é homem?, o papel do sexo nesse tipo de criminosos, até indagações de ?por que eles matam?. Tudo isso enriquece, e muito, o livro. Há ainda uma ?galeria do mal?, em que são apresentados os dez monstros americanos. Há também um capítulo dedicado à conclusão desses casos. Neste, há um tema muito em voga atualmente que é sobre os ?perfis criminais?, que vieram à tona e ganharam destaque por causa de filmes como o ?Silêncio dos inocentes? e de séries como ?caçadores de mente? (Mindhunters). Mas o que há de real e fantasioso nesse assunto do ?perfil criminal? também será mostrado. Assim como outros livros que li sobre ?serial killers?, este também trará como que eles estão presentes e influenciam a cultura pop. E aqui, devo confessar, fico chocado como que se glamouriza e se romantiza assassinos em série em músicas. Músicas que, até mesmo, fazem apologia ao assassinato em série! Gente! Como isso é possível? A nossa sociedade está doente!

Ainda que apenas 5% dos psicopatas sejam assassinos, a psicopatia se apresenta por meio de pessoas que humilham, dominam, manipulam e mentem também. Já conheci vários. São pessoas ?normais?, mas que são perigosíssimas. Algo que não paramos para pensar é que esses psicopatas escolhem profissões de ?domínio?, pois podem dar vazão aos seus desejos podres sem serem facilmente descobertos: são professores, médicos, padres, pastores etc. Por tudo isso, e também pela minha própria experiência por todos estes anos no campo, muito me alegra que a Igreja leve a sério este tema e trate-o como disciplina num Mestrado para líderes eclesiásticos. Sim! Este ano, eu farei uma disciplina no Mestrado do Andrew Jumper, que será de ?fisiologia e psicopatologias?, uma disciplina fundamental para quem trabalha ajudando o outro.

meriam lazaro 05/06/2021minha estante
Não consegui terminar, mas quero

MarcoSensi 06/06/2021minha estante
Ele é bem pesado, mas vale muito a pena.

Vane Chase 11/12/2020

Un livro perfeito pra começar a aprender o básico sobre o assunto.
Muita informação e tão perfeito que da vontade de carregar ele pra todo lugar pra tirar dúvidas.
Muitas informações e bem organizadas e resumidas. Livro perfeito pra iniciar um estudo sobre o assunto ou mesmo pra quem quer aprender mas só no superficial.