Não Conta Lá em Casa

Não Conta Lá em Casa Andre Fran

Resenhas - Não Conta Lá em Casa

AB1 30/01/2024

Que tal ?viajar? para outros lugares por meio deste livro?
Não conta lá em casa - André Fran

1. Tema - (1) Quatro amigos criaram o programa "Não conta lá em casa", do Multishow, com a proposta de viajar pelos destinos mais polêmicos do mundo. O livro é uma espécie de diário, no qual o André pode contar alguns Backstages, algumas histórias e algumas reflexões sobre os lugares visitados.

2. Escrita - (0,5) Os capítulos são separados pelos países mencionados, então isso fez ficar bem organizado. Além da ótima escrita, que mais parece uma conversa com o autor, leve e descontraída. Só senti falta de mais backstages e histórias mais profundas sobre a cultura e os costumes dos lugares.

3. Originalidade - (1) O início de cada capítulo, com frases e fotos são incríveis. A criatividade desses amigos foi imensa ao criar o programa e todas as viagens em si. Só fiquei triste pois pela Amazon a versão do ebook está desconfigurada e por isso não consegui ver as fotos e ler as legendas que estavam lá.

4. Impacto pessoal - (0,5) Foi ótimo conhecer, a partir das experiências dos meninos, os bastidores de um programa tão bacana. Certamente são coisas que eu não faria, então ler o relato das experiências que eles tiveram foi divertido.

5. Visão pessoal - (0,5) Gostei. É um bom livro para passar um tempinho "viajando" para outros lugares e conhecendo coisas novas.

Nota final: 3,5

Tárcya 25/12/2023

Especial
Só dos quatro amigos saírem de suas zonas de conforto e irem para lugares onde 99% da população mundial nem pensam em ir, já vale a leitura.

Com uma escrita muito fluida, André Fran conta com maestria suas estadias pelos lugares mais perigosos do mundo. Nós precisamos dessas pessoas corajosas para entender o que se passa nesses lugares.

Super recomendo.

Aline 12/06/2023

Livro bom, mas a expectativa era ainda mais alta.
Adoro a série de TV que deu origem ao livro, então acredito que tenha criado uma expectativa muito alta. Além disso, li em ebook, o que prejudica demais a qualidade das fotos. O livro é bom, leve, tem momentos engraçados e passa um pouco da história cada lugar, mas eu esperava um pouco mais, por isso a nota 4.
Li esse livro com o Clube de Leitura Histórias Reais e na roda de conversa tivemos a participação do próprio André Fran, o que enriqueceu demais a leitura, acrescentando detalhes de bastidores e sendo complementado com fatos que aconteceram posteriormente à publicação do livro. Foi fantástica essa conversa!

Danilo.Milev 03/05/2023

Gostei bastante do livro, leitura fluída, linguagem clara, além do fato de ser um estilo de livro que eu gostei bastante... Faria esse estilo de viagem? Nunca , mas , o livro foi muito bacana kk

Babi 24/07/2022

Ameii!!!
O livro conta o backstage de uma serie documental do multishow, e mostra os perrengues e desafios de filmar em países politicamente instaveis. Confesso que eu não tinha noção da existência de alguns lugares mencionados no livro, então foi um livro que me encinou muito.

Suoer recomendo :)

Dani 02/04/2022

Viajando junto
Tive curiosidade pelo programa Não conta lá em casa, muito tempo depois que ele havia ido ao ar. Confesso que na época, achava que eram apenas 4 pessoas querendo aventura e não procurei tirar essa impressão. Os anos passaram e a cabeça mudou e fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais do que rolou por trás. É muito interessante também finalmente ver os episódios e relacionar com o que foi contado nas páginas do livro.

Matt 19/10/2021

O mundo é gigante.
E sua imensidão é por muitas vezes esquecida. Nos escondemos atrás de fronteiras imaginárias, onde nós protegemos com princípios imaginários e leis, que são apenas palavras impressas em um papel.

Dentro de tudo isso, estamos no mesmo barco, estamos no mesmo planeta, somos da mesma espécie, mesmo com individualidades únicas.

Não Conta Lá Em Casa me faz sentir parte de um mundo. Não de um país ou de uma cidade. Mas de um mundo, único, onde, independente do lugar, eu consegui sentir empatia (empatia real, não a hipocrisia digital), pela luta de outros humanos.

As fronteiras, constituições, culturas e religiões não podem nos fazer esquecer que no fundo, estamos todos na mesma rocha, navegando eternamente pelo espaço.
Iasmim 19/10/2021minha estante
Já leu ideias para adiar o fim do mundo do Krenak? Fala disso tem de uma perspectiva indígena :)

Matt 20/10/2021minha estante
Vou olhar!

Bruno.Defaveri 16/10/2021

Destinos inusitados
Os quatro amigos cariocas se aventuram nos países mais perigosos do mundo e em outros passando por situações difíceis depois de enfrentarem desastres naturais, uma boa leitura pra conhecer um pouco mais de alguns países.

Bebel.Aroeira 28/07/2021

Um interessante relato sobre viagens para alguns dos lugares mais isolados, polêmicos e perigosos do planeta, e as lições que podemos aprender com o encontro com diferentes culturas. Recomendo!

Moreira 12/07/2021

Faltou foco e profundidade
A ideia de acompanhar os relatos de quatro viajantes brasileiros desbravando países isolados com culturas completamente diferentes e pouco conhecidas, somada aos potenciais perigos que envolveriam toda a aventura parecia muito convidativa à princípio, e foi isso que me fez ler o ?Não conta lá em casa?. Mas, para minha decepção, o livro não atendeu às minhas expectativas. Faltou profundidade, algo que envolvesse mais o leitor e o prendesse na narrativa. Talvez minhas expectativas estivessem mais baseadas em minha última e agradável aventura literária em termos de viagem, que fora ?Viajar: Eu preciso!?, de Mayke Moraes, mas o fato é que o livro pouco me agradou.

Em alguns pontos, claro, até sentimos certa profundidade, como nas passagens por Mianmar ou Japão, mas, no geral, no decorrer do livro o que se tem é algo monótono e que parece ter sido escrito às pressas, apenas para arquivar as memórias do autor ou ter algo a ser publicado. Também há certa falta de foco na ideia central do livro, como na passagem pela Itália, por exemplo. Alguns capítulos que mais parecem ter sido inseridos para - como diz a famosa expressão popular - ?encher linguiça?.

A experiência não foi completamente ruim, mas fica a sensação de que poderia ter sido melhor. Como toda leitura, mesmo quando não agrada sempre acrescenta algo de positivo ao leitor. Admirei saber que para o homem afegão médio e trabalhador, a presença das forças norte-americanas é bem vista, já que de alguma forma mantém a paz em uma região que vive constantemente em conflito há décadas. Também me surpreendi com os relatos sobre as garotas iranianas que, apesar da falta da ?liberdade? presente no mundo ocidental, são respeitadas, ocupam bons cargos públicos e se orgulham de certa forma de suas vestimentas e sua cultura. Por fim, ler sobre o respeito, a civilidade e a metódica organização do povo japonês me fez refletir sobre a enorme utopia que é pensar em uma sociedade brasileira aos mesmos moldes.

Se quer ler um bom livro de viagem, talvez este não seja o mais indicado, mas caso você não crie tantas expectativas é possível dar uma conferida.

Rafaelle.Nascimento 03/04/2021

O título já desperta a curiosidade. É muito interessante os países abordados e saber também um pouco desses países, sua cultura,...
Vale muito a leitura.

Rodriguinho @literario.rojo 23/03/2021

Curti muito saber mais sobre a remota ilha de Tuvalu e sobre o Quênia ?.
E saber mais sobre países fora da rota comum dos turistas.

Piatti 23/02/2021

O livro nos mostra o que os 4 jovens vivenciaram nos países que visitaram, países esses que normalmente os turístas nao vão, devido as suas peculiaridades. Achei interessante o jeito que flui a narrativa, nos fazendo querer estar nos locais e imaginando como seria!

fev 13/01/2021

É um excelente livro sobre viagens e os seus bastidores. Os relatos são legais e tem muito contexto histórico, então, com certeza, você irá aprender algo com essa leitura. São vários países e costumes diferentes do Brasil. A leitura valerá a pena.

O único defeito do livro são alguns comentários feitos pelo autor que eram desnecessários. Teve até comentário machista. Tirando isso o livro é super agradável e possui fotos lindas.

Solangeeoliv 10/12/2020

Relato da viagem de 4 amigos!
Viagem a lugares diferentes do convencional, alguns em zona de conflito, outros que passaram por guerra, outros com sérios problemas devido ao aquecimento global...
Etiópia após tsunami, Coreia do Norte, Afeganistão, Iraque, Somalia, Tuvalu, a ilha-pais que está quase sumindo do mapa... e outros!

Muitas histórias chocantes e realista!

Me conectei muito com o livro pois amo relatos e lugares não convencionais!