10 dias para roubar o namorado da vizinha

10 dias para roubar o namorado da vizinha Janaina Rico

Resenhas - 10 dias para roubar o namorado da vizinha

Juliana 02/11/2013

Contrariamente ao que li por aí em todas as resenhas sobre esse conto, esta é uma leitura que eu não recomendaria aos leitores do meu blog. Não que a ideia não seja interessante, longe disso. O título foi ótimo, instigante, foi o que me fez querer ler o livro, além das diversas resenhas que haviam por aí a respeito dele. Baixei o livro pela Amazon.com, e assim que acabei uma das minhas leituras, enquanto decidia o que ler depois (porque não, eu não sigo a minha meta de leitura à risca), resolvi ler esse conto da Janaína Rico. Li em uns dez minutos.

A intodução da história é interessante. A moça começa a se interessar pelo namorado da vizinha, de tanto que ela fala mal dele. Tá ok, até aí, tudo bem. Dizem que não interessa se boa ou má, a propaganda que se faz do próprio homem só serve para atrair mais interessadas em ocupar seu posto, e foi isso que aconteceu com Marcele. Ela queria porque queria roubar o namorado da vizinha, depois de saber tanta coisa sobre ele. Porém, ela descobre que a vizinha vai se mudar dali para o apartamento do tal namorado em dez dias, e por isso, esse é o prazo que ela se dá para roubar o moço pra ela.

Entenderam o que eu disse sobre uma ideia interessante? Com uma sinopse dessas, a história poderia ter sido uma hilariante tentativa de Marcele de chamar a atenção do cara para si, se cada capítulo tivesse se aprofundado mais em detalhes dos personagens e se o enredo tivesse sido mais rico. Era uma grande chance de se escrever uma cmédia de sei lá, umas trezentas páginas, sobre como a moça colocaria em prática o seu plano e se ele daria certo ou não.

Porém, a história se desenvolve em poucas páginas, tudo acontece com uma velocidade incrível, mas que deixa o leitor perdido, sem muito a que se apegar conforme as coisas acontecem. E, infelizmente, ao invés de altas risadas, conforme cada resenha que eu li por aí, o que eu senti foi uma baita de uma vergonha alheia pela personagem, uma sensação de estranhamento com o final, já que tudo me fazia pensar que além de a moça ser bastante tonta, que ele deveria sar gay ou algo assim, e também porque ela nem mesmo sabia o nome do cara. Tipo assim, dez dias e tantos micos depois, não dava nem pra perguntar uma coisa dessas?

Fiquei com a impressão de que o conto poderia ser o primeiro capítulo para uma história muito divertida, mas não tenho conhecimento sobre qualquer continuação desse conto. Se alguém souber de algo me avise, gostaria de continuar a ler.

Não li mais nada da autora, essa foi a minha primeira tentativa, então não posso ter um parâmetro. Vi que há algumas outras obras dela na Amazon, mas ainda não comprei.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-10-dias-para-roubar-o-namorado-da-vizinha-janaina-rico
Kássia Monteiro 22/04/2014minha estante
O Apimentando dela é legal.

Ana Karla 10/11/2013

Um bom passatempo
Conseguiu arrancar de mim boas risadas! E o desfecho do conto foi melhor do que eu esperava, passando uma ideia de que pode haver uma continuação, será?! Cumpre o papel de entreter, recomendo a leitura.

Raffafust 10/02/2014

Para início de resenha, devo informar que odeio histórias onde qualquer personagem comece a dar em cima de outro que já tenha compromisso, mas nesse caso em especial, me surpreendi por simplesmente ter me divertido horrores com essa história curta, simples mas muito gostosa de ser lida.
Marcele descobre que está apaixonada pelo vizinho , e pasmem, conhece a namorada dele. Diz para si mesma que não está fazendo nada demais já que ela só reclama dele e repara que tudo que ela não gosta no vizinho galã é o que ela gostaria de ter em um namorado.
Em nenhuma história eu ousaria achar que gostaria de acompanhar algo do gênero, mas a autora me ganhou. Com o jeito estabanado de ganhar o coração do vizinho e também pelas respostas dele, acabei rindo muito com as confusões narradas dia por dia dos 10 que ainda lhe restam antes que ele se mude do prédio onde moram.
O final? Não posso contar, mas garanto que é bem legal, e quem nunca conheceu alguém como Marcele? Muito divertido esse livro!

Aline 11/05/2021

Oi?!?!?!?
Adoro a Janaina e gostei bastante de outros livros dela porém, desse conto em si, não gostei nem um pouquinho.
Primeiro que não consigo achar legal quem dar em cima de alguém que já é comprometido. Segundo que a personagem me parece que está desesperada e, como a própria amiga tenta alertar, doida de pedra! O sentimento de vergonha alheia misturado com ranço prevaleceu por aqui. Era pra ser engraçado mas não achei graça nenhuma. Contudo, indico outros títulos da autora.

C. Aguiar 15/10/2013

Esse é um pequeno e divertido conto da escritora Janaina Rico! Cabei encontrando ele de graça no site da Amazon e resolvi baixar para ler, pois seria o primeiro contato que teria algo da autora (sim me julguem, pois eu nunca li nada dela –risos).
A história nos mostra Marcele, uma garota que acabou se “apaixonando” pelo namorado da vizinha. Após ver sempre a vizinha falando mal do namorado no salão de beleza ela consegue ver o rapaz de perto e percebe que a mulher está sendo totalmente injusta com ele e decide roubar o rapaz para si. Mas como ela irá fazer isso??
Ela acaba descobrindo que a vizinha e o namorado vão se mudar em apenas dez dias e decide fazer de tudo para enfiar suas garrar nele, será que ela irá conseguir??
O conto é bem curtinho e li em menos de 2 minutos, são apenas 21 páginas (pelo menos é o que aparece no skoob), mas no Kindle acho que chega a ser mais ou menos isso, porém a quantidade de coisas escritas são bem poucas!
Alguns micos, desastres e situações inusitadas é o que resumi os dias de Marcele tentando conquistar o rapaz.
Bom, o final não foi incrivelmente perfeito, mas também não vou exigir muito, pois se trata de um conto.
Vale a pena dar uma conferida e dar algumas risadinhas!

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Garotas de Jales 14/02/2015

Resenha: 10 dias para roubar o namorado da vizinha
A história é bem curtinha, na verdade um conto, coisa que a autora esquece de nos avisar na sinopse. Adquiri o e-book no inicio do ano esperando que a história fosse ser algo no ritmo de O Garoto da Casa ao Lado, mas não tem muito haver.

Em 10 dias para roubar o namorado da vizinha, a personagem principal Marcele, termina com seu namorado após descobrir que ele a estava traindo e de repente fica obcecada pelo relacionamento dos outros, principalmente o de sua vizinha. Apesar de serem vizinhas haviam começado a conversar há alguns dias, logo após se encontrarem por acaso em uma manicure, onde trocaram reclamações sobre seus namorados.

Embora sua vizinha diga horrores do namorado dela, o comportamento do rapaz demonstra o contrário, e aos olhos de Marcele ele é o homem perfeito para ser sua outra metade. Obcecada por essa ideia, Marcele incorpora um espírito de piriguete e executa um plano atrás do outro para que o moço caia em suas armadilhas de amor.

A história é escrita de maneira bem simples, com terminologias e referências bem brasileiras… Apesar de Marcele ser uma personagem bem superficial, que comete uma loucura atrás da outra, prossegui com a leitura apenas para descobrir se moço cairia em suas garras ou não.

Não é uma história muito cativante e a personagem principal muito menos. A história basicamente se resume em “mulher solteira à procura”, o que apesar de ser um chick-lit é muito irritante… A personagem não tem nada a oferecer e por isso se rasteja atrás de um homem que ela nem ao menos sabe o nome e escolheu no “uni-duni-tê”. Acredito que os pensamentos, medos, qualidades, conhecimentos e vida profissional de Marcele poderiam ter sido explorados afim de deixar a história mais interessante.

Em geral é o tipo de história que você lê para matar o tempo, numa fila de espera ou quando não há nada melhor para fazer.

site: https://garotasdejales.wordpress.com/2014/10/13/resenha-10-dias-para-roubar-o-namorado-da-vizinha/

Luciano Luíz 03/03/2016

Se tem algo o qual me faz falta, é ler narrativas de escritores brasileiros. De quando em vez procuro alguns títulos de ficção pra viajar e ver como anda o mercado. Mais precisamente o independente onde tem de tudo. Tanto belas surpresas quanto muita porcaria.
Há alguns dias perambulando pelo Facebook vi um post da JANAINA RICO num grupo de literatura onde é comum autoras e autores colocarem trechos de suas obras ou mesmo links dos títulos completos. Olhei e pensei: vou conferir mais de perto.
É um livreto (ou revista em formatinho) que contém um conto. 10 DIAS PARA ROUBAR O NAMORADO DA VIZINHA. É de leitura rápida. São apenas 12 páginas onde 10 delas representam cada dia de tentativa de arrancar o rapaz de sua vida cotidiana e fazer com que um amor único e verdadeiro ali exista. A protagonista recém saiu de uma relação. A vizinha reclama do namorado e dessa forma o enredo começa a engrenar.
As situações para alçar o objetivo variam. E de alguma forma, há doses de humor, mas não chegam a te fazer rir como deveria ser (falo por mim). É um pouco forçado, como se fosse uma Malhação tentando competir com novela das 8 (que começa as 9).
Em termos de estória (ou história se preferir) é somente aquilo ali de correr, se estressar e insistir numa nova relação matando outra relação. Algo que mais parece ter saído da cabeça de uma adolescente ou de uma mulher madura que ainda quer ser adolescente.
Não traz surpresas. Talvez algumas decepções. A aventura termina e fico pensando em que escrever sobre algo tão simples. É um conto de poucas palavras. Não sei se a intenção da autora seria fazer com que este fosse uma espécie de apresentação de sua obra (e dessa forma novos leitores podem aparecer) ou é só aquele momento que veio a ideia e decidiu colocar no papel virtual e impresso.
É um livrinho mais voltado para quem está iniciando a leitura. Pois é veloz demais. Em menos de três minutos você já o coloca na estante ou passa adiante.
Em termos de técnica (narrativa), flui bem. Não tem nada de espetacular ou impactante ou ainda que seja possível dizer que levanta o moral pra desenvolver alguma polêmica com relação às personagens ou situações. Tudo funciona de forma simples e essa simplicidade acaba sendo um tanto sem sabor. Ou até mesmo um pouco amarga porque eu esperava mais.
Num dos primeiros parágrafos a palavra, fiquei, aparece três vezes. É demais mesmo sendo vício de linguagem da personagem. E há mais repetições ao longo dos 10 capítulos. E em se tratando de um texto pequenino é demais.
Também tem 7 erros. 7 para dar sorte. 7 anões. Pintando o 7...
No post de divulgação estava claro que o livreto vem autografado. Mas procurei em todos os lados do exemplar e não encontrei vestígios de tinta que denunciasse o autógrafo... deve ter sido devido à correria carioca.
Mas um grande ponto positivo são os desenhos de ANA PAULA DE MELO. Simplórios e perfeitos para cada dia da moça que tenta desesperadamente sua empresa por um macho. O traço e as cores foram bem feitos e transmitem a sensação de que ao ler, os personagens estão vivos.
Pra quem não é bom entendedor, eu quis dizer que as ilustrações são mais interessantes que o texto.
A capa ficou bonita. O papel utilizado na obra é couchê. A diagramação também está respeitosa, pois o livreto ficou com um visual muito bonito. Ah, na contracapa tem as demais obras da autora. E ficou bacana a composição.
Enfim, não achei um livro foda. Para uma personagem que age de tal forma, seria preciso uma narrativa mais dinâmica e com diálogos mais perversos.
Foi minha primeira empreitada num livro de Janaina Rico. Não senti maturidade narrativa no conto. E isso pode ter isso proposital. Porém, a única forma de chegar a outras conclusões, seria lendo outros títulos da Janaina. Talvez a próxima leitura seja melhor. Recomendo essa obra pra quem tá iniciando no mundo da leitura ou que tenha preferência por estórias leves que não necessitem de um aprofundamento no enredo.
No entanto, é uma escritora brasileira que está produzindo. Tem seus leitores fiéis e com certeza vai arrebatar mais gente.

Nota: 5 (pelo enredo)
Nota: 6 (pela narrativa)
Nota: 10 (pelo visual)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts

Cah. 29/04/2018

Muito engraçado. Dei boas risadas com a perseguição de Marcele com o vizinho.