Ciropédia - A educação de Ciro

Ciropédia
Título: Ciropédia.
Autor: Xenofonte
Avaliação: 5 estrelas.

“Ciropédia” foi escrita dois séculos depois da morte de Ciro, Rei da Pérsia. Xenofonte narra desde a infância do Rei até sua morte. O livro foi escrito por volta de 360 a. C. e pretende ser, antes de tudo, dizem os estudiosos da obra, um modelo do “Rei ideal”, uma leitura obrigatória na formação de jovens líderes. Independente disso, o fato é que Xenofonte nos entrega uma narrativa deliciosa de ser lida e que nos encanta na apresentação do caráter de Ciro, cuja envergadura moral e espiritual estava muito além dos homens do seu tempo e do tempo do autor, que, no final de sua obra, faz uma comparação entre os persas do tempo de Ciro e do tempo de Xenofonte, mostrando como que o povo de Ciro decaiu naqueles 200 anos após a morte de Ciro. Por isto mesmo, talvez, seja insistente a ênfase dada no livro sobre a importância de se imitar Ciro, que, aliás, pauta conscientemente sua própria conduta como alguém que devesse ser imitado. Ciro, portanto, sabe que o bom príncipe deve ser um exemplo de boa conduta para seus súditos, um exemplo de líder moral e espiritual, um homem de virtudes. E Xenofonte sabe que Ciro é um exemplo não apenas para os persas, mas parar os gregos também.
Acredito que a ordem de leitura correta para entrar nesse universo dos Persas seria o de começar por “Ciropedia”, seguir para “História”, ler “Os Persas”, de Ésquilo, e “As Bacantes”, de Eurípedes, e, finalmente, dar um salto e ler “Persépolis”. São narrativas de um mundo que não existe mais, histórias de povos, raças e nações que instigam, ora por suas belezas, ora por suas terríveis feiuras. Vale a pena! Até agora, estas foram minhas leituras introdutórias para mergulhar no universo “Ocidente e Oriente”. Mas há muito mais e isso é apenas o começo.
Ao ler “Ciropédia”, sabendo que já é um livro que olha para trás de quando foi escrito, buscando um tempo ideal para lançar luz nas trevas decadentes do tempo presente de seu autor, e sabendo também que aquela decadência irá se alastrar pelos gregos e romanos, cujas virtudes, enfim, serão afogadas num mar de vícios sem fim, até que venha o Cristianismo sobre todos eles, tudo isso é uma aventura literária fascinante. Estamos vendo a construção daquilo que Paulo chama de “a Plenitude dos gentios”. Todas as coisas, em todas as áreas da vida, estão sendo direcionadas para preparar o palco ao advento do Messias. Lembre-se que Ciro foi o Rei usado por Deus para libertar os judeus do Cativeiro da Babilônia, que, aliás, é a última grande empreitada bélica narrada em “Ciropédia”.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A "Ciropédia" é um tratado de educação e política escrito por Xenofonte no século IV a.C. A obra relata a história da vida de Ciro, um rei persa, e sua educação desde a infância até a maturidade. A narrativa é uma fonte valiosa para entender a filosofia de educação grega e a política da época.

Capítulo 1 - Introdução:
Xenofonte explica o propósito da obra, que é mostrar a educação de Ciro e como ela contribuiu para sua habilidade em governar. Também apresenta a importância da educação na formação de líderes.

Capítulo 2 - Infância de Ciro:
A história começa com a infância de Ciro e como seu pai, o rei Cambises, o educa para ser um líder justo e habilidoso. Aprende a caçar, a cavalgar, a lutar e a ter um conhecimento profundo sobre os costumes e tradições do povo persa.

Capítulo 3 - Aprendizado com o Sábio de Agatamênio:
Ciro, ainda jovem, é enviado para ser educado pelo sábio de Agatamênio, Araspes. Lá ele aprende a importância do autocontrole, da moderação e da justiça. Araspes também ensina a Ciro a importância de governar com empatia e bondade.

Capítulo 4 - Guerra e Política:
Ciro é treinado na arte da guerra e lidera seus exércitos em batalhas contra outras nações. Também aprende a política e a diplomacia, estabelecendo alianças e tratados com outras nações.

Capítulo 5 - Governando a Pérsia:
Ciro retorna à Pérsia e assume o trono após a morte de seu pai. Com sua educação e experiência, governa com justiça, bondade e sabedoria, conquistando a admiração de seu povo e a inveja de outros governantes.

Capítulo 6 - Conclusão:
Xenofonte conclui a obra enfatizando a importância da educação na formação de líderes e como a história de Ciro pode ser usada como um modelo de liderança justa e eficaz.

Considerações Finais:
"A Ciropédia" é um tratado importante para entender a filosofia de educação grega e a política da época. A obra apresenta um modelo de liderança baseado em valores como justiça, moderação, autocontrole e empatia, que podem ser aplicados em qualquer contexto político ou social.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marcos606 21/03/2023

O homem, por natureza, é de todos os animais o mais difícil de ser governado pelo homem
Xenofonte investigou a liderança apresentando a história de vida de Ciro II, fundador do Império Persa, aqui as técnicas de liderança militar e política são expostas tanto pelo exemplo quanto pela instrução direta.