Memórias Póstumas de Brás Cubas  |  Dom Casmurro

Memórias Póstumas de Brás Cubas | Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

1 | 2 | 3 | 4

Jeyse.Cristina 26/03/2024

Uma leitura intrigante, e uma linguagem complexa, que nos faz colocar a cachola para pensar e interpretar.
A narrativa deste livro despertou muitas reflexões, me envolveu muito.

Infelizmente não consigo falar desse livro sem dar spoiler :)
Gostei!

ErreBC 28/01/2024

Ta...
Desculpa, criei mt expectativa.
Mas é mais de gosto, é pq achei um tanto entediante toda essa narrativa do cotidiano.
Mas teve umas partes engraçadinhas e umas coisas reflexivas bem legais.
Adorei o começo e o final, e a dedicatória é a melhor de todas KAKAKKAKAKAKKA
Machado de Assis uma figura

Senna 24/01/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
A história é narrada em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um "defunto-autor" como foi citado no próprio livro.
O livro retrata a autobiografia de Brás Cubas, o protagonista e narrador da história , o que nos faz compreender o ponto de vista do mesmo diante das situações e o que deixa tudo isso muito mais interessante, é saber que o protagonista conta toda a sua autobiografia depois de morto e fazendo grande uso de ironias, humor e eufemismo.
Segundo o meu ponto de vista valeu totalmente a pena ler a trajetória de Brás Cubas, uma obra espetacular e muito cativante!!!

Nicole781 23/01/2024

Memórias Póstumas e cativantes
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" apresenta uma trama intrigante, embora a linguagem complexa desafie o leitor. Brás Cubas, como protagonista excêntrico, revela-se longe de ser um personagem tradicionalmente virtuoso, contudo, sua narrativa desperta empatia e reflexões. A comunicação direta de Machado de Assis com o leitor proporciona uma experiência pessoal e envolvente, tornando a leitura tanto desafiadora quanto divertida.

Jana 30/12/2023

Leitura clássica! Bentinho e Capitu protagonizam uma história de amor que começa na infância e vai crescendo durante sua juventude. Bentinho prometido a ser padre, por uma promessa da sua mãe, tenta lutar contra esse amor, mas não consegue. Acaba largando a vida religiosa e se tornando médico. Ao casar-se com Capitu, tem o sonho de começar uma família de terem filhos. O filho nasce, mas no decorrer da sua história, Bentinho descobre alguns segredos. Fico pensando se ainda tem gente que reagiria dessa maneira em relação ao filho nos dias atuais. E como Capitu reagiria hoje? Não sei se fosse comigo pensaria assim, mas a leitura me faz pensar em diferentes cenários?. Em diferentes reações e motivos para que justificassem as ações tomadas nesse enredo.. ?Bom livro

RodsVieira 18/11/2023

Obra prima
Finalmente li esse clássico realista que sempre adiei desde os tempos escolares. No início, achei a leitura um pouco extensa devido ao estilo e palavras usadas, mas a história é atemporal. O autor soube cativar com sua habilidade literária, proporcionando uma nova perspectiva que vai além do tempo. Uma surpreendente redescoberta literária nos dias de hoje.

Gi 16/11/2023

Gosto muito desse tipo de livro.
Tinha esquecido o quão legal é o livro, por mais que eu não me simpatize muito com o Brás Cubas, gosto desse tipo de livro. Tinha lido por obrigação na escola, e agora por mim mesma. Eu gostei bastante. Ele é grande, tem momentos cansativos, mas é legal ler a biografia do ponto de vista dele. Me vejo muito nele no fim da vida, com nenhuma conquista hahah

may.web 26/09/2023

Começo lento e uma narrativa que te ganha de pouco em pouco. O final mexeu mais comigo do que eu esperava, de repente me vi apegada aos personagens e ao contato direto com o narrador.

Alice1550 13/09/2023

É Machado né
Não tinha como ser ruim! É Machado de Assis! Porém, exatamente também por ser Machado de Assis, a leitura é mais cansativa e demorada, mas vale a pena! Acho que vou me aventurar mais nas leituras clássicas! Se for bem sucedida a aventura, créditos para ?MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS?

jhulica 11/09/2023

Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
Memórias Póstumas de Brás Cubas:
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"
No livro, Brás Cubas narra sua história de vida cheia de amores, melancolia e mediocridade.
Um livro cheio de humor ácido e sarcasmo, com citações filosóficas profundas e reflexivas, porém com uma narração que chega a ser entediante às vezes, mas não ao ponto de ser completamente chato. Esperava mais.
3.5 ??

Dom Casmurro: (Spoiler)
Arrisco dizer que virou um dos meus livros favoritos, tanto pelo enigma que Machado deixa, quanto pela história em si, que me cativou desde a primeira página.
Já podemos perceber desde o início do livro que Bentinho é extremamente ciumento, e com o passar dos anos esse seu defeito só piora. Ele mesmo alimenta sua própria paranoia, ao ponto de quase matar o próprio filho (será seu filho mesmo??).
Não cheguei a veredito algum sobre quem traiu ou não (até pq a história só é contada pelo ponto de vista de Bentinho), mas uma coisa é fato: Bentinho precisava urgentemente de um psicólogo.
Não demorei muito para terminar, pois foi uma história que realmente me prendeu, obra interessantíssima.
5 ??

Euelivros 01/09/2023

Ele sabe que impactou
De sua primeira frase a última o impacto do teor mórbido da história me mantéve fixo nas frases atemporais que esse livro tem.
Uma escrita rica e complexa que se lida calmamente irá notar diversas interpretações e significados.
Meus amigos que livro foi esse!?
Um livro escrito por um morto e uma biografia escrita por alguém "morto" tão fantasioso e surreal, naquela época deve se imaginar o impacto.
Não achei tediante mas sim complexo em devidos momentos, mas logo me vi entrando em interpretação que faziam a leitura fluir e a compreensão entra em equilíbrio.
Gostei muito, mais um clássico para minha lista.

Daniela 26/07/2023

Machado de Assis.
Um clássico com duas histórias Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Muito bom! Gostei mais de Dom Casmurro.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

Memórias póstumas, pra começar o autor teve a genialidade de criar um contexto em um enredo ?de traz pra frente?. Além de fazer a gente rir e chorar a cada capítulo. Uma lenda

1 | 2 | 3 | 4