O Concorrente

Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

Tuts 13/04/2024

Ideia boa, execução mediana
De início, ao ler o título e a sinopse pensei que esse livro seria uma espécie de Jogos Vorazes do King, mas na verdade , é um pouco diferrente. De fato também tem aquela mesma pegada do reality show, "O Sobrevivente" mas não tem outros jogadores, é o protagonista Ben Richards fugindo dos Caçadores para ganhar um prêmio bilionário.

O que motiva o protagonista é a sua situação financeira nada boa , e a doença de sua filha, o que faz com que ele se inscreva no programa governamental, sabendo que se tratava de um jogo mortal, em que ninguém havia vencido antes.

Esse é um livro surpreendentemente curto pros padrões do King e até pro potencial da narrativa, que poderia ter sido desenvolvida sob uma ótica mais dinâmica, em alguns momentos fica bem repetitivo. Acho um livro ok no geral, mas reconheço que tinha potencial pra ser muito melhor.

O final foi até que satisfatório, dentro dos padrões do King, tem uma reviravolta extremamente previsível e óbvia que eu saquei desde o começo, mas como não é o ponto central da obra, irei relevar. No fim, pra quem é fã de Stephen King assim como eu acho que vale a leitura.

Leila 08/04/2024

Uma trama muito envolvente, aterradora e o final totalmente agonizante.
Dos que li sob o pseudônimo de Bachman, esse foi o mais visceral.
Uma ótima leitura.

Sara 16/03/2024

Frenético.
O puro entretenimento, não se aprofunda muito em nada, mais é incrivelmente instigante, como um filme de ação bem escrito. Acho que valeu muito a pena a leitura.

vivian 23/02/2024

Distopia com uma vibe de jogos vorazes!!
definitivamente virou um dos meu livros favoritos do Stephen King!!
a narrativa em si me prendeu bastante tornando uma leitura bem fluida.

um ponto interessante é a personalidade do personagem principal, já que é bem diferente dos que vemos na maioria dos livros, é uma especie de ?vilão?, ?anti-herói?, o que deixa ainda tudo mais interessante.

outro fato é que esse livro pode facilmente servir de repertório em redações modelo enem, já que explora diversos assuntos, tais como: pobreza, manipulação da mídia, violência policial, desigualdade social, problemas ambientais, entre outros.
recomendo esse livro a todos :)

Nay 21/02/2024

Algo bem diferente do que costumo ler do Stephen King, mas curti a leitura, achei bem fluida, mas acredito que algumas coisas poderiam ser encurtadas (quem sou eu p julgar este autor que escreve MUITO)? aliás, amei o final ?

JoAo366 26/01/2024

O futuro é hoje!
Em uma sociedade distópica, no ano de 2025, a televisão é um deus. A ?Free-Vee?, pela Rede, manda e desmanda no mundo. Os carros andam suspensos no ar, as revistas e vídeos são em 3D e há muita, muita poluição no ar. Além disso, existem uma série de programas televisivos onde as pessoas literalmente dão a vida em troca de prêmios em dinheiro.

O maior programa de todos: O Sobrevivente.
O participante tem que sobreviver por 30 dias enquanto é caçado por? todo mundo!

Ben Richards tem uma filha bebê muito doente, uma esposa que se prostitui e nenhum emprego. Ele decide se candidatar aos jogos.

Será que ele conseguirá sobreviver?

Rai 28/12/2023

Eu achei a história muito legal, e o final então, achei daora e condizente com o personagem. Me incomodou a forma que ele vê e fala das mulheres em alguns momentos, mas é um livro mais antigo também então dá pra relevar um tiquinho, já que não é o foco. A história é muito envolvente, tanta doideira acontecendo que não dá vontade de parar de ler, e o protagonista é inteligente, então fiquei torcendo por ele e esperando a próxima resolução dele pra sair dessa loucura.

Angie - @livros_libras 26/12/2023

Você resolveu habilitar-se aos Jogos por alguma motivação suicida? Bem vindos!
Em 1981, Stephen King com o pseudônimo de Richard Bachman, escreveu um enredo de ficção científica que se passa em 2025.

"A morte havia-se transformado num fato corriqueiro."

Neste livro, não vamos encontrar terror nem suspense e, sim, uma narrativa com ficção científica com toques de ação. No ano de 2025, as diferenças de classe são gigantescas e a única alegria da população são os sádicos reality shows da GratuiTV, onde os participantes são perseguidos, torturados e mortos em troca de dinheiro para suas famílias.

E é assim que Ben Richards participa de “O foragido”, um reality onde todo mundo pode cassá-lo e matá-lo. Detalhe: ninguém nunca saiu vivo deste programa. Com capítulos eletrizantes em contagem regressiva do personagem, temos aqui uma narrativa de tirar o fôlego.

Lucas.Domingos 25/11/2023

Bem ok
Não apresenta nada de muito grandioso, mas consegue prender o leitor na narrativa. Recomendo a leitura com ressalvas.

Zé Guilherme 24/10/2023

Richard Bachman retorna para as distopias.
Macabro, divertido e cheio de um espírito anárquico que senti falta nos primeiros Bachman. Acho que o cinismo na trama funciona muito bem e o Ben é um protagonista muito simpático. Achei até um certo ponto, muito admonitório. Isso assusta qualquer um que pegar para lê-lo hoje. Gostei.

Gessyka.Loyola 18/10/2023

Richard Bachman não é o Stephen King ?
Meu primeiro contato com o pseudônimo Richard Bachman, e posso dizer que foi uma sorte tremenda.
Uma escrita totalmente eletrizante e direta, aqui não encontramos os trejeitos do King, é realmente Richard Bachman escrevendo, vale a pena.
E essa história é sensacional, um mundo onde quem comanda é a tv, fazendo as pessoas se matarem por o mínimo de dignidade? Assustador como poderia se tornar real.
O protagonista Ed me pegou demais com sua astúcia, só leiam, vale a pena!!

cansadona 13/10/2023

Li de novo depois de 10 anos e continuo achando um bom livro. o jeito da escrita é bem diferente do convencional, traz bastante adrenalina para o leitor. utopia clássica daquelas que a gente até se identifica um pouco. vi pessoas reclamando que gostariam de ver mais sobre a história do mundo descrito no livro em si, mas discordo. acho que as informações que o autor fornece são suficientes para entender a história do Ben. é uma história sobre pessoas, suas ganancias, suas faces, amor e até onde o desespero pode levar alguém, o mundo é só o background.

Ingrid664 30/09/2023

Este cara tem culhões
O livro é frenético do começo ao fim, sendo assim é capaz de prender a atenção em todos os capítulos, apresentando o protagonista Ben e o motivo da participação no jogo O FORAGIDO (ninguém nunca conseguir sobreviver), sua filha doente. Ben demonstrou ser uma pessoa com muita coragem, se submetendo às condições sociais, não conseguindo emprego para sustentar sua família e ocasionando de sua esposa se submeter a condições precárias para conseguir algum dinheiro .

O plano de fundo da história é uma sociedade alienada, sentados vendo realitys shows de carnificina com pessoas de classe baixa, apenas acreditando que essas pessoas são miseráveis que venderiam a própria mãe por dinheiro dos jogos. O protagonista inicia apenas querendo dinheiro para remédios para sua filha, mas se torna uma revolta contra o sistema .

O final foi onde confirmei o quanto gostei do personagem, por um momento duvidei e me decepcionei, porém ele fez o final valer a pena !

Duas coisas que achei ruim é algumas falas machista, porém acredito que tenha a ver com a forma que o protagonista se relaciona com pessoas com mais dinheiro e a forma que as mulheres pobres são vista ainda nesta sociedade inventada e que o livro é muito curto, poderia ter mais informações sobre toda está sociedade, talvez sobre os outros jogos .

Sara Marinho 28/09/2023

O capitalismo ataca novamente
Gostei muito do livro e me prendeu bastante , ainda mais que os capítulos são curtinhos. Uma distopia que chega dá uma angústia pois pode ser realmente o nosso futuro. King escreve de forma nua e crua, mostrando a dura realidade com protetores nasais, pílulas de proteína, a detenção de livros e conhecimento somente para elite e por aí vai. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre esse universo. Mas, por conta do livro ser narrado todo pelo ponto de vista do Richards ficamos um pouco no escuro até porque o próprio personagem é deixado na ignorância e também esta mais preocupado em sobreviver. E temos que combinar que o Richards tem colhões, beira até a loucura.
Uma coisa que eu tenho que criticar nesse livro são as personagens femininas que são rasas e quase nunca aparecem. Sem falar que sempre que uma aparecia era sempre alguém falando que ela merecia apanhar ou ser abusada, o Richards fala disso sobre a Amelia (que o ajudou mesmo apesar de tudo). Eu poderia até gostar do Richards mas depois disso fiquei p*ta com ele. Esse é o segundo livro que leio do Stephen King então não sei se é um problema recorrente. Mas, estou curiosa para ler mais obras dele.