Lord of Shadows

Lord of Shadows Cassandra Clare

Resenhas - Prince of Shadows

Anami 20/04/2022

continuando minha saga de ler todos os cassandra clare veio aí lord of shadows esse calhamaço que eu ainda inventei de comprar em inglês que demorou pra ler, destruiu meu coração em milhares de pedaços se eu penso sobre o final ainda da vontade de chorar e já são 3 meses depois

Laiza 27/06/2017

“I said: Pain and Sorrow. He Said: Stay with it. The wound is the place where the Light enters you.” - Rumi
Lord Of Shadows - Cassandra Clare

Após vingar-se do assassinato de deus pais, Emma pensou que finalmente estaria em paz. Porém, após descobrir que o amor entre ela e seu parabatai, Julian, não é só proibido, mas amaldiçoado, Emma sabe que terá que fazer o possível para conseguir afastar-se dele; mesmo que isso a destrua por dentro. Então, Emma começa um relacionamento de fachada com o irmão de Julian, Mark, que após cinco anos vivendo entre as fadas está tentando se adaptar novamente a uma vida de caçador de sombras.

Em meio a tudo isso, o Instituto de Los Angeles acaba recebendo algumas visitas inesperadas, e uma delas traz noticias que levam Mark, Emma, Julian e Cristina a Faerie ( a Terra das Fadas) em uma missão de resgate. E uma barganha perigosa feita com a Rainha da Corte Seelie leva o instituto de Los Angeles à procura do Black Volume of The Dead (Volume Negro dos Mortos), um livro de feitiços poderoso; mas, eles não são os únicos que estão atrás dele.

Da mesma maneira que o antecessor, LoS é um livro com um enredo muito complexo. Temos o ponto de vista de vários personagens e temos muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e tudo está interligado. Tanto que é muito difícil falar sobre o livro sem soltar nenhum spoiler. Porém, essa complexidade não prejudica em nada na leitura. LoS tem uma narrativa muito gostosa de ler, e é viciante, pois a leitura em nenhum momento está parada e temos muitas cenas de ação. Algo interessante, é que, como acaba sendo uma leitura enérgica, ficamos ansiados para descobrir o desenrolar das cenas, e por ser um livro com a narrativa do ponto de vista de muitos personagens, às vezes você temos muitas coisas acontecendo e quando chegamos em um ponto crucial, o ponto de vista troca. Então, ficamos todos desesperados para saber o que vai acontecer em seguida. Admito que as vezes eu ficava um pouco irritada com isso, porque nem sempre em todas as narrativas tinha algo emocionante acontecendo, mas acho que essas ‘quebras’ de alguma forma fizeram com que eu ficasse cada vez mais ansiosa com o que poderia vir.

E, assim, sendo o segundo livro da trilogia Os Artifícios das Trevas, LoS é um livro de transição entre o começo e o final da série; temos as consequências dos acontecimentos do primeiro livro, a apresentação de novos conflitos e o que o desenrolar de tudo isso poderá trazer no último livro da série. Basicamente, LoS é um livro com mais perguntas que respostas. Isso é bom? Não sei dizer. Acho que isso já é um pouco esperado pelo fato de ser um livro transitório e acredito que muitas pessoas talvez fiquem decepcionadas com isso, mas, bem, eu não achei que foi um grande problema. E acho bem difícil que quem acompanha a série também ache. A única parte ruim e difícil é ter que esperar até 2019 para saber as respostas de todas as perguntas.

Em LoS temos a participação bem maior de outros personagens que não tiveram muito destaque no primeiro livro, como por exemplo o Kit, o Ty, a Livvy, a Dru, a Diana... Conseguimos conhece-los melhor e eles têm mais destaque nesse livro do que no anterior. Eu gostei principalmente do Kit e da Diana. Kit acaba de se juntar aos caçadores de sombras após a morte do pai; ele acreditava ser um mundano com a visão, porém no final de Lady Midnight ele descobre ser um caçadores de sombras, e em LoS ele tem o conflito de se tornar ou não um caçador; gostei bastante do ponto de vista dele, pois por ter vivido entre mundanos e seres do submundo a maior parte de sua vida, ele tem uma percepção diferente dos demais em relação ao mundo das sombras, em relação ao e é interessante ver o outro lado da moeda e ainda questionar certas atitudes e politicas que os caçadores de sombras carregam a muito tempo. Diana é outra personagem que temos a satisfação de conhecer melhor em LoS; saber mais sobre sua história é enriquecedor. E é claro, temos a participação de vários personagens de Instrumentos Mortais e de Peças Infernais. Alguns deles têm uma participação bem importante na história.

Mark continua sendo um dos meus personagens favoritos também, e nesse livro é interessante ver a forma como ele se desenvolve. Como Mark é meio fada e passou os últimos anos em Faerie, ele ainda está tentando se adaptar a essa nova vida e ainda está em conflito sobre o que ele realmente quer. Ele questiona muito vários aspectos de sua vida pessoal e está tentando compreender o que realmente sente. A interação entre ele +Kieran + Cristina é muito boa e envolvente. Estou ansiosa pelo desenrolar de tudo isso ai.

Emma é sem dúvidas uma das minhas personagens femininas preferidas de todos os tempos. Emma é uma mulher forte, guerreira, decidida e determinada. Ela faz de tudo para proteger aqueles que ama, mesmo que isso signifique colocar a própria vida em risco. As melhores cenas de luta do livro são com ela. Quando eu crescer eu quero ser Emma Carstairs; porque que mulher maravilhosaaaaa. Na resenha que fiz sobre Dama da Meia-Noite, eu comentei que Julian é um personagem diferente. Julian é o tipo de pessoa que muda e age conforme exigem as circunstancias. Ele está disposto a fazer o que tiver que ser feito para garantir que sua família esteja bem: mentir, enganar, matar... Como ele mesmo diz: o mundo poderia queimar desde que sua família e Emma estivessem a salvo. A gente tem vislumbres maiores desse lado “sombrio” dele nesse livro e muitas vezes eu fiquei assustada. Não sei o que posso esperar dele no próximo livro e isso realmente me deixa perturbada, porque seria o “mocinho” da série. Será curioso e interessante ver como esse lado dele será explorado em The Queen Of The Air and Darkness.

Já sobre os relacionamentos do livro, não tivemos nada definido. A relação de Emma e Julian é muito turbulenta e dolorosa devido ao relacionamento de Emma e Mark, e ainda pelo fato de os dois não poderem ficar juntas por causa da lei e da maldição parabatai. Porém, em LoS achei que a maldição em si seria mais explorada; tivemos alguns relances significativos sobre o poder que ela tem, mas eu particularmente esperava mais. Temos alguns relacionamentos que começaram a surgir nesse livro(!!), porém, como já mencionada, nenhum foi completamente definido. Mas temos muitas cenas românticas e aaaaaaah!!!!

Uma coisa muito interessante é que nesse livro, finalmente, temos um destaque bem maior para o Povo das Fadas. Como mencionado, alguns personagens saem em uma missão de resgate a Faerie, o mundo das fadas, e é tudo muito curioso. Temos aquele ar mais selvagem e primitivo, a ambientação é extraordinária; é meio que impossível não imaginar Faerie sem pensar ser algo mágico, indomável e belo. E depois de muito tempo, também conhecemos a Corte Unseelie, que é composta pelas fadas mais “sombrias”, por assim dizer. E falando de ambientação, o livro também se passa na Inglaterra, onde mais uma vez nos encontramos no Instituto de Londres; e também é muito legal saber como ele está nos dias de hoje; senti-me muito nostálgica. E é claro que indo para o Instituto Londres, temos alguns relances de objetos, coisas, etc. que pertenceram aos personagens de Peças Infernais e da próxima série da Cassandra Clare, The Last Hours que viveram por lá no passado.

Durante a leitura eu estava surtando com o desenrolar de toda a história. Sabe quando você sabe que vai acontecer algo ruim? E você sabe disso e sofre com os seus personagens quando vê eles tomando decisões que você sabe que vão acabar mal e que eles vão sofrer e você vai sofrer, e então tudo vai acabar mal e você está tendo um ataque? Enfim, é isso. Gente. GENTE. Meu deus. Não sei nem o que dizer, só sentir. E o que sinto é dor. Não quero nem ver o que vai acontecer em The Queen Of The Air and Darkness. Mentira, eu quero sim.

Infelizmente, a edição que comprei não era com o capitulo extra :((((. Então terei que esperar a autora disponibilizara-lo para poder saber o que era e comentar também.

Enfim, pessoas se vocês ainda não leram nada sobre as crônicas dos caçadores de sombras, sugiro que você para tudo o que esteja fazendo e leia imediatamente. Prometo que vocês não vão se arrepender. É um universo apaixonante e incrível e enorme; tem muita história para conquistar você.

Algumas passagens marcantes do livro:

“ ‘ In the republic of Rome,’ he said. ‘there was always a servant assigned to every general who won a war. When the general rode through the streets, accepting the thanks of the grateful people, the servant’s task was to whisper in his ear, Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori.’
‘Look behind you,’ Julian translated. Remember that you are a man. Remember that you will die.’ ”

“ That is love, son of thorns. We welcome its crulest blows and when we bleed from them, we whisper our thanks. ”

“(…) someone had scrawled what looked like a line from a poem. The wound is the place where the Light enters you.
Emma stared at it for a long time.”

“ (…) it was always you, it will always be you, the marrow of my bones is made up of you, like cells make up our blood.”

“ ‘Break my heart,’ he said, ‘Break it in pieces. I give you permission.’ ”

“ ‘ Because when this universe was born, when it blasted into existence in fire and glory, everything that would ever exist was created. Our souls are made of that fire and glory, of the atoms of it, the fragments of stars. Everyone’s are, but I believe ours, yours and mine, are made from the dust of the same star. That’s why we’ve always been drawn to each other like magnets, all our lives. All the pieces of us belong together.’ ”

* Se encontrar algum erro de escrita, por favor, me avise! ^~^

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com.br/2017/06/livro-lord-of-shadows-cassandra-clare.html

izzystorm 08/01/2022

Resenha #2 - 2022
Nessa releitura percebi como as coisas nesse segundo volume acontecem de maneira frenética, como acontecem milhares de coisas e acompanhamos tantas histórias... percebi porque esqueci de tantas coisas.

O desenvolvimento de Artifícios das Trevas nesse segundo volume me emocionou demais, tantas coisas aconteceram na trama principal sobre a Dama da Meia Noite e obviamente o Senhor das Sombras; mas, sem dúvida a forma como os personagens foram crescendo nesse livro e suas evoluções fizeram com que me apegasse demais aos personagens T-T. Chorando um monte com esse final e já me emocionando horrores com o início do volume 3.

Adorei os mistérios que esse livro deixou!! Fiquei muito curiosa... Ansiosa para ver as teorias se concretizar ou estarem completamente erradas ._.

Beatriz 02/08/2017

Favorite Quotes
" Heroes aren't always the ones who win. They're the ones who lose, sometimes. But they keep fighting, they keep coming back. They don't give up. That's what makes them heroes ". - Clary Fairchild

" When someone's been part of your life for that long, cutting them out is like cutting the roots out from under a plant ". - Emma Carstairs

" Everyone's afraid of something. We fear things because we value them. We fear losing people because we love them. We fear dying because we vlue being alive. Don't wish you didn't fear anything. All that would mean is that you didn't feel anything ". - Julian Blackthorn

" The world isn't the way you want it to be. It's the way it is ". - Johnny Rook

" The difficulty is not so great to die for a friend, as to find a friend worth dying for ". - Tiberius Blackthorn

" There's something about a place you've been with someone you love. It takes on a meaning in your mind. It becomes more than a place. It becomes a distillation of what you felt for each other. The moments you spend in a place with someone ... they become part of its bricks and mortar. Part of your soul ". - Julian Blackthorn

" People often run when they have nowhere to go. It is all about what you can bear in the place where you are ". - Cristina Rosales

" Few of us are lucky enough ever to know the whole truth of anything ". - Kieran Hunter

" Because when the universe was born, when it blasted into existence in fire and glory, everything that would ever exist was created. Our souls are made of that fire and glory, of the atoms of it, the fragments of stars. Everyone's are, but I belive ours, yours and mine, are made from the dust of same star. That's why we've been drawn to each other like magnets, all our lives. All thw pieces of us belong together ". - Julian Blackthorn

Ananda.anandareads 08/09/2017

Maravilhoso but Triste
"Jules: Do you knwo why I'm sure? Because when this universe was born, when it blasted into existence in fire and glory, everything that would ever exist was created. Our souls are mad of that fire and glory, of the atoms of it, the fragments of stars. Everyone's are, but I believe ours, yours and mine, are made from the dust of the same star. That's why we've always been drawn to each other like magnets, all our lives. All the pieces of us belong together.
Your name, Ema, means universe, you know. Doesn't that prove I'm right?"

Eu chorei tanto quando terminei esse livro, que estou me sentindo desidratada até agora. Fiquei me sentindo terrivelmente órfã no fim e a emoção foi tamanha que até sonhei com o livro. Cassandra me destruiu total com esse livro, eu já esperava um livro bem pesado com uma aura de tristeza, mas dessa vez ela se superou.

Lord of Shadows começa umas duas semanas depois do fim de Lady Midnight, Mark e Emma estão em um relacionamento, Julian está sofrendo com isso mas tentando não demonstrar, Cristina e Diego estão juntos, tudo está correndo de vento em polpa (sqn), todos pensam que Malcolm morreu mesmo, mas andam acontecendo coisas estranhas no mundo dos caçadores de sombras desde a morte de Malcolm.

Demônios marinhos andam atacando Los Angeles, Clary e Jace estão passando pelo instituto de Los Angeles antes de partirem para uma missão de sigilo para a Clave. Clary anda tendo sonhos ruins e coisas bizarras como as armas dos nephilins estão falhando em batalhas contra fadas. A paz fria está mais firme do que nunca, embora Julian e Emma e sua família estão tentando de tudo para acabar com essa lei dura e cruel imposta pela clave e trazer Helen de volta para casa. No meio de todo esse caos e com os ataques frequentes de demônios marinhos ao instituto, a clave manda Os Centuriões, que são uma espécie de elite dos caçadores de sombras para investigar sobre isso e conter a escória. Kieran é preso no reino Unseelie e Mark decide ir resgata-lo, Julian, Emma e Cristina decidem partir atras de Mark para tentar impedi-lo e é onde toda a aventura começa de verdade.

O livro é maravilhoso do começo ao fim, Cassandra explora mais o reino das fadas aqui, principalmente a corte Unseelie, podemos ter um breve vislumbre de como as coisas acontecem em por lá e como é o famoso Lord das sombras, o Rei Unseelie. Uma fada cruel e fria pronto para matar o próprio filho em nome do reino. Os personagens que ficaram meio apagadinhos no primeiro livro, tem um destaque maior aqui, e mais revelações são desenterradas também. Novos personagens surgem e quanto mais vamos lendo, mais coisas vamos desencavando disso tudo. Isso sem contar nas aparições dos personagens de TMI, eles aparecem bastante nesse livro e são de grande ajuda também. O plot do livro é todo eletrizante, Cassandra me prendeu do começo ao fim, eu não conseguia parar de ler e ao mesmo tempo queria parar e não ler tão rápido rs, não queria que acabasse.

Vamos aos personagens;

Começando por Emma, achei que a Emma teve uma aparição moderada no livro, ela não narra tanto quanto no primeiro livro, mas ela é fundamental em todos os momentos em que aparece. Mesmo com o falso namoro com Mark, que tentam fazer dar certo o tempo inteiro, ela ama o Julian incondicionalmente mas não quer que nada de ruim aconteça com ele depois das descobertas que ela fez sobre a ligação parabatai no final do primeiro livro. Emma sofre bastante nesse livro, e Cassandra explorou um lado vulnerável dela que eu não sabia que pudesse existir. Ela é minha personagem favorita de todas apesar de ser bem imprudente às vezes rs.

Julian sem duvidas comanda o livro. Ele está mais implacável do que nunca, uma cena em que me arrepiou inteira com ele, foi quando ele chegou a corte Unseelie e falou diretamente com o rei de igual para igual. Cassie nos mostra um Julian diferente aqui também, exposto, humano e não humano, mostra os sentimentos mais profundos e pensamentos mais pertubardores do personagem. Um garoto que sofreu a vida toda e que tenta salvar a família custe o que custar nem que para isso precise passar por cima do mundo. O livro quase inteiro é narrado por ele e eu amei conhecê-lo mais a fundo, ele me assustou em algumas partes rs, mas ainda sim, admirei o Julian ainda mais.

Mark está mais indeciso do que nunca. Ele está dividido entre Cristina e Kieran e fica o livro todo nessa corda bamba sem saber para que lado se jogar. Suas inseguranças em relação ao seu ex amante faz ele se aproximar mais de Cristina que lhe trás segurança e serenidade, Mark é um personagem bastante enigmático para mim, parece ser um personagem simples e aberto, mas o acho complexo e cheio de enigmas a serem desvendados, ele é muito mais do que mostra.

Cristina sofre bastante nesse livro, acho que depois de Julian e de Emma, ela foi a personagem que mais sofreu, mas ela tenta colocar os outros acima dela mesma, ela é generosa e gentil, muito inteligente e acho que no próximo livro a cassie vai mostrar mais da Tina (assim espero rs). Ela tem segredos também, tanto ela quantos os garotos Rosales com quem ela cresceu, Diego e Jaime, Cassie nos mostrou fragmentos sobre o que eles sabem, mas acho que ainda tem muito coelho escondido nesse mato. E Kieran também tem uma aparição maior é uma importância fundamental que pode ser o estopim para muita coisa, acho que ele sabe muito mais do que demonstra e senti muita empatia pelo Kieran durante a leitura, ele não me descia muito no primeiro livro, mas nesse segundo ele mostrou que é um verdadeiro príncipe e muito leal.

Diana e Gwyn ap Nudd tem um destaque interessante durante a leitura, e podemos ver a Diana de um jeito que ainda não tínhamos visto, ela faz revelações interessantes a respeito do segredo que vem guardando e luta com unhas e dentes pela segurança das crianças Blackthorn.

Os centuriões se mostraram arrogantes e mal educados (não todos) mas a maioria sim, principalmente a tal da Zara Dearborn que está arquitetando um plano diabólico para os Blackthorn e os submundanos...

Esse livro acontece tanta, mas tanta coisa que não vou explorar tudo para não ficar sem graça e porque é muita informação para um livro só aqui.

São muitas revelações e novas descobertas, são muitos personagens e muitos sentimentos. O Plot Twist me destruiu, eu só conseguia chorar sem parar, impossível não se emocionar com cada acontecimento, impossível não se apegar aos personagens . Esqueci de falar de Kit Herondale que é uma das grandes estrelas do livro é um personagem que ainda tem muita coisa para mostrar. ENFIM.

Eu amei Lord of Shadows, eu amo essa trilogia, as fadas... mas esse livro é cruel kk, quero ver o que a Cassie vai fazer para arrumar tudo isso no final, já estou louca pelo próximo e que venha Queen of Air and Darkness.

Lauraa Machado 30/06/2019

Mantendo o nível da série
Eu realmente acho que já passei do ponto de ser imparcial em relação a livros do universo Shadowhunter. Não tem jeito, eu amo a escrita da Cassandra, amo o jeito que ela cria e desenvolve seus personagens e as relações entre eles e especialmente amo como ela faz questão de ter vários pontos de vista diferentes. Não consigo mais avaliar seus livros como uma leitora sem bagagem já nesse universo.

Para quem já ama também tudo que tem a ver com os caçadores das sombras, a autora manteve o nível neste livro. Para ser bem honesta, acho que foi mais interessante do que o primeiro, ainda que não tivesse tanta coisa assim acontecendo. Confesso que minha prioridade são sempre os personagens, e Cassandra Clare nunca consegue perder pontos nesse quesito. O enredo foi bacana, mais surpreendente no final, mas ainda não é o ponto alto do livro. E nem precisa ser, com um desenvolvimento desses que ela fez para o Julian.

Aliás, amei todas as etapas da relação dele com a Emma aqui, super torço pelos dois e amo as cenas deles, mas esse definitivamente não é meu ship principal. Tenho dois, na verdade, que acho que são impossíveis e que vão me fazer ler o terceiro livro em seguida e provavelmente terminar super decepcionada! Quer dizer, um dos meus ships é entre três pessoas - sim, poliamor siiim, - então não é como se fosse algo certo. E meu outro ship, entre Ty e Kit, atualmente só serve para me enlouquecer a cada capítulo.

Minha única crítica mesmo é que você tem que ler o livro rápido. Se você não ler pelo menos umas cento e cinquenta páginas por dia, de preferência mais, vai acabar sentindo a história como muito parada. Com tantos pontos de vista e coisas diferentes acontecendo em um livro tão grosso, precisa de muitas páginas para o enredo avançar realmente. É por isso que sempre separo os livros dessa série para ler em feriados - e ainda bem que estou de férias finalmente, porque aí posso ir direto ao terceiro e sofrer com meus ships. Super aconselho que façam a mesma coisa.

Não tem muito mais que eu precise falar. A série continua ótima e, se dependesse de mim, a autora nunca pararia de escrever sobre caçadores das sombras. Acho que é recomendação suficiente, né?