O Fator Scarpetta

O Fator Scarpetta Patricia Cornwell

Resenhas - O Fator Scarpetta

Carvalho14 15/02/2023

Que bomba!
Nunca li um livro tão ruim em toda minha vida! Que bomba foi essa?

Parece que é uma continuação e não dá pra entender nada desse livro. Você fica totalmente perdido a história inteira.

Foi confuso, chato, extenso demais. Fica descrevendo um monte de coisa sem necessidade.

Tudo acontece em menos de cinco dias e são mais de 400 páginas!!!!

Lucy está muito mais chata nesse livro.

Benton é chato em qualquer um.

Marino sendo Marino. Meu favorito da vida.

Scarpetta foi no necrotério uma vez e nunca mais.

Berger o que tenho a ver?

Já li outros livros da Scarpetta e são bons, mas esse é tão insuportável que eu quase desisti. Fiquei mais de dois meses pra terminar.

Horrível. Nota 1 porque não posso dar nota 0.

Mary Maia 24/07/2022

Altos e baixos
A obra da super premiada Patrícia Cornwell se apresentou à mim como um brinquedo desses incríveis de parque que aparentam te dar muita emoção mas te oferece muito menos.
Em alguns momentos muito pontuais eu senti vontade de continuar lendo para saber se iria ter uma grande reviravolta mas acho que minha expectativa foi muito maior.

luiza 22/01/2022

muito ruim
li esse livro a uns meses atrás e tinha esquecido de postar resenha mas só posso dizer que enquanto eu lia eu não via a hora que terminasse logo além de ser extremamente confuso. Não foi uma história que me prendeu e eu literalmente já esqueci da história, tive q ler um resumo pra me lembrar do q acontece nesse livro.

Vic 23/09/2021

...
essa foi minha primeira experiência com um livro da Patricia Cornwell, e acredito que seja a primeira experiência com um livro escrito por uma legista. Eu achei a experiência bem única, muitos detalhes sao apresentados e torna a historia muito real, mas, ao mesmo tempo, tem aquele toque de misterio e quase fantasia. O final foi bem rápido e demorei um pouco para pegar os nomes, tem MUITOS nomes. Por incrível que pareça, mais nomes que um livro da agatha triste. gostei bastante, mais do que a nota media dele, achei uma leitura bem lentona da minha parte, o livro nao é lento, nem um pouco, mas carambolas! muitos detalhes. parece um caso criminal mesmo, real. enfim, gostei bastante, pretendo que meu próximo seja ?Restos Mortais? da Patricia também. mas vou esperar um tempo para ler, medo de ler dois seguidos e acabar com ressaca.

Nara 02/06/2020

Eu adoro os livros da série, mas este em particular achei repetitivo e com capítulos que pareceram escritos só para dar volume. Foi dos que menos gostei.

Pamela.Pugliano 20/09/2019

Deixou a desejar...
Esse é um daqueles livros que honestamente comprei pela capa. Ela me atraiu num primeiro momento, e a história em si sobre a legista Scarpetta foi o golpe final para a escolha de compra. Mas, acabei me decepcionando.

O livro, pelo que entendi, é a sequência de uma longa série que conta a tragetória da própria Scarpetta e de sua vida. O que realmente me incomodou foi a escrita corrida; a mistura dos acontecimentos do passado com o presente, sem esclarecimentos, o que no meu caso que não conheço os outros livros fiquei perdida; o desenrolar dos personagens no próprio enredo, que me pareceu meio perdido tambem em alguns momentos. Enfim, o final teve uma conclusão admissível, mas nada memorável.

Se você tem interesse por esse tema ou já leu outros livros dessa série, eu até recomendo. Entretanto, não me agradou a ponto de recomendar como uma ótima leitura.

Cris Paiva 05/08/2019

Chato, aborrecido, cheio de pessoas aleatórias que não consegui descobrir quem são. O livro começa pelo meio e acredito que seja necessário ler o livro anterior para conseguir pegar o fio da meada, e como não estou a fim disso, é melhor abandonar.
Ana Vidal 05/08/2019minha estante
nunca gostei dessa série. minha mãe adorava......

Ket 05/08/2019minha estante
Essa é uma série que depende dos anteriores, Cris. Tem que começar lá no Post Mortem. Estou há anos tentando completar essa série... mas é difícil.

Cris Paiva 05/08/2019minha estante
Uma pena que não são historias independentes, acho que não vai valer a pena correr atrás.

nandaassis 06/08/2019minha estante
Eu adoro a série, mas precisa ser lida na ordem mesmo. E pena que pararam de lançar os antigos, e começaram a lançar os últimos.

Fernanda 28/02/2018

Melhor livro da série????
Ao ler os comentários na capa do livro, fiquei muito empolgada para ler, principalmente depois de saber que este é o decimo sétimo livro da série Scarpetta, é difícil uma série conseguir tantos livros, mas preciso dizer que foi um pouco decepcionante.

Um dos comentários da capa:
"Cornwell nunca escreveu tão bem como agora."

É um livro de mais de 400 páginas, que poderia ser resumido em no máximo 300 e passei a gostar apenas depois da metade (até certo ponto). Demorei para "entrar" na estória: início arrastado, algumas transições entre o presente e o passado e alguns diálogos eram confusos, capítulos grandes e muitos termos técnicos que, na minha opinião vários poderiam ser deixados de fora, tornaram a leitura cansativa.

São muitos personagens, várias histórias se entrelaçando, uma trama complexa que deveria ter um final de tirar o fôlego,o que não aconteceu! Talvez porque a autora quis criar muito suspense revelando muito pouco no começo e não dando conta de amarrar as pontas soltas no final, alguns personagens que tiveram muito foco de repente foram deixados de lado, outros viraram o centro das atenções e no fim todos receberam um desfecho fraco, como se a autora tivesse se cansado de escrever e colocado qualquer coisa.

Em alguns momentos, fiquei com a impressão de que alguns pontos negativos poderiam estar ligados a tradução. Não li nenhum dos livros anteriores e não pretendo ler.

Frases favoritas:
"... a vida é curta demais para amarguras e brigas."
"As lembranças são como as coisas que você encontra na cozinha, disse ela, todos aqueles restinhos nas gavetas e no fundo do armário, porções que parecem irrelevantes ou até mesmo ruins mas que na verdade dão um realce ao que você faz."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/

Pam 20/01/2016

Se esse é o melhor da Patricia Cornwell, eu imagino o pior...
Consegui o livro numa troca, em que me livrei de um livro ruim, mas aparentemente, peguei outro igualmente ruim.
Muito cheio de detalhes da vida pessoal das personagens, lembranças, descrições de ambientes que nem tinham porque existir, o que eu acho inapropriado pra um livro de investigação. Eu queria saber detalhes dos crimes, detalhes das análises...Não recomendo.

Rosana 06/11/2014

ruim
Nosso como já tinha dito muito cansativo personagens confusos e o enredo muito complicado terminei por honra pois jamais deixei um livro policial sem ler então pensei vou terminar...mas não recomendo, comprei na promoção junto com outro dela que vou tentar ler.

Fred 07/09/2013

Decepção
Li muitos comentários sobre a autora e escolhi esse livro para começar. Foi uma das maiores decepções que tive. O livro parece que já começa na metade e é um dos mais descritivos que já vi.
Acredito que fui vitima de uma exceção com relação aos livros da autora, vou tentar novamente com um titulo mais indicado.

Carla.Zuqueti 16/08/2013

Não gostei
Li todos os livros publicados no Brasil da série. Há um tempo tenho avaliado que os livros não estão mais com a pegada de antes. Desde a volta de Benton, as histórias estão com uma menor carga de suspense e mais focados nos conflitos entre os personagens principais. Principalmente no triângulo Benton X Kay X Marino. Mas esse livro superou todos nesse quesito.
Primeiro, achei o início do livro extremamente confuso. Parece que começa já na metade. Já tem alguém morto, alguém desaparecido, Lucy e Berger já estão estremecidas, já estão entrevistando um suspeito que ninguém sabe daonde veio ou como chegaram até ele.
A impressão que tive, é que todos se conheciam, menos eu. Que eu era uma intrusa na história. E caminhou assim. Contavam algo como se todos soubessem, menos o leitor, que fica sempre achando que perdeu alguma parte.
Personagens importantes desaparecem no meio da história. No final, há uma explicação chinfrim para alguns. Outros simplesmente foram declarados desaparecidos mesmo.
Não há um gancho que entrelace todos os personagens importantes. Parece muito mesmo uma história mal contada, onde faltam diversos pedaços e links que interligam os personagens e os contextos.
A ação, quase nenhuma. Já tinha percebido a "falta de clímax" no livro "Scarpetta", mas esse supera e muito nesse quesito.
Enfim, só leia se você é um seguidor da série e pretende continuar lendo os próximos. Como esse livro faz muita referência a livros anteriores, fica difícil entender os livros da série se você perder algum. Pra ler "O Fatos Scarpetta", é fundamental ter seguido a série.
Agora se você não acompanha e teve curiosidade sobre esse livro específico, não leia.
Nil 28/09/2014minha estante
Estava pensando em comprar esse livro porque está em promoção, mas como eu já não tinha gostado do Scarpetta, vim ver se alguém indicava esse. Obrigada pela sua resenha, me ajudou a decidir não comprá-lo.

Rosana 08/10/2014minha estante
Nossa penso a mesma coisa chato sem aquele suspense que tanto nos chama a atenção e os personagens transmitem muita possesividade não estou gostando.

Rosangela 07/08/2013

Muita propaganda... pouca criatividade
Optei pelo abandono da leitura desse livro porque tem muita propaganda... sério!
Há muito mais marcas registradas saltando das páginas desse livro se comparado a um filme de Hollywood... ou a um seriado de Tv norte-americana.
Só falta colocarem o patrocínio no rodapé ao lado de cada número de página!
Ainda bem que não comprei o livro... é da biblioteca.
Vou pensar três vezes antes de pegar outro livro da Patricia Cornwell.
Rosangela 07/08/2013minha estante
Parei de ler exatamente na página 269. Confesso, sou curiosa e fui até o último capítulo do livro...

Uma segunda explicação.

Adoro o gênero (policial/detetive) e geralmente não fico tão decepcionada, já sei o que esperar, mas esse livro foi realmente decepcionante.
A protagonista Scarpetta está irreconhecível, não é a mesma de "Cemitério de Indigentes", por exemplo. E quando isso acontece, significa que está na hora de parar de ler a série...