O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

rfalessandra 02/10/2022

Uma história de aceitação
Bom para relaxar entre uma história pesada e outra. Não esperava tanta profundidade, dentro da leveza da história. Envolve tantas questões, se você souber olhar.

Don é um homem de 39 anos, pesquisador na área de genética, mas com pouca /nenhuma aptidão social. Ele quer encontrar uma parceria, mas devido a esse pequeno problema, resolve fazer o "projeto esposa", onde as mulheres respondem a um questionário que vai determinar se ambos são compatíveis. No meio dessa jornada ele conhece Rosie, que não se aplica ao que ele procura, mas de quem ele não consegue ficar longe.

O livro é romance leve, com momentos muito engraçados, devido a falta de traquejo social do personagem principal. Um livro gostoso de ler no fim do dia. Recomendo a leitura!

Ana Flávia 06/07/2013

Sabe aquele livro gostoso de ler? Eu simplesmente não conseguia parar. Não, não foi o melhor livro que já li, mas O Projeto Rosie tem seus méritos. Primeiro comprei sem saber muito sobre ele. Apenas li a sinopse e me interessei. Depois eu vi que ele era escrito por um homem. Nada contra, mas geralmente livros desse genêro (mais voltado para comédia romântica) são melhores escritos nas mãos das mulheres. Claro que isso é uma opnião minha, por favor, sem preconceitos. Mas adorei a forma como ele foi escrita. Ele de certa forma me surpreendeu.

Nele acompanhamos a rotina do professor universitário Don, que cria um questionário para encontrar a esposa perfeita. Ele é tão cheio de manias, que fica impossível não rir de suas ações. Como disse num comentário anterior, o personagem para mim é mistura de outros três que já conheço: Pat (de "O lado bom da Vida"), Melvin (o personagem de Jack Nicholson em "Melhor é impossível") e Gregory (personagem de Jeff Bridges em "O espelho tem duas faces"). Resumindo, junte uma pessoa que gosta de exercícios, tem manias que remetem ao T.O.C e quer encontrar uma parceira compatível.

É claro que no caminho dele surge uma mulher que não se enquadra nenhum um pouco dentro do que ele planeja. Rosie é o tipo de mulher que ele nunca pensou como esposa ideal. Mas é claro que é muito mais legal quando duas pessoas tão diferentes se encontram e fazem tudo acontecer.

O que mais gostei sobre o livro foi a forma como os personagens aprendem um com o outro e como mudam certas coisas para poder aceitar o outro. É aquela história de que alguém tem que ceder. Mas para isso não é preciso mudar totalmente a própria vida. As pessoas são diferentes e precisamos aceitar isso. E há formas de nos unirmos sem deixar de sermos nós mesmos.

Bruna Britti 07/07/2013minha estante
Estou achando a leitura tão gostosa! Comecei agora pouco e já li mais de 80 páginas, o Don me lembra o Sheldon Cooper hahaha

Claire Scorzi 14/07/2013minha estante
Curioso você ter citado o Gregory de O Espelho Tem Duas Faces. Eu também me lembrei dele!

Tininhað 19/03/2014minha estante
Comecei a ler ontem e estou me divertindo com a história e com o Don, ele é muito engraçado, e me faz lembrar o Sheldon também, achei que era a única, vi o compararem com personagens de outros livros, mas eu vejo o Sheldon nele, ainda bem que não sou a única,kkkk

Raquel 29/05/2014minha estante
eh verdade... todos os personagens metódicos q conhecemos... to no começo ainda, mas to me apegando mais... e haja paciencia pra Rosie aturar as manias de Don... lembrei da dr. Temperance "Bones" Brenan (com a eterna falta de noção social e amenidades)

Alba 29/05/2014minha estante
Ele me lembra o Sheldon também... a parte da palestra é hilária! Jurava que ele também era um "aspie"...

Andressa 14/06/2014minha estante
esse tal de Sheldon é de q livro??

Ana Flávia 21/06/2014minha estante
Andressa, o Sheldon é personagem da série The Big Bang Theory. É o nerd mais simpático e cheio de manias do planeta!!!Ou você ama, ou você odeia!

Jozy.Cristiani 25/02/2021

Projeto
Incrível, muitas risadas, escrita fluída. Até paguei migo de tanto que rir no meio da rua ???maravilhoso, me deixou com o coração quentinho.
Júlia 25/02/2021minha estante
Aiii, já quero ler ?

Jozy.Cristiani 26/02/2021minha estante
Leia muito bom ??

Caroll 02/07/2020

O projeto Rosie
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigad !

Instagram : @castelodepaginas

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/07/o-projeto-rosie.html

Fernanda 08/07/2013

Resenha: O Projeto Rosie
Resenha:

Don Tillman é o personagem central de “O Projeto Rosie” e é perfeitamente complexo – e chato – em vários sentidos. Na verdade chega a ser bem estranho o modo com ele segue sua rotina meticulosamente idealizada e agendada. Resumindo: sua vida é totalmente cronometrada e tudo tem um horário rigoroso para acontecer e nada pode sair fora da sequencia planejada. Ele tem 39 anos, não tem uma conduta social adequada, mas como professor de genética, se encontra numa ótima posição de vida, menos, é claro, quando o assunto são as mulheres. Por isso ele define essa dificuldade como o “Problema Esposa” que mais pra frente se intitulará como “Projeto Esposa Perfeita”. De qualquer maneira, “carismático” e “engraçado” são as melhores palavras para definir este protagonista que tenta encontrar um fundamento para tudo.

“Creio que encontrei uma solução para o Problema Esposa. Tal como acontece com tantas grandes descobertas cientificas, a resposta parece óbvia quando analisada em retrospecto. Mas, se não fosse por uma série de eventos não programados, muito provavelmente eu não a teria descoberto.” Pg.07

Em meio a tantas confusões e frustrações narradas, Don decide montar um questionário para lhe direcionar à esposa ideal. O seu maior erro na verdade, foi achar que poderia controlar qualquer situação. Quando ele conhece Rosie Jarman, as coisas começam a ficar um pouco desajustadas e perturbadoras. O primeiro encontro foi um desastre, mas depois ele vai ao encontro dela para poder ajudá-la a localizar seu pai biológico. Estava, portanto, iniciado o “Projeto Pai”.

“Enquanto me preparava para ir deitar, senti um forte desejo de ligar para Rosie e relatar meu progresso. É lógico que isso não era necessário. É um desperdício de esforço relatar que um projeto está andando de acordo com o planejado, pois essa deveria ser a suposição padrão. A racionalidade prevaleceu. Justo.” Pg.125

Com o decorrer dos acontecimentos, ambos os personagens começaram a aprender muitas coisas um com o outro, assim como aprenderam a conviver com suas manias e defeitos. O fato de estarem tão envolvidos e atarefados no projeto, fez com que se envolvessem emocionalmente e aos poucos foram conhecendo suas próprias histórias de vida. Don foi se modificando lentamente e adaptando seu estilo de ver as coisas justamente por causa de Rosie. Será que Don conseguiria lidar com as consequências emocionais? Existem várias probabilidades para este caso, na verdade. O fato principal é saber se ele é incapacitado ou não, quando o assunto é amor, porque Don precisa entender como é amar uma pessoa e ter que aceitá-la com todas as suas qualidades e defeitos. Os dois só precisam se completar. E o mais interessante em “O Projeto Rosie” foi perceber com clareza as mudanças despretensiosas de Don. E se não fosse pela ajuda de outros personagens secundários, talvez ele nem tivesse conhecido Rosie, a pessoa responsável por tantas transformações.

“Certa vez lhe disse que você daria um marido maravilhoso e, caso tenha esquecido, estou dizendo de novo. Tenho certeza de que se procurar direito vai encontrar a pessoa certa. Não desista, Don.” Pg.164

Não estava com grandes expectativas com essa leitura, mesmo porque não estava esperando receber o livro em questão, e comecei a lê-lo de forma descontraída, porém logo nas primeiras páginas já comecei a me encantar com o enredo diversificado e simplificado. Claro que o que chamou a minha atenção em principio, foi a capa linda e com toques sutis.

“Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível.” Pg.290

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/07/resenha-o-projeto-rosie-graeme-simsion.html

Geovanna.Holanda 21/06/2020

Brilhante. É a única forma que tenho para descrever esse livro, narrado pelo ponto de vista do protagonista, algo bem diferente das comédias românticas em geral, a proposta me surpreendeu bastante. O jeito sincero e a organização muitas vezes obsessiva de Don, personagem principal, além da sua forma única de ver o mundo garante ao leitor um panorama bem diferente do habitual e altamente cômico.

Iara.Garcez 02/08/2021

Um livro fascinante onde é possível ver o quanto os oposto se atraem, uma leitura bem humorada, divertida de um casal completamente diferente, ele todo certinho, perfeitamente organizado, em busca da esposa perfeita ela totamente descontraida, nada organizada em busca do pai acabam se unindo e descobrindo o verdadeiro amor.

Thaise66 19/06/2020

ORGANIZADAMENTE LINDO
"Então ela me beijou.Não foi um beijo apaixonado;foi só um beijinho na bochecha, mas foi perturbador. Nem positivo, nem negativo, apenas perturbador".

Me surpreendi

resenhasdajulia 15/05/2021

Adorei!

Livro leve, fofo e divertido de ler. Don, com seu jeito todo certinho, é memorável.

Ana 11/06/2021

Simplesmente amei
Que leitura gostosa, nossa que livro encantador e sensacional.
Eu ri, me diverti, aprendi coisas novas.
É um romance simplesmente incrível e acolhedor.
Don é um cara super exentrico que dá vontade de por num potinho e guardar, a Rosie é uma mulher fora do padrão e isso é demais .
Os dois são incríveis e inspiradores, simplesmente amei.

Sâmy 24/10/2020

Uma verdadeira transformação
O livro é muito especial e apesar de ser um pouco lento no começo eu amei a Rosie e o Dom, e claro a história deles. Um romance diferenciado por justamente ser narrado por uma pessoa com síndrome de asperger e acontecer aos poucos, sem forçar nada (coisa que me dar muito ranço em romances). Mas o que deixou esse livro especial foi a transformação de Dom. Ele se reinventou pelo amor e pela felicidade dele. Gostei do final surpreendente (que eu já desconfiava kk).

Tícia 15/04/2015

Estou até agora meio aparvalhada pela agradável surpresa de pegar um romance aleatório na estante e acertar em cheio. O projeto Rosie foi um dos melhores do ano, sem dúvida. Engraçado, dramático, inteligente, com um romance fofo e lindo, ainda que sutil, se levar em conta os livros com que tô acostumada.

Já nas primeiras linhas você sente a grandeza da história e simplesmente não consegue parar. Resultado? Segue noite adentro e entra numa realidade ilusória de que não precisa ralar no dia seguinte.
Bem, não tenho dúvida de que minha cara encarquilhada nas manhãs seguintes murchou flores ou serviu de inspiração para máscaras de Halloween.
Eu devia cobrar por isso.

Mas o interessante de tudo é que li O projeto Rosie simultaneamente com outro livro, de estilo completamente diferente. A inacreditável medonhice do sujeito de lá me fez perceber, ainda mais, o quanto Don é perfeito nas suas imperfeições.

Don tem problemas em socializar? Não sabe se relacionar muito bem com as pessoas? É metódico, sistemático e etc? Sim, mas também é doce, sincero, inteligente, apaixonante, qualquer coisa que se propõe vai até o fim e faz bem feito. Luta. Persiste.

Enquanto o mocinho do outro livro é perturbado, cujas pirações são ‘desculpadas’ por sua beleza e riqueza, Don foi massacrado/julgado/humilhado por muitos simplesmente porque é diferente do padrão aceito pela sociedade hipócrita de merda.

Fiquei tão revoltada que cogitei a possibilidade de ir numa praça pública mandar todos os grupos sociais irem se foder. Mas como um ato simbólico desse poderia acarretar consequências desastrosas envolvendo eu e um grupo enfurecido e sem senso crítico, larguei pra lá.

Não tenho muitas palavras porque acho que todas seriam inadequadas e insuficientes. Mas tenho que deixar claríssimo o quanto o autor conseguiu me emocionar, me fazer refletir e, com certeza, arrancar muitas e muitas risadas. Como o livro é narrado por Don, sua linguagem reflete imensamente a personalidade metódica e sistemática do mocinho. Nem preciso dizer como isso diverte.

Amei esse livro e já favoritei, óbvio. Não ia resenhar, só cafonamente encher o espaço de comentários com muitos coraçõezinhos. No entanto, me senti na obrigação de disseminar essa leitura tão catártica no meio de coisas ruins/medianos/mais do mesmo como temos nos deparado por aí.

Recomendo?
Com todas as forças.
;)
Lori 15/04/2015minha estante
Vai entrar na minha lista!!!!

Daiane567 15/04/2015minha estante
Sua resenha me fez desejar o livro! *-*

Tícia 15/04/2015minha estante
Meninas, vale a pena cada linha lida. Excelente, vcs vão gostar.

Helen 15/04/2015minha estante
O protagonista tem um tipo ameno de autismo . Muito legal o jeito que a autora leva a trama , nos ajudando a superar alguns preconceitos sobre o autismo. OBS : resenha inspirada , adorei !!

Tícia 15/04/2015minha estante
È um tipo de autismo? Não sabia, pra mim era só falta de sorte (dos outros) de não conhecerem Don. E, por isso, ele não tinha habilidades sociais. rsrs

Helen 15/04/2015minha estante
Sim ,chama-se síndrome de Asperger .

Jeziely 16/04/2015minha estante
Já li, e é incrível!! Super divertido, altas gargalhadas kkkkkkk

Tícia 16/04/2015minha estante
:D

Grazii.Moura 12/08/2016minha estante
achei fofo

Alice Braga 11/12/2021

Eu amo esse livro, acho leve, engraçado, me envolvo com o personagem. Segunda vez que leio, estava precisando de algo leve e peguei ele, e no momento ruim que estava passando consegui rir e me divertir um pouco.

Michela.Delgado 17/08/2020

Uma bela surpresa!
“Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.”

Nessa vida literária, às vezes, temos belas surpresas, e “O Projeto Rosie “, com certeza foi uma dessas!

Aqui, somos apresentados a Don Tillman, um professor de Genética, extremamente disciplinado, inteligente e um completo obsessivo por organização.
Por sua personalidade um tanto diferente, ele não tem muitos amigos; Gene e Claudia são seus únicos, desde sempre.

Don é um personagem muito peculiar, o que acabou por me lembrar um pouco o Sheldon , da série televisiva The Big Bang Theory. ( No qual sou completamente apaixonada)

Cansado de estar sozinho – e de ter encontros frustrados com pessoas de convivência duvidosa -, Don decide criar o Projeto Esposa Ideal. Trata-se de um questionário bastante específico, com o objetivo de filtrar pretendentes, eliminando as que não se encaixam em seu estilo de vida perfeito.
No entanto, as coisas se complicam quando Rosie aparece inesperadamente na vida de Don. E, mesmo que ela seja completamente errada para o cargo de companheira, ele não consegue se afastar dela, mesmo que isso signifique ter sua vida virada ao avesso!

Na minha opinião, o livro pode ser resumido em uma palavra: Don. Ele não é simplesmente o protagonista responsável pelo desenvolvimento do enredo, ele é a essência de toda história. A narrativa, em primeira pessoa, possibilita compreender a falta de tato com as pessoas, nos faz enxergar que ele não é grosseiro e sim que não possui qualquer habilidade social; como o não conhecimento de sarcasmo e sua interpretação literal de diversas expressões. Esse fato nos traz muita diversão ao longo da leitura.
A evolução do personagem é tão sutil e tão gostosa de acompanhar que é impossível não se apaixonar.

Essa foi uma leitura tranquila, gostosa e rápida. Há muitos momentos em que você se diverte e se emociona. E é impossível de não devorar cada página. Eu recomendo para qualquer pessoa que adora uma comédia romântica.

Mari Duarte 20/04/2021

Se você realmente ama uma pessoa deve estar preparado para aceitá-la como ela é...
O Projeto Rosie apesar de ser um romance, para mim foi como Don (personagem principal), evoluiu como pessoa e retirou da sua vida alguns paradigmas que ele tinha como verdade.

A primeira vez que li esse livro vi como um romance entre Don e Rosie e todos os desafios que envolve um romance entre idas e vindas.

Na minha segunda vez lendo esse livro vi que não é somente um romance, sempre idealizamos quem queremos por perto, quem desejamos ter por uma vida ao nosso lado, sempre queremos a pessoa "ideal", talvez não fazemos como Don um "questionário" para facilitar, mas idealizamos, quando na verdade a pessoa ideal é a que aparece e se encaixa na sua vida, e transforma o que era bom em algo melhor ainda.

Don é uma pessoa totalmente regrada, com horário e dia certo pra tudo, atrasos é inaceitável, assim como inovar receitas no dia-a-dia, em teoria se fazer sempre o mesmo poupa tempo de pensar no "o que fazer ?", desta forma se privando de conhecer ou experimentar algo novo.

No decorrer surge vários projetos até finalmente chegar no Projeto Rosie, mas pra mim o que me fez gostar do livro, não foi os projetos mas foi como Don amadureceu passando por todos os obstáculos que encontrou nos projetos que passou.

Ele continua regrado e fazendo projetos, porém me parece que ele está mais aberto ao imprevisível.
Geh 20/04/2021minha estante
Maia um pra minha estante

Adoro ler 20/04/2021minha estante
Depois desse tem o Efeito Rosie