O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Jaine Franco 01/04/2018

Encantador e melancólico.
Depois de me encantar por Coraline, eu resolvi que tinha que ler mais alguma coisa do Neil Gaiman, e então eu escolhi esse única e exclusivamente pelo título, sem ler sinopse nem nada, só fui.

E como eu não sabia nada sobre o livro, o tempo todo o meu cérebro racional não quis crer em todo aquele surrealismo narrado melancolicamente por um homem que relembra de um ano da sua infância em que aconteceu muitas coisas inexplicáveis.

Mas teve uma hora que o livro me pegou e eu parei de me perguntar se tudo não passava de uma imaginação fértil de uma criança, e aí quando eu parei de querer explicações racionais para o que estava sendo contado eu amei o livro! Eu amei essa fantasia com elementos de horror. E como ela me fez lembrar da criança sozinha e criativa que eu era.
O único defeito desse livro é ser pequeno demais! .

Alguns quotes

"Gostei disso livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram."

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro."
Jean.Salla 07/04/2018minha estante
undefined

Andresa 23/12/2018

Muito ruim..
A sensação constante ao ler esse livro foi de ?pegar o bonde andando?. Varias vezes pensei que não era possível que eu não tinha pulado alguma parte, porque nada daquilo fazia sentido.

Me fez sentir como se o autor estivesse contando um daqueles sonhos confusos que temos às vezes, em que muitas coisas acontecem de forma aleatoria e simbólica. Como nestes relatos de sonhos, nunca conseguimos explicar realmente o que sonhamos, e quem ouve nunca consegue realmente captar a experiência do sonho, por mais que você tente explicar detalhadamente. Faz sentido só pra quem sonhou.

Me irrita um pouco quando eu percebo que as frases de impacto foram encaixados no meio do discurso, como um clichê. Prefiro quando a história toda me envolve, me emociona, ressoa em algo do meu íntimo, deixando marcas durante toda a leitura.

Fiquei decepcionada porque vi muitas indicações deste livro, mas sinceramente um dos piores que já li.
Assim como é difícil acompanhar a história, não consigo explicar com clareza aqui também o tédio e a falta de lastro que senti ao ler.
Keylla 20/06/2019minha estante
Kkkkkk até que enfim uma resenha que traduz o que senti. Frustração pura.
"Varias vezes pensei que não era possível que eu não tinha pulado alguma parte, porque nada daquilo fazia sentido. " ... Foi exatamente isso o livro pra mim.

Matheus 26/02/2020

Uma das coisas mais fantásticas - em ambos os sentidos - que eu já li. A doçura, a simplicidade e a inocência com que o herói relata seus sentimentos sendo ainda criança e lidando com diversas formas de hostilidades do mundo à sua volta é espetacular. Convence, encanta e emociona.
Nanda 26/02/2020minha estante
Eu gostei demais desse livro!

Natasha 11/02/2020

Incrível
Quando terminei a leitura a única coisa que se passou na minha cabeça foi "por que não li antes?", livro incrível, a história me prendeu do início ao fim, simplesmente mágica.
Daniel 11/02/2020minha estante
Livro otimo mesmo

duda 15/03/2020

Uma leitura que recomendo pra todos.
É uma fantasia que prende o leitor do início ao fim da estória, pelo menos me prendeu. Um livro curto, bom e gostoso para se ler. Da até pra ler em um dia, só não li porque estava conciliando esse livro com mais 4.
Risos.
O que me chamou a atenção é que em nenhum momento sabemos qual é o nome do personagem principal, e se em algum momento eles falam, eu não notei.

Muito bom, recomendo.
Carol 29/10/2020minha estante
É George. Aparece em uma página e passa despercebido se a gente não tiver extremamente atento. Na pág 154 o pai fala:

- Vamos. - E então, mais animado: - Vamos, George, o Gracioso.

Tatta 24/06/2020

você tem onze anos há quanto tempo?
ótima primeira experiência com o autor, que imaginação...

me pareceu muito com um filme que vi na minha infância! As Crônicas de Spiderwick.

a leitura é fluida, bem leve. contudo há excelentes pitadas críticas a nossa forma de viver . estou divagando um pouco... só queria deixar claro que este é um livro altamente recomendado por mim e apenas o primeiro de muito que lerei do neil gaiman...

obs: façam seus filhos lerem esse livro.
Qnat 30/06/2020minha estante
Esse é mais intimista do Neil.

Acho que é ele fantasiando, criando escapes mentais, sobre os acontecimentos (bons e ruins) de sua própria infância. E isso é lindo de mais.

Cau 18/07/2021

Nunca tinha lido nada do Neil Gaiman e fiquei muito surpresa com a sensibilidade desse autor. Esse livro mexeu muito comigo!
Não foi o tipo de leitura que me manteve curiosa pelo desenrolar da história, mas que me fez viajar no tempo e pensar muito na minha infância.

A história é sobre um homem que retorna ao local em que viveu quando criança, e isso o faz lembrar de um período específico, de quando estava com sete anos. O que mais me chamou atenção foi relembrar como uma criança dessa idade enxerga as coisas. Em diversos momentos, pausei a leitura e pude curtir uma sensação boa de nostalgia, inspirada pelas experiências do protagonista (que não tem nome!).

Não é o meu tipo de leitura, mas gostei bastante do livro pelos sentimentos que ele despertou em mim!
Danielle | @dani.lianne 19/07/2021minha estante
Olha ela resenhando

Paulo Henrique 20/10/2021

Curto mas agradável.
Uma história que comecei a ler sem muitas pretensões, e que me prendeu por trazer uma mistura de magia com valores humanos. O personagem do menino e a relação dele com o mundo é muito bonita.
Rebeka 20/10/2021minha estante
Também gostei desse livro, você resumiu bem, curto mas agradável. Depois fui ler Deuses Americanos do mesmo autor mas a história não me envolveu ?. Um dia vou tentar ler novamente.

Eder 12/10/2021

Ótimo livro sobre a infância, com elementos de fantasia.
Gostei muito desse livro, principalmente das passagens durante a infância do narrador, pois essas passagens foram muito nostálgicas para mim. A parte de fantasia do livro ficou um pouco confusa para mim, não entendi muita coisa, mas acho que tudo teve a ver com a imaginação do narrador durante a sua infância. Recomendo a leitura, um livro leve e fluído, muito bem escrito.
FannY 12/10/2021minha estante
Me apaixonei completamente por esse livro, a história e em como foi construida

Thais B 02/05/2021

Primeiro do Neil Gaiman que leio, não tinha grandes expectativas por não conhecer muito sobre ele ainda e acabei tendo uma boa surpresa. É uma história infantil e, ao mesmo tempo, tenebrosa. Mostra uma sensibilidade que eu não esperava e deixa espaço pra diferentes interpretações. Não acho que tenha me tocado muito, mas foi uma leitura agradável.
Frida 04/05/2021minha estante
Só li do Gaiman até agora o livro Coraline (terror infantil, gostei muito), e estou em busca de outros livros dele.

Sparr 09/12/2020

Doido e lindo e fofo.
Trabalho revolucionário de um mestre da literatura, O Oceano no fim do Caminho demonstra um raro entendimento daquilo que nos torna humanos e mostra o poder que as histórias têm de revelar e, ao mesmo tempo, de nos proteger dos perigos dentro e fora de nós. É uma fábula emocionante, assustadora e melancólica. Um convite a repensar a escuridão que espreita as memórias da infância.
Edição sem defeitos. Tradução impecável. Diagramação linda.
Todos somos luz e escuridão, tudo é questão de óptica, de circunstâncias e de nossa lateralidade (o lado para o qual nos posicionamos.
Ãlex Santos 09/12/2020minha estante
Li em 2015 e apaixonei!

Figueiredo 30/10/2021

NÃO FUNCIONOU PRA MIM
Gente, eu vi que VÁRIAS pessoas se sentiram como se revivessem a infância, e eu até senti isso. Quando o personagem falava que lia muitos livros, que se "perdia" nos livros e deixava o mundo para trás, eu também senti isso. Porém, isso representa 25% do livro. Após isso, é só história da infância dele, cheio de "fantasia" que PARA MIM não chega em lugar nenhum. Me perdoem quem ama esse livro, mas não funcionou pra mim haha. A escrita do Neil não é instigante nem nada, a história é sem graça, nada me chamou a atenção nesse livro.
Não sei se pretendo ler outro dele, acho que não. MAS, quem sabe?

site: https://www.instagram.com/cleubooks/
Fábio 17/12/2021minha estante
Acho que o livro cumpriu o seu propósito consigo. Livros por mais que a escrita seja a mesma, a fala, o enredo tem um idioma para cada leitor. Muitos vão se identificar, outros não e isso é o que distingue um leitor do outro.
Eu li esse mesmo livro há algum tempo, achei bom. Mas é como você descreveu acima fala muito da infância da personagem se você abriu o livro esperando um espetáculo, sinto dizer que vai morrer na arquibancada. Não o melhor talvez nem o pior do Neil Gaiman, é mais uma história.

Xandy 29/10/2021

Neil Gaiman é o tipo de autor que você precisa sempre ler, independe do que a história seja. Eu já tinha ouvido falar muito a respeito deste livro, porém nunca havia surgido a oportunidade de ler, agora que finalmente consegui digo que ele é simplesmente fantástico, profundo e delicado. Uma história sofre infância, crescer, memória e histórias. Eu queria poder esquecer tudo que li para ter a oportunidade de reler como se fosse a primeira vez.
Edu 29/10/2021minha estante
amo este livro

Luizaa 07/12/2020

Simplesmente incrível e profundo como qualquer livro de Neil Gaiman, me fez refletir muito sobre minha infância e me fez senti-la de novo através desse livro, me senti muito acolhida pelas Hempstock e senti a dor de George ( nome que eu dei pra o garoto porque no livro não diz). Esse livro me transmitiu uma energia incrível ( chorei um pouco nas últimas páginas) posso dizer que sai dele um pouco mais renovada e me fez querer observar a lua todas as noites. Como em qualquer livro de Neil você não entende muito bem a natureza dos seres e das coisas você só sente e é isso que o torna tão mágico, tenho certeza que quem não gosta desse livro não o sentiu de verdade só quis compreende-lo. Boa leitura pra vocês ?
Gabriel.Rodrigues 07/12/2020minha estante
Ele tem jeito de George ?

Eder Ribeiro 21/12/2017

Simplesmente não gostei do livro. Um viagem fantasiosa do autor que não consegui entender.
Mayara 06/01/2018minha estante
undefined