Mundo Perdido

Mundo Perdido Michael Crichton

Resenhas - Mundo Perdido

M.Castrin 13/04/2024

Melhor que o filme !
Quando criança sempre fui fascinado por dinossauros, adorava aprender e falar os nomes difíceis de cada dinossauro? Perdi as contas de quantas vezes assisti o primeiro filme, Jurassic Park.
O livro o Mundo Perdido nos apresenta um conto completamente diferente, um thriller surpreende que nos faz perder o fôlego a cada minuto, além disso o livro levanta discussões sobre criação de vida em laboratório, direitos sobre um ser vivo, teoria do caos etc?
O bacana é que diferente do filme que a maioria dos personagens são politicamente corretos, nesse livro vemos seres humanos com fraquezas, defeitos e até mesmo impotência diante de situações adversas.

Jusalazar 09/04/2024

Incrível
É uma escrita completamente imersiva, você consegue claramente se imaginar na ilha com os personagens em meio aos dinossauros.

Gabriela Gonçalves 06/04/2024

Apesar de ter gostado desse, me diverti e me impressionei muito mais com o primeiro. O começo desse livro é bem nostálgico, o que te deixa animada para os acontecimentos que virão. Mas quando os personagens chegam na ilha, senti que a história perde o ritmo e começam a acontecer situações que poderiam ser melhor desenvolvidas. Também achei os dinossauros sem brilho aqui, como se não estivessem na sua maior potência de ações. As crianças não são tão irritantes como as do primeiro. Arby e Kelly até que ajudam bastante, mas às vezes senti uma forçada de barra para eles saberem de coisas só porque são 'nerds'. Destaque para a querida Sarah Harding que literalmente reproduz o meme do: Dra. Sarah Harding cuidará disso. A mulher faz de tudo um pouco, salva todo mundo, não tem medo e bota moral nos homens frouxos que estão com ela. Diva! Foi uma leitura divertida e que me deixou bem feliz, porque amo dinossauros e amo voltar para esse mundo. Mas é uma continuação sem brilho, como se o autor tivesse feito apenas o mínimo para passar de ano.

Hugo390 21/03/2024

O Mundo Perdido - Michael Crichton
Esse foi o melhor livro de ficção científica que pude ler na vida e é o meu favorito dentre todos existentes. Todos os trechos de ação, diálogos e narrativa linear deste livro são muito confortáveis de ler.

Por fim: considero ele como um dos poucos livros que merecem cinco estrelas. ?

Cosmonauta 07/03/2024

A nossa função
"? Os seres humanos são muito destrutivos ? disse Malcolm. ? Às vezes, acho que somos um tipo de praga que vai acabar com a Terra. Nós somos tão bons em destruir coisas que de vez em quando penso que talvez essa seja a nossa função. Talvez de tantas em tantas eras surja algum animal que mate o resto do mundo, limpe a área e permita à evolução que siga para sua próxima fase."
Alex 08/03/2024minha estante
Tenho o primeiro livro. Nunca lido, coitado. Vale a pena encarar.

Cosmonauta 08/03/2024minha estante
Vale, especialmente a partir da segunda metade.

Maria.Aparecida 22/02/2024

O livro é bom mas é preciso ser inteligente para entender tudo e claramente eu não sou inteligente o suficiente kkkkk chegou momentos em que eu não estava entendendo nada e tive que ficar pesquisando os assuntos.

Carlos Nunes 22/02/2024

Os dinos estão de volta
A grosso modo, a trama desse livro é bem semelhante à de JURASSIC PARK: pessoas perdidas uma ilha tentando sobreviver ao ataque dos dinos, mas à medida que avançamos na leitura, vamos percebendo várias diferenças, principalmente em relação aos debates científicos, que são bem mais profundos aqui. Por mais que se saiba sobre a evolução das espécies, a extinção delas ainda é um grande mistério, e o personagem Ian Malcolm tem uma teoria de que a extinção dos dinos não seria resultado apenas de um evento natural, como a queda de um meteoro, mas teria algum elemento comportamental por trás, e isso seria visível observando o comportamento dos dinos em um ambiente natural. Algumas mudanças comportamentais não seriam passadas geneticamente, mas por aprendizado, passado de geração a geração, e de alguma forma modificariam o ambiente de tal forma que acabariam levando ao extermínio da própria espécie, exatamente o que estamos fazendo hoje, destruindo o planeta, o que fatalmente nos levará à extinção.
Um outro ponto que achei bem interessante nesse livro foi a discussão sobre a existência de um planejamento inteligente por trás de tudo o que existe. Um argumento muito usado pelos ateus para “provar” que Deus não existe, é que tudo na Natureza seria obra do acaso, mas esse fato já foi refutado pela própria ciência, que comprovou por A+B que a Natureza, apesar do aparente caos, segue um ordenamento e um equilíbrio bastante eficientes, inatingíveis por total acaso. Então, mesmo sem chegar ao ponto de reconhecer a existência de Deus como uma entidade suprema, a ciência já aceita que há um princípio inteligente por trás de tudo, que há algo ou alguém para pôr ordem na casa.
O ritmo da história é bastante frenético, o Crichton é um autor que sabe criar muito bem como criar situações de impacto e manter a tensão das cenas, e aqui, com os personagens à mercê de dinossauros à solta em um ambiente selvagem, as cenas são bem mais impactantes e violentas do que no primeiro livro, e também mais numerosas, porque aqui existem várias outras espécies de dinossauros que não aparecem no livro anterior. Mas, mesmo assim, O MUNDO PERDIDO tem alguns problemas: talvez por conta de ter sido uma obra encomendada já com o objetivo de virar filme, parece que o autor teve um certo desleixo com o desenvolvimento de certos aspectos. Os personagens aqui são bem menos desenvolvidos do que no primeiro livro, suas motivações não parecem tão fortes a ponto de justificar os perigos a que se submetem, em especial o Ian Malcolm, depois de tudo o que passou no primeiro livro, chegando até a ser dado como morto. Situações que seriam altamente traumatizantes, que precisariam de uma motivação absurda para serem superadas. Um outro problema é o velho recurso da carta na manga, é um alçapão no lugar certo, um galho de árvore estratégico, um galão de gasolina encontrado por acaso, coisas desse tipo, soluções bem típicas de um filme de aventura, mas que soaram um pouco deslocadas aqui. É um livro bom, bastante interessante, que prende a atenção, só perde um pouco nesse quesito do desenvolvimento, que fez com que as duas histórias ficassem bem parecidas. E como o filme acabou ficando bem diferente do livro, acho que a leitura desse segundo livro foi mais empolgante que a do primeiro, porque tinha uma carga de novidade maior. É leitura de entretenimento, sim, mas o Crichton fala de questões importantes com propriedade, além de escrever muito bem. Recomendo a leitura até mesmo para quem já conhece o filme, porque o livro traz muito mais do que uma simples aventura.

Moreno02 18/02/2024

Uma continuação a altura, um fechamento glorioso.
Mesmo focando bem menos na ação, e tendo mais refeições e estudos sobre extinção e a interferência humana no ambiente, esse segundo volume não perde em nada para o primeiro, como um fã dos filmes eu me peguei totalmente perdido ao perceber que o segundo livro não iria no mesmo caminho dos filmes. E isso me empolgou bastante.
A adoção de novos personagens, novos vilões, e novos dinossauros foi uma boa sacada pois você se vê em um mundo que já conhece os riscos e desafios, e personagens que a qualquer momento podem ser descartados por uma mordida surpresa ou pelo simples fato do raptor ter experimentado chocolate.
Durante toda a saga o Michael Chrichton faz um bom malabarismo de estudos científicos e narração os misturando de forma que você pega a ideia geral e consegue entender como aquilo pode interferir na história. Mas nesse por vezes me peguei lendo monólogos científicos durante os delírios e falas estendidas de Malcom. Mas não atrapalha em nada a experiência como um todo.
Recomendo para todos que são fãs dos filmes, de um bom suspense ou dinossauros. E falando a verdade quem não é fã de dinossauros, são dinossauros.

Tami 03/02/2024

Eu demorei muuuito para terminar, mas por um lado foi bom pq pude aproveitar de todas as formas esse livro maravilhoso. Com certeza é a minha ficção científica favorita, simplesmente perfeito

Marjorie.Barticiotto 01/02/2024

Depois que terminei o primeiro livro tava doida por esse. Como sempre Michael deixa a gente agoniado sem saber o que será dali p frente, e o mapa no início do livro, dando leves indícios sem diminuir os plot twist que vinham. Adorei!

hmhenrique 01/02/2024

Esse livro segue de maneira mais tranquila, mas ainda sim muito satisfatória o enredo da franquia. Diferente do filme dois, que na minha opinião é o mais fraco da franquia o livro te prende muito mais e proporciona momentos memoráveis.

Isabela.Calomeni 26/01/2024

Esse livro é pra quem realmente gosta de uma ficção científica, kkkkk então teve umas partes bem enjoadinhas porém não deixa de ser interessante e a ação que te deixa nervoso a cada momento kkkkkk. Tenho que elogiar o autor pela escrita maravilhosa e tbm a pesquisa que foi feita para retratar cada tema! Asmei o livro (não supera o primeiro kk)

Igão 25/01/2024

Ciência, ação e mais ciência!
Assim como o primeiro, é um livro excelente, com uma narrativa e prosa muito boa. O Mundo Perdido é um pouco diferente de Jurassic Park, já que parece que a ação demora mais para começar, porém há momentos de tensão muito pontuais, que não me deixaram perder o ritmo da leitura. (E depois que a ação começa, meu amigo, o trem fica tenso até o final)

Este livro tem muita ciência, muita explicação teórica, muito Dr. Malcom viajando nas ideias, mas ao meu ver, não foi um problema. De qualquer forma, é bom que o leitor esteja preparado para isso.

Recomendo demais!