O Círculo Fechado

O Círculo Fechado Jonathan Coe

Resenhas - O Círculo Fechado

Daniel 27/06/2013

Maturidade
É essencial que o leitor leia primeiro "Bem Vindo ao Clube", para apreciar e entender todas as histórias vividas pelos personagens destes dois livros incríveis.

Desta vez os adolescentes que cresceram nos anos 70 no primeiro livro já são adultos, mas não tão maduros nem tão pouco realizados como se esperava. Mesmo com suas vidas encaminhadas para rumos tão diferentes e inesperados, eles ainda sentem repercussões de fatos ocorridos há 30 anos atrás, nos tempos de escola e juventude.

Vários ganchos de "Bem vindo ao clube" serão solucionados (ou não!) neste volume: há casamentos desfeitos, traições conjugais, promessas não compridas, crises éticas e profissionais, amizades resgatadas e acertos de contas com o passado.

Mas há principalmente um tom de desencanto, permeado por um humor sarcástico que faz o leitor pensar na sua própria vida, nos sonhos que realizou e nos que ficaram para trás...

Diverte e faz pensar. O que mais pode se esperar de um livro?
PuddingPop 12/08/2017minha estante
Pedi esse livro em um sebo, pela sua resenha, tem que ler "Bem Vindo ao Clube" primeiro. Os personagens são os mesmo? a trama segue uma cronologia temporal? é isso mesmo? Obrigado!

Daniel 30/11/2017minha estante
Sim, são os mesmos personagens. No primeiro livro a trama se passa quando eles são estudantes. O Círculo Fechado é a continuação desta história.
Ler apenas um dos livros sem ler o outro deixa muita coisa sem se entender ou se resolver.