Holocausto brasileiro

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1975 encontrados | exibindo 76 a 91

Lary 28/02/2024

Holocausto no Brasil?!
Quem pensaria que similar aos campos de concentração nazista na Alemanha, período angustiante da história do Mundo, poderíamos encontrar tratamento semelhante em um Hospício aqui no Brasil?
Apesar de chocante a reflexão, o termo Holocausto brasileiro se adequa bem infelizmente, às atrocidades que foram vivenciadas no Hospital Colônia de Barbacena, localizada em Minas Gerais, no início do século XX.
60 mil pessoas, entre pacientes com transtornos mentais diagnosticados e indivíduos comuns que simplesmente apresentavam diferenças sociais consideradas ?incômodas?, perderam a vida nesse ambiente hostil e cruel; e para entender as investigações e implicações desse momento lamentável da História brasileira, a admirável jornalista Daniela Arbex nos traz informações dignas de angústia, reflexões e revolta.
Quero dizer que tendo em vista o cenário atual, o termo hospício e muitos dos tratamentos da época, como eletrochoque e lobotomia hoje são proibidos. No entanto, para que o tratamento aos pacientes psiquiátricos se tornasse mais humano, tragédias como essa precisaram vir a público.
Fica portanto, minha dica de leitura.

Emerson.Joseph 28/02/2024

Uma história incrível e surpreendente ao ponto de não parecer real.
Fiquei impressionado com a escrita e histórias relatadas!
Maravilhoso.

Alice2289 23/02/2024

Impactante
Como psicóloga, recomendo "O Holocausto Brasileiro" como uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em entender a história sombria da saúde mental no Brasil. Este livro oferece uma visão profunda e perturbadora do tratamento desumano e dos abusos cometidos contra os pacientes do Hospital Colônia de Barbacena. A autora mergulha nas histórias individuais desses pacientes, destacando a importância de reconhecer sua humanidade e dignidade perdidas. A leitura pode ser desafiadora emocionalmente, mas é uma oportunidade para refletir sobre as consequências do estigma e da negligência na saúde mental. Recomendo este livro como uma ferramenta para aumentar a conscientização sobre os direitos humanos e promover a compaixão e a compreensão em relação às pessoas que lutam com doenças mentais.

Jessica Alves 23/02/2024

De acordo com o dicionário, Holocausto é o massacre cometido pelos nazistas contra os judeus e minorias. Fazendo um paralelo com esse genocídio, Daniela nos traz a história do “hospital psiquiátrico” Colônia, situado em Barbacena, Minas Gerais, que exterminou pelo menos 60 mil pessoas.

Fundado em 1903, o hospital, que foi construído com o objetivo de abrigar e tratar pessoas com transtornos psiquiátricos, não se limitava a apenas esses pacientes, mas também servia de local para ‘despejar’ pessoas indesejadas, como bêbados, prostitutas, homossexuais, assim como filhos desobedientes, esposas insubmissas, incluindo crianças, todos misturados no mesmo local. O ‘tratamento’ recebido nesse local macabro era degradante, como torturas através de choques e banhos gelados para punição de maus comportamentos dos pacientes, comida intragável, falta de roupas, cama, higiene, atendimento médico adequado, fora os abusos entre os internados.

O livro-reportagem, além de trazer a história do local, as denúncias, traz também o relato dos sobreviventes, funcionários, pacientes e familiares. Quando o hospital estava em vias de fechar alguns deles tiverem um final feliz, pois aos poucos, o hospital foi realocando os pacientes que conseguiam ser independentes para moradias, onde eles passaram a receber um auxílio para se manterem e também passaram a ser assistidos por profissionais da saúde que os auxiliaram a se reinserirem na comunidade fora dos portões do hospital.

Na leitura, às vezes me senti perdida pela história não seguir muito uma linha cronológica, mas ir e vir nos anos pra contar a história do local e os relatos. Senti que o capítulo onde a autora conta uma breve biografia do jornalista Luiz Alfredo destoou do tom triste do livro, perdendo um pouco do foco do assunto principal. É um livro bem triste, mas entendo a importância do registro enquanto denúncia desse Holocausto pouco comentado no país.

site: https://medium.com/@jhealves/livro-holocausto-brasileiro-feed67064456

Melissa635 22/02/2024

Resenha - Holocausto brasileiro
Não sei definir esse livro direito, mas acho que uma palavra que descreve bem ele é necessário.
A leitura é muito impactante, assim como as fotos expostas em suas páginas.
Acho que é uma leitura obrigatória para conhecer mais de uma das maiores tragédias do Brasil.

Isadora 21/02/2024

Que livro!
Não sei nem o que dizer a respeito. Uma leitura necessária para que o genocídio bárbaro que aconteceu no Colônia não seja esquecido e, consequentemente, volte a acontecer.

Larissa 20/02/2024

Holocausto Brasileiro
Eu sempre ouvi falar sobre Barbacena e os seus ?hospícios?, e de como era triste a história. Mas nunca soube os detalhes.
Meu Deus, quanta tristeza? Condições desumanas realmente semelhantes ao holocausto.
Causa uma sensação muito ruim em pensar que isso tudo aconteceu tão próximo a mim, e em um passado tão recente.
Mas é isso, temos que conhecer para não normalizar e nem repetir.

Amy 20/02/2024

Um livro super necessário, acho que tanto para especialistas da área, quanto pra todos.
É muito bom, e igualmente chocante, revoltante e emocionante. Não parece algo real, mas nos faz questionar muito a realidade que estamos inseridos.

Gluplivros 19/02/2024

-Bem triste-
Que livro triste amigos, não consigo nem imaginar o quanto essas pessoas sofreram na mão desse sistema maluco e perturbador.

Achei que as partes pesadas do livro foram escritas com tanta clareza e as fotos ajudaram tanto que me pegou bastante.

Trato esse livro como livro reportagem, então a escrita não precisa ser perfeita, apenas passar a informação de forma mais empática para entendermos todo esse caso bizarro.

Minha única crítica é o ritmo final, o livro vai cada vez mais crescendo? Ficando mais e mais pesado, com histórias bem tristes, para do nada jogar tudo lá em baixo e ficar falando sobre os reporters e tals

Enfim, o livro tem seu ápice nas histórias das vítimas e funcionários que me arrepiam só de lembrar.

4?

Realmente bom!

Saah 19/02/2024

Muito triste e pesado
Mais um livro pesadíssimo porém necessário da Daniela Arbex. Que crueldade tudo que foi relatado, até chocante saber que essas coisas aconteceram com as pessoas.

nina460 17/02/2024

Impossível não se impressionar com o jornalismo investigativo da Daniela e se impressionar que uma atrocidade dessa é capaz de acontecer no Brasil. Gosto como ela conta cada detalhe que pode e não deixa escapar nada, mas pra quem quer ler tem que ter um estômago, justamente por ela não deixar nenhum detalhe de fora e ainda ter fotos.
Raissa.Morais 17/02/2024minha estante
Simmmm

Helen Moya 16/02/2024

?Ignorados de tal? milhares de pessoas que perderam não só suas identidades, mas sobretudo o direito de existir. ? Como pessoas, não mais como corpos sem palavras, eles, que foram chamados de DOIDOS, denunciam a loucura dos NORMAIS.

Camila Goi 15/02/2024

A leitura é pesada, muito bem escrito, amei o prefácio da Eliane Brum. Em vários momentos me senti angustiada com os relatos e demorei pra terminar de ler.

Isabella2061 15/02/2024

Não sou uma boa referência de leitora, mas finalizei esse aqui em dois dias de tanto choque!!!! terminei chorando e com o coração doido.

1975 encontrados | exibindo 76 a 91