Bruxos e Bruxas

Gabrielle Charbonnet

Resenhas - Bruxos e Bruxas

Ju 11/07/2013

Bruxos e Bruxas
Eu sei que vocês viram muitas resenhas negativas desse livro por aí. Não é o que vão encontrar aqui. Eu gostei muito do livro, de verdade. Acho que o principal problema das pessoas com Bruxos e Bruxas é que ele é voltado para o público jovem. Quando digo jovem, quero dizer adolescente. Isso fica claro pela linguagem utilizada e pelos depoimentos colocados no final, de pessoas entre 13 e 19 anos. Mas eu amo livros juvenis, e isso não foi problema para mim.

Este é o primeiro volume de uma série, e somos apresentados aos irmãos Allgood: Whit, de 17 anos, e Wisty, de 15. É meio irônico eles terem esse sobrenome (que significa algo como tudo de bom) e serem vistos como a encarnação do mal, como pessoas muito perigosas que merecem ser retiradas de casa no meio da madrugada e tratadas como criminosos. A acusação? Bruxaria. E isso em pleno século XXI.

"Sua Unicidade faz um gesto para a multidão ficar quieta e eles calam a boca até mesmo antes de ele erguer totalmente a mão. Quantas vezes na história humana um cara como esse tomou o controle de uma sociedade inteira? Vocês sabem a resposta, meus amigos: vezes demais."

Mais irônico que o nome dos irmãos é eles não terem a menor ideia de que possuem algum poder até o dia em que são presos. Seus carrascos fazem com que isso mude, já que toda a raiva que eles sentem faz com que comecem a descobrir que a acusação que lhes fazem pode ser, sim, verdadeira. Ver os poderes deles crescerem e o modo como aprendem a lidar com isso é uma das melhores coisas do livro.

Eu amei os dois. Whit e todo o seu cuidado com Wisty e com os outros à sua volta. Wisty e seu temperamento "esquentado". Ver o jeito com que ela enfrenta as pessoas e lhes diz verdades (ou simplesmente blefa) é muito legal. Ri muito com ela.

A narrativa é rápida, com capítulos bem curtos. Comecei a ler à noite, e fiquei arrasada quando os meus olhos começaram a fechar e eu tive que interromper a leitura (sou uma pessoa que realmente precisa dormir). Mas peguei o livro de volta assim que acordei e só levantei da cama depois de terminá-lo. E como eu queria continuar lendo!! Espero que a continuação não demore demais, porque eu quero muito saber o futuro dessa família e de toda a sociedade governada por O Único que é O Único... Nem tenho comentários para essa definição... rs...

Não posso deixar de falar da capa. É emborrachada e com alto relevo no título, no nome do autor, e nesse "B" em chamas com o rosto de Whit e Wisty nele. Simplesmente perfeita. Tem tudo a ver com o enredo, além de ter ficado linda.

"- Lembre que eles estão fazendo tudo isso porque morrem de medo. Eles têm medo de você. Eles têm medo de todos nós.
- Como assim?
- Eles sabem que podemos mudar tudo. Eles sabem que temos o poder de lutar contra isso."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-bruxos-e-bruxas.html
Leilane 11/07/2013minha estante
Confesso que o marketing feito pela editora foi tão exagerado que tirou minha vontade de ler o livro, mas depois de saber mais sobre a história e ler sua resenha, decidi que o quero muito. Não posso ser relapsa e esquecer de comentar no blog, que sabe eu o consigo por aqui? E nunca tinha olhado a capa em detalhes, ou seja, não tinha percebido os rostos dos personagens, amei! Muito bem elaborado!
Acho que já ficou claro, não e? Mas falou mesmo assim: amei a resenha! Beijos

Juh 12/07/2013minha estante
Sabe JU desde que esse livro foi lançado eu tenho visto varias resenhas e realmente a sua é uma das primeira positivas! rsrsrs, eu gosto de livros que sejam fantasias, mas sou pendida mais pelo lado de fadas, não curto muito bruxos e sendo sincera não fiquei interessada em ler esse livro, rsrsrs. Achei legal, só!

Lore 12/07/2013minha estante
Já estava com bastante vontade de ler Bruxos e Bruxas, e creio eu que a divulgação feita pela editora foi um dos fatores que ajudaram para que despertasse essa curiosidade. Confesso que só ví uma resenha totalmente negativa com relação ao livro na verdade, e isso pra mim pareceu bom. Ah, outra coisa que você pontuou e que eu não havia reparado é o fato de haver na capa o rosto dos personagens nas chamas, mto legal gostei de verdade. Enfim, espero lê-lo em um futuro breve. (:

Luci Eclipsada 14/07/2013minha estante
Olá, gostei da sua resenha, mas discordo das suas palavras. Esse é um livro que não me cativou por ser, em minha opinião, cheio de falhas, como: por mais que jovens não se liguem em política, não saber que uma ditadura está sendo instaurada é praticamente impossível; os capítulos são curtos demais e não trazem descrições que façam o leitor imaginar cada cena; os personagens secundários entram e saem da trama sem que o leitor perceba de imediato; além, é claro, da falta de explicação para os poderes dos irmãos e protagonistas do livro. Bom, ainda há outros detalhas, mas no momento não me recordo. Enfim, gostei mesmo da sua resenha, mas o livro, de fato, deixa a desejar!
Beijocas :)

Cris 30/07/2013minha estante
Ainda bem que você gostou do livro, porque também já vi resenhas negativas, mas tô muito curiosa pra ler. A capa é fantástica, mas nem tinha percebido que tem dois rostos nela! rsrsrs
Adoro histórias de bruxarias. Com certeza, pretendo ler!

Michelli Prado 03/08/2013minha estante
Devido as propagandas, cheias de tensão e medo da Nova Ordem, realmente pareceu ser mais pesado do que foi descrito na resenha. Também nunca li nada do James Patterson e acho que Bruxos e Bruxas é o livro perfeito para conhecer o autor.
Ótima resenha!
Beijos!

Thaís 03/08/2013minha estante
Ju! Adorei sua resenha! Bruxos e Bruxas é um livro que eu acho que me identifico pois sou amante de fantasia, magia, seres sobrenaturais enfim, e a história desses dois irmão me prendeu muito desde aquela divulgação toda da Novo Conceito, e agora também lembrei que o livro ta no top aqui (ebaaa) mas tambem tem Simplesmente Ana né haha..

Samuel Simões 22/03/2015

Absurdamente horrível!
Antes de tudo eu achei o enredo da história muito bacana, se não fosse escrito e conduzido a história da maneira que foi! Pra resumir eu odiei a história e a forma que o narrador leva o leitor a se aventurar com seus personagens com os nomes mais estranhos que eu já vi! E confusos além de tudo porque você lê achando que é um e é o outro! O capítulo de um personagem para outro não dura bem 2 folhas.. Enfim,horrível leitura!! Eu li o livro dois achando que "poderia" melhor e errei legal! Péssimo!
Cris21 27/04/2015minha estante
Achei muito BAM!
Não tem introdução,você já mergulha de cabeça numa situação e é isso, pronto. Outro livro dele que faz melecas com a trama =/
A unica parte legal é que os irmãos são engraçadinhos, mas nem isso compensa.
Meio "história sem pé nem cabeça"...

Cris21 27/04/2015minha estante
Achei muito BAM!
A unica parte legal é que os irmãos são engraçadinhos, mas nem isso compensa.
Meio "história sem pé nem cabeça"...

Isa 30/06/2020

Terrível
Esse é de longe um dos piores livros que já li, os personagens não são bem desenvolvidos e os diálogos são ruins. A história tinha tudo para ser um excelente livro de fantasia, mas foi muito mal desenvolvido.

Rael 13/03/2019

Uma perca de tempo...
Eu, sinceramente, me senti idiota lendo esse livro. Enredo confuso, muito mal explorado. Personagens infantilizados de maneira grotesca e irritante, sendo os mesmos adolescentes. Narrativa confusa, piadas que beiravam o ridículo. Meu Deus!! Eu contava as páginas para acabar o livro. Me senti desapontado, pois, criei muitas expectativas e as mesmas não foram atendidas.

stsluciano 12/06/2013

Um bom começo para minha primeira experiência lendo James Patterson
Como primeira leitura, Bruxos e Bruxas, escrito em parceria com a autora Gabrielle Charbonnet, veio a calhar, mas me deixa com o pé atrás. Livros à quatro mãos onde duas delas são mundialmente famosas me dão, sempre, a seguinte impressão: associam o autor mundialmente famoso a um outro menos conhecido, aumentando assim a produção do primeiro – que sempre vende bem – e associando o menos conhecido a um nome de peso, que ele poderá incluir no currículo e na capa de seus futuros livros, atraindo para si, em jornadas solo, leitores do mais famoso. É um crime? Não, são negócios, e, ao menos neste caso, funcionou muito bem.

Whitford e Wisteria são irmãos, adolescentes, e levam uma vida absolutamente normal até que sua casa é invadida durante a noite pela “Nova Ordem” e eles são levados dali, não sem antes Wisteria – ou Wisty, como é mais conhecida, assim como Whitford é apenas “Whit” – exibir um belo número de combustão instantânea, sem sofrer, ela mesma nenhum dano por isso.

Os dois são levados, acusados de bruxaria, e tem de lidar ao mesmo tempo com questões que fariam qualquer pessoa normal pirar: são tirados de casa; tem de conviver com um novo governo, totalitário, repressor, e, como não, chegado à um modelo distópico; além de serem acusados de bruxaria.

Ou muito me engano ou os irmãos têm dezessete (Whit) e quinze anos (Wisty), e até então não fizeram nada de muito anormal que sequer os fizessem supor terem algum tipo de poderes, então nada podem fazer senão negar as acusações, mesmo com a lembrança de Wisty fazendo cosplay de Tocha Humana e uma ou outra demonstração de poderes de Whit, mas eles não sabem como o fizeram nem podem controlá-los, ao menos não num primeiro momento. Por isso Harry Potter vai pra Hogwarts tão cedo…

Assim, seus objetivos são: manterem-se vivos, fugirem dali, e reencontrarem seus pais.

Até este ponto achei o livro bem amarrado, seguindo uma trilha coesa que levava a um ponto seguro no futuro, tendendo a ter tudo amarradinho lá no final – ou amarrado o suficiente, já que esta é uma série e algo tem de ficar solto para os volumes seguintes – mas do nada os autores resolvem acrescentar outros elementos fantásticos, bebendo de várias fontes, e não os embasam de forma eficiente para que, como leitor, ficasse satisfeito com o surgimento de tudo aquilo. Se queriam falar, também, de dimensões paralelas, seres de sombras e afins deveriam ter dedicado um tempo bem maior à isso.

E chegamos à questão tempo. No enredo, o tempo é tratado de diferentes formas, dependendo da dimensão onde os personagens estão e qual portal subdimensional adentram, nada muito original. Mas aqui quero falar do tempo de leitura. O livro pode ser lido numa sentada, com tranquilidade. O texto flui bem, apesar dos estranhamentos que tive com os assuntos não muito bem explicados, e os capítulos curtíssimos – coisa de uma página duas – prendem o leitor, pois a cada página se encontra alguma tensão que gera um gancho para a página seguinte.

Narrado em primeira pessoa, e com capítulos alternando entre Wisty e Whit, que são, ambos, extremamente carismáticos, os autores conseguiram manter firme uma estrutura que se anunciava arriscada: manter dois protagonistas caminhando lado a lado, e desenvolvendo separadamente a percepção de cada um deles acerca da nova realidade que enfrentam, do aprender a lidar com seus poderes, e das obrigações e responsabilidades que, desde os tempos do Homem-Aranha, vem com eles.

Mas, claro, sempre há um mas. Os autores se confundem um pouco no tom dado ao livro. Em alguns momentos os personagens se deparam com situações de grande tensão – como frente ao vilão da série, O Único que É O Único, e seus comparsas – para saírem delas com artimanhas dignas do jardim de infância. Isso me incomodou muito, não dá pra entender o que os autores pensaram quando fazem isso no livro, e o fazem algumas vezes. Dá a impressão que estavam escrevendo, chegavam em um momento crucial, tenso, importante, e se lembravam que o público do livro seria mais jovem, então decidiam maneirar. É tipo cantar “batatinha quando nasce” para acalmar um cão feroz e faminto, isso quando você poderia usar a pirocinese.

Sem contar outras atitudes dos protagonistas, que os fazem parecerem crianças mimadas, mesmo sendo adolescentes. Muitos podem não se incomodar com o fato, mas, considerando o contexto de tempo e lugar que os autores se esforçaram tanto para retratar no começo do livro, eu queria que fossem mais “sangue nos olhos”, e bem menos quadrinha infantil.

Falando do livro em si, bom, ele é lindo e o trabalho gráfico impressiona. As aberturas dos “livros”, se não me engano o livro é dividido em três, mais prólogo e epílogo, se destacam, escritos em caixa alta e fontes grandes, de muito bom gosto. Sem contar o trabalho de marketing da editora, que incluiu cartas anônimas de uma sociedade secreta enviadas aos parceiros e uma “invasão” ao Facebook da editora pela “Resistência” à “Nova Ordem”, num trabalho tão bem executado que, quando falarem em ação de marketing, esta será, daqui pra frente, minha medida de comparação. Ao menos comigo funcionou, e, quando o livro chegou nem o coloquei na estante, já comecei a ler.

Finalizando, gostei bastante do livro, apesar dos conflitos de tom, que, espero, devem ser corrigidos nos próximos volumes. Foi um bom título pra começar a ler Patterson, agora me sinto mais disposto a ler algo mais dele, no futuro, e acredito que o livro agradará bastante ao leitor que gosta de ficção fantástica e aventura.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/06/bruxos-e-bruxas-resenha-131.html
Beth 13/06/2013minha estante
O livro me parece ser bom,sua resenha até que me incentiva a lê-lo.Mais ainda estou indecisa quanto a ele.

Cris21 13/06/2013minha estante
Espero gostar, no todo é um bom livro. A trama te tudo pra ser boa, com seus defeitos que fazem parte...É um bom livro pelo visto. Pelo menos vale a pena ler.

Babi 13/06/2013minha estante
Li apenas um livro de James Patterson e adorei, e acredito que também vou gostar muito de Bruxos e Bruxas.
Estou curiosa e ansiosa para ler esse livro, descobrir mais sobre a Nova Ordem e como os irmãos vão se virar para escapar deles.

Aline 13/06/2013minha estante
Se ele conseguir escrever fantasia como escreve policiais, vai ser fantástico!

kathy kristine 13/06/2013minha estante
nunca li um livro dele. são bons os outros? adoro livro com esse tema e recheado de misterios. se eu conseguir ter oportunidade, vou ler

Rodrigo Lessa 17/06/2013minha estante
É incrivel que tudo sobre esse livro eu acho muito perfeito. Primeiramente, a capa é nota 10, sem comparação com nenhuma. O book trailer sensacional, fazendo os leitores quererem ler e ficarem mais curiosos ainda. E a historia? Magnifica!! Amei demais, me identifiquei muito, muito foda! Quero ler esse livro porque adoro Bruxos E Bruxas, principalmente jovens, na verdade, é tão divertido ler isso, acho muito bom, uma leitura bem agradavel onde eu possa viajar e imaginar eu estar nessa mundo. Curti muito, quero esse livro!!! (yn)

Aline 19/06/2013minha estante
To curiosa com relação a esse livro.

LuizaFG 21/06/2013minha estante
Li uma resenha essa semana em que a pessoa ficou muito decepcionada com o livro, por toda a expectativa que foi gerada em torno dele durante o lançamento.
Eu estou muito curiosa para ler, quero ter minha própria opinião! bjos

Jamilly 29/06/2013minha estante
Nunca li nenhum livro do James Patterson,umas pessoas dizem que os livros dele são ruim,outros dizem que é bom pretendo ler e tirar minha conclusão .
Estou bem ansiosa para ler Bruxos e Bruxas

cristiane190 01/07/2013minha estante
Já li alguns livros desse autor e gosto muito mas agora estou super curiosa com essa história, parece ser muito boa, amei os cotes muito bons, a capa é linda mesmo quero ver ela de perto rsrsrs

Gabi l Vai um spoiler aí? 14/07/2013minha estante
Geeente, que livro legal. Fico acompanhando as novidades dele (Nova Ordem) há um tempão. Super legal! Amei a resenha e quero muito ler esse livro. Deve ser muito legal.

SINISTRO171 15/07/2013minha estante
Um dos livros mais comentados do ano e pela resenha , faz jus a fama, história envolvente, uma excelente pedida para quem adoro bons livros.

Cris 27/02/2020

"Às vezes você acorda e o mundo está um lugar totalmente diferente." Pág. 15

Os irmãos Whit e Wisty Allgood viviam uma vida normal de adolescentes, até que um dia no meio da noite são presos e levados para um espécie de prisão juvenil para bruxos.

Lá eles descobrem que há um novo governo, chamado Nova Ordem e neste mundo, todos acusados de fazer bruxaria são condenados à morte.

Acontece que os irmãos nunca ouviram falar de nada parecido e desconhecem que têm alguma espécie de poder mágico, e eles se vêem numa condenação injusta.

A partir daí, eles começam a perceber, que podem sim fazer alguns tipos de feitiços e juntos vão tentar aprimorar suas habilidades, ao mesmo tempo que tentam esconder estes dons dos seus captores, para tentarem se libertar da prisão.

Com uma narrativa muito ágil e divertida, os capítulos são alternados, cada um narrando a perspectiva de um dos personagens.

Eu fui ler o livro sem grandes expectativas, porque as avaliações dele não são boas, mas acabei encontrando uma história bem juvenil, rápida de ler e que me fez dar boas risadas.

Porém, o livro tem alguns problemas de contextualização, não sabemos nada de como este governo apareceu do meio do nada sequestrando jovens. Além disso, os dois jovens são bem imaturos, com algumas piadinhas fora de hora e forçação de barra.

O livro faz parte de uma série de não sei quantos livros, eu tenho o segundo volume, mas não tenho intenção de ler tão cedo. Indico a história para leitores mais jovens.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Vii 29/09/2022

É completamente diferente a forma de narração comparada a outras fantasias que já li. Para quem gosta de ação é perfeito, é um capítulo atrás do outro com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e você só tem tempo de engolir o que está acontecendo e continuar. Você fica tão tonto e embriagado pela quantidade de informações quanto os personagens.

MSJU10 27/07/2019

Péssimo
Uma porcaria... É mal escrito, mal desenvolvido, o autor é bobo e trata a gente como tal. Do meio pro fim melhorou um pouquinho mais foi tudo muito ruim.
Paulo César 12/09/2019minha estante
Achei que tivesse sido o único a achar isso.

fer:) 25/03/2022

não me apeguei a ninguém
Durante a leitura não consegui me apegar com nenhum personagem específico, o que atrapalhou bastante minha experiência com o livro. As personalidades dos protagonistas pareciam muito rasas e mal construídas. Ações e o comportamento muitas vezes eram bastante egoístas e sem noção, assim como as falas. Me pareceu uma tentativa falha de cópia de Harry Potter e Percy Jackson. O humor que o autor tenta no livro é ruim e desnecessário, e algumas vezes irritante. O final eu achei que as coisas aceleram muito rápido e como o autor não aprofundou nenhum personagem, ao ponto de eu me sentir afeiçoada, o plot não teve tanta surpresa ou impacto. Os pontos positivos do livro é a escrita em si, que é bastante fluída e fácil, e os capítulos que são bem pequenos.
Mas de fato, o livro não é ruim, ele seria uma experiência incrível se eu tivesse lido ele antes. É aquele tipo de livro que meu eu de 12/13 anos ia amar ler, mas infelizmente acredito que já passou a hora dele pra mim.

Madalena.Leite 11/07/2021

Literatura adolescente
Eu fiquei um pouco decepcionada quando vi que me indicaram um livro adolescente - suspeita que eu tive no início e que foi confirmada nas últimas páginas que tem depoimentos de adolescentes dizendo que o livro é maravilhoso. Ele é fácil de ler, mas tem pouca profundidade. Só comecei a me interessar lá pela página 100. A história no início é fantasiosa demais (pq se passa na nossa época e do nada vira um Estado totalitário anti magia). Os personagens são bem rasos. É ok pra passar o tempo, mas é um livro bem mais ou menos.

Ele basicamente conta a história de dois irmãos que do nada se descobrem bruxos ao serem sequestrados pelo novo governo totalitário que surgiu e prende menores de 18 anos. Aí eles veem a sua sociedade colapsando e têm que salvar o mundo.

Ps: Eu já tinha lido outros livros do autor que eram bons, mas esse foi sem graça.

Larissa 05/07/2020

Não conhecia a saga, já havia lido outros livros do autor. Achei razoável. Aquele ripo de leitura para relaxar antes de dormir, mas nada empolgante.

Patrícia 29/04/2020

Uma leitura rápida
Bruxos e Bruxas começa com pessoas que fazem parte da Nova Ordem, invadindo a casa onde mora os irmãos Whit e Wisty para levar eles sob a acusação de serem bruxos, eles tentam resisitir mas acabam sendo levados, eles têm o direito de levar um objeto cada um e os pais deles dão para o Whit um livro em branco e para a Wisty uma baqueta.
Eles são levados para uma prisão para crianças e adolescentes que são considerados para perigosos para o novo governo, lá eles são levados a julgamento e condenados a forca mas segundo as regras eles só podem ser mortos depois de terem completado 18 anos, para o Whit falta um mês pra completar 18 anos e a Wisty tem 15 anos, então fica decidido que eles vão ficar presos até terem idade para serem enforcados.
Durante esses dias de espera eles começam a descobrir quais são os seus poderes e como usá-los e também começam a tentar pensar em um modo de escapar dessa prisão.

kelwinlocatelli 22/12/2020

Com Spoilers
Onde que um ditador irá permitir que os prisioneiros levem consigo um objeto se por si só já são uma ameaça? O livro é cheio de falhas, mal escrito. Foi a minha primeira experiência com o autor e me decepcionei bastante.

Tentaram misturar distopia com fantasia; o que, obviamente, não deu certo. No início, temos ditadores egocêntricos e com esteriótipos muito "sou o vilão hahaha". Nossos bruxos vão para uma prisão, onde tentam escapar por uma outra dimensão. Até que a proposta foi interessante, e se fosse melhor desenvolvida, talvez fosse um dos meus favoritos. Mas nesse momento, estou com a camiseta do Proerd o (a) prevenindo dessa droga.

Bem, desculpe, mas precisava desabafar. Acho que esse é o único livro que posso falar mal sem ser cancelado pelo fandom kkkk

Tenha um feliz Natal e um próspero ano novo! Quando precisar de uma recomendação, além do Skoob, tenho um canal no YouTube chamado Fórum do Livro. O convido a conhecer!
Jessica M. 19/02/2022minha estante
"estou com a camiseta do Proerd o (a) prevenindo dessa droga." ??

Ana Lethycia 25/06/2020

Chato
Tinha potencial pra ser um otimo livro mas, pra mim, foi bem entediante. Eu nao gostei dos personagens, achei eles um saco, e tambem nao gostei da forma como a historia se desenvolveu. A unica coisa q eu gostei nesse livro foi o tamanho dos capitulos.

Natalicia Iza canella 27/01/2021

Bruxo e Bruxas
Peguei esse livro emprestado não fazia ideia se era bom , agora quero muito ler os outros livros da série eu gostei !

Sobre a história: wisty é White foram condenados à morte por um indivíduo traiçoeiro conhecido como o único que é o único .

Sou um amigo ou um inimigo ou um pouco dos dois?

Pera não escrevo mais nada ? porque a história continua......?
Eudinho 07/02/2021minha estante
Boa tarde amiga, respeito muito sua opinião, porém, a esmagadora maioria das pessoas que leram esse livro, sabem o quão ruim e sem conteúdo que ele é. Eu no lugar do autor, teria vergonha de ter escrito isso. Se vc e umas 10 pessoas acharam que seria merecedor de 5 estrelas, considere isto um delírio coletivo. O livro é tão ruim que eu abandonei quando tinha 13 anos, e olha que eu era o público alvo.