Os Olhos do Dragão

Os Olhos do Dragão Stephen King

Resenhas - Os Olhos Do Dragão

Caio 12/11/2021

Este é um livro do King que não parece o King. Tem Reis. Tem mago. Tem fantasia e uma narrativa que não parece em nada com o que já li dele. Ai você se depara com Flagg. E percebe que o King é muito bom até contando histórias daquelas que começam com um: Era uma vez...

Dai Solyom 07/04/2024

Fugindo do padrão King
Mais um da lista do Estevão Reis riscado.

Eu li por pura curiosidade, por ser diferente dos temas que normalmente o rei nos apresenta.

A escrita como sempre é excelente, porém os personagens e o enredo não me conquistaram.

Mais do mesmo desse universo de contos medievais, nada para acrescentar.

Uma leitura ok, somente.

Rodrigo.Artioli 26/02/2023

Bem abaixo...
Contado como uma fábula, Stephen King conta uma história de fantasia e heroísmo. Mas para mim não funcionou nem me empolgou em nada. Cenas arrastadas e poucos momentos interessantes. O coloco como segundo pior livro do mestre que já li.

Liliane.Goncalves 26/02/2023

Até uns 30% do livro a leitura é meio arrastada, mas depois fica MUITO BOA! Apesar de parecer uma história boba, King consegue deixá-la bastante interessante e intensa.

Esse livro tem vários pontos positivos, em que pese o início um pouco lento. Apesar de muito diferente do habitual, a escrita de King está igualmente excelente. King está muito mais objetivo, e moderado também. Neste livro não há palavrões ou linguagem chula, afinal é um conto de fadas.

King é o narrador da história e conversa com a gente em vários momentos, muitas vezes deixando as coisas para as nossas próprias conclusões, eu achei isso muito legal.

Outro ponto de destaque são os capítulos nada extensos, na maioria das vezes, não têm mais de uma ou duas páginas, o que deu uma velocidade e uma tensão para a história, sobretudo no final. A gente já sabe mais ou menos o que vai acontecer porque o autor vai dando dicas. Isso pode ser muito bom ou muito ruim, depende do ponto de vista do leitor. No começo eu não curti muito, mas no decorrer da história eu ansiava por alguma pista do que estava por vir.

Os personagens são muito bons também. Para quem já leu a Dança da Morte, esse Flagg de Os Olhos do Dragão parece um tanto quanto fraco, apesar de igualmente frio e perverso. Gostei muito de Peter, Dennis, Ben, Frisky, Naomi e até de Thomas. A profundidade deles é de personagens de contos de fadas, logo, não espere muita complexidade.

Gostei mais do que esperava da leitura e só não dou uma nota maior por causa do início lento.

Douglas Tavares 12/04/2020

Stephen King.
A algum tempo que venho sendo atraído pela ideia de ler Stephen King. Acabei cedendo-me a mesma, rsrsrsrsrs.

Fiquei surpreso com a forma que o texto me envolveu. A história usa um pano de fundo de histórias de fantasia, mas na verdade exala ação e suspense. Ela descreve a garra de um príncipe na retomada de seu trono, fazendo isto de forma cativante e envolvente.

Gabriel Lucas 08/01/2009

Ao ler esse livro cheguei a conclusão que o maior tema do Stephen King são histórias de prisioneiros e como eles se libertaram.

Kit 30/03/2021

Surpreendentemente muitoooo bom, superou minhas expectativas e me deu vontade de voltar a torre negra. Personagens maravilhosos e uma trama que, dentro do cenário da historia, se fez muito convincente. Adorei a forma como tudo se desenvolveu, passei muito nervoso, muita raiva e fiquei tenso em várias partes; enfim, totalmente satisfeito com a conclusão. Obrigado king ? ??

Francyelle 31/07/2020

O começo do livro é um pouco sem ritmo, e se vc já tem uma noção dos livros do king, sente um pouco de "chatisse" no começo, pois o mundo dele é representado, mas nada de muito problemático. No decorrer da história, as personagens são bem construídas e do meio para o final, é impossível parar de ler.

Felipe 27/12/2020

King pra quem não gosta de terror
A indústria editorial é dividida em segmentos. Um deles é o da literatura do horror, o qual não apenas seduz jovens leitores como os fidelizam e os mantém mesmo após amadurecerem e envelhecerem. O objeto principal da literatura do horror é o medo. Dos autores do gênero, Stephen King é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes. Atualmente, ele é considerado o mestre do terror da contemporaneidade.

Autores do gênero têm no preconceito contra o terror um grande obstáculo para obterem êxito comercial. Aqui no Brasil, embora fiel, o nicho é bem modesto. O preconceito é compreensível: por que ler um livro de um gênero tão violento em meio a um mundo cuja violência já é enorme?

Há controversas em relação a isso. Contudo, é ele que explica por que muitas pessoas se recusam a ler narrativas de terror. Uma delas foi Naomi King, filha de Stephen King, que aos 13 anos temia livros de terror. Stephen King, nesse contexto, escreve “Os Olhos do Dragão”, obra aqui resenhada.

A história contada no livro é bem diferente do que Stephen King costuma entregar aos seus leitores. Tudo se passa no reino de Delain, que tinha Roland como rei. Ele era considerado um rei mediano, e na época no qual o enredo do livro se passa já tinha 70 anos.

Roland se casou bem tarde. Sua mãe governou Delain por muito tempo. Aos 50 anos, Roland ainda não tinha filhos. Um rei sem herdeiros era um grande problema. Para solucionar o problema, Roland escolhe uma mulher com a qual se casaria. Sasha era o nome da escolhida.

A esposa do rei tinha 17 anos de idade, 33 anos a menos que ele. Roland chegou a idade que possuía sem grande conhecimento sobre o processo de reprodução humana. Tinha, também, problemas com a ereção, precisando tomar porções preparada por Randall Flagg, mago conselheiro, para resolvê-los. Roland e Sasha dormiam em quartos separados.

Quatro anos após o casamento, rei e rainha têm o seu primeiro filho, Peter. A ocasião não precisou das porções de Randall Flagg. Peter era um menino bastante talentoso e tinha grande afeição de seus pais. Thomas, o segundo filho de Roland e Sasha, não teve a mesma sorte: por não possuir os mesmos talentos de Peter, não conseguiu conquistar a mesma afeição de seu pai.

O nascimento de Thomas ocorreu à custa da morte de Sasha durante o parto. Desde o nascimento de Peter, Sasha desejava que o seu primogênito se tornasse rei de Delain. A educação que Peter recebeu se baseou nessa pretensão.

Contudo, Randall Flagg, que nutre grande antipatia por Sasha, se opunha a isso e desejava que Thomas fosse coroado rei em lugar de Peter. Flagg era perverso e estava disposto a causar a ruína de Peter. O traiçoeiro mago conseguiria atingir o seu objetivo?

Em “Os Olhos do Dragão”, vi King escrever uma história de um jeito completamente diferente de seus outros livros. A sua narrativa é bastante similar à de Howard Pyle em “O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda”. A influência das lendas arturianas não está somente no modo como o enredo do livro aqui resenhado é contado, mas em seu próprio processo criativo.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado da resenha e deseje ler outras nos meus moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/12/resenha-os-olhos-do-dragao-stephen-king.html

Gabs Jerônimo 15/01/2021

Esperava muito e me decepcionei
Coloco a culpa dessa nota em minhas expectativas que estavam bem altas. Tinha acabado de finalizar O retorno do Rei e ainda estou na leitura de O último desejo, o primeiro livro de The Witcher... E a superioridade dessas duas fantasias destroçaram Os olhos do dragão! Contém elementos mágicos, tem seus momentos de ápice mas o King vai e volta tantas vezes nos acontecimentos que me deu muita raiva. Gostei de algumas falas do contador de histórias e da descontração mas não muda em nada minha experiência. Depois de tantas leituras magníficas do King eis que chega a primeira que leva duas estrelas e meia.
Não funcionou para mim, infelizmente ):

Artur 26/03/2022

Uma fantasia do King...
Os Olhos do Dragão foi um livro, no geral, leve e tranquilo de ler o que foi, em muito, surpreendente por se tratar de um livro do King.
No começo do livro ele diz que escreveu para sua filha que não gosta muito do gênero terror, logo ele criou uma fantasia.
É um bom livro mas achei a história bem simplista, algumas soluções dadas fantasiosas demais até mesmo nesse gênero de fantasia e os personagens principal o Pedro com zero carisma.
A melhor parte desse livro é as características do vilão Flagg, aqui o mago do reino, em "A Dança da Morte" ele era o homem de preto, para mim ele é o protagonista desse livro, mostra bastante a personalidade cruel e sua sede pelo caos e pela maldade.
O fim do livro não foi muito surpreendente, mas teve um ritmo bom, que querendo ou não dá uma empolgação. Recomendo o livro, principalmente se você estiver interessado em saber mais sobre o melhor vilão já escrito pelo King.

Fernando.Francisco 29/06/2022

+ para fãs
Conto de fadas? Só se essas fadinhas tiverem dentes e sugarem sangue enquanto você dorme... King, faz sim uma ambientação lembrando uma fábula Valdisnei, só em seu alicerce, porém tratando de assuntos até pesados e desconfortáveis torna o clima bem menos infantil. Faz uso de antecipação de pitadas de informações para atiçar a curiosidade. Adota uma narração com muito carisma, quebrando por vezes a quarta parede e falando conosco. Os capítulos em grande parte da obra não tiram fôlego de seu ritmo... Todavia não nos enganemos, ainda é o "Rei", das digressões, e como tal por vezes vai volta em assuntos paralelos e se o leitor estiver sem paciência ficará tentado a pular... Gostei mais da obra pelas claras referências a alta e baixa fantasia, ao Kingverso e seus Easter Eggs, mais do que sua premissa ou execução em si. Só recomendo se você curte Stephen King, e principalmente pretense ler tudo do autor.

Eduardo.Staque 30/09/2022

Diferente do King que estou acostumado
Porém muito bom e bem divertido pra caramba.
Pela primeira vez eu vejo algo do King que seja dinâmico e rápido, mas senti falta das barrigas e do autor prolixo aqui.
Acho que pelo tamanho da história e sua rapidez, alguns personagens ficaram sem ser aprofundados, focando mais no vilão.
Personagens que são muito bons, mesmo com pouco desenvolvimento.

Gostei da forma narrativa do livro, com poucos diálogos e com um certo vai e vem nas cenas que enriquecem bastante a leitura, deixando a gente preso querendo saber o que acontece logo a seguir. Os capítulos são curtinhos e o tempo todo me pegava querendo ler mais uns 3.

Fico querendo sabe agora se algum outro personagem daqui aparece em outros livros, pois dá a entender que sim, já que pelo menos o Flagg consegue fazer as "viagens" entre os mundos, e no fim Thomas e Dennis vão atrás dele buscando vingança.

Será que um dia teremos uma continuação direta? Gostaria que tivesse!

Mika Busch 24/09/2022

Diferente do que estava esperando
Como grande fã do autor pretendo ler todos os livros, claro que nem todos serão do meu agrado, sabendo se tratar de uma fantasia simples que foi escrita para um público mais jovem não fui com grande expectativa, mas mesmo assim ficou bem abaixo do que eu achei que poderia ser. Livro simples e rápido, mas não me agradou muito.