Good Wives

Good Wives Louisa May Alcott

Resenhas - Good Wives

Rafa 29/03/2015

Arrastando as Alpargatas
Enquanto Little Women foi uma re-re-releitura pra mim, Good Wives foi uma primeira leitura. Eu nem sabia que era uma série de livros até pouco tempo atrás, quando pesquisando, descobri que se tratavam de quatro volumes.

Finalmente, passando ao livro. As Mulherzinhas cresceram e viram pequenas adultas, dando os primeiros passos "fora do ninho". Saem debaixo das saias da Marmee e tentam explorar o mundo.

Meg se casa e tem filhos, a primeira parte do livro trata de sua vida, como dona de casa. Amy passa a maior parte do tempo viajando pela Europa, porém, também tem alguns capítulos sobre sua perspectiva. Jo tenta virar escritora, para isso sai de casa e vai para a cidade tentar a vida. E Beth, bom, ela não tem muitas ambições, permanece em casa, mas como diz a sinopse, encontra a paz também.

Eu gostei bastante dessa história das Mulherzinhas, pois, como dito, enquanto no primeiro livro elas exploram as relações dentro de casa, quase como crianças ainda, neste, elas são adultas e precisam viver fora da proteção familiar. A família ainda está presente, porém, mais como um elo que as une do que como parte importante na história.

Cada irmã tem que enfrentar o que o futuro traz e isso é explorado bastante bem ao longo da história, dividindo as perspectivas de cada uma, ao mesmo tempo que mantendo a unicidade da família March.

Eu acho que o livro é bem escrito e recheado de "lições de vida". São fatos bem singelos que acontecem ao longo da história, mas contados de uma maneira bonita. Inclusive, eu peguei um spoiler bastante grande desse livro na série Friends, já que este é o livro preferido da Rachel. E por mais triste que seja, cai perfeitamente bem na leitura do livro, é uma das cenas mais emocionantes.

Sabe, eu não discordo de quem diz que as "lições" deste livro são ultrapassadas e até de moral duvidosa, pensando de uma perspectiva feminista. Mas, para mim, não estraga a leitura. Partindo da época em que o livro foi escrito, 1869, o papel da mulher era esse mesmo, de ser boa moça e saber se portar. Porém, não dá para ignorar a presença da Marmee e da própria Jo, nestes livros. Ambas são personagens femininas que ultrapassam os limites da época como mulheres e são as raízes da família, ambas desafiam a cultura vigente e nem por isso são párias nas páginas.

Enfim, é uma série de livros infantis que pode ser aproveitada por qualquer idade. Não sei se esse segundo volume chegou a ser traduzido no Brasil, mas é uma pena. Inclusive, Little Women e Good Wives são vendidos em um único volume no exterior, e acho que se complementam. É uma pena que não sejam vendidos aqui desta forma.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com
Larissa.Mendonca 20/01/2021minha estante
São 4 volumes????????

Jub 26/10/2021

?Die erste Liebe ist die beste?
depois do surto em descobrir q o livro que eu li de ?Little women? só tinha a parte um, ca estamos nos com a parte 2- aka Good Wives.

gostei bastante dessa continuação (apesar dos pesares rs), inclusive mais do que o primeiro livro. ver as meninas crescendo e fazendo escolhas (apesar de achar algumas não tão sabias rs) trouxe um ar mais jovem/adulto pro livro, enquanto achei o primeiro livro mais infantil e com muitos sermões. porém o que acho que Louisa ?peca? no primeiro livro e permanece no erro é no fato de terem algumas histórias um tanto quanto desnecessárias e que só tornam o livro um pouco monótono e cansativo (um dos motivos de não ter dado 5 estrelas).

Li little women/ good wives por causa do filme- um dos meus preferidos e aí tava doida a muito tempo pra ler o original- como já sabia de boas parte da história (achei bem fiel às partes principais) tive uma leve frustração em algumas partes do livro só com a questão da emoção em algumas cenas que achava que teriam tanto impacto quanto vi no filme, mas de resto, me empolgou, me despedaçou e me divertiu da mesma formas!! é uma leitura leve e engraçada, recomendo bastante

[SPOILER]
agora vamos aos detalhes.
nesse livro meg e beth são bastante apagadas, o foco desde o início (pelo menos tive isso pra mim) era jo- apesar da história ser das 4 irmãs- mas nesse a mais velha e a do meio foram praticamente esquecidas. beth com seu triste fim e meg? apenas deixada de lado?

quanto a amy, acho que teve seus momentos. gosto muito dela,mas nesse livro tive uma relação de amor e raiva com ela, mas acho que ela é uma personagem mais complexa doq apenas a personagem mimadinha q aparenta ser e esse tipo de personagem são os melhores (apesar deq oq me irritava muito era amy sempre conseguir oq queria -que na minha visão era por sempre seguir as ?normas? daquela sociedade, enquanto jo sempre se lascava).

lado a lado com amy pra qual march é minha favorita, creio que Jo não teve um final digno? (mesmo q feliz) Jo sempre se mostrou uma garota diferente do seu tempo, contra o casamento e que prezava sua independência, para no final se tornar tudo que ela não queria? não sei como me sinto sobre isso.

e por fim, laurie. teddy definitivamente tem o famoso espaço de heróis literários no meu coração. gosto da contrucao de personagem dele, memso não gostando de suas decisões.

decisões as quais preciso comentar a parte rs. >PARA MIM< uma leitora um tanto quanto egoista, jo e laurie foram feitos um pro outro e deveriam ter ficado juntos. tenho pra mim que jo amava teddy, mas admitir isso significaria abrir mão do q ela mais prezava: sua liberdade e acho q no fim das contas ela fez o certo em não ficar com o teddy. eles poderiam ser felizes, mas não seriam pq ela acharia que estava abrindo mão de algo que não estava, então acho que ela fez certo, tanto que ela sabe que se aceitasse laurie, estaria aceitando pelos motivos errados. já amy, acredito que desde sempre ela amou laurie e fico feliz por ela, mas ao mesmo tempo triste. acredito que ela merecia coisa melhor. acredito que laurie não amava ela, pelo menos não como ela o amava, nem como ele amava jo. ele depois poderia até ter aprendido a amar, mas verdadeiramente que ele amava era Jo, tanto que tem um trecho que diz que, Amy sentiu que laurie era quem ele precisava, Laurie DECIDIU que amy era quem ele precisava pra amar como amava jo. isso me doeu bastante porque não foi justo com nenhum dos três.