A Ruptura

A Ruptura Christie Golden

Resenhas - A Ruptura

Saleitura 18/08/2013

Há livros que você tem um prazer especial de ler e fazer a resenha, este é um deles, por diversos fatores, o primeiro é que o livro é muito bom, emocionante, com personagens cativantes e o enredo é bem elaborado. O segundo é que sou aficionado por RPG (Role Playing Game) e não é o tratamento médico! O meu tema favorito é fantasia medieval, elemento que é a base do jogo WarCraft. Mas antes de analisar o livro, vamos falar um pouco da história do jogo.
Hoje em dia quando você fala em WarCraft, a primeira associação que se faz é ao World of WarCraft (WoW), um MMORPG, em tradução livre, jogo de interpretação para múltiplos jogadores on-line, da produtora americana Blizzard. Lançado no ano de 2004 dominou completamente os jogos de RPG on-line, sua segunda expansão Wrath of the Lich King vendeu 2,8 milhões de cópias nas primeiras 24 horas e 4 milhões no primeiro mês. E a terceira Cataclysm (a história do livro é um prelúdio da saga) bateu o recorde anterior com 3,3 milhões em 24 horas e 4,7 milhões de cópia no mês. Em 2010, o jogo obteve a façanha de 12 milhões de jogadores inscritos.
A franquia de WarCraft é bem extensa, desde jogos (para computador, videogames e tabuleiros, inclusive Monopoly), jogos de card-games, miniaturas colecionáveis, brinquedos e action-figures, inúmeros livros entre romances e RPGs, a uma série de histórias em quadrinhos, tanto no estilo comics (de 25 edições mensais e três especiais), quanto no estilo manga (quadrinhos de estética japonesa).
A série iniciou com o jogo RTS (Real Time Strategy – Estratégia de Tempo Real), WarCraft: Orcs & Humans, em 1994, no qual o jogador podia comandar um exército de humanos ou de orcs, inovador para época pela sua jogabilidade e opções, uma delas a possibilidade de enfrentar outros jogadores on-line, ganhando o prêmio o premio Innovations Award – Consumer Electronics, em 1995. No ano seguinte é lançado a continuação WarCraft II: Tides of Darkness continuando a história e a batalha entre humanos e orcs, e ganhando novamente o Innovations Award.
Em 2002 é lançado a terceira versão WarCraft III: Reign of Chaos, com a opção de jogar com outras raças além dos humanos e orcs, como os elfos e mortos-vivos. Em 2003, recebeu a expansão: WarCraft III: The Frozen Throne. WarCraft III é um verdadeiro prelúdio para o WoW, lançado no ano seguinte e um dos favoritos dos fãs.
O jogo on-line já possui quatro expansões: The Burning Crusade (2007), Wrath of the Lich King (2008), Cataclysm (2010) e Mists of Pandaria (2012). A quinta expansão, Cerco a Orgrimmar, já está anunciada. Em 2011, a Blizzard lançou um servidor brasileiro, com o jogo totalmente em português. Antes os jogadores só podiam jogar em servidores internacionais em inglês.

Agora a pergunta de um milhão de dólares: Posso ler o livro sem conhecer tudo isto? Pode sim. A autora Christie Golden consegue fazer uma obra que pode ser apreciada independentemente, mas é claro que lendo a coleção e conhecendo o universo, ela é bem melhor apreciada, pois os elementos que permeiam o jogo são bem desenvolvidos. Mas mesmo assim o leitor que queira iniciar a leitura deste fabuloso universo pode começar por A Ruptura que não vai se arrepender.

A história se passa entre os eventos de Wrath of the Lich King e Cataclysm. Há uma frágil paz em Azeroth, após a queda do Lich Rei Arthas. Tanto a Aliança quanto a Horda precisam organizar-se, e lidar com as perdas da luta contra o Flagelo. À frente da Aliança, que reúne humanos, elfos da noite, anões, gnomos e draenei, está Varian Wrynn e à frente da Horda está Thrall orc e xamã, em uma confederação que reúne orcs, elfos sangrentos, taurens, trolls e goblins, os dois líderes tentando lidar com as consequências da batalha e ao mesmo tempo lidando com os elementos descontrolados, tempestades, enchentes, terremotos, etc. E, no meio disto tudo, uma decisão difícil de Thrall, desencadeia em uma trama de traição e morte trágica, que pode determinar o fim da Horda e reiniciar o conflito com as duas facções. Ao mesmo tempo temos Varian lidando com o filho Anduin, que admira o pai, mas não quer seguir os mesmos passos e descobrir seu próprio caminho, e no reino nos anões passa por uma drástica mudança. E no meio da balança Jaina Proudmore tentando equilibrar as duas facções e manter a paz.

E como bônus para o leitor novato, no final do livro tem uma série de referências para leituras complementares e aprofundar-se neste universo fantástico.

Venha conhecer Azeroth e estes bravos heróis e heroínas, e partilhe das suas emoções e aventuras! Você não vai se arrepender.

Resenha by Marcelo Daltro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/08/resenha-do-livro-ruptura-world-of.html

Heberth 03/09/2013

Não tão bom quanto o Marés da Guerra
A autora é muita boa com o universo de Warcraft. Só não achei tão bom quanto o "Mares da Guerra". Mas não é culpa da Sra. Golden, este livro aqui, a estória é bem pacata, de contra partida o outro tem guerras, tem mistério, tem romance. Recomendo a todos que curtem esse universo.

Albarus Andreos 06/11/2013

Bagunça da Galera e orcs bonzinhos.
Quando vi, há alguns meses, o lançamento de World of Warcraft – Marés da Guerra (Ed. Galera Record, 2012), fiquei muito animado. Finalmente teríamos no Brasil os romances da tão aclamada franquia da Blizzard em terras brasileiras (a Blizzard Entertainment é uma editora e produtora de jogos de computador americana). Contudo, logo de cara começaram os problemas. É que Marés da Guerra começa a história muito depois de seu início. Para se ter uma ideia, é o décimo primeiro volume da série. Por que a Galera Record tomou essa decisão é coisa para se pensar. O fato é que não esperavam que fizesse o sucesso que fez e decidiram lançar mais um volume da série, nesse caso World of Warcraft - A Ruptura (Ed. Galera Record, 2013), volume 9 da saga!

Nunca é demais lembrar que World of Warcraf é um game online de retumbante sucesso no mundo todo, que na sua fase de maior popularidade chegou a ter 9,6 milhões de contas ativas (esses números variam a cada artigo que leio na net, por isso desculpem se estou dando uma bola fora, o que interessa é que é um número gigantesco)! Foi introduzido no primeiro jogo da série Warcraft: Orcs & Humans em 1994, jogo que passei dias e noites de absoluto deleite jogando e que foi um dos maiores culpados pelo fato de eu ter me tornado escritor de literatura fantástica (juro!).

Mas porque a Galera Record lança o vol.9 agora? Talvez seja porque esse livro inicia um importante arco narrativo que leva aos eventos conhecidos como Cataclismo, uma das expansões de WoW que fez tremendo sucesso no mundo todo. Se isso for verdade, perderemos toda a absurdamente inquietante trama de WarCraft III: The Frozen Throne, que levou a transformação de Arthas Menethil, o querido filho do rei Terenas Menethil II, no Lich Rei, e eu sinto arrepios até hoje ao lembrar dos cinematics do jogo quando Arthas, com os cabelos já brancos, ia até o palácio em Lordaeron, para confrontar seu pai e bem... criou um escritor de fantasia brasileiro.

O fato é que toda a dificuldade de nos localizarmos no tempo, como aconteceu em Marés da Guerra (o vol. 11, no caso), se repete aqui também em A Ruptura. É que os personagens e boa parte das 100 páginas iniciais se perdem elucidando fatos passados, relembrando acontecimentos que foram narrados nos 8 livros anteriores e nos games. Uma tonelada de conteúdo até chegarmos onde estamos. WoW é um universo muito amplo. Existe um exército de criadores de conteúdo trabalhando na Blizzard e cada romance conta um grande pedaço da história de Azeroth, o mundo onde a Horda, controlada pelos orcs, e a Aliança, dominada pelos humanos, batalham infindavelmente. Esses flashbacks são tão abrangentes e significativos que até o momento quase nada aconteceu na história de A Ruptura. Ficamos num recordar infindável e a sensação é a de termos pego o bonde andando (o que é a mais pura verdade!). Mas o pior de tudo, é que já sabemos de antemão muitas coisas que vão acontecer nesse livro e nos próximos, já que lemos um livro que vem cronologicamente depois na série. Marés da Guerra, o vol. 11, são 350 páginas de spoilers daqui até o volume 10. Como é que puderam ignorar um detalhe tão relevante? É inacreditável que a Galera Record tenha feito isso.

No ponto onde estamos, o tauren Caerne Casco Sangrento, grande líder e um dos principais chefes da Horda, resgata o general orc Garrosh Grito Infernal do continente da Nortúndria, e o leva de volta a Orgrimmar, a capital do império onde o Chefe Guerreiro e xamã, Thrall, os recebe com festa. Contudo, Garrosh é um guerreiro afeito às raízes órquicas, um ser brutal e traiçoeiro que acaba se aliando à bruxa tauren Magatha Temível Toten. Ataques sorrateiros e sangrentos são perpetrados contra os elfos noturnos, aliados da Aliança, quebrando o armistício entre as raças e o ato acaba sendo creditada na conta de Garrosh. Isso é uma grande provocação e o Rei humano Varian Wrynn está próximo de retomar a guerra contra a Horda. Contudo, há alguma coisa que incomoda os espíritos elementais, causando terremotos, secas e enchentes. A feiticeira humana Jaina Proudmoore atua como diplomata visitando, hora o rei Varian, hora o líder dos orcs, Thrall, tentando achar uma solução diplomática para a deterioração das relações de paz entre as facções.

Se há uma coisa que não gosto em WoW é essa coisa de orcs procurarem a paz, ter diplomacia e agir civilizadamente. Orcs são violentos e insanos, brutais e terríveis! “Humanizar” seu comportamento é uma descaracterização ruim do clichê, na tentativa de arredondar psicologicamente a raça e dar alguma relevância à literatura feita a partir da série. Me incomoda tanto quanto desgosto de vampiros bonzinhos ou zumbis vegetarianos.

Essa tentativa de aprofundar a literatura mostrando que orcs também podem ser coitadinhos é uma escolha da Blizzard e está lá nos games desde que que se tornou online, de tal forma que as partidas PvP (pessoa versus pessoa), onde jogadores se aliam a uma facção, pudessem ser balanceados (senão todo mundo iria ser mocinho e não teria bandido). Portanto, o que resta a escritora Christie Golden é seguir a imposição do universo de WoW sem oportunidade de questionar nada, sem influir consideravelmente com suas ideias ou liberdade criativa, uma batata quente que ele aceitou em troca de grana, e por isso deve pagar o preço de um texto inverossímil, agora. Isso tira muito da importância da obra como literatura séria, aproximando-a de um simples veículo oficial de cooptação de corações, mentes e grana para o jogo online, como reza a boa filosofia capitalista/ ianque, no mundo. Mas é uma escolha: paga quem quer!

Após a introdução passamos a percorrer alguns cenários junto com o filho do Rei Varian, o jovem príncipe Anduin (sim, você já leu esse nome em O Senhor dos Anéis. Anduin é o nome de um rio que passa próximo ao Condado dos hobbits. WoW não deixa de invocar a maior obra de fantasia de todos os tempos, numa clara homenagem). Anduin está sendo treinado para assumir a função de seu pai, no futuro, mas acaba se envolvendo pessoalmente nos desastres que assolam toda Azeroth. No caso, no país dos anões, onde Moira Barbabronze reclama o trono para si, após a morte do rei Magni. Já Thrall precisa viajar para Draenor, onde pretende consultar a Grade Mãe Geyah, para ver se consegue se comunicar com os elementais enfurecidos. Contudo, deixa provisoriamente no comando da Horda ninguém menos que Garrosh Grito Infernal, a própria raposa cuidando do galinheiro. Um imenso contrassenso, tendo-se em mente que o que Garrosh quer é incendiar o mundo numa guerra contra a Aliança.

Christie Golden tenta explicar a decisão de Thrall, de deixar Garrosh no comando da Horda, mas não convence. Thrall até vislumbrou as outras opções que tinha, cogitou Caern, o líder dos tauren, mas esse era velho demais, um ou dois outros nomes apareceram, mas possuíam algum senão também. Garrosh acaba por ser escolhido então, por exercer uma grande influência sobre os orcs, por seu carisma e seu espírito guerreiro. E o que está errado nisso? Não é Garrosh, pois como disse, ele é um orc, pensa e age como um. Os orcs veem nele um líder, pois orcs gostam de sangue, de matar e trucidar. O contrassenso é Thrall ser o líder atual, isso sim! Pois ele não é nem um pouco como um orc: sanguinário, feroz e caótico. Thrall, segundo o que descobrimos no livro, nasceu e foi criado por humanos, por isso não é um animal enfurecido, mas almeja a paz e entende o valor dela. Lá atrás, em algum volume da série que a Galera Record não vai publicar, foi explicado como Thrall chegou a se tornar o líder dos orcs e fundar a Horda. Como é que um cara tão diferente dos de sua própria espécie foi se tornar o grande Chefe Guerreiro da Horda, eu não sei e não é matéria do presente livro. Ficamos boiando.

Continuando... Sendo Thrall quem é, deveria ter visto, mais claro que a água, que Garrosh poria tudo a perder na primeira oportunidade. Deveria ser o maior senão de todos, mas ele não viu isso, por raciocinar que Garrosh levaria de novo à Horda o orgulho e a honra... Honra? Num orc? Essa miopia do xamã (e da Blizzard) é irritante, totalmente despropositada e não convence. Não dá para jogar meu cérebro no lixo e aceitar um troço desses porque a Blizzard resolveu fazer umas mudanças em WoW para reagir a queda do número de contas ativas no game.

Apesar de tudo, o livro é bem escrito. Christie Golden tem essa habilidade. E somado a isso, temos até uma boa história. Mas livros bons deixam aquela sensação de orfandade quanto o terminamos, certo? Isso não acontece em A Ruptura, contudo, arrastado e superficial demais. É que as soluções arrumadas pela autora, para algumas situações que aparecem na trama, são muito ruins: Thrall deixa Garrosh comandando a Horda, como já dissemos, ou quando Anduin usa a pedra de teletransporte dada por Jaina Proudmoore e a encontra numa conferência com Baine. Nessa ocasião, o menino passa a falar coisas maduras demais para um rapazinho de 13 anos. Não adianta salientar o espanto de Jaina com o tom adulto do garoto.

O menino toma decisões altamente políticas e avançadas, e tanto Jaina quanto o pai (o próprio rei e líder da Aliança!), lhe dão ouvidos?? Tenha dó! Muito pouco presumível que chefes de Estado e diplomatas treinados dependam da opinião de crianças para tomar decisões, mesmo sendo essa criança quem é. E quando Baine se levanta contra Magatha e seus Temível Totem, então? Após a traição toda que chacinou inocentes, matou o pai e culminou com a morte de um monte de taurens, ele toma a decisão que tomou??? Sinceramente... Nem monges budistas seriam tão bonzinhos. É tão politicamente correto que até enjoa.

Há ainda a situação toda de Thrall fazendo sua jornada espiritual, com o auxílio de Aggra, a xamã. A autora conta, mas não conseguimos enxergar ou nos convencer da transformação de Thrall. A coisa toda parece muito forçada. Em suma, o livro carece (e muito) de convencimento. Será que imaginam que os leitores poderão aceitar essas soluções assim, sem usar o senso crítico? Mas há mais alguns detalhes que não passam despercebidos. Dentre eles, o fato dos anões falarem com termos inerentes ao linguajar gaúcho, como “Bah, guria...”, ficou muito fake. A cereja estragada no bolo, contudo, são os erros de português que despontam aqui e ali, a cada capítulo. Por si sós, não estragariam a experiência da leitura, mas, como pudemos ver, estão muuuito mal acompanhados.

Não pretendo continuar a acompanhar a série. Sei que há uma nova expansão do jogo, com ursinhos panda, uma nova raça que resolveram trazer para o game (não estou zuando, eu juro! Alguém da Blizzard realmente deve odiar Warcraft). O próximo volume da série a ser publicada pela Galera Record é o 12º: Sombras da Horda! Meu... Tenha dó. Fica aí a dica para quem não se importar em ser atirado daqui para lá entre os livros da série e para quem é fã de bichinhos fofinhos, como pandas, pôneis com chuquinhas etc.

site: www.meninadabahia.com.br

Thaisa 08/03/2014

A Ruptura, uma leitura indispensável
Além dos seus ótimos jogos, a Blizzard tem um acervo enorme de literatura. Literatura essa baseada em seus games e todos são lançados originalmente em inglês. Felizmente, para nossa alegria (sim, daqueles que não entendem nada em inglês), a Blizzard fez uma parceria com a editora Galera Record e trouxe algumas obras para o Brasil com a tradução e adaptação para o português.

Continue lendo no link abaixo.

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/03/resenha-world-of-warcraft-a-ruptura/

Kaicy Perry 03/02/2016

Épico!
Um livro que quanto mais se lê, mais se quer ler. Batalhas gloriosas, Horda e Aliança se reestruturando após a queda do Lich Rei, meu Thrallzinho lindo na luta contra os elementos que não mais respondem aos xamãs, Garrosh mergulhado em seu orgulho... E muito mais! Cara... é de ficar emocionado! Vale a pena cada linha!

Careca 26/06/2016

Ruptura
estou gostando demais do livro,vou fazer a coletânea recomendável a todos que gostam de histórias medievais

Rodolfo.Rodrigues 02/10/2018

Thralll!
Livro sensacional, indico extremamente para os fãs e que jogaram a expansão do cataclisma ! ???

Renata.Reis 05/01/2019

Os elementos em fúria
Eu comecei a jogar WoW genuinamente, e então me apaixonei por muitas coisas no jogo, e então resolvi entender alguns cenários e quests do jogo. O livro a ruptura, da Christie Golden, é um preludio da expansão cataclisma do World of Warcraft.

Os elementos fogo, água, terra e o ar estão em exasperação em Azeroth. Vem ocorrendo o inesperado, terremotos por toda parte, enchentes, ventanias que derrubam navegações, e incêndios descontrolados. Thrall, o chefe guerreiro da horda, acredita que poderia deixar a Horda temporariamente, para buscar informações em Terralém. O Rei dos anões, Magni Barbabronzi acredita que poderia resolver essa questão com uma antiga escritura, que fora deixa-da por anões antigos.

Enquanto isso, Jaina Proudmoore, a maga humana que governa Theramore, tenta aliviar o clima de tensão entre a Horda e a Aliança. Eu não sabia que a Jaina era tão maravilhosa. A relação dela com a Horda é sempre bem diplomática. Ela tenta sempre evitar o máximo de conflito. No livro, agora eu tenho uma visão de admiração por ela.

O querido Caerne Casco Sangrento, lider dos Taurens, tenta freiar Garrosh em decisões perigosas. Caerne acha-rá imprudente Thrall deixar Garrosh como chefe guerreiro da Horda, já que esse não teme em atacar a Aliança sem o menar consciência.

O princípe Anduin Wrynn junto com o anão sacerdote Rohan, descobre a real proficiência. O vai contra tudo o pai o Rei Varian Wrynn quisesse para o filho. Anduin tem um coração e tanto, apesar de ter apenas 12 anos, se sente útil em ajudar Azeroth do atuais eventos do cataclisma.

Eu acredito que o livro conseguiu com proeza explicar as intenções das facções, dos personagens. Cada raça também tem suas necessidades e crenças e lutam por isso.

Eu só esperava mesmo mais narrativas dos Kaldorei, e dos Sindorei. rs. Principalmente dos Kaldorei que tem toda uma relação mais íntima com a natureza. E o que a rainha Tyrande, poderia ter feito para impedir?! Eu creio que poderia ter sido mais explorado. Eu fiquei esperando alguma narrativa que não fosse mais secundária. Eu creio que os elfos noturnos foram meio injustiçados. E os sin´dorei, muitas vezes, parecem que não fazem se quer parte da Horda, rsrs, estão mais ali por estar. Deveriam valorizar mais os elfos.

Boa leitura.

site: https://delayddreams.tumblr.com

Luis 13/04/2020

Ler os eventos que vivemos jogando WOW é uma experiência fantástica, livro muito bom,leitura simples,um prato cheio aos amantes do jogo.

Pela Aliança !!!

Cleo 09/06/2020

Gostei
Eu ate gostei , mesmo que o primeiro tenha sido muito melhor , mas conhecer esses outros personagens nos livros foi uma experiencia muito boa .

hegui 14/07/2021

Um pouco entediante
O segundo livro de Warcraft que eu li. Embora eu tenha apreciado ver os personagens e suas histórias, senti que faltou um pouco de ação.

Edivani 13/08/2021

Natureza agitada, rebeliões, alianças feitas , traições, amizades, confiança e dú vidas:
ser lider ou xamã

vitinho 22/07/2022

Bem bom, mas um tempo depois que li, não lembro de muuita coisa do livro, só da burrice do Thrall em colocar logo o Garrosh pra liderar a Horda. O homi tão inteligente e fez isso, tenho ódio até hoje.

Oco 22/12/2022

A terra irá chorar, e o mundo se partirá...
Thrall segue sendo um dos melhores líderes da horda, e toda a sua trajetória foi impecável, meu ele e a aggra no trono dos elementos foi f0d@ de mais.

Garrosh meu amigo eu quero que vc se f0d@.

Esse livro aqui é triste de mais, tem muitas passagens tristes e MUITAS fofas também, vale a leitura de mais
Anduin e Varian mto fofos, e apesar do Varian ser mto diferente do Anduim (parece mais um garrosh da vida) eles simplesmente se completam perfeitamente, simplesmente melhor relação de pai e filho.
E tbm o momento que o Anduin ficou em Altaforja e se aproximou de Magni foi mto dahora. Importante ressaltar tbm o momento FOFO que o Anduin deu a Quebra-medos pro baine e APOIOU MTO ELE(apesar deles serem inimigos políticos e isso ser considerado um ato de traição das duas partes).

E preciso nem citar a ameaça principal, que é o coração do livro, o cataclismo chegando pra esse universo, o fim e a destruição de tudo trazida pelo Aspecto da morte.

"Dor, agonia, meu ódio consome as profundezas cavernosas, o mundo estremece com meu tormento. Seus reinos desprezíveis trepidam sob minha fúria, mas finalmente azeroth inteira se partirá e tudo queimará a sombra de minhas asas"