Entre Loucos e Condenados

Entre Loucos e Condenados Flavio P. Oliveira

Resenhas - Entre Loucos e Condenados

Fernanda @condutaliteraria 07/01/2017

Intenso!
Fabrício abre os olhos e se imagina em um hospital, ou não? Purgatório? Na verdade ele não se lembra de nada, perdeu a memória. Não sabe como chegou a este lugar, se está doente, em coma ou qualquer outra possibilidade.

Falar não é permitido, existe um grande xis em seus lábios e todos devem se comunicar por telepatia.

A única coisa que Fabrício possui, e pode servir de pista, são três fotos: de sua falecida prima, a mãe que o abandonou e de sua amante. Além dos gizes de várias cores, o vermelho para as urgências.

"Um ser humano dividido em si mesmo nunca realiza nada por completo."

É difícil falar sobre o livro durante a leitura porque, assim como Fabrício, não sabemos o que realmente acontece. E não é só esse fato, somos tão absorvidos pela história que não há palavras para descrever. Tem que ser sentido.

Fabrício passa por vários, digamos, "tratamentos", durante os quais vivenciamos partes de sua vida, as falhas, a busca pelas memórias e sua libertação.

No transcurso da leitura vivemos tudo junto ao protagonista, sentimos todo sua angústia e eu digo, a leitura é muito intensa.

"Nem sempre pedimos desculpas para desfazer o que não fizemos, repensar o que não pensamos, entender o incompreensível. Em muitas ocasiões, pedimos desculpas para evoluirmos como pessoa e recuperar um caminho."

Acompanhar Fabrício nessa jornada não é fácil, eu me senti pequena em diversas partes, vivi cada momento, são coisas que podemos trazer para nossa vida. É uma leitura para ser feita com a alma e refletir.

Eu aprecio muito a escrita do Flavio e esse foi o livro mais intenso que li e, mais uma vez, fui envolvida do começo ao fim.

Pena que seja um livro pouco conhecido, pois acho que vale muito a pena ser divulgado e lido por todos. Principalmente para aqueles que gostam de uma leitura intensa, que te faz passar por um turbilhão de sentimentos inexplicáveis.

O fim, bom, o fim é daqueles que você fica com raiva e ao mesmo tempo aplaude a maestria do autor, querendo mais. Instigante!

"Louco é aquele que pune a si mesmo na tentativa ilusória de obter o perdão de terceiros."

Queria poder falar mais, mas não posso, não somente pelo medo de soltar um spoiler, mas por ser uma leitura que deve ser feita, ou melhor, degustada e sentida.

Vale muito a pena! Leitura obrigatória!

"Toda pessoa, durante momentos da vida, acaba sendo alguém diferente de si próprio. O exagero é o pecado capital."

site: http://pacoteliterario.blogspot.com.br/2017/01/resenha-entre-loucos-e-condenados.html