True

True Hilary Duff
Elise Allen

Resenhas - True: A Verdade

GiulianaB 08/11/2014

Final lixo de uma trilogia inovadora que tinha todo o potencial de ser mágica. Mais decepcionante que o final de Lost.
Concordo.

Mari 12/10/2021

Uma decepção muito forte
O primeiro livro da saga entrega um enredo que tinha de tudo pra ser mágico, o desenvolvimento prometia algo extraordinário que foi aos poucos sendo destroçado com todas as forças. Eu só continuei lendo porque queria muito saber que tipo de absurdo iria acontecer nessa história.

Clea e Sage parece que perdem a química, o comportamento dele é algo que não casa com o livro em si, e a desculpa que acontece pra que ele se porte de forma tão diferente é um dos motivos pro livro ser horrível. O final é bem decepcionante, como se a trama tivesse sido escrita correndo, e a divergência do que vemos no primeiro livro é absurda. Não vale a pena ler.
Eu deveria ter lido o primeiro livro e ter imaginado o final.

Lili 08/02/2015

Trilogia com um enredo inovador, mas com um desfecho mais decepcionante que Lost
A trilogia tinha tudo pra terminar com chave de ouro, mas infelizmente Hilary preferiu focar no romance água com açúcar do que os mistérios do enredo. Nunca vi um livro terminar com tantas pontas soltas, pqp...
O ponto de partida da série foi o desaparecimento do pai da protagonista, Grant Raymond, que sumiu sem deixar pistas após começar a investigar o Elixir da Vida. Passou o segundo livro, terminou o terceiro, e cadê o Grant? Hilary simplesmente descartou o personagem.
Idem com Amélia e a família dela. O que aconteceu com eles? Parece que só serviram de tapa buracos na história. Fora que os personagens foram totalmente estragados, peguei ódio do Sage, Ben que sempre foi meu favorito foi transformado num babaca. E como as pessoas reagiram ao fato de que Clea "estava" namorando o boy da melhor amiga? Oiiiiii????
Naiane 21/02/2015minha estante
O que mais me incomodou foi ela ter descartado Amelia e o pai da Clea, puts, final decepcionante.

Cady 25/09/2018

Péssimo! Não perca seu tempo.
Essa com certeza foi uma das piores séries de livros que já lí, o primeiro foi chato, o segundo até que foi tolerável (o que me surpreendeu) e o terceiro só confirmou o quanto essa história é ruim. A pergunta que não paro de pensar é: como uma editora concordou em lançar isso? Só pode ser pela fama da Hilary, não tem outro motivo. O casal NÃO tem química nenhuma! Em nenhum momento eu creditei neles. E no suposto grande amor dos dois! A amiga da protagonista é uma cabeça oca que não pensa em mais nada além de garotos. Aliás, tanto a protagonista quando a amiga ficam planejando seus respectivos casamentos com 17 anos? Sério? Nada contra, mas e as outras partes da vida como fica? Nada faz sentido aqui, Nada! As atitudes tomadas dos personagens não tem lógica nenhuma, as soluções milagrosas surgem do nada para resolver a situação....são muitos furos na história. Um cara que supostamente morreu anda pela casa toda e ninguém questiona nada? É uma mansão, deve ter milhares de empregados. Me poupe! E cadê o pai da protagonista? Cadê o fim para Ele? Não tem nexo nenhum. E o final foi o pior de todos! Acabaram com o único personagem legal da trilogia com aquele final. Quando 2 livros de uma trilogia são ruins, não tem salvação. Espero me livrar deles o mais rápido possível! Não indico jamais. Aliás, só dei "meia estrela" pois a narrativa foi bem rápida, o que eu adorei porque lí bem rápido esse livro chato.
Carol @lendoaocontrario 25/09/2018minha estante
Hahahah vou passar longe!

Cady 26/09/2018minha estante
Passe mesmo! Kkkkk

Sand 18/04/2022

Podia ser melhor
Eu gostei muito do desfecho do casal da trama. Porque é isso que este 3° livro é: sobre o casal. Embora esse seja o menor livro dos 3, acho que a Hilary deu um desfecho digno pra história deles. Mas falando da historia como um todo, ficou muitas pontas soltas, como "afinal o que aconteceu realmente com o pai dela?". A Magda reaparece nesse livro, mas e o resto da familia dela? Maaaas eu gostei muito de como esse último livro focou muito nos personagens principais, os mesmos lá do início da história. E, sendo bem sincera, eu acho o Sage um porre, preferia mais o Ben. Amei o fato de ter um epílogo, o que me deixa mais tranquila por imaginar que a amizade de milhões foi mais forte apesar de tudo. A verdade é que o primeiro livro é maravilhoso, o segundo é interessante e esse terceiro a Hilary ficou com preguiça de escrever. É isso.

Clara2720 17/11/2022

Parece que cada livro foi escrito por uma pessoa kkkk
Li só pela curiosidade de saber como acaba a trilogia, acho que ao longo dos livros a história foi perdendo a força e ficando enrolada?

Claris Ribeiro 07/06/2017

*Esse é o terceiro livro da série, e está resenha pode conter spoilers dos primeiros livros!

Chegamos então ao final da trilogia Elixir, que conta a saga de amor eterno entre Clea e Sage. O terceiro livro inicia com Clea, Ben e Sage, agora vivendo no corpo de Nico, voltando para casa.

Clea agora precisa contar para sua melhor amiga que o namorado dela morreu, e quem ela vê no corpo de Nico é Sage, e, como se não fosse complicado o bastante, ao chegar em casa, Rayna, a melhor amiga, briga com ela quando descobre que Nico faleceu, sem deixar Clea contar o que aconteceu. Rayna fica completamente irritada e diz que tudo gira em torno de Clea, e vamos combinar, gira mesmo, e esse é um dos pontos fracos da trilogia.

True é narrado por Clea e Rayna, alternando em cada capítulo, e o foco principal agora são os problemas que Sage está tendo em seu novo corpo. Sua alma está rejeitando o corpo de Nico, o tornando um homem muito agressivo, capaz de machucar quem estiver pela frente, inclusive Clea.

Ben, que sofre por ter tirado a vida de Nico, e Clea, que quer o seu amado bem e ao seu lado para enfim viverem juntos, começam a pesquisar como resolver o novo problema de Sage.

Depois de um tempo de aceitação, Rayna volta a conversar com Clea para entender o que realmente aconteceu com Nico, e ao perceber como Sage estava, a garota, muito esperançosa, acredita que Nico ainda esteja dentro de seu corpo e que ele procura paz. Rayna então resolve ajudar seus amigos, pensando em como ajudar o seu amor.

O final da série foi um completo desastre, toda a ação e todos os mistérios criados no segundo livro foram completamente esquecidos. Clea voltou a ser uma personagem sem graça e o romance continua patético, posso dizer aqui que foi ainda pior nesse livro, já que Clea sofria com as crises de Sage e continuava como se nada tivesse acontecido.

Como se não bastasse a falha na continuação e o retrocesso dos personagens, ainda tivemos que engolir a história de que ninguém viu ou reconheceu Nico, antigo funcionário da casa que faleceu e teve até uma homenagem após sua morte, ou, que ninguém percebeu ou achou estranho o fato de Clea agora namorar o noivo de sua melhor amiga Rayna, que tinha morrido.

Eu poderia até falar aqui que não valeu a leitura, já que o segundo livro teve uma história melhor e que poderia até ter acabado ali mesmo sem dar mais explicações, até porque o terceiro livro também não deu essas explicações, mas para mim valeu só porque consegui comprar o box por R$20, então foi uma leitura rápida que compensou no meu bolso.

site: http://www.plasticodelic.com/2017/06/resenha-true.html

Deyvson Leandro 24/11/2013

True: A verdade é uma conclusão digna de aplausos
Quando terminei de ler o segundo livro da trilogia, Devoted, eu desejei na mesma hora poder ler o terceiro livro. Agora que finalmente foi lançado eu pude saber como termina a saga de Clea e Sage.

Em True: A verdade o Sage que Clea conhece se foi, agora a alma dele está no corpo de Nico, namorado de Reyna. E o Elixir também está fora de suas veias, fazendo dele mortal. Essa troca de corpo que ocorreu não afetou muito bem Sage, ele agora está tendo lapsos de memória e se tornando um homem agressivo. Clea sem dúvidas, decide que tem que ajudar Sage e encontrar uma cura para esse problema. Essa é a última chance dos dois poderem finalmente ser felizes juntos já que Sage quebrou a ligação espiritual que tinha com Clea.

Eu não sabia o que esperar desse livro, não tinha nenhuma noção de qual rumo a história ia levar. Em Devoted, Clea me incomodou bastante, certas atitudes dela simplesmente me irritavam. Em True foi um pouco diferente, a impressão que eu tive foi que ela voltou a ser como era em Elixir, determinada, corajosa e firme nas decisões. Mas também teve o lado chato dela, como o fato dela só pensar em Sage o tempo todo e se esquecer dos próprios sentimentos.

A aventura dessa vez foi bem além do que já tinha sido mostrado, agora ficamos sabendo mais das coisas ligadas as almas e espíritos. True não tem aquele poder de te chamar cada vez mais pra leitura como tinha Elixir e até mesmo Devoted, mas ele consegue te fazer ficar intrigado com todo o problema que está se passando com Sage, te faz perguntar: Afinal, ele vai conseguir passar por tudo isso? Clea e ele vão conseguir ser felizes?

Uma coisa inquestionável é como o amor de Clea por Sage é verdadeiro e real, eu realmente senti que ela amava ele e sabia que ela ia fazer o possível pra conseguir ficar do lado dele, custasse o que fosse. Hoje em dia é bem clichê esses romances "Teen" mas aí vem a pergunta: Qual livro hoje em dia não tem um amor desse tipo? Então na minha opinião esse romance funcionou, e provou realmente que "Nos sonhos e no amor, não há impossibilidades".

Na resenha que eu escrevi sobre Devoted eu disse que Sage me irritou bastante, nesse livro o erro continuou, a diferença dessa vez é que ele tinha um motivo. Como ele não podia controlar suas ações nem suas atitudes, eu me senti mal por ele e pela primeira vez desde que li o primeiro livro estava torcendo pra que ele conseguisse se dar bem e ser feliz.

Uma das coisas "novas" do livro foi que existiam capítulos narrados pela Rayna, que eu sempre quis que fosse a protagonista da trilogia. Rayna é realmente uma personagem cativante, a cada capítulo dela sempre tinha algo que me fazia rir, mesmo se a situação que estava se passando estivesse totalmente fora de controle. Rayna assume uma postura muito mais madura e consciente em True, o que me deixou bastante feliz porque houve um desenvolvimento, mesmo que pequeno, na minha personagem preferida.

Ben foi uma enorme decepção nesse livro, eu fiquei muito chateado com a Hilary por ter feito o que fez com um personagem tão bom. Como já disse, a Rayna teve um desenvolvimento, já no caso de Ben houve um retrocesso. Mas isso ocorreu já no final do livro, quando já estávamos vendo como as coisas iriam terminar. Quando eu pensava que ele tinha se mostrado um personagem forte e capaz de seguir em frente, ele no fim voltou todo o caminho que já tinha percorrido antes.

Teve dois pontos negativos no livro que me deixaram com a sensação de precisar de um quarto volume. O primeiro deles não é tão importante, mas mesmo assim eu queria que pelo menos a Hilary tivesse mencionado algo. Eu não entendi muito bem o que aconteceu com Os Anciões no segundo livro, esperava ter descoberto algo, já que True foi fundo no quesito de almas. Queria saber o que aconteceu com a maravilhosa Amélia, fiquei muito descontente com o "final" que ela teve.

O segundo motivo pra mim foi o que me deixou bastante frustrado. A trama de Elixir inicialmente começa com Clea querendo saber onde está o pai dela, esse é o ponto de partida de tudo. Infelizmente ficamos sem descobrir o paradeiro de Grant Raymond. Pra aliviar a minha frustração eu me forcei a acreditar que ele realmente morreu, mas eu ainda sei que a ponta solta ainda ficou lá.

Quando eu li a última página do livro eu procurei "colocar na balança" as coisas que eu tinha gostado e as que tinha detestado. No fim de tudo a minha conclusão foi que True encerrou muito bem a trilogia apesar dos erros. A última frase do livro me fez chorar e me arrepiar. Foi bom acompanhar essa épica história de amor entre Clea e Sage. E agora eu sei que quando as coisas ficarem difíceis, eu só tenho que ter: Fé, Coragem e Sabedoria.

Felipe 04/12/2013minha estante
Voce realmente disse tudo! Hilary poderia fazer + um livro e explicar o que aconteceu c/ os Anciões, Amélia, o pai dela, e dar um final digno pro Ben!

Deyvson Leandro 05/12/2013minha estante
Pois é Felipe, fiquei um pouco decepcionado com o final do Ben, era meu personagem favorito. Mas é como eu digo, foi a primeira vez que a Hilary escreveu livros, então de um modo geral a trilogia foi muito boa!

Gabi 08/12/2013minha estante
hum, onde vcs acharam esse livro?
Li Elixir e Devoted mas nao consigo encontrar esse

Deyvson Leandro 12/12/2013minha estante
Gabi, está a venda nas melhores livrarias. Da uma olhada no site da Saraiva e da Cultura, com certeza você vai encontrar ;)

Thais.Mendes 31/07/2020

Não vale a pena
Desfecho foi até interessante. Mas deixou muitas coisas inexplicado, muitas pontas soltas e uma juntificativa ruim, pra virada da trama

Milena 07/04/2014

Decepção
"True" é o ultimo livro da trilogia Elixir que teve um final de tirar o fôlego no seu ultimo livro "Devoted", mas o que era para ser um livro surpreendente acabou sendo uma decepção.
Diferente dos outros livros os quais eu amo incondicionalmente, True teve um desfecho fraco, uma narrativa chata e isso sem contar que muitas questões do livro ficaram sem explicação.
A Hilary não soube desenvolver á história e não nos tocou em nenhum momento. Tudo era muito rápido e a história ficou mais focada em Rayna e Clea do que em Sage e Clea.
Francamente, eu que esperava tanto desse livro e fiquei tão ansiosa para lê-lo que fiquei totalmente arrasada como á história terminou e se eu soubesse que ele é tão decepcionante, eu não deveria nem tê-lo lido. Deveria ter continuado com á "magia" que eu sentia nos outros dois livros da trilogia e continuar tendo á sensação de como essa trilogia era maravilhosa. 2 estrelas!
Naiane 21/02/2015minha estante
Concordo em tudo, muito coisa sem explicação!

mauriciosneves 29/01/2023

Por ser o último livro, eu fiquei bem decepcionado.
Os outros já não eram grande coisa, mas esse me pareceu que as escritoras estavam com preguiça e só queriam encerrar logo. Demora muito para acontecer algo e quando finalmente acontece o livro já está chegando ao fim e tudo é resolvido de forma idiota e rápida. Sem contar que aqui os personagens tão no ápice da chatice e vários mistérios e personagens são esquecidos.

Debora novais 24/08/2017

True a verdade - Hilary Duff
A leitura é rápida, porém esse último livro achei um pouco decepcionante, a autora não soube encerrar uma trilogia que começou tão bem, deixou muito a desejar.