Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi Huberto Rohden

Resenhas - Mahatma Gandhi

Marcelo Nunes 16/01/2023

Uma introdução sobre Gandhi
Esse é um livro de introdução sobre Mahatma Gandhi. Aqui o autor divide a texto em três partes. Na primeira faz um relato biográfico do personagem apresentado sua infância, seus estudos na Europa, seu engajamento político e sua morte. Apresenta algumas fotos históricas interessantes que ilustram a passagem do tempo e as mudanças em Gandhi. Por outro lado, há uma aparente interpretação feito por parte do autor. Em alguns momentos parece abrir mão do personagem título para tentar convencer o leitor do que ele acredita. Por exemplo, no capítulo "Gandhi e a abstinência sexual" o nome de Gandhi só é citado no título. A partir daí parecem ter uma série de suposições que pouco convencem.
Acredito que o livro poderia ter ficado limitado a essa primeira parte.
Na segunda é mostrado um compilado de citações de Gandhi e na terceira um texto escrito pelo próprio Gandhi.
Particularmente, achei a leitura cansativa. Acredito que caso alguém queira conhecer mesmo Gandhi deva buscar uma biografia ou sua autobiografia. Nessa obra temos u.a introdução que vale a pena para quem quer uma leitura breve sobre esse histórico personagem.

Antonio Maluco 15/08/2022

Biografia
O livro conta histórias de um revolucionário indiano que fez história no mundo com seus pensamentos e princípios

Rafael.Said 17/03/2017

Um dos maiores que já passaram pelo mundo
"Seja a mudança que você quer ver no mundo". Mais que um exemplo, Mahatma Gandhi foi um ser humano único, incluído num seleto grupo em companhia de nomes como Jesus, Buda e Moisés. Apesar de ser hindu, Gandhi pode ser considerado um dos maiores cristãos de todos os tempos.
Trocando as armas pela sua alma, sem utilizar de violência, baseado somente em seus dois princípios fundamentais, satyagraha e ahimsa, este homem conseguir ser o principal responsável pela libertação de 500 milhões de indianos da colonização inglesa.
O homem que admitia, apesar de toda sua grandeza, que seus erros eram maiores do que o Himalaia. Influenciou milhões de pessoas pelo mundo, foi recebido pelos maiores líderes de seu tempo, e mesmo assim, deixou como patrimônio após sua morte, apenas um relógio, um par de sandálias, um pano de algodão que usava como roupa, e uma tigela que usava em suas refeições.
Estes são apenas alguns relatos descritos neste livro, que conta uma parte da história de um dos maiores seres humanos que já passaram pelo mundo, palavras estas endossadas por pessoas do calibre de Albert Einstein.

Jamille 12/01/2014

Apesar de ser um assunto muito interessante esperava um pouco mais deste livro. Também achei a leitura um pouco confusa em alguns pontos.

Victor Vale 07/03/2013

Um ser iluminado, daqueles que nascem em períodos determinados para mudar o mundo.
Texto bom e belas citações. A autobiografia é um pouco confusa.

aguia esperta 30/11/2011

gandhi é um fenomeno humano de incrivel força cósmica.Sua mensagem de não-violencia é a mais revolucionária estratégia social,política e religiosa dos nossos tempos.Para Rohden,Mahatma é o modelo do homem integral.Todavia,para mim,ele é um modelo a ser seguido,admirado,estudado...Os seus ensinamentos são de grande valia,não é a toa que Martin Luther King se valeu desses ensinamentos para mudar a situaçâo dos negros nos Estados Unidos.Quando terminei de ler esse livro,passei a me conhecer melhor,a compreender melhor as outras passoas,e a como agir para com os outros,esse livro nos concede a capacidade de conhecer melhor o ser humano.

Nidinha 02/10/2011

É um livro que todos deviam ler,pois Mahatma Gandhi, foi um homem de muita paz, na sua vida não teve violência. Quando alguém o atacava, ele simplesmente com muito amor no seu coração, não revidava com a mesma moeda, e sim com o amor que Deus nos ensinou.UM homem de muita luta, mas a sua poderosa arma, sempre foi viver o AMOR.

Josy 20/01/2011

O não cristão crístico.
O livro é dividido em três partes:

Na primeira o autor cita acontecimentos, opiniões e pensamentos a cerca do “personagem” principal, que nos levam a reflexão.

Na Segunda parte há 365 frases ditas por Gandhi a respeito de assuntos diversos como a não-violência, educação, verdade, mulher...

Na última é exposto alguns trechos da biografia do Mahatma, onde ele conta seu percurso até alcançar seus objetivos.

Todo o texto é composto de acontecimentos que fatalmente fazem-nos repensar nossas ações e valores.

É simplesmente impossível adquirir esse conhecimento e permanecer com os pensamentos anteriores a tal fato.

Prepare-se para uma leitura um pouco complexa, mas sem dúvida alguma, transformadora.

‘O que pensais – passais a ser’
Gandhi

Deini 02/11/2009

Ótimo informativo
Este livro contém uma série de fatos interessantes que descrevem a trajetória da vida de Mahatma Gandhi. Seus estudos, algumas de suas ações como líder do movimento de independência da Índia (através dos princípios da não violência e não obediência), a sua vida familiar, enfim, muitos momentos marcantes de sua vida até o seu assassinato.
Para quem quer conhecer um pouco mais da história recente de uma época bastante importante do mundo, este é um dos livros a se incluir.