O Concorrente

Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

Pam 26/06/2021

Intrigante.
Esse livro é muito Black Mirror (literalmente! kk). Não sei se é por ser mais uma distopia, ou se realmente serviu de inspiração pra série. Um reality show se sustentando na caçada e morte de pessoas? Tem muita coisa que cruza com o que a gente vê em Jogos Vorazes, 1984, dentre outras. Quem gosta de sci-fi e distopia vai aproveitar.

Eu achei a leitura muito envolvente, eu nem percebi o número de páginas, inclusive quando terminei de ler (li no kindle) descobri que o livro era muito maior do que eu imaginava, nem senti a leitura passando.

O livro todo é muito eletrizante e passa um senso de urgência e alerta, porque além de acompanharmos o protagonista entrando num programa que fará a nação toda querer matá-lo, a sociedade toda está deturpada e gera mais agonia na história.

Algumas ressalvas são que como falei no começo, ele lembra muitas outras obras, isso que talvez deixe a desejar. Não é lá muito inovador nem apresenta uma crítica social muito grande, são coisas bem genéricas (o governo é mau, estamos destruindo a natureza, a mídia manipula a opinião das pessoas, etc.), então quem espera algo revolucionário pode se decepcionar. Outra coisa é que achei que mais ou menos na metade, o livro ficou um pouco cansativo, mas logo em seguida ele melhora.

Não imaginei que leria algo assim do Stephen King, ele consegue escrever quantos gêneros? Incrível. Quem está querendo ler algo envolvente e fácil, além de emocionante, tem aqui uma recomendação. Só não crie muitas expectativas altas, leia sem pretensão 👀

Gessyka.Loyola 18/10/2023

Richard Bachman não é o Stephen King ?
Meu primeiro contato com o pseudônimo Richard Bachman, e posso dizer que foi uma sorte tremenda.
Uma escrita totalmente eletrizante e direta, aqui não encontramos os trejeitos do King, é realmente Richard Bachman escrevendo, vale a pena.
E essa história é sensacional, um mundo onde quem comanda é a tv, fazendo as pessoas se matarem por o mínimo de dignidade? Assustador como poderia se tornar real.
O protagonista Ed me pegou demais com sua astúcia, só leiam, vale a pena!!

Pedro.Marques 24/06/2021

Infinitamente melhor que o filme
Essa história é tão louca quanto abrir a porta com um chute, sendo que as chaves estão no seu bolso.
As descrições do ambiente não são muito comuns, mas me deram uma compreensão suficiente de como é Co-Op City, os personagens principais e seus habitantes. O enredo é ótimo, te prende do início ao fim, como um filme sem aqueles intervalos que te deixam ir ao banheiro.
Foi o primeiro livro de Stephen King que li e não me decepcionei.
ArthurAlves 24/06/2021minha estante
Ainda irei ler um com ele escrevendo sob o pseudônimo de Richard Bachman.

calie 16/10/2020

aquele que me apresentou insatisfatoriamente ao mundo de Bachman
histórias com cenários distópicos não fisgam meu interesse com frequência, quando leio é certamente para matar a curiosidade sobre a obra/autor e, sendo assim, acho que já matei a curiosidade por Richard Bachman. faz mais de uma semana que terminei a leitura mas a memória de que não funcionou pra mim continua fresca. o livro foi escrito em 3 dias e pareceu um tanto nítido com a falta de aprofundamento, ação também, em diversos momentos. achei os últimos capítulos significativamente melhores do que tudo o que veio antes. fiquei pensando que talvez poderia ter funcionado melhor se fosse um conto, já que o autor adicionou detalhes desnecessários que fizeram a história se arrastar um pouco.
Wilza.Alves 17/10/2020minha estante
Eu gosto de distopias, aí funcionou bem pra mim, mas concordo que poderia ser menos corrido.

calie 17/10/2020minha estante
ah sim, claro! fico feliz que tenha funcionado pra você ? tem algum favorito do Bachman?

Wilza.Alves 17/10/2020minha estante
Até agora todos ficam na média de bons, não li nenhum que se destacou até agora.

anaalimap 11/01/2022

Sacrifícios pela família
O livro foi um diferencial das outras obras que eu li do King, a leitura foi bem fluida e rápida, os capítulos curtos foram o motivo disso.

O livro contém muita ação e você fica sempre querendo saber o que vai acontecer com Richards e torcendo o tempo todo por ele.

O plot do final final me pegou de jeito, fiquei chocada e super teve sentido também com a história.

Em alguns momentos fiquei com raiva de Richards por um dos pensamentos que ele teve durante sua fuga, mas em si, ele é um personagem cativante e não tinha como você não se preocupar com ele e com a família.

Recomendado até para ser primeiro leitura do King.

Personagens: extremamente cativantes, até o que você odeia. Você fica tenso o tempo todo pois não sabe que ações eles irão tomar, pois não são nada previsíveis.

Sobre o mundo: o livro se passa no futuro, dessa forma, você vê algumas coisas que se aplicam atualmente e eu adorei isso. A visão e a crítica social do mestre sobre vários assuntos, principalmente o controle da mídia e governo, além das divisões de classes, olha foi uma tacada de mestre mesmo.

Introdução: os primeiros capítulos, obviamente, são para te introduzir nesse mundo novo e na família do personagem principal, não é feito de forma maçante, e sim, bem dinâmica, pois em poucos capítulos você compreende tudo e já pega afeição por personagens. Consegue diferenciar a personalidade de cada um, desta forma, não fica aquela coisa que todos aparentam ter a mesma personalidade.

Ação: o livro possui MUITA ação, ainda mais por esta tem fuga o tempo todo. Você fica extremamente agoniado em pensar que ele pode ser pego, mas Richards é muito inteligente, o que torna tudo tão atrativo e parece que o livro está o tempo todo a 200/por hora.
Dri 11/01/2022minha estante
Esse é um dos poucos livros do pseudônimo dele que li e adorei.

Escritor.Lucas 19/04/2021

Incrível
Conhecia a história desse livro através da adaptação para o cinema intertpretada por Arnold Schwarzenegger. Como sempre o livro é muito mais detalhado e muito melhor. Foi escrito em 1982 e se passa num futuro longínquo na época, 2025. O autor acerta em várias coisas que esse futuro teria Excelente livro, há muito tempo queria ter lido. Recomendo muito.

Andrea 17/06/2023

A sensação de urgência que acomete o livro todo me deixou completamente fascinada! A contagem regresiva, a fuga, os acontecimentos, tudo me levou a ter sensações de um fim iminente. Adorei a atmosfera distópica que King construiu com grandeza. Livro maravilhoso e favoritado!

manooks_ 03/01/2022

O livro é uma experiência muito divertida principalmente por conta da perseguição fiquei aflita diversas vezes, além de fazer reflexões muito boas sobre a realidade

Gabriel1994 21/08/2022

D.B 'Richards' ou Osama 'Ben' Laden?
Meu segundo livro do King sob o pseudônimo Richard Bachman e diferentemente de A Longa Marcha, onde o King teve que tirar leite de pedra, pois tinha um enredo simples e limitado, mas conseguiu construir algo com isso...

..Em O Concorrente foi ao contrário! Uma distopia de ação com ficção científica futurista que nos leva para 2025 e nos coloca nas linhas que seguem a história de Ben Richards.

Uma pessoa comum, pobre que ao ver sua família passando necessidades e sua filhinha necessitando de acompanhamento médico, devido a uma doença pulmonar, ele decide entrar em um reality show chamado O SOBREVIVENTE, pelo qual ele deve sobreviver por 30 dias para receber o prêmio máximo de 1 bilhão, porém ganhando por hora e dia vivo.

King explora um cenário nada habitual ao seu estilo e prova mais uma vez que não se resume a "Mestre do Terror", mas que de fato é um Mestre da Escrita! Stephen King imagina uma 2025 distópica com elementos futuristas e não se atenta somente nas criações e invenções que poderiam existir nesse futuro, mas sim, em como seria a realidade da época. Quais as doenças da época e como seria a população pobre, rica e o sistema.

King introduz um cenário precário e um personagem sarcástico, por vezes arrogante, irônico, bobalhão, cruel, mas com princípios. Isso faz com que o leitor, mesmo sabendo que Ben Richards não seja das melhores pessoas, torça por ele.

Ele está nisso por um propósito. Por uma causa. Contra o sistema!

A cada passo e decisão de Ben, ele se revela um cara consciente de suas pegadas e muito estrategista, e assim como as pessoas pobres de sua classe, o leitor se curva a torcer mais ainda por ele.

O drama, a ação e as partes finais, um tanto que, nojentas, tem todos os traços de Stephen King. Que não trabalha somente o futuro, mas o realismo e o personagem.

Um livro que deveria ter uma melhor tradução e um reconhecimento maior pelo arriscar do autor e pela audácia e ousadia que o King teve em fazê-lo, saindo da caixinha e se permitindo escrever e explorar uma distopia que no meu ver foi um prato cheio e bem servido!

Com este final, Ben Richards concretizou o filho da mãe que ele é e ganhou minhas 5 estrelas. O melhor livro do King como Richard Bachman até então.

Digníssimo e recomendável O Concorrente! Uma leitura que vale a pena se você acredita que o King pode ser muito mais que terror.

Lilian.Cava 07/06/2021

Agora sim, Richard Bachman acertou
Esse é o quarto livro que leio sob o pseudônimo e o primeiro que eu realmente gosto.

A forma que ele foi escrito dá uma fluidez muito grande na leitura, tornando ela rápida e dinâmica. Tem sempre alguma coisa legal acontecendo.

Acho que ele consegue dar uma boa contextualização em como funciona a sociedade do livro e construir as motivações do personagem.

É uma história bem completa e bem trabalhada. Hoje em dia acaba sendo um assunto mais corriqueiro de se ler, já que muita coisa envolvendo jogos em uma distopia já foi escrito. Mas imagino que na época era uma coisa mais inovadora.

Yago 10/06/2021

Primeiro contato com Stephen King...
E foi ok. A péssima tradução e o excesso de palavrões, não ajudaram.
Conheço a fama do King com palavrões, obscenidades e carnificina, mas não me agradaram com o decorrer da história.
A temática foi interessante, não se enganem, mas pareceu escrito por um adolescente rebelde.
O plot twist nos 80% do livro, ajudou a não se tornar o pior que já li.

Tati 16/03/2021

Li o livro por curiosidade, e não faz muito o meu estilo de leitura. Em algumas partes detalhes de mais, leitura um pouco arrastada.

Flavio Assunção 13/05/2011

"O Concorrente", livro escrito por Stephen King sob o pseudônimo Richard Bachman, conta a história dramática de Ben Richards, um rapaz desempregado, sem dinheiro e com a filha muito doente em pleno ano de 2025. Nessa época distante, a TV controla boa parte do mundo, drogas são o "hobby" dos ricos e para respirar sem adquirir doenças é necessário usar um filtro nasal inacessível para as classes mais baixas. Nessa situação, o protagonista apela para um dos realitys shows da GratuiTV e acaba selecionado para um jogo chamado "O Foragido", que é bem simples: o concorrente precisa ficar vivo pelo maior número possível de dias. A cada hora que passa, ele recebe 100 dólares. Ao final de 30 dias, ele vence o jogo e não precisa mais fugir. E é nessa proposta que dá-se início a uma trama angustiante.

A leitura é ótima, flui muito bem. Com capítulos curtos, o leitor se sente instigado a sempre acompanhar o próximo capítulo. Quando você nota, já está perto do fim, até porque o livro é de certa forma curto, diria até inexplicavelmente curto. Esse é o principal ponto negativo de "O Concorrente". O autor sem motivo acabou não explorando bem certas situações e no final das contas acabou faltando um pouco de tudo: ação, aprofundamento psicológico dos personagens e certas passagens que poderiam ter sido mais trabalhadas.

Para ser sincero, isso é um balde de água fria, pois a premissa inicial é tão perfeita que se espera uma obra de muita adrenalina, o que não acontece. Os momentos de ação e de tensão são bem isolados , embora a sensação que o personagem tem de achar que há um caçador a cada esquina faz a respiração faltar.

"O Concorrente" é mais uma bela obra de Stephen King. Embora contenha seus problemas, possui uma trama original e instigante. Sem dúvida deverá agradar aos fãs de SK ou aqueles que simplesmente gostem de um bom suspense. O livro poderia ser muito melhor, mas ainda assim está em um nível muito bom. Recomendo!!!
Geo 30/12/2014minha estante
Boa resenha, a leitura é mesmo fácil e envolvente. É uma pena que o Stephen King não tenha dado a atenção devida ao final da história, poderia ter sido melhor. Mas de qualquer forma, ele passou uma boa mensagem, pois não vivemos em um mundo tão distante do que foi apresentado, onde o dinheiro vale mais do que a vida, infelizmente.

Leila 08/04/2024

Uma trama muito envolvente, aterradora e o final totalmente agonizante.
Dos que li sob o pseudônimo de Bachman, esse foi o mais visceral.
Uma ótima leitura.

Rachel.Barros 21/06/2021

bom
achei q a história seria interessante e foi mesmo, me prendeu bastante.
esse livro é o meu primeiro contato com os livros do stephen king e posso dizer que n me decepcionou! vi muitas resenhas falando que os outros livros dele são melhores do que esse, mas quis começar por um mais leve e menor tbm e aumentei as expectativas pros próximos que eu for ler dele
só achei o final meio ruim mas o desenvolvimento foi ótimo pra mim