Paredes Vivas Rosa Mattos

Resenhas - Paredes Vivas

Fernanda 13/12/2013

Resenha: Paredes Vivas
Resenha: “Paredes Vivas” de Rosa Mattos possui uma narrativa envolvente e surpreende por sua sutileza e apresentação de fatos complexos e intensos. O dinamismo acompanha a trama desde o início, fazendo com que o leitor percorra uma linha de análise interessante a respeito das vivencias da protagonista.

Mauren sofreu muito diante da perda do pai diante de um trágico acidente nas profundezas assustadoras da Lagoa dos Barros, local repleto de lendas assombradas. Causou muita comoção na pequena cidade de Santo Antônio e após isso ela e sua mãe precisam se manter cada vez mais unidas e fortes diante adversidades. Na época, a menina tinha oito anos e a partir disso é possível entender seus pensamentos e reflexões diante da vida.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-paredes-vivas-rosa-mattos.html

Lizianesg 16/10/2013

Paredes Vivas
Mauren mora na cidade de Santo Antonio no RS, é filha única e se vê completamente sozinha quando perde seu pai afogado nas águas da Lagoa dos Barros, quando isso acontece ela pensa o quanto seria bom ter um irmão ou irmã para poder dividir esse sofrimento, pois ela faz de tudo para não demonstrar para sua mãe o quanto está sentindo a perda do pai.
Logo começou o ano letivo e era hora de Mauren voltar para escola, o que ela não imaginava é que iria conhecer alguém que iria se tornar tão presente e especial na sua vida, ela percebe um bilhete em sua classe e nele um desafio, ir até o portão do cemitério a meia-noite, claro que Mauren vai provar que gosta de um bom desafio, depois de ir até lá e poder provar isso, ela recebe um novo desafio e se encontra com Tobias no cemitério novamente a meia-noite e lá ela é desafiada a bater em uma lápide sete vezes e que sete anos depois a pessoa iria assombrá-la, o que ela não imaginava é que essa travessura iria surtir efeito anos mais tarde.
Mauren percebe que algo está acontecendo entre sua mãe e seu tio, mas não sabe o que é realmente, mas entende que é algo ligado aos bens da família, ela começa a desconfiar, pois sempre que seu tio e sua mãe conversam, ela se sente mal depois, Maren começa a temer que sua mãe esteja ficando doente.
Sua mãe acaba sendo hospitalizada, mas os médicos não conseguem dizer o que realmente está acontecendo com ela, Mauren começa a desconfiar de que sua mãe estava sendo envenenada e com a ajuda de Tobias ela vai poder provar isso ao médico. Ela já não sabe mais em quem confiar e jamais imaginaria o que iria descobrir um tempo depois.
O livro condensa vários anos da vida de Mauren em poucas páginas, mas mesmo assim a autora conseguiu fazer com que a história não se tornasse pesada e mostrou os fatos mais importantes de cada momento vivido por Mauren e Tobias. Os capítulos iniciam sempre com uma poesia, a escrita da autora é maravilhosa, a leitura flui de uma maneira simples, mas completamente envolvente, os personagens são marcantes e muito reais, Mauren é aquela filha única que se sente sozinha, introvertida, mas está em constante transformação, já o Tobias é um garoto levado, serelepe mesmo que não pensa nas consequências de certos atos, a Ione mãe da Mauren é uma mulher forte, guerreira. Uma história fascinante que mistura drama, lendas urbanas e que somente no final temos uma revelação sobrenatural que faz com que a gente entenda da onde veio o titulo Parede Vivas. Leitura obrigatória!!!!

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2013/10/resenha-sorteio-paredes-vivas.html
RosaMattos @mattos_pink 27/10/2013minha estante
Gostei bastante de sua resenha, Lizi. Destacou os pontos marcantes, aguçando a curiosidade do leitor ao dizer que a história é fascinante, a leitura é envolvente e os personagens muito reais. Sintetizou bem, dando ênfase ao fato da lagoa ser um local real e cercado por lendas aterrorizantes, usado como cenário do enredo de Paredes Vivas. Obrigada pela crítica literária positiva.

SahRosa 18/10/2013

Rosa Mattos publicou seu primeiro livro em 2011, intitulado Coletânea de Contos de Rosa Mattos, que é composto de 80 textos, entre contos e prosas. No ano seguinte, a autora lançou Sopros de uma Flor, que é dedicado a poemas e pensamentos de sua autoria. Estes dois livros foram publicados pelo site Clube dos Autores. Paredes Vivas é seu primeiro romance e foi lançado em 2013 pela editora Dracaena.
Rosa Mattos também é blogueira e mantém seu blog Contos da Rosa, publicando muitas de suas histórias.

Paredes Vivas possui 195 páginas, suas folhas são amareladas e ainda tem uma revisão ótima. Apresentando a história da jovem Mauren, sonhadora e mesmo medrosa não resiste a um bom desafio! Logo na infância, Mauren passa por uma trágica experiência: A morte de seu pai. Acreditando ser a culpada pela perda, a jovem segue sua vida, mas estranhos acontecimentos surgem em seu caminho. Misteriosamente, sua mãe passa a ser afligida por uma doença que nem mesmo os médicos conseguem explicar as causas e que se agrava toda vez que os tios de Mauren as visitam.

Decidida a proteger e descobrir qual o mal que aflige sua mãe, Mauren conta com a ajuda de Tobias, seu novo colega na escola a qual lhe propôs um desafio que ela não tem como recusar. Com os sentimentos cada vez mais fortes, Maren e Tobias irão enfrentar obstáculos assustadores e descobrirão que a verdade pode ser ainda mais obscura do que se parece...

Conheço os trabalhos da autora Rosa Mattos pelo seu blog e eu já esperava que Paredes Vivas fosse fantástico e qual foi a minha surpresa ao me deparar com um livro surpreendente e que me deixou chocada, sem palavras melhor dizendo. Terminei Paredes Vivas no mesmo dia que iniciei a leitura, a escrita madura e desenvolvida de Rosa é contagiante, a narrativa em primeira pessoa flui rapidamente.

Eu fui fisgada por esse livro tão arrebatador! Mesclando romance, sobrenatural e suspense, Rosa sensibiliza com personagens cativantes e bem moldados. Paredes Vivas é um primor da literatura nacional, cheio de amor e também tristeza, mas o melhor de tudo, mostra uma história sensível, carregada de emoções e diálogos otimamente colocados! E que final! Eu amei o livro e não há elogios que possam chegar perto da grandeza desse enredo, que me comoveu e marcou! Lindo demais e claro, recomendado! Você com certeza irá se sentir uma grande comoção e vai se identificar com os personagens criados pela autora. Paredes Vivas é mais que um simples romance, é um livro muito, mas muito marcante!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/
RosaMattos @mattos_pink 18/11/2013minha estante
"Paredes Vivas é um primor da literatura nacional[...]"
Confesso que me emocionei muito ao ler tua resenha, Sammy. Saber que a história te tocou de um modo tão intenso, me proporciona uma sensação gratificante e todos os temores de não ter conseguido escrever uma narrativa interessante, capaz de prender a atenção do leitor e comovê-lo ao decorrer das linhas, vão por terra. Obrigada!

SahRosa 19/11/2013minha estante
Eu que agradeço, Rosa! Você é uma escrita muito talentosa e Paredes Vivas é um dos melhores livros que li esse ano, profundo e tocante!

beka 21/10/2013

Resenha crítica: Paredes vivas
Paredes vivas é um livro de fácil leitura, com capítulos na maioria pequenos e enredos mirabolantes que são escritos sempre em primeira pessoa.

Ele narra a vida da personagem principal Mauren, que vive milhares de conflitos ao longo da história, começando pela perda do seu tão querido pai , aos oito anos, a depressão e a doença inexplicável de sua mãe. as descobertas das paixões da idade e as desconfianças por parte de seus tios. Em meio a tantos turbilhões e reviravoltas, Mauren ainda tem que conviver após sete anos traumáticos, com um fantasma preso em seu quarto.

Algo que acabou chamando muito a minha atenção e mostrou ser um diferencial, foi que a cada capítulo tem uma mensagem especial, que complementa tanto a história quanto aconselha e traduz para quem está lendo.

Resumo

Mauren volta à escola um pouco cabisbaixa, pois, depois da morte do seu pai, afogado na lagoa do Barros, sabia que todo mundo ia olhá-la de um jeito diferente. Ao começar a aula, a turma conhece dois alunos novos na sala Tobias e Gregor. Ela logo nota algo diferente em Tobias, algo arrogante. Em seguinte, a professora pede que os alunos falem algo sobre si em uma folha de papel para colar no mural. Mauren escreve que não resiste a um bom desafio. Tarde demais. Sem saber o que isso podia lhe trazer, ela recebe uma proposta anônima, para ir ao cemitério da cidade, tarde da noite. Ela consegue driblar a mãe Ione e a sua empregada Nice, e vai. Na primeira noite ela só achou um trevo e um bilhete, irritada ela volta para casa. Na sua segunda ida ao cemitério, por curiosidade, acaba encontrando o autor dos bilhetes anônimos, e se envolve em uma maldição. Maldição essa de que após sete anos de intensos conflitos e desconfianças entre seus parentes, envolvendo seu tio Vicente, a assombra mais uma vez. Ela se apaixona, ajuda a colocar alguém na cadeia, salva a vida de sua mãe e faz de um fantasma preso em seu quarto, o seu melhor amigo.

Um misto de comédia por parte da escrita solta e irreverente, suspense, drama e romance é a marca registrada do livro Paredes vivas.

site: http://tequiladiaria.wordpress.com/2013/10/14/resenha-critica-paredes-vivas/
RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
Achei interessante tua percepção para captar e citar na resenha o humor presente no estilo da narrativa. Lendo a frase final, percebo que o livro realmente não se enquadra numa categoria específica e talvez por isso mesmo ele sirva ao gosto dos mais diversos leitores. Muito obrigada, Rebeka.

Dani Cabral 10/01/2014

Para tudo!

Quando eu entrei na promoção do livro sorteado pelo blog Livros, Janela da Imaginação eu não imaginei o que me esperava. Já havia escutado falar do livro, mas não dei muita importância, confesso, na história do livro.

Ao receber o livro pelo correio vi que a autora havia me escrito uma dedicatória, feliz da vida eu parei de ler o “A Última Música” e resolvi me aventurar.

Não consegui parar, li o livro em 2 dias.

Não comece a rir, é sério, é viciante.

Entre uma amamentação do Manuel, vontades da Marina e do maridão eu lia compulsivamente. Até de madrugada quando Manuel acordava para mamar eu lia.

O livro começa com a história de uma menina de 8 anos, que após a morte do pai, que ela acha ser culpa dela, entra em parafuso.

“A morte de papai provocou uma cratera em meu peito, tão imensa que não houve atadura capaz de preenche-la. Fiquei, para sempre, com a dor tatuada na alma” (página 13)

Com o passar dos dias e com a volta às aulas, Mauren, a menina, tenta levar sua vida, mas uma doença misteriosa da mãe a deixa muito preocupada.

Na escola a entrada de dois garotos novos chama a atenção. Um deles Tobias se tornaria o grande amor de sua vida.

A história sempre na primeira pessoa como um diário mostra brincadeiras macabras de crianças, que ela chama de desafios, como idas ao cemitério a meia noite e bater em uma lápide.

Pare, respire, essa parte do livro você precisa ler duas vezes para entender o resto do livro.

Tudo bem, pode continuar...

O tempo corre, Mauren está com 12.
A partir daí a história passa a seu uma linda história de amor daquelas bem águinha com açúcar. Lindinha de se ouvir, ver e sentir.

No começo eu estranhei uma menina de 12 anos de idade toda romântica, pensando em amor e tudo mais me deixou incomodada. Sou do tempo que menina de 12 anos ainda brinca de boneca. Para, não sou velha. (risos) Tenho 37 anos, mas brinquei até os 14. Não tenho vergonha, fui muito feliz, curti muito essa fase. Que pode ter certeza volta com os filhos. Você volta a brincar como antes.

Mas algo estava estranho naquela história, a doença da mãe ainda a preocupava, mesmo já sabendo, por investigação própria, o que era.

Tá, essa parte eu não vou contar, vai ter que ler o livro, senão perde a graça!

Depois com 15, ela conta subre sua festa de aniversário lindamente narrada me transportou para o clube, me senti entre as convidadas. (risos)

“O piso quadriculado em dourado e branco, as paredes em amarelo-ouro, os lustres em forma de gota d’água e a decoração em branco e rosa-chá, com muitas flores e sons de violinos, causaram-me um impacto inebriante” (página 131)
Depois um fato que me deixou de cabelos em pé, confesso que fechei o livro, e fui conhecer o shopping que inaugurou aqui perto de casa. Foram as 4 horas mais calmas para mim, e olha que fui com Marina e Manuel.

Com a correria da Marina entre a decoração de natal e as mamadas do Manuel não lembrei da história. Quando cheguei em casa o livro estava encima do aparador. Ai Jesus! Pensei... Preciso ler, crise de abstinência. Coloquei um desenho na televisão e fiz Manuel dormir no peito, assim ficaria mais fácil.

Ok, continuando no livro...

As últimas 35 páginas do livro são essenciais, preste bastante atenção.

Ah! Não vale somente lê-las, você não entenderia o porquê tudo aquilo aconteceu.

O final do livro é lindo, uma amiga disse que chorou. Eu não! Não chorei porque fiquei em estado de choque. Sério... meu coração dispara só em pensar nisso.

Super recomendo, livro de capa linda, chama muito a atenção, capítulos pequenos, você não se perde na leitura.

Bem narrado, de leitura simples. Realmente parece ser escrito por uma criança/adolescente, como se fosse o diário dela.

Eu li em 2 dias, e você, TE DESAFIO!
RosaMattos @mattos_pink 11/12/2013minha estante
Dani, que maravilha saber que a leitura te proporcionou tantas emoções e curtiu a história sem querer desgrudar até saber o final. Quero agradecer a você por essa resenha incrível e mandar beijos para os lindinhos e fofos, Manuel e Marina, que foram uns queridos colaborando pra que você lesse o livro em dois dias, em meio a uma rotina tão atribulada. Muito obrigada!!

Dani_LJI 15/10/2013

Resenha Paredes Vivas
Eu e Paredes Vivas

Mauren tinha uma missão a cumprir e ela conta como tudo aconteceu, quando criança ela e sua mãe perdeu um Pai e Marido dedicado de uma forma trágica, deixando um vazio irreparável e ela se culpa, pois ela achava que se o pai não tivesse ido pescar na Lagoa dos Barros aquele dia nada teria acontecido.
Mauren uma menina de apenas 8 anos é forte, determinada e muito inteligente tem uma vida tranquila na cidade ondem mora com sua mãe, que também se tornou órfã dos pais em um acidente de carro quando ainda era pequena junto com sua irmã herdando da família um rico patrimônio, e isso facilitava muito a vida de conforto de Mauren que tinha seu próprio quarto de brinquedos, onde passava horas lendo, pintando, estudando.

Trecho página 10
"Recordo nitidamente nosso desespero pela falta de noticias e a agonia da espera interminável durante o período em que equipes vasculhavam as águas. Mantínhamos viva a esperança o tempo todo, mas a medida que as horas passavam as chances de ele ser resgatado vivo tornavam-se menores.

E ela tinha razão pois logo veio a noticia triste que o corpo do seu pai tinha sido encontrado, mesmo sendo tão nova ela não chorou, e ela e sua mãe o tempo todas unidas teriam que continuar vivendo sem ele.
Sua família Tia Margot irmã de sua mãe Dona Ione e Tio Vicente eram os mais chegados a família, sua tia tinha um apego fora do comum com Mauren, pois como ela não podia ter filhos transferiu todo o seu amor a a ela, seu marido estava com o pai de Mauren no dia do acidente e o mesmo confirmou que não teve como evitar o terrível acidente.

"Calar é passar a vez para poder escutar"

Mas diante de todos os acontecimentos, ela ainda criança deveria voltar a sua rotina, e uma delas era a volta as aulas, ela teve enfrentar os olhares pesarosos dos colegas e tentar ao máximo segura sua dor, em uma atividade em sala sua professora da o tema da primeira redação do ano "Eu sou"...ela tinha que descrever em apenas uma frase, ressaltando um ou mais características dominantes e também um ou mais pontos fracos. Palavras de Mauren:

Trecho página 32
"Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio"
Mauren Avelar
Santo Antonio, fevereiro de 2003

E ai que a história começa a ficar interessante, pois depois de escrever essas palavras e serem colocados pela professora no mural, ela tem uma surpresa e um desafio esperando por ela, um dos alunos novos manda um bilhete para ela desafiando que ela fosse até o cemitério, curiosa ela resolve desvendar esse bilhete e ela encontra um papel enrolado no canto da grade e ao ler um trevo de 4 folhas cai no chão e dizia: Prove que esteve aqui.
Enfurecida ela volta pra casa remoendo os últimos acontecimentos, bom esse é a especialidade dela, pois tudo que acontece ela repassa na mente e algumas vezes ela se repreende por isso...(risos)
Mas é ai que ela conhece o amor de sua vida, pois em um segundo bilhete que ela recebe ela se encontra no mesmo lugar com Tobias o garoto novo do colégio e dessa vez eles se aventuram para dentro do cemitério, e mais uma vez ele a desafia em uma brincadeira de criança, ela deveria bater na sepultura qualquer 7 vezes, e o espirito apareceria para ela depois 7 anos.

Trecho página 33
"Tobias tinha olhos negros, raivosos, cabelos castanhos muito lisos. O que ele escreveu me atingiu de um modo esquisito... "Eu quero ser a mosca que vai cair na sua sopa". Não sei, mas assim que li percebi uma ameaça por trás das palavras.

E após esse episódio ela cria uma amizade com Tobias, o que realmente é ótimo e decisivo para ela, enfrentar o luto da perda do pai, a infância conturbada, pois vários acontecimentos a seguir começam a deixar a tranquilidade de seu lar abalada, anos após o acontecimento do cemitério Mauren recebe a visita inesperada do espirito que começa a conviver com ela, e assim começa viver em dois mundos completamente diferentes.
Por que eu gostei imensamente desse livro, a autora Rosa Mattos soube nos envolver ao relato de uma criança tudo que ela viveu desde seus oitos anos de idade, Mauren então com dezoito narra para nós como foi enfrentar todos esses anos de acontecimentos dolorosos que teve que passar, vários personagens vão sendo inseridos na história fazendo parte da vida dela, sua mãe conta com sua coragem para desvendar um mistério terrível que cerca as duas, e Tobias seu guardião sempre se faz presente. Eu adorei a parte do livro em que eles começam a descobrir o amor e se apaixonarem ainda pequenos.
O livro ainda tem muito mistérios a serem revelados que vale a pena ler, com um final muito bonito.
A capa e titulo do livro sugere o que vamos encontrar na história, eu achei lindíssima e muito bem feita, lançado recentemente pela editora Dracaena a autora disponibilizou o primeiro capitulo do livro para matar a curiosidade.
Quero agradecer a oportunidade de ler esse livro, escrito com muito sentimento e amor, confesso que gostei muito da protagonista Mauren que mesmo diante de todas as sua inseguranças, se mostrou muito forte.
Em cada capitulo do livro a autora deixa pequenos versos muito lindos que da para a gente a noção do que vira, eu destaquei um dos meus favoritos logo acima.

site: http://livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com.br/2013/10/resenha-premiada-paredes-vivas.html
RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
Muito obrigada, Dani, achei muito boa a resenha e a forma como destacou os trechos favoritos e também de saber que achou a história envolvente e escrita com muito sentimento e amor. Grata por ter favoritado o livro e dado a ele cinco estrelas.

Léo 10/01/2014

VOCÊ CONSEGUIRIA ESCONDER SEU SOFRIMENTO EM NOME DO AMOR?
O livro conta a história de Mauren, uma menina um tanto reservada, mas muito esperta, com uma maturidade muito grande para a idade. Após perder o pai, que morreu afogado em um lago durante uma tempestade, sua reserva aumentou ainda mais. Além disso, a menina passou a ter pesadelos sombrios, fortes demais para alguém de sua idade.

Para poupar sua mãe de mais sofrimento, já que esta estava com uma saúde debilitada e vivia em constantes discussões com o cunhado Vicente, sobre o futuro da empresa que era do marido, Mauren aprendeu a esconder muito bem seus sentimentos, sofrendo em silêncio muitas vezes.

Quando volta para a escola após as férias de verão, Mauren conhece Tobias, um garoto misterioso que atiçava a curiosidade e a paixão por desafios da garota. A partir daí, uma grande amizade nasce e eles se tornam parceiros, se aventurando pelo cemitério da cidade. E uma dessas visitas tem bastante importância pro decorrer da narrativa.

As coisas na casa de Mauren estão tensas, pois a saúde de sua mãe está cada vez pior e sua vida está em risco. Além disso, a menina perde a confiança em pessoas bem próximas a ela. Mas o pior é que a saudade que tem do pai e os problemas com a mãe deixaram um peso enorme sobre a garota e só Tobias pode lhe amparar nesse momento.

A escrita de Rosa Mattos é perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão de Mauren. Assim podemos nos sentir mais incluídos na história da garota e enfrentar todas as dificuldades ao seu lado.

Os personagens foram muito bem estruturados, passando a idéia de realidade. Tobias é de longe meu personagem favorito, com suas travessuras de criança e o modo como vai amadurecendo. Mauren é um exemplo de força e maturidade. Em alguns momentos a achei adulta demais e em outros criança demais, mas sem desmerecê-la nem um pouco. Ione, a mãe de Mauren, e Nice, a empregada da família, são as pessoas mais bondosas da narrativa, sendo a constante fonte de carinho de Mauren durante seus dilemas.

Em apenas 195 páginas eu ri, chorei, senti raiva, chorei mais um pouco e me senti feliz. O passar dos anos me deixava um pouco confuso, mas isso não chegou a ser um defeito. Gostei muito que Rosa não poupa detalhes e nos choca constantemente, o que achei um golpe de mestre. A única coisa que me decepcionou foi a sinopse. Sim, a sinopse. Ela aborda mais o lado sobrenatural, mas algo que acontece somente nas 30 páginas finais.

Esse livro foi uma experiência ótima e que teve diversos significados para mim e acredito que para todos que leram. As reviravoltas foram constantes e impactantes, não me deixaram largar o livro até terminar. Recomendo a todos e agradeço a Rosa pela oportunidade de ler algo tão maravilhoso.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2013/11/ta-na-estante-paredes-vivas-154.html

Michelle Ladisl 11/01/2014

O livro nos apresenta a história de Mauren, que se sente culpada pela morte de seu pai.
Quando Mauren tinha 8 anos, perdeu o seu pai na lagoa da cidade onde mora, ela se sente culpada pois quando seu pai perguntou se ela queria peixe, ela confirmou e naquele dia, seu pai morreu enquanto pescava.
Na volta as aulas, Mauren recebe um desafio de uma pessoa que ela nem imagina e por curiosidade ela acaba aceitando. Na primeira vez que ela vai ao local, não encontra com a pessoa, somente na segunda vez e descobre que é seu colega de classe Tobias. Quando chega ao local onde Tobias faz o desafio, Mauren fica com receio, pois ela teria que dar 7 batidas na lápide do morto e segundo uma lenda após sete anos ele viveria nas paredes da casa dela.

“ Indecisa, pensei em como faria para sair daquela enrascada.Se eu desse as sete batidas estaria livre para pedalar de volta para casa e não ficaria com fama de covarde.”
Página 53

Mesmo não querendo, ela resolve aceitar o desafio. A vida de Mauren segue, mesmo tendo sua mãe doente, sem ninguém descobrir o porque dela estar assim.
Com a ajuda de Tobias,que se torna o grande amor da sua vida, ela descobre a fonte de todo mal que está acontecendo com a sua mãe.
Depois de algum tempo, ela começa a ver um espírito e se lembra que se passaram sete anos que ela foi ao cemitério com seu grande amor, enquanto ainda eram crianças.
“ Havia muito não tinha pesadelos.Não assim, tão reais. Havia alguém nos pés da minha cama. Pude sentir a respiração, a proximidade. Não, não era um sonho. Tinha alguém no meu quarto. Abri os olhos. E vi o vulto de um garoto. Eu me assustei e gritei! Ele gritou também! E sumiu...”
Página 155

Após o aparecimento desse espírito, Mauren se vê obrigada a mudar sua rotina.
O desenrolar da história até o final, tanto com relação ao espírito e ao grande amor de Mauren e Tobias é lindo demais e ao mesmo tempo bem triste.

Adorei a leitura! Super recomendada! Entrou para os meus favoritos!

Opinião:
Quando solicitei parceria para a autora, depois da leitura de algumas resenhas, não podia esperar que iria superar todas as minhas expectativas.
A história do livro é linda, nos apresenta um amor entre duas pessoas, que surge ainda quando são crianças, um amor incondicional de uma filha por sua mãe e os altos e baixos que a vida nos prega.
Ri, chorei, me senti na pele de Mauren em muitas vezes fiquei com o coração apertado!

Linda história!!!!

site: www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

Victor 06/11/2014

Paredes Vivas
Seu estilo é peculiar. Na medida em que este adjetivo revela um talento inquestionável. Sua escrita nos enlaça, nos envolve, de tal jeito que, não receio em afirmar, proíbe-nos de largar a estória enquanto ela não encontrar seu termo.
O romance Paredes Vivas, da escritora gaúcha Rosa Mattos, é um destes contos (não. Não há incoerência nesta afirmação, apesar das distintas classificações dos gêneros literários) que residem na seara da literatura surpreendente. Uma surpresa agradabilíssima! A autora está municiada de um vocabulário certeiro, que vai aonde a escrita competente costuma. Direto aos assunto, sem rodeios, e com a verve natural da boa e velha literatura fantástica. Temos uma personagem, a protagonista, que, de repente, como costumam as situações que nos crivam de significados, vê sua vida tomar um norte para o qual ela definitivamente não poderia elucubrar nem mesmo nas suas mais tresloucadas aventuras imaginárias. O desenvolvimento da trama, então, gira em torno do que ela precisa, e poderá, fazer para lidar com o turbilhão de sortilégios que despencam, como uma cachoeira caudalosa, no seu cotidiano. Lugar comum observar que há suspense, mistério, romance, aventura e todos os outros ingredientes imprescindíveis à uma grande estória? Não, pois eles podem estar em qualquer texto. E esse, definitivamente, não é um qualquer.

site: http://www.skoob.com.br/resenha/nova/47938837/

Pedro Almada 08/10/2013

Paredes Vivas, obra de estreia de Rosa Mattos!
Mauren era uma menina de poucos amigos e, embora introspectiva, era incoerentemente comunicativa, com os pensamentos sempre muito a frente para sua idade. Sua introspecção, no entanto, só aumenta com a morte do pai. Desde o dia em que seu pai afogou no lago durante uma tempestade, a menina passou a ser assombrada por pesadelos que a mantinham acordada demais para um criança de apenas oito anos.

"Seus olhos são como dois halos solares, filhota". As Palavras de papai dançavam em minha mente e enchiam meu coração de uma saudade cruciante, que iria me acompanhar por toda a eternidade".
Página 17

A tragédia na vida de Mauren transformou-a completamente, e sua necessidade em esconder seus sentimentos aumentou, tudo para poupar Ione, sua mãe, de mais sofrimento, que já não contava com boa saúde e estava em constante atrito com o tio Vicente, cujas discussões sempre envolviam os bens deixados pelo marido de Ione.
Foi na escola que uma promessa de mudança aconteceu. Dentre os novatos, surgiu Tobias, um garoto que explorou o desejo por desafios existente em Mauren. A partir disso, uma forte amizade manteve essa união, tornando-os parceiros de aventuras, especialmente quando decidiam se aventurar no cemitério. O que Mauren não sabia era que, mais tarde, essas travessuras de lápide em lápide iriam assombrá-la anos depois. Claro que, no processo, um romance despontaria entre eles, o que não é nenhuma novidade, já que a narrativa tem o seu jeito especial de mostrar que eles estavam destinados.
No entanto, a paz no lar de Mauren parece cada vez mais distante. Ao descobrir que a vida de sua mãe pode estar em risco, tudo fica ainda mais difícil quando a menina se torna incapaz de confiar em pessoas que estiveram presentes em sua vida todos os anos. A saudade do pai, a saúde da mãe, as desconfianças e toda a aflição formaram uma bagagem pesada demais para uma criança carregar, e apenas os poucos amigos de Mauren podem oferecer força para não desistir.
Mal sabia ela que a brincadeira no cemitério ainda voltaria para assombrar sua vida, e um último evento mudaria sua vida. Para sempre.

Escrito em primeira pessoa, encaramos as dificuldade de Mauren sob a ótica da protagonista. A narrativa de Rosa Mattos é fluida, tem o seu ritmo balanceado, e tem uma poesia que é só dela! Com trechos bastante inspiradores, a autora consegue regar os sentimentos de cada personagem com palavras profundas, tornando mais intensa e viva a história a cada página virada.
"Sonhar é abraçar o vento, namorar o tempo, no doce refúgio do momento"
página 57

As personagens possuem uma forma bem delineada, são estruturadas para parecerem reais, comuns à nossa realidade. Tobias, por exemplo, é uma criança sem medos, travessa, mas quase sempre temperamental. Mauren é uma constante transformação, sempre disposta a segurar o choro e completar os desafios que são impostos a ela, sejam eles forjados pela vida ou pelo amigo de olhar raivoso. A mãe Ione é a minha preferida, com a típica garra de mãe viúva que faz pose de fortaleza mesmo nos momentos mais frágeis de sua vida. Nice, a empregada e amiga da família, é o tipo de aura bondosa, que sempre diz a coisa certa no momento oportuno, uma fonte de força quando todas as outras secam.
A trama é frágil e complexa, tem muitos elementos condensados em apenas 195 páginas, por isso muitas mudanças de cenário e acontecimento são abruptas, mas isso não impede a leitura de ser prazerosa, pois se dedica aos momentos importantes e mantem a imersão quase todo o tempo.
E quando eu disse que a trama era frágil, não foi pra menos. O primeiro impasse que tive foi na sinopse. Ela não consegue captar a verdadeira essência da história, um misto inicial de drama com uma dose forte de sobrenatural nas últimas páginas, uma formatação muito diferente, que aliás, não estou acostumado. Inclusive, houve momentos em que pensei que a sinopse estava errada, foi preciso terminar o livro para compreender melhor. A história tem todo o drama, sem a presença de atmosfera sobrenatural, ao longo das primeiras 150 páginas. Porém, no desfecho da história, uma súbita aparição torna a história assombrada, e só aí o título parece fazer sentido.
Paredes Vivas, muito bem escrito, é uma história original, que apresenta uma narrativa diferente. Acredito que o título não se deva apenas ao elemento sobrenatural existente no fim da história. Paredes Vivas pode ter muitos significados, inclusive o próprio confinamento de Mauren, a protagonista, que se encarcera em si mesma, incapaz de fazer novos amigos, de se relacionar, incapaz de chorar por não querer ser fraca, e isso a atormenta, assombra seus sonhos e, mais tarde, sua realidade.

A obra de Rosa Mattos foi uma experiência nova para mim. Esse elemento dá uma reviravolta nas últimas páginas, e ainda estou absorvendo o impacto que a leitura me causou. Às vezes pego o livro e fico encarando a capa, pensando sobre tantas coisas que, em uma resenha, eu não saberia dizer.
Obrigado, Rosa, pela obra e por me dar a chance de ler seu livro. Sua narrativa é sensacional, não perca isso nunca!

Ótima leitura a todos!
Fiquem na Paz!
RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
A primeira resenha do livro. \o/ Valeu, Pedro!

RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
oi Alessandra, tua opinião sobre Paredes Vivas me deixou muito contente. Adorei! Adorei! Adorei! Eu que agradeço e muito por tuas palavras. Valeu mesmo.

PorEssasPáginas 30/04/2014

Resenha Paredes Vivas - Por Essas Páginas
Quando a autora Rosa Mattos entrou em contato para fazermos uma parceria e eu li a sinopse do livro, fiquei muito curiosa. Eu adoro romances, principalmente sobrenaturais, e por isso pedi para ficar com ele. E não me arrependi nem um pouco, porque o livro foi muito envolvente!

Paredes Vivas conta a história de Mauren, passando desde a infância até a idade adulta. O livro começa com a protagonista com 8 anos, após uma tragédia que acaba levando a morte do seu pai. Ela se sente culpada pelo o que aconteceu e começa a sofrer em silêncio. Inclusive ela tem pesadelos bem fortes para a idade, mas mesmo assim, ela levanta a cabeça e continua com as suas tarefas diárias. Na escola, a professora de redação pede para que eles escrevam em apenas uma frase quem eles eram.

“Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio”.

A professora colocou todos os recados no mural no fundo da sala e quando Mauren volta para o local depois do intervalo, encontra um bilhete no seu caderno. Alguém a desafiava: ela deveria ir ao cemitério à meia-noite. Mesmo com medo, ela aceita, e através de várias mensagens, acaba descobrindo quem é a pessoa. Mas mal ela sabia que uma pequena brincadeira poderia trazer tantas consequências…

É muito difícil falar sobre esse livro porque a leitura foi muito diferente. Ele é pequeno, com 195 páginas, e eu o li inteiro em um único dia (até porque eu simplesmente não conseguia parar!). Eu sei que ele não é um conto, mas eu fiquei com esse sentimento durante a leitura. E eu não sei até agora o motivo disso. Pode ser porque a escrita de Rosa é bem direta e ela vai trabalhando todos os pontos principais do enredo desde o início do livro. Todos os acontecimentos são importantes; não existem cenas só para “completar páginas”.

Paredes Vivas é uma mistura de romance, suspense e sobrenatural, com a presença de algumas cenas até bem fortes (uma me deixou muito surpresa! Já estava achando que eu iria ter que terminar o livro antes que escurecesse). O romance, levando em consideração que o livro relata diversas faixas etárias da protagonista, foi bem trabalhado. O suspense me deixou na ponta da cadeira durante toda a leitura. Eu ficava tentando adivinhar o que ia acontecer – alguns mistérios foram bem fáceis, outros nem tanto. E o final, devo dizer, foi excelente! Eu acertei como o livro iria terminar (e fiquei muito feliz com isso) e mesmo assim fiquei muito surpresa. Eu adorei como a autora foi audaciosa nas suas escolhas durante o livro. Mas a parte sobrenatural… Bem, pela sinopse, parece que ela tem uma grande parte no enredo, e na verdade, não é bem assim. Ela é muito importante, mas ela demora bastante para ser realmente desenvolvida no livro. Eu acredito que por causa disso algumas pessoas podem começar a ler esse livro com uma visão bem diferente do que realmente é.

A leitura de Paredes Vivas foi muito envolvente. Eu adorei a forma direta como o livro é narrado e os personagens foram bem construídos. A minha única crítica é que no início eu fiquei muito confusa com a idade da narradora. Ela era uma criança, mas às vezes usava vocabulários que não condiziam com a idade. Depois eu percebi que o livro traria a protagonista com idades diferentes e ficou a dúvida: ela estava narrando conforme os fatos aconteciam ou, depois de adulta, ela estava se lembrando dos acontecimentos?

“Quatro anos depois. Estamos em 2007. Estou com doze anos”.

Por causa desse trecho no presente (e de outros) comecei a pensar que ela estava narrando o que estava acontecendo naquele momento. Mas às vezes as frases pareciam de personagens com mais de oito ou até mesmo de doze anos… Isso não atrapalhou a leitura como um todo, mas me deixou um pouco pensativa no início.

E eu preciso comentar sobre essa capa: ela é LINDA! Só com o livro em mãos que conseguimos apreciar toda a beleza dela. É de uma delicadeza incrível e o clima que ela transmite retrata bem a história.

Enfim, Paredes Vivas é aquele livro que você não consegue parar de ler enquanto não tiver terminado!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-paredes-vivas#more-14723

Ana 24/10/2013

Lindo romance sobrenatural
Paredes Vivas da escritora Rosa Mattos é um romance cativante sobre Mauren em diferentes fases de sua vida. A história começa quando ela, ainda criança, perde o pai em um acidente na lagoa “assombrada”.

Esta tragédia marca para sempre a vida de Mauren. No período de luto ela conhece Tobias, aluno novo da sua escola. Ele a desafia a ir até o cemitério a meia noite. Mauren é destemida e comparece ao encontro, Tobias a instiga a bater sete vezes em um tumulo - segundo uma lenda, em sete anos o cadáver viria assombrá-la. Este ato de coragem marcaria para sempre a vida de ambos.

Após a travessura no cemitério Tobias vai embora, deixando Mauren com saudades. Quatro anos se passam, Mauren está com doze anos quando é surpreendida pela volta de Tobias.
Um romance se inicia com todo encantamento do primeiro amor. Tobias jura amá-la para sempre. Os anos se passam e os dois assumem o romance no aniversário de quinze anos de Mauren com uma festa digna de uma princesa. Tobias se comporta como um verdadeiro príncipe os sentimentos entre os dois crescem cada vez mais.

Paralelamente existe um grande suspense envolvendo a morte do pai de Mauren. A sua mãe é dona de uma grande empresa juntamente com sua irmã gêmea que é casada com Vicente, um homem rude e autoritário. Repentinamente a mãe de Mauren começa a adoecer como consequência o comando da empresa passar a ficar com Vicente.
Justamente na época em que Mauren completa quinze anos se faz sete anos desde a noite do cemitério. A maldição se cumpre. Mas há ainda problemas muito piores na vida da adolescente do que um fantasma assombrando-a.

A história tem uma leitura fluída, muito rápida. O romance encanta me fez recordar da minha adolescência e da meiguice do primeiro amor. O suspense e o sobrenatural estão na primeira a ultima página. Quanto ao final, eu adorei achei que foi muito surpreendente, mas muito triste me emocionando e deixando com aquela vontade de quero mais.
RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
Que resenha maravilhosa, Ana. Muito obrigada!

Vanessa Meiser 03/11/2013

balaiodelivros.blogspot.com.br
Um romance sobrenatural com toques de romance policial. Se você acha que estes dois gêneros ficam perfeitos juntos, então precisa ler este livro.

Paredes Vivas nos conta a história de Mauren desde os seus 8 anos de idade. O drama da personagem já começa na infância quando ela fica órfã de pai.
Seu pai, um bem sucedido empresário da cidade onde moram, sai para pescar com o cunhado na Lagoa dos Barros tida como maldita e assombrada quando o barco onde estão vira e só o tio de Mauren se salva. Esta perda marca profundamente a menina e sua mãe, mas elas sabem que precisam tocar a vida e é assim que fazem. Mauren era muito ligada ao pai e felizmente tem uma relação linda com a mãe e isto a ajuda a tocar a vida pra frente.
Este episódio se deu durante as férias de verão, mas as férias acabaram e Mauren que sempre foi uma menina reclusa e tímida, precisa voltar às aulas, acontece que ela está muito assustada e com medo da reação dos colegas com o fato de ela ter perdido o pai. Já no primeiro dia de aula, ela conhece dois novos colegas: Tobias e Gregor.
Gregor parece ser um garoto agradável, mas Tobias se mostra arrogante.
Neste mesmo dia na sala de aula, a professora lança o desafio de cada aluno escrever algo de si em papeis. Ao lado do papel de Mauren surge um estranho e misterioso bilhete com um desafio no mínimo macabro. O bilhete lhe fazia um convite para uma visita ao cemitério à meia-noite. Mauren não faz ideia de quem lhe deixou este bilhete, mas ficou tentada a aceitar o desafio.
Na primeira noite, ela apenas encontrou um outro bilhete à sua espera no portão do cemitério e isto a deixou muito irritada. Na segunda noite Mauren volta e aí sim encontra o autor dos bilhetes que lhe preparou uma brincadeira sinistra e perigosa. Mauren embarca na brincadeira e este ato impensado dos dois pode acarretar consequências desastrosas anos mais tarde.
Á medida que a gente vai avançando na leitura, Mauren vai crescendo e amadurecendo e aquele ato lá no cemitério anos atrás e que já havia sido esquecido, volta para lhe assombrar quando ela e seu companheiro de brincadeira menos esperam.
Bem, Paredes Vivas mescla suspense, romance e investigação nas doses certas. O livro todo é dotado de sensibilidade. e emoção e a autora consegue tocar o leitor de forma peculiar.
A diagramação da editora está muito boa, a capa é linda e a narrativa de fácil entendimento utilizada por Rosa ajudou muito na leitura e a tornou cativante, fluída e rápida. O mais impressionante foi sem dúvida o final que me pegou totalmente de surpresa e me deixou sem palavras.
Recomendo a leitura!
RosaMattos @mattos_pink 22/11/2013minha estante
A primeira resenha que cita o fato da trama possuir toque de romance policial. Gostei muito da tua análise, Vanessa. Muito obrigada!

Nicole Siebel 10/01/2014

Antes de falar do texto propriamente dito, gostaria de fazer algumas considerações sobre apresentação do livro. A capa por si só é bem bonita! Achei os detalhes delicados e o resultado harmonioso. A diagramação do texto é bem feita, com um bom espaço entre linhas e uma boa fonte, confortável para a leitura. Além disso, parabenizo autora e editora pelo cuidado com revisão, pois não me recordo de ter encontrado nenhum erro ortográfico ou de digitação.
Agora, partamos para a história. A narrativa é feita pela personagem central da história, uma jovem chamada Mauren, e começa com a morte do pai dela, numa pescaria na misteriosa Lagoa dos Barros, quando a menina tinha apenas oito anos. A partir desse acontecimento, diversas tragédias acontecem durante a vida de Mauren e ela tem que conviver com a culpa que sente pela morte do pai (ele fora pescar porque ela dissera que gostaria de comer peixe em seu aniversário, no dia seguinte) e com uma misteriosa doença que sua mãe apresenta. Paralelamente, temos a relação de Mauren com Tobias, um menino que lhe propõe desafios no cemitério e por quem ela passa a nutrir sentimentos. Um desses desafios, porém, como a própria sinopse aponta, vai trazer resultados assombrosos.
Como não quero dar spoilers aos futuros leitores, me limitarei a falar apenas isso sobre o enredo e vou passar às minhas impressões sobre a obra.
A leitura é fluida, rápida e muito gostosa. O vocabulário utilizado é bastante simples, o que gera essa agilidade. Através da forma de escrita é possível, também, se identificar muito com a personagem que conta a história, afinal, além de nos contar os fatos, ela expõe seus pensamentos e sentimentos.

"Um aguaceiro desabou sobre a cidade, me tirando da cama antes da hora. Era cedo. A casa ainda estava silenciosa. O relógio redondo da parede do meu quarto marcava seis horas. Cedo demais para eu me levantar. Meus olhos ardiam de sono, pois novamente eu tivera muitos sonhos ruins. É difícil dormir com a cabeça cheia de sombras. Ah, se mamãe estivesse melhor, eu teria disparado para o quarto dela como fiz tantas vezes ao ter pesadelos. Respirei fundo. Aguentei firme. E não fui perturbá-la.Página 23."

Mauren, de forma geral, foi uma personagem com a qual me identifiquei e pela qual torci. Mesmo com todas as tragédias por que passa, está sempre preocupada com o bem das pessoas que ama e demonstra muita força nas situações que enfrenta, mesmo que algumas vezes tenha Tobias como um apoio.

"-Confie no seu príncipe – disse Tobias de um jeito irresistível e dando uma piscadela.
-Eu confio – falei, sorrindo. Página 134."

Achei o texto instigante, com um suspense leve, unido a cenas de conteúdo sobrenatural e romance, tudo bem pesado e costurado, já que os dois focos (os problemas familiares de Mauren e sua relação com Tobias) são bem administrados, sendo alternados. Assim, temos cenas mais voltadas ao suspense que envolve a família da protagonista, alternadas com cenas mais românticas entre ela e Tobias e cenas mais voltadas para os desafios que o rapaz propõe. Logicamente, em alguns momentos essas facetas da história se cruzam.

"-Não posso mais sair à noite, Tobias. As coisas mudaram. Eu gostava dos desafios. Mas minha vida está fugindo entre os meus dedos. Você não faz ideia de como é ver mamãe se consumindo na minha frente.Página 88."

A história é simples, mas bem conduzida e por isso mesmo desperta a curiosidade do leitor, fazendo-o desenvolver teorias a respeito dos problemas de Mauren e da consequência dos desafios no cemitério, que aparecem apenas na segunda metade do livro.
Algo que me agradou foi o fato de a história ser ambientada em Santo Antônio e utilizar lendas locais referentes à Lagoa dos Barros para sua ambientação. Como conheço esses lugares, foi muito mais fácil imaginar a história se passando ali. Para quem não os conhece, no entanto, não ocorrem perdas de sentido na leitura.

"Eu não. Eu temia os fantasmas da lagoa. A mulher de branco que andava pela estrada pedindo carona aos motoristas ou passantes. Os mortos-vivos que saíam durante a noite em busca de alimento. Os espíritos com sede de vingança, vagando à procura de novas vítimas. Página 10."

Enfim, para terminar esse texto, recomendo a leitura para qualquer um que esteja procurando por uma leitura leve, agradável e instigante. Se você gosta de romance, de suspense e de toques sobrenaturais, vai gostar do livro tanto quanto eu!

site: http://meigaemalefica.blogspot.com.br/