Os Olhos Do Dragão

Os Olhos Do Dragão Stephen King

Resenhas - Os Olhos Do Dragão

Marcelo 16/01/2023

Uma faceta diferente do mestre
Os Olhos do Dragão é uma uma obra bastante única na produção de Stephen King, seja pela sua temática, épica e medieval, ou pela abordagem da narrativa, que segue uma linha mais voltada para a aventura.
O livro conta a história do Reino fictício de Delain, onde ocorre a morte do monarca Roland e a prisão de seu primogênito, Peter, acusado de fratricídio. Seu irmão mais novo, Thomas, assume o reino, tendo como conselheiro o sinistro mago Randall Flagg (vilão atemporal e onipresente no universo do autor).
A trama segue acompanhado a vida dos dois irmãos, cada um sofrendo de maneira diferente, tendo como cerne a tentativa de Peter fugir e provar sua inocência.
Um livro interessante por mostrar um texto diferente do usual do autor e uma leitura divertida, porém longe de ser indispensável.

Malu 13/01/2023

Maravilhoso! Que história incrível, emocionante e muito bem contada. Flagg é e continua sendo um personagem único, perverso, inteligente mas limitado. Nossa, enredo sensacional, um salve para Ben e Dennis e o próprio Peter, gênios! Naomi e sua cadela de faro real também merecem aplausos!

Gustavo 10/01/2023

UMA PROSA SUAVE, MAS AGRACIADA COM O PODER DE ESCRITA DO MESTRE.
King traz uma fábula do herói que é preso e que luta contra vários inimigos, sobrenaturais, familiares ou mesmo pessoas que convivem com a sua família.
Essa história é rica em detalhes no universo de Stephen King, trazendo um personagem presente em outros livros que não são continuações ou mesmo remetem a história do presente livro. A leitura fluida e ao mesmo tempo recheada de detalhes demonstra que um livro escrito há 3 décadas ainda pode fazer sucesso nos dias de hoje e demosntra ainda que o mestre do terror também é versátil na arte da escrita, podendo redigir uma fábula, um conto, um suspense ou até um romance.
King trouxe nessas páginas várias mensagens, mas a principal delas é que a sua capacidade de se reinventar a cada livro ou conto publicado é de uma natureza única.
Como sempre, mais um livro do mestre que entra na lista dos lidos mas que será relido em breve.

a li 08/01/2023

Uma história de fantasia meio juvenil onde tudo se provém fácil e previsivelmente. Flui consideravelmente bem, mas ainda acho King um pouco prolixo aqui. Para quem leu a saga Torre Negra, temos aqui na trama principal também um personagem dela, porém são de fato histórias independentes.

Andre24 06/01/2023

Me parece um grande ensaio do King (ou uma paródia). O narrador às vezes fala com o leitor, sabendo do mundo real, às vezes fala como se fosse um contador de histórias daquele universo. Particularmente não gosto da persona do narrador (não seria seu amigo). E apesar de tanto texto, tudo parece muito raso na mitologia. Nos momentos de descrição profunda é que vemos traços de como o King escreve de verdade. Um dos melhores momentos é quando ele narra a história do ponto de vista de Frisky, a cadela farejadora, me surpreendeu! Acho que o mestre King se divertiu escrevendo esse, então está bom pra mim.

Zé Guilherme 31/12/2022

Era uma vez? por Stephen King
Sabe aquele livro do Mestre que tá na sua prateleira há anos e você sempre adia a leitura?! Bem, digo facilmente que Os Olhos do Dragão deve ser um deles. E acrescentando, peço encarecidamente que corrijam esse erro e leiam esse livro AGORA!! Uma história curta, mas com um gostinho tão nostálgico das boas histórias de cavalaria e até espada e feitiçaria, que só poderia ter saído da cabeça do King. Me encantei com absolutamente TUDO. E o retorno do Flagg como o principal antagonista, vai surpreender muita gente. Excelente!! Desde já uma das minhas principais indicações como porta de entrada para o multiverso do King.

A do livro 21/12/2022

Gostei.
Esse é o meu primeiro livro que pego do autor Stephen King e como vocês sabem esse autor é bastante famoso por obras, como "It a coisa", "O Iluminado" e entre outros. Como eu queria começar com um menor livro dele, gostei muito principalmente da escrita pois a narração prende você desde inicio até o final. Só não gostei algum personagem que como o Tomás que é um pé no saco mas ao mesmo tempo entendia o lado dele.
Mas esse livro não me surpreendeu com a história pois achei um pouco chato...
Resumidamente gostei mais da escrita do que os personagem principais em si, mas foi uma experiência boa.

site: @mundi.do.livro

Bruno William 19/12/2022

Os olhos do dragão
Li este livro para conhecer um pouco mais do Randall Flagg, aquele que dizem ser o melhor vilão do King e comparando a aparição do Flagg neste livro e no livro A Dança da Morte, neste livro ele fica no chinelo.

O livro não se trata de um horror, mas sim de uma Dark Fantasy, então o antagonista não passa tanto medo. Enquanto eu estava lendo este livro, eu comparava bastante o Flagg com aquele vilão do filme do Aladdin, Jafar.

Eu gostei do livro. Não achei espetacular, mas é bem bacaninha. O final é bem satisfatório e era o que eu esperava.

Mais um lido do mestre para a coleção.

Francisco 11/12/2022

"Pelos Olhos do Dragão..."
Roland governa o distante e antiquíssimo reino de Delain há muitos anos sem ter realizado grandes feitos comuns à um rei. Quando casa-se com Sacha, uma aristocrata do Baronato do Oeste, tem dois filhos: Peter e Thomas.

Flagg é o mago do reino de Deslain que conspira e assassina Roland de forma que Thomas suba ao trono e Peter seja tido como o culpado, já que Thomas é facilmente manipulado por Flagg ao passo que Peter tem uma personalidade mais "indomável". Portanto, Peter é condenado a passar o resto de sua vida no Obelisco (uma prisão em uma torre). Este, em seu cárcere planeja maneiras de fugir e provar sua inocência.

A leitura desse livro me evocou duas histórias incríveis que possuem uma conotação quase análoga: "O Conde de Monte Cristo " e "A Tulipa Negra", ambos protagonistas injustiçados e encarcerados em busca da liberdade. No que concerne ao mundo de fantasia criado por King, aqui também encontramos o maniqueísmo que também encontramos em "The Stand", onde Flagg representa o Mal e Mama Abagail o Bem. Algumas referências sutis ao universo da Torre Negra podem ser encontradas se lido de forma minuciosa.

A escrita de King apresenta-se muito diferente em relação aos seus livros voltados para o público adulto: uma prosa mais pragmática, sem alguns vícios textuais a que nós, seus leitores fiéis, estamos acostumados. Logo, recomendo essa leitura àqueles que procuram um livro mais "light" do King.

Toninho 05/12/2022

Prefiro ele prolixo passando páginas desenvolvendo ao que já entendemos do que a rapidez que foi esse. Alguns momentos eu fiquei até perdido, a ordem dos capítulos em alguns momentos ajudava a confundir mais.
Mas gostei de Denis e Pedro, Flagg me deu um pouquinho de medo, já quero ver mais dele nos outros livros.

Elias 30/11/2022

"Olhou pelos olhos do dragão e viu tudo"
Uma história de fantasia simples, que me lembrou muito uma fábula, contendo todos os elementos típicos do gênero: dragões, Reis e príncipes, castelos, magos e, é claro, traições.
Além disso, nesse livro temos a volta de Flagg, mais Mago que nunca, é ele quem dá o ritmo da história, tendo como único objetivo criar o caos em Delain.
Entretanto, a história possui muitos altos e baixos, chegou a perder o ritmo em alguns momentos, além de ter alguns pontos da história perdidos e sem respostas.
Em suma, é um bom livro, simples e direto, diferente dos outros do King, pois possui um charme próprio, típico das histórias de fantasia, mas com um toque sombrio do Mestre.

Alessandro232 20/11/2022

Um conto de fadas sombrio
"Olhos de Dragão" é um conto de fadas. No entanto, não espere algo totalmente convencional de Stephen King. Assim como neste tipo de narrativa temos elementos típicos: um reino distante (Delian), um rei, uma rainha, dois príncipes e um mago muito malvado. A diferença é como King narra essa história, com um toque autorial muito peculiar, com um inusitado senso de humor - que ás vezes é um tanto grosseiro- e pinceladas de terror.
"Olhos de Dragão" começa com o foco no rei Roland que revela ser bem diferente de outros reis com mais defeitos que qualidades. Conforme à tradição dos contos de fadas, ele se casa com uma bela rainha e tem dois filhos. Além disso, ele tem como conselheiro um homem misterioso chamado Flagg que tem planos bem sinistros com relação ao futuro do reino.
Pelo nome Flagg, quem tem alguma familiaridade com as obras de King, vai entender que é o mesmo personagem que também aparece na série "Torre Negra" e Dança da Morte".
Não vou entrar em muitos detalhes sobre a trama, mas é Flagg quem rouba a cena em sua parte inicial e sem dúvida, sua presença carismática é dos pontos altos de "Olhos do Dragão".
É possível perceber que King nessa obra começa a "rascunhar" as principais e mais marcantes características de Flagg, no que se refere ao seu passado e suas habilidades especais. Assim, a parte inicial que tem um foco maior de Flagg é muito interessante, principalmente o modo como ele executa um plano maligno.
Também nessa primeira parte destaca-se a criação de uma ambientação gótica - de modo que castelo se torna quase personagem. Além disso, nesse trecho, King faz com que a figura do dragão que dá título ao livro ganhe uma dimensão simbólica que pode ser compreendida de formas diferentes, o que torna a narrativa um pouco mais complexa.
No entanto, após essa primeira parte impactante, a história fica convencional. No entanto, isso não faz com o livro fique ruim. "Olhos de Dragão" consegue manter um bom ritmo em e sua narrativa há a incorporação de um instrumento mágico usado pelo herói para ajuda-lo em uma situação de perigo- um elemento recorrente em conto de fadas tradicionais.
Próximo ao seu desfecho da história, aparecem mais alguns personagem que auxiliam o protagonista, - uma delas é chamada de Naomi que é o mesmo nome da filha de King, a quem o conto foi originalmente escrito.
Sem dar spoiller, o livro termina como um conto de fadas tradicional, com final que achei um pouco apressado - neste trecho, justifica-se a crítica que o autor não sabe muito como terminar suas histórias. Para mim, ao contrário de outras obras, o grande defeito de "Olhos de Dragão " é ser um livro curto - comparado a outros do autor- e alguns situações, principalmente envolvendo Flagg poderiam ser melhor desenvolvidas. Mas, posteriormente, ele ganharia destaque em "O mago e o vidro" e atingiria sua "maturidade" digamos assim, no épico pós-apocalíptico "A dança da morte", no qual se tornaria uma das melhores criações de Stephen King.

hellflections 10/10/2022

Antes de tudo, acho importante pontuar que esse livro apresenta agudamente mais uma das facetas da pluralidade do King na escrita, porque é diferente de qualquer outra obra do velho que eu já tenha lido, e se por algum motivo me fosse ocultado o autor, eu jamais imaginaria se tratar dele. É uma história muito boa e envolvente, que superou completamente as minhas expectativas. Com uma narrativa incrível, super cativante, e vários capítulos curtos, torna até difícil parar de ler, porque te faz querer continuar ininterruptamente.

booksgioh 06/10/2022

King na fantasia
Eu não esperava gostar dessa leitura e acabei dando quase 5 estrelas.

4,5/5 é uma nota digna para essa história, foi muito bem construída e me senti uma criança dnv lendo fábulas.

O livro fica lento no meio e por isso minha avaliação não é maior, mas gosto muito dessa obra.

Rafaelly 04/10/2022

É bem diferente dos livros que eu já do Stephen King, pra não quer ler um livro de terror essa é uma ótima indicação,tem aver com aventuras,dragões,Reis.
Não é muito o que eu tô acostumada a ler mais o livro é bom