Para Entender O Capital

Para Entender O Capital David Harvey

Resenhas - Para Entender O Capital

Bruno.Moraes 06/07/2023

Ótimo para iniciantes.
Harvey consegue deixar menos complicada a leitura do primeiro volume do "O Capital". Ele sintetiza bastante coisa, e também instiga o leitor a tirar suas próprias conclusões a respeito de Marx. Se você é alguém preocupado em refutar ou em "adorar" Marx, provavelmente ficará frustrado com a leitura do Capital, pode ser que com o harvey consiga ler um pouco mais longe.
O ponto negativo é que Harvey, em alguns momentos, parece tratar marx quase como um deus e o capital como uma "bíblia". Quando as contradições passam do limite da "dialética", parece que ele procura um jeitinho de passar o pano, pelo menos em algumas vezes ele admite que marx errou ou que tal ideia estava incompleta. Achei curioso o fato de marxistas criticarem veementemente a "mão invisível" de Smith (foi citada apenas 3 vezes nas suas obras), mas eles exaltam o "caráter fantasmagórico", e várias outras expressões e comparações feitas por marx. Esse é um ponto negativo no Harvey, onde exalta um e diminui o outro. O problema não está no Smith e Marx, mas sim naquele que os tratam como deuses.
Ainda caberia inúmeros comentários, entretanto como o foco do livro é introduzir e facilitar a leitura e entendimento do O Capital... considero então como um ótimo livro.

Ricardo 19/11/2022

Não leiam
Quando comecei a me aventurar por O Capital, usei este livro como apoio. Um grande erro. Harvey não é nem de longe uma autoridade no assunto, o que me causa surpresa, dado que os seus livros são sempre traduzidos para o português no lugar de outros autores que estão realmente sendo discutidos pelo mundo. Comete erros graves como dizer que "capital é dinheiro que gera dinheiro", "valor é tempo de trabalho socialmente necessário", "fetiche da mercadoria se refere ao fato das pessoas não conhecerem o processo de trabalho por trás das mercadorias", entre outros. Para uma introdução a Marx, recomendo o livro "O que é marxismo?", de Milcíades Peña.

Lista de Livros 12/07/2021

Lista de Livros: Para entender O Capital (Livro I), de David Harvey
Parte I:

“A missão de Marx n’O capital, porém, é conceber uma ciência para além do fetichismo imediato, sem negar sua realidade. Ele lançou as bases para isso na crítica da economia política burguesa. Também mostrou a que ponto somos governados pelas forças abstratas do mercado naquilo que fazemos e como estamos constantemente ameaçados de ser governados por construtos fetichistas, que nos impedem de ver o que está acontecendo. Até que ponto você pode dizer que vive numa sociedade livre, caracterizada pela verdadeira liberdade individual? As ilusões de uma ordem liberal utópica, na visão de Marx, têm de ser desmascaradas como aquilo que são: uma réplica daquele fetichismo que perverte as relações sociais entre pessoas, transformando-as em relações materiais entre pessoas e relações sociais entre coisas.”
Mais do blog Lista de Livros em:

Parte II:

“Há uma distinção crucial entre o que o trabalho recebe e o que o trabalho cria. O mais-valor resulta da diferença entre o valor que o trabalho incorpora nas mercadorias numa jornada de trabalho e o valor que o trabalhador recebe por entregar ao capitalista a força de trabalho como uma mercadoria. Em suma, paga-se aos trabalhadores o valor da força de trabalho, e ponto final. O capitalista os coloca para trabalhar de modo que não só reproduzam o valor de sua própria força de trabalho, mas também produzam o mais-valor. Para o capitalista, o valor de uso da força de trabalho está no fato de ela ser uma mercadoria que pode produzir valor e, consequentemente, mais-valor.”
Mais em:

Parte III:

“É espantoso com que frequência “a propriedade, a religião, a família e a sociedade” são repetidas como um mantra ideológico para proteger a ordem burguesa estabelecida.”
“Os capitalistas amam a organização planejada da produção em suas fábricas, mas abominam a ideia de qualquer tipo de planejamento social da produção na sociedade. A acusação ideológica de que o planejamento é nocivo e, em particular, a crítica dos capitalistas de que ele reformularia o mundo à imagem de suas terríveis fábricas é reveladora. A condenação do planejamento não se confunde com o que acontece na Toyota ou no Walmart. Empresas de sucesso empregam técnicas sofisticadas de gerenciamento de qualidade total, análises de input-output, planejamento e design de otimização, prevendo tudo até em seus mínimos detalhes. Para Marx, porém, uma coisa é denunciar a hipocrisia dos capitalistas em relação ao planejamento no terreno social e outra bem diferente é sugerir que suas técnicas indubitavelmente sofisticadas, aplicadas para obtenção do mais-valor relativo, possam ser apropriadas para o planejamento de uma sociedade socialista, cuja finalidade é o aumento do bem-estar material de todos. Em suma, seria razoável transformar o mundo numa economia com planejamento centralizado ou numa grande fábrica para chegar ao socialismo? Obviamente, haveria problemas, se considerarmos a descrição que Marx faz das terríveis condições de trabalho nas fábricas. Mas se o problema não está nas técnicas em si, mas no fato de que são usadas para obter mais-valor relativo para o capitalista, e não para produzir artigos voltados para a satisfação das necessidades de todos, então a defesa de Lenin do sistema fordista de produção como um objetivo para a indústria soviética torna-se mais compreensível.”
Mais em:

Parte IV:

“Mesmo que as concepções mentais não possam mudar o mundo, as ideias são, como observou o próprio Marx, uma força material na história. Ele escreveu O capital para nos equipar melhor para travar essa luta. Mas aqui também não existe caminho fácil, tampouco uma “estrada real para a ciência”. Como Bertolt Brecht escreveu certa vez:

Muitas coisas são necessárias para mudar o mundo:

Raiva e tenacidade. Ciência e indignação,

A iniciativa rápida, a longa reflexão,

A fria paciência e a infinita perseverança,

A compreensão do caso particular e a compreensão do conjunto:

Somente as lições da realidade podem nos ensinar a transformar a realidade.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/05/para-entender-o-capital-livro-i-parte_97.html

André 20/07/2020

Ótimo instrumento para leitura do Capital. Realmente Harvey consegue traduzir muitos dos conceitos mais difíceis para uma linguagem mais acessível. Imprescindível!