Porcos com Asas

Porcos com Asas Marco L. Radice...

Resenhas - Porcos com asas

Cla Motta 04/03/2024

Ambos revolucionários
“Não sei se chorei porque morreu alguém ou porque a morte existe, porque estou viva ou porque vou morrer.”

FScarFace 23/02/2019

Marcou minha adolescência
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 15 anos, eu o achei na biblioteca da vila Maria, e na época me espantou o livro começar com palavrões, buceta, buceta peluda...."como assim?! Palavrões em um livro! É uma boa leitura que trata dos dramas adolescentes em meio a revolução politica na Itália na década de 70.

Bruno Bulnes 20/06/2015

Porcos com Asas: Diário Sexo-Político de Dois Adolescentes
Uma crítica mordaz à moral sexual e às estruturas político-partidárias de nossos dias. Sobre este livro declarou um dos autores: “Em suma, o livro quer eliminar de uma vez por todas o complexo de culpa. Se o faz é um livro bem sucedido, se não, não!”

A primeira impressão que tive deste livro foi a de que seria um livro erótico, ou até mesmo pornográfico. Porém, com o decorrer da história, o livro revelou-se completamente diferente daquilo que estava pensando. É possível encontrar nele uma sinceridade fora do comum, uma sinceridade nua e crua.

Os protagonistas são Rocco e Antônia. Como todo adolescente, eles estão cheios de problemas existenciais e estão com a sexualidade a for da pele. Rocco, em especial, é a personagem mais receptiva para descoberta de novas experiências sexuais.

Rocco alimenta uma paixão por Antônia, mas se sente terrivelmente triste por não ser correspondido. Ele sente que Antônia está em um patamar que ele não consegue alcançar. Enquanto isso, ele começa a se relacionar com outro homem, mas não por amor, apenas por afinidade e por curiosidade.

Antônia acaba se relacionando um outra mulher. Porém, ao contrário de Rocco, ela acaba não gostando tanto. É curioso notar que Antônia, que possui mais experiências sexuais, se sente suja após o sexo. Aparentemente ela o usa como forma de aproximação, mas não gosta tanto quanto os outros pensam que ela gosta.

Por fim, os dois acabam se relacionando. Porém esse relacionamento é cheio de altos e baixos. Acredito que o amor entre os dois é sincero puro. Antônia e Rocco deixam isso claro o tempo todo. Mas como a maioria do amores adolescente, esse também não acaba indo para frente.

O interessante dessa história é que é possível perceber com clareza que a maioria dos problemas das personagens são causados por elas mesmas. A partir disso é possível fazer uma auto-reflexão sobre como estamos administrando nossa próprias vida.

site: http://brunobulnes.tumblr.com/post/121505366133/porcos-com-asas-diario-sexo-politico-de-dois

Marcela Vidinha 18/01/2011

Datado
O livro fez muito sucesso no Brasil nos anos 80, era visto como rebelde e transgressivo. Na verdade é até bem levinho e todo o envolvimento politico dos personagens é bem datado. Um adolescente atual dificilmente se reconheceria no enredo ou se identificaria com os personagens. O livro da Melissa Panarello que também é Italiano funciona melhor para os tempos atuais.
Mas me diverti lendo, tem dialogos interessante e frases de impacto que são bem bacanas.
Pedro.Vicente 09/08/2020minha estante
Oi, fiquei curioso sobre a qual dos livros dela vc se refere. Gracias

Arcanosrama2000 16/03/2021minha estante
oi gatinha, adorei seu comentário. bjos