Holocausto Brasileiro

Holocausto Brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

Luís Gustavo 18/09/2020

Sucursal do inferno
Como conta no livro, o Colônia foi a sucursal do inferno. É importante ler esse livro para saber o nível de descaso em que se chegou com o próximo em um ambiente que deveria ser exatamente o oposto (não que em outros lugares seja válido o descaso, mas se tratava de um hospital ?para cuidar? das pessoas).
As fotos contidas no livro aumentam a sua carga e faz com que sejam constantes as lágrimas. Muito triste, muito pesado, muito péssimo, muito pavoroso.

Renan.Schiavon 17/09/2020

confuso
Confuso e espantado com o fato de um acontecimento desse não ser de conhecimento popular e não ser comentado nas apostilas de história. É um ótimo livro com um puta panorama social/político/pessoal. recomendo e recomendo que seja compartilhado com outras pessoas

Mylena 14/09/2020

Um dos livros mais chocantes que já li, mostrando uma realidade que foi vivida no Brasil e ainda não é conhecida. Um livro que todos os brasileiros deveriam ler pra conhecer oq o Brasil já passou!!!

Paulo Vitor 13/09/2020

Resenha
Um livro que relata o maior holocausto brasileiro que ocorreu em um hospício, onde os pacientes eram tratados de uma forma desumana ocasionando em mortes e muitas doenças. É um livro bastante triste de se ler, porém foi a realidade dos absurdos humanitários que ocorreu neste local. Recomendo para quem tem coragem de uma leitura b em forte.

Laura.Maximiano 12/09/2020

Todo brasileiro deve ler
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Um marco histórico que aconteceu no país, acredito que todos os brasileiros devem conhecer esse lado sombrio que o país vivenciou

Bia 11/09/2020

Chocante e Tocante
Um livro que do começo ao fim nos emociona, revolta, e impressiona sobre a crueldade humana. Conta a história de funcionários e pacientes do que não podemos chamar de clínica, mas sim de campo de concentração. Pacientes jogados esperando a morte, e sendo que cerca de 70% deles não possuíam nenhum distúrbio, eram apenas às margens de uma sociedade. Livro importante para o protesto antimanicomial. Leitura recomenda com certeza!

Pedro 11/09/2020

Hospital Colônia e suas barbáries
A autora fez um ótimo trabalho investigativo, os depoimentos são muito emocionantes e a história do João Bosco e da Geralda vai ficar marcada pra sempre na minha memória. O livro mostra fatos e fotos tão absurdas que é facilmente confundido com alguma história de ficção, ou como o próprio nome já diz com o Holocausto.
Pra mim foi uma leitura lenta e difícil, mas sem dúvida necessária.

helena 10/09/2020

Holocausto Brasileiro é um livro que todo brasileiro deveria ler. É uma leitura que joga na sua cara a crueldade da razão, mostrando que os loucos na verdade somos nós. Me senti lendo "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago, exceto que dessa vez não se tratava de ficção.

O holocausto que se passou dentro dos muros da Colônia é um passado trágico, mas que se perpetua na sociedade atual em outros moldes. É necessário que compreendamos a história para que não deixemos barbáries como essa se repetirem.

Taynara 10/09/2020

Angustiante.
Impossível não se revoltar, enjoar, entristecer com a história de todos esses seres humanos. Gostaria de escrever mais, mas ainda estou digerindo todo esse horror, só sei que é uma história que pretendo passar para colegas de profissão, amigos, família, ser humano em geral... Principalmente nesses tempos retrocesso que estamos vivendo. É de fato conhecer a nossa história para não repetir os mesmos erros..

Larissa Halama 08/09/2020

É um livro bem difícil de se ler por ser uma história real e bem pesada. Ainda não entendo como nunca tinha ouvido falar sobre tudo isso. Leitura necessária.

Danápi 04/09/2020

Abaixo da expectativa
Gostei da escrita e louvo a iniciativa de não deixar que algo tão grave caia no esquecimento.

Infelizmente, o tom jornalístico atual é de uma linguagem sem fluidez, monótono e de vocabulário limitado.

Edna.Karla 31/08/2020

Daniela Arbex faz tudo
Impactante demais, necessário demais, não é à toa que Daniela arbex se tornou uma das minhas autoras favoritas e quero ler tudo dela.

juliapassos14 31/08/2020

Teoria eugenista no Brasil
O livro aborda a história do Hospital Colônia de Barbacena, aonde mais de 60 mil pessoas foram mortas. As condições de vida, eram semelhantes ao holocausto, sem alimentação digna, roupas, local agora dormir, essas pessoas tiveram suas intimidades completamente violadas. Terapias completamente agressivas eram feitas, sendo que 70% dia atendidos não sofriam de doença mental, eram apenas diferentes ou ameaçavam a ordem pública, por serem militantes políticos, mães solteiras, homossexuais, alcoólatras, negros, pobres ou qualquer tipo de "indesejado". Essa história é omitida do brasileiro e o livro serve para lembrá-la, para que não nos tornemos cúmplices e entendemos a importância da luta anti-manicomial.

Dani 28/08/2020

MARAVILHOSO
É um livro triste, pesado, mas que me fez pensar sobre muitas coisas que as vezes deixamos passar, o livro traz muitos relatos reais e imagens arrasadoras, chorei e amei ao mesmo tempo!