Holocausto brasileiro

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1972 encontrados | exibindo 61 a 76

Gabriella453 06/03/2024

Doloroso
Acredito que seja o livro mais triste e doloroso que já li. Não tem como não se indignar com as atrocidades que aconteceram no Colônia. Meu coração ficou tão pequenino a cada página lida. Todo mundo deveria ler e entender todo esse holocausto

siririk 06/03/2024

Esse livro me destruiu!! É muito triste e revoltante o quanto várias pessoas sofreram simplesmente por serem pessoas. O livro é definitivamente incrível, fico triste que poucas pessoas tenham acesso a histórias do nosso país.

ayobami_fasoyin 06/03/2024

Maior hospício do país
A história do Colônia é uma parte da história do Brasil que merece ser contada. A sensibilidade da autora em contar a história das vítimas do Colônia, respeitando e dando visibilidade para a história dessas pessoas.

Mel 05/03/2024

Leitura obrigatória para todo brasileiro!!
Daniela conseguiu nestas páginas me emocionar, me enfurecer e me chocar de maneiras nunca antes vistas. Holocausto brasileiro deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros, para que, assim, a história não seja esquecida e repetida. As barbaridades cometidas a essas pessoas não podem ser esquecidas, não podem voltar a acontecer, não podem ser normalizadas. A luta antimanicomial é uma luta de muitos anos que ainda não acabou, não é porque se resolveu em Barbacena que em todo o resto do território também. Expôr casos assim é de extrema importância para não voltar a se repetir e a luta ter que acontecer novamente.
Recomendo que todos os estudantes de direito, psicologia, filosofia, ciências sociais, etc, leiam esse livro e entendam a sua importância na sociedade! Entendam que o caminho que irão trilhar nessas profissões não pode ser apenas por ganho, mas por justiça aos menos afortunados e pela luta dos direitos de todos, incluindo as pessoas com doenças mentais.

Ligia.Albuquerque 04/03/2024

Holocausto Brasileiro
Nos porões da loucura. Por mais de um século o Hospital Colônia de Barbacena abrigou os ditos ?loucos?, tendo ou nao distúrbios mentais, tornou-se depósito daqueles rejeitados pela sociedade. Uma história impactante e que não deixa de chocar a cada vez que se debruça sobre ela.

aslamspaws 04/03/2024

Sucursal do inferno
Que livro sensacional. Doloroso, cruel, emocionante e sensacional. Daniela Arbex fez um trabalho incrível dedicando um momento tão delicado da sua vida à pesquisa pra esse livro acontecer. Todo mundo, seja jovem ou adulto, seja da área da saúde ou não, precisa ler esse livro e conhecer a história do Colônia, que diz tanto sobre a história do nosso governo e de como ele trata os que não se encaixam.

Josiane211 03/03/2024

Massacre em massa.
Um livro triste, relata a história de vários abusos cometidos. Coisas que aconteceram no Colônia que são difíceis de acreditar.
Um inferno na terra, absurdos difíceis de acreditar.
Lamentável a história dessas pessoas.

Camarada dos livros 03/03/2024

Sem ideia pra título
Um livro que mostra a importância de relembrar a história, mesmo que seja horrível (principalmente se for horrível).
Senti falta de mais detalhes sobre o Colônia e menos sobre a vida dos jornalistas (achei muito f0da o cara ter conhecido o Fidel Castro, mas o que isso tem a ver com o hospício?).
Ainda assim os detalhes são horríveis e os relatos emocionantes, necessários para manter a memória daquelas pessoas viva, mesmo após a sua morte.

Bianca.Brito 01/03/2024

Triste
Meu Deus, que tristeza saber que isso aconteceu aqui pertinho.
Um livro necessário, cheio de revelações, porém extremamente triste. Pessoas que precisavam tanto de ajuda e acolhimento, foram tratadas como escória.

Gabrielly.Silveira 01/03/2024

Holocausto brasileiro
Esse livro é uma parte da história que não foi contado nas escolas, acho super importante e a Daniela fez um excelente trabalho, é horrível saber que nosso país teve algo tão grotesco.

Jeferson 01/03/2024

Um soco no estômago
O Livro tem uma ótima narrativa, você não quer parar de ler, mas a história é dura e deveria ser uma leitura essencial. É preciso que todos conheçam essa história e tomem para si a luta por mais humanidade em todos os sentidos, e lutemos contra o encarceramento dos doentes e deficientes físicos e mentais (desculpem os termos atrasados, mas ainda tem muita gente que não vai compreender se utilizarmos os termos atuais), prática ainda presente na atualidade e no ideário de boa parte das pessoas.Inclusive, muitos médicos também precisam conhecer essa realidade para que não se repita.

Giovanna.Nogueira 28/02/2024

Um livro incrível, mas que não aguentaria ler novamente
O livro do começo ao fim traz muitos absurdos à tona, mostrando que o título descreve perfeitamente a situação dos internados nos hospitais psiquiátricos citados na obra.

Temos contato com diversos relatos sofridos envolvendo crianças, famílias que foram separadas, pessoas que foram abandonadas, é o próprio retrato da tristeza, e o fato de que por quase um século o Estado era condizente com tudo, torna a situação ainda pior.

Foi um livro que me emocionei do começo ao fim, muito bem escrito, que traz a parte sofrida, mas também algumas partes mais felizes, de pessoas que conseguiram encontrar a felicidade após o ocorrido, e de pessoas que lutaram contra os absurdos do Colônia.

Lary 28/02/2024

Holocausto no Brasil?!
Quem pensaria que similar aos campos de concentração nazista na Alemanha, período angustiante da história do Mundo, poderíamos encontrar tratamento semelhante em um Hospício aqui no Brasil?
Apesar de chocante a reflexão, o termo Holocausto brasileiro se adequa bem infelizmente, às atrocidades que foram vivenciadas no Hospital Colônia de Barbacena, localizada em Minas Gerais, no início do século XX.
60 mil pessoas, entre pacientes com transtornos mentais diagnosticados e indivíduos comuns que simplesmente apresentavam diferenças sociais consideradas ?incômodas?, perderam a vida nesse ambiente hostil e cruel; e para entender as investigações e implicações desse momento lamentável da História brasileira, a admirável jornalista Daniela Arbex nos traz informações dignas de angústia, reflexões e revolta.
Quero dizer que tendo em vista o cenário atual, o termo hospício e muitos dos tratamentos da época, como eletrochoque e lobotomia hoje são proibidos. No entanto, para que o tratamento aos pacientes psiquiátricos se tornasse mais humano, tragédias como essa precisaram vir a público.
Fica portanto, minha dica de leitura.

Emerson.Joseph 28/02/2024

Uma história incrível e surpreendente ao ponto de não parecer real.
Fiquei impressionado com a escrita e histórias relatadas!
Maravilhoso.

Alice2289 23/02/2024

Impactante
Como psicóloga, recomendo "O Holocausto Brasileiro" como uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em entender a história sombria da saúde mental no Brasil. Este livro oferece uma visão profunda e perturbadora do tratamento desumano e dos abusos cometidos contra os pacientes do Hospital Colônia de Barbacena. A autora mergulha nas histórias individuais desses pacientes, destacando a importância de reconhecer sua humanidade e dignidade perdidas. A leitura pode ser desafiadora emocionalmente, mas é uma oportunidade para refletir sobre as consequências do estigma e da negligência na saúde mental. Recomendo este livro como uma ferramenta para aumentar a conscientização sobre os direitos humanos e promover a compaixão e a compreensão em relação às pessoas que lutam com doenças mentais.

1972 encontrados | exibindo 61 a 76