O Caminho do Guerreiro

O Caminho do Guerreiro

Resenhas - O Caminho do Guerreiro

Paula.Serkonos 01/08/2013

O caminho da dor após o tapa na cara
Sarah era uma garota comum, na medida em que ser terrivelmente explosiva e violenta permite. Ela estuda, tem amigas maravilhosas, vive brigando na rua, e a sua mãe também parece ser bem legal, mas isso até a primeira página. Ao descobrir da pior maneira possível que tudo que conhecia era uma mentira e o seu mundo virar de cabeça para baixo, é de se esperar que ela fique um tanto chateada.

Para alguém que cresceu sozinha com a mãe, descobrir que o pai não está morto, tem um irmão gêmeo, um primo, uma família inteira e que nasceu para lutar numa guerra, digamos que, a explosão dela foi até pouco. Migs, eu te entendo, totalmente ♥. Detalhe que além de colocá-la na linha da frente para uma luta que não é dela, os caras também querem enfiar um dragão no seu corpo. Sim, exatamente isso, enfiar o dragão nela. Sentiu o drama?

Agora, fadada a ser o guerreiro fodão pica das galáxias, Sarah terá que aprender a usar todo o potencial dentro de si, estudando para ser tanto uma guerreira quanto uma feiticeira – algo que só o Pendragon é.

Num universo onde verde é verde e vermelho é vermelho, ser especial é tanto uma dádiva quanto uma maldição, e a nossa protagonista fará o melhor que pode da situação com um bom humor de soltar gargalhadas durante a leitura.

Enquanto não está pronta para lutar contra o inimigo, Sarah é treinada por Declan, seu tio, no Acampamento dos Guerreiros. Entenda que ela precisa passar pela cerimônia das duas facções: guerreiros e feiticeiros, para então estar realmente pronta para o que der e vier. E deixo claro que isso não é fácil, não mesmo, mas após tornozelos quebrados, um braço decepado e várias, várias contusões e queimaduras, ela acaba pegando o jeito.

Eu li O Caminho do Guerreiro em questão de horas e tenho o orgulho de dizer que ele é o livro mais fluído que já li na vida. Sério, nunca vi uma história te prender tão fácil e não te largar assim.

Confesso que li com um pé atrás.

Um não, talvez três.

Ler algo de amigo é difícil. Você sempre fica analisando suas reações, tentando perceber se são verdadeiras ou não. Se você está gostando mesmo da leitura ou está pensando que está por ser algo de um conhecido. A Carol é minha amiga há uns três anos, nos conhecemos no orkut e com o tempo começamos a discutir nossas histórias, nossos projetos e trocar ideias. Da mesma forma que eu sei que há um pouco de mim no Ciclo do Dragão, tenha certeza de que há vários pedaços de Carolinas em tudo o que escrevo. E isso, meus amigos, é uma honra. Fazer parte do processo criativo de alguém, ajudá-lo a continuar o texto, opinar e ter a sua sugestão aceita e magnificamente executada; gosto de chamar isso de honra entre escritores.

Porém, preciso ressaltar que o título desta resenha é extremamente realista e verdadeiro: a leitura foi um tapa lindo na minha bela cara. Acho que subestimei o potencial da Carol e ler a sua história foi o maior e melhor murro que alguém poderia ter me dado. Nunca fiquei tão surpresa com o nível em que o universo criado pela minha amiga me cativou.

A história é maravilhosa, mas o livro em si tem alguns erros.

Eu acompanho a Buriti Editorial desde o momento em que encontrei sem querer o blog deles há uns dois anos e fiz com que a Carolina enviasse para eles o manuscrito. Uma vez que foi aceito, comecei a ficar de olho. Sim, eu realmente vi o livro dela nascer ♥ E gente, foi um belo de um parto, mas digamos que uma das enfermeiras tem uns problemas.

Se vocês visitarem esse link aqui, verão uma postagem da revisora que fez o copidesque dO Caminho do Guerreiro, a Janda Montenegro. Leram? Pronto. Ao explicar o que é um copidesque, a revisora dá a impressão de pega livros bons e os deixa maravilhosos. Algo como toque de Midas, por assim dizer. Não nego que essa seja a função, em momento algum, mas achei um tanto prepotente. Ainda mais quando há diversas passagens no livro em que esse “acabamento” teria sido ótimo, se tivesse, claro. Não estou dizendo que o livro é cheio de erros grotescos, não, apenas acrescento que se meu pau é pica de diamante, devo agir como tal, desde o momento que condiga com as expectativas e isso a Janda não fez. Eu ainda estou tentando entender essa passagem:

A casa de Helena virou uma verdadeira sucursal do inferno. Tinha guerreiro saindo pelo ladrão, coisas voando para todos os lados e sangue começando a manchar as paredes.
Ladrão parindo guerreiro, assim do nada? Acredito na criatividade da Carol, mas acho que isso é mais impossível que vampiros que brilham. E sucursal? Gente? Se não fosse a Bianca Briones a me salvar, eu nunca saberia que porra é sucursal, que por sinal é algo tipo filial. Juro pra vocês, no momento que vi, pensei ter lido sucuri. Sucuri do inferno faz mais sentido que “sucursal” e tenho dito.

E umas palavras difíceis pairando no meio do texto, bem tipo “oi?” Teve um “prostrado” uma hora que me fez ir ao pai dos burros, aka google, para descobrir se era o que eu estava pensando. Teve uma palavra no começo, bem começo, que me deixou tão “WTF?” que parei uns cinco minutos, só olhando e tentando descobrir o que diabos ela estava fazendo ali. E mesmo procurando depois, não achei, mas tenho quase certeza de que era bécula. Gente, que porra é bécula?

Agora, o projeto gráfico. Gente, juro que a Marina Ávila se supera a cada livro. No post do lançamento do livro, vocês podem ver as fotos que tirei do meu exemplar. Tão lindo! O livro inteiro é uma obra de arte e fica tão magnífico na estante que dá vontade de tirar foto atrás de foto.

Ah, outra coisa antes que eu me esqueça: os capítulos não são numerados e não possuem título, apenas a dica do dia. Vamos a um exemplo:

Vai se exibir? Não se esqueça do batom! Nunca se sabe quem estará assistindo…

Acordou com alguém desconhecido na cama? Não seja estúpida, sorria e chame-o de querido – uma hora você descobre o nome dele!

Se você foi até o fundo do poço, cuidado, pois o fundo pode ser falso e ter mais embaixo…

Se te deram um prazo curto, façam com que eles percebam* que você não precisava de prazo algum.
*Sdds revisão.

E por último, mas não menos importante, a melhor quote do livro:

Que família mais ferrada essa que eu faço parte!
Vá e morra; fique e possivelmente morra.
Só não fiz xixi nas calças porque sou a mestre da minha bexiga ♥

OBS: Ciclo do Dragão é uma duologia, cujo segundo livro está sendo escrito, então sem data de previsão.

site: http://canseideserdiva.com/?p=1580

Camilla 19/12/2013

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
Fantasia, seres fantásticos e diversão é o lema deste primeiro volume do Ciclo do Dragão, uma série nacional, escrita pela Carolina Contini e publicada pela editora Buriti. Ganhei meu exemplar autografado em parceria com a autora após algum tempo curiosa pela linda capa e sinopse.
Divertido, sarcástico e nada pacato, O Caminho do Guerreiro tem uma temática atraente desde o princípio e o clima de mistério não abandona a trama em nenhum momento. Para começar, os personagens jovens utilizam uma linguagem bem peculiar, exatamente como são as coisas na realidade. Além disso, os momentos de descontração durante situações tensas também são um ponto forte.
Sarah definitivamente não é uma garota de 17 anos normal. Além da estranha necessidade de brigar com seus desafetos, algo grande está prestes a acontecer, não só com ela. Ela não sabe o que sua mãe esconde a respeito de sua origem ou o tipo de situação que deverá viver no próximo aniversário. Tudo o que ela sabe é que seu destino é absurdo e curioso, ao mesmo tempo. Assim que conhece sua família, que até então se manteve afastada, muitas coisas lhe são automaticamente explicadas. Apesar disso, muitas dúvidas e revoltas ainda pairam em sua cabeça. O mais interessante na personagem é que mesmo com toda a confusão em que se vê mergulhada de um dia para o outro, ela não faz drama e consegue ver com clareza o que está certo e o que está errado, especialmente no que tange os segredos de família. Outros personagens, que acabam ficando bem próximos da garota, também iluminam a história, com seus nomes curiosos e habilidades muito peculiares.
Como a protagonista da história é uma garota, logo se imagina que a história deve abordar algum tipo de romance adolescente. Ledo engano, caro leitor. Os pensamentos de Sarah nos leva, sim, à mente da garota de 17 anos, mas o foco da trama é realmente a origem e o destino dela. Garotos podem ser uma distração, assim como ela também pode ser para um deles...
Sem querer soltar spoilers, posso dizer que a presença de seres míticos e um tema bem interessante e pouco difundido na literatura popular, o Toten, deixam a trama irresistível para qualquer fã de fantasia.
A leitura é muita rápida, pois além de gostosa, tem uma linguagem muito simples, sendo que a escrita leve e clara não deixa a desejar no quesito gramática e concordância. Algumas conversas entre os personagens levantam certos detalhes polêmicos para o leitor muito jovem, mas nada que já não tenha sido abordado de forma realmente grosseira por aí. Pessoalmente, não vou dizer que o livro foi uma surpresa. Não foi. Assim que bati os olhos na sinopse soube que seria uma boa e fantástica história. E o melhor: tem continuação! Ah! E não deve demorar a sair. Com o final estrategicamente bem acabado, aconselho aos leitores mais frenéticos que vão com calma, pois cada página é uma surpresa.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Lina DC 21/01/2014

Nesse livro temos como protagonista Sarah, uma adolescente que tem uma vida normal com a sua mãe, frequenta a escola e têm duas melhores amigas: Erika e Jennifer. Mas todas essa normalidade na vida de Sarah é interrompida abruptamente quando descobre que a sua mãe andou ocultando algumas informações sobre a sua vida. Quando Sarah entra nessa nova vida, ela vai ser levada a um mundo totalmente diferente, repleto de magia e guerreiro.
A trama é bem desenvolvida e a história é envolvente. Alguns aspectos que a autora traz são diferentes do que estamos acostumados a ler, o que torna a leitura ainda mais intrigante.
Alguns detalhes poderiam ter sido mais desenvolvidos, como a interação de Erika e Jennifer na trama, pois após a descoberta do seu destino, as duas melhores amigas (são amigas desde os 7 anos de idade) simplesmente não aparecem mais no livro. Outro detalhe que ficou um pouco "solto" na trama foi a relação de Sarah com a sua mãe. Antes da descoberta não havia indícios desses sentimentos tão conflitantes entre as duas e abruptamente a relação delas tem uma mudança. Caso fosse apenas o ressentimento de Sarah devido aos segredos seria uma situação compreensível, mas o comportamento de Alessandra não fez muito sentido.
Um outro detalhe que não foi muito explorado foi a relação de Sarah com as lutas de rua. Ela comenta em mais de uma vez esse detalhe, porém o leitor não tem muitas informações sobre o assunto.
Os personagens são muito bem elaborados. Sarah em particular é hilária, pois é extremamente sarcástica, mesmo em situações perigosas. Sarah é uma personagem carismática que ganha o leitor com a sua petulância.
Vários outros personagens destacam-se no livro, como Declan e Zach e fazem com que o leitor aguarde mais informações sobre a vida deles.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. A parte interna do livro é linda, assim como a capa, que chama a atenção.

"- Minha mãe ainda está pagando meu terapeuta, por causa da minha compulsão por bater nas pessoas. Realmente eu não preciso de mais horas com ele por estar traumatizada quando achar um namorado pra mim". (p. 21)

Estela | @euviestrelas 27/12/2014

Sarah é uma adolescente bem esquentadinha, adora se meter em brigas na rua e frequenta a escola como qualquer outra pessoa normal. Só que o que ela não sabia era que seu mundo estava prestes a virar de cabeça para baixo. Chegando em casa depois da aula, descobre várias coisas sobre sua vida que nunca teria imaginado, sua mãe não era o que parecia e ela possuía toda uma família de guerreiros e feiticeiros poderosos.

"[...] Somos uma antiga e poderosa comunidade de feiticeiros e guerreiros. [...] Nós somos a família de guerreiros mais forte de todos os clãs, e a mais antiga também. [...]" (p. 47-48)

Acontece, que Sarah é uma Pendragon, possui o espírito do dragão acorrentado e é uma guerreira e uma feiticeira, o que é mega raro, ou se é um feiticeiro ou um guerreiro. Agora Sarah tem vários irmãos,incluindo um gêmeo, pai, tio (que ela já conhecia), primo, avó e uma grande responsabilidade de ser a melhor, a mais forte e acabar com uma guerra. Para isso ela deve treinar para ser guerreira com seu tio Declan e depois treinar para ser feiticeira com Alessandra, sua mãe.

"Que família mais ferrada essa que faço parte!
Vá e morra; fique e possivelmente morra.
Mas se eu ficasse e ajudasse a vencer a guerra, sempre existiria a possibilidade de eu voltar e me vingar." (p. 69)

Confesso que faz um bom tempo que estava querendo ler esse livro, mas com um pé atrás e quando peguei para ler me surpreendi muito. Li em menos de cinco horas, nesse tempo parei para postar no blog, tomar banho e comer algo então, devo ter lido em menos de quatro horas. Sim, um livro que não estava muito crente de que queria ler me fez bater meu recorde de leitura. O Caminho do Guerreiro é um livro muito envolvente, você não consegue parar de ler até acabar. Apesar de termos personagens bem chatos, tiveram alguns que me cativaram, além de Sarah, gostei muito do Declan (tio), Zach (irmão gêmeo) e do Venom (primo-irmão) que acho que são os que mais aparecem no livro.

A capa é linda, Marina Avila como sempre arrasou na capa e por dentro não podia ser mais lindo com a mesma garota da capa separando os capítulos. Durante a leitura notei uns três erros de digitação e olha que para eu notar é que tá muito errado mesmo (risos), mas nada que atrapalhou a leitura. O livro é curtinho e termina em parte em que você fica curiosa com a continuação, mas não tão desesperada. Super recomendo a leitura.

site: http://estantedecristal.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-caminho-do-guerreiro-carolina.html