O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

carolinarsantos 26/01/2023

eu pensei que fosse me deixar triste e nostálgica ao lembrar da minha infância, mas me dei conta que eu não precisava lembrar de nada enquanto lia. sinceramente, merece 5 estrelas só pela gatinha, mas os outros personagens também merecem.

leo.assis 26/01/2023

Não funcionou
Antes de mais nada, preciso ressaltar a escrita de Gaiman: é ótima. É tão fluida, fácil e leve que você nem sente as páginas passarem. Meu problema foi com a estória em si.

Gostei muito do início, mas o desenrolar das coisas não me prendeu nem um pouco. Os elementos de mitologia e fantasia que o autor escreveu não funcionou do jeito que eu esperava. Pra mim, não é aquela confusão que te deixa ansioso pra saber o desfecho, foi apenas confusão.

O livro tem umas passagens bem bonitas, e a conexão do protagonista com as Hempstock é bem interessante, mas isso não sustenta 200 e poucas páginas.

Pretendo ler mais livros do Gaiman, mas definitivamente não fui o público alvo desse aqui.

gValenteNP 26/01/2023

Que livro bomm, parece simples e complicado ao mesmo tempo, faz questões complicadas da vida parecerem fáceis, mas ainda assim te deixa um bom tempo refletindo dps kkkk recomendo dmss

Mateus 25/01/2023

O Oceano no Fim do Caminho
Um dos meus preferidos do Gaiman. O livro aborda temas como a morte, o medo, a aceitação e a amizade, de uma forma poética e encantadora. É uma leitura obrigatória para quem gosta de histórias de fantasia, cheias de personagens interessantes e magia simples e misteriosa.

Laryssa.Lins 23/01/2023

O oceano no fim do caminho
Sabe quando você gosta do título de um livro, mas não tem certeza se gostaria da história? Foi o que senti com ?O oceano no fim do caminho?, me apaixonei pelo título desde a primeira vez que o vi e, agora, ao terminar a leitura, me apaixonei pelo livro também. Que história incrível! Eu só conhecia o Neil pelas HQ, mas o universo que ele cria nesse romance é surreal, literalmente.

Agathinha 17/01/2023

Fantasia visível
o livro é meio confuso até você entender quais são os personagens mas é tão bem construído tudo que você assisti um filme na mente, todo o universo é muito bem construído

é leve apesar de alguns temas meio pesados que aparecem no meio

Mika 16/01/2023

As pessoas mudam assim como os oceanos...
Estou apaixonada! É meu primeiro livro de Neil Gaiman e que escritor maravilhoso ele é. O legal de ler essa história é você não ler a sinopse (assim como eu fiz) pra você se encantar e se surpreender.
Georgia.Coraline 16/01/2023minha estante
Ele é maravilhoso

Carlos 16/01/2023

Infância: realidade e fantasia
O oceano no fim do caminho é uma obra prima do Mestre Neil, através dele conseguimos revisitar nossa infância, sentir as emoções que os personagens passam e confundir um pouco a mente.

A escrita é em primeira pessoa, tanto que nem sabemos o nome do personagem, além de ser cativante e faz várias emoções aparecerem.

O que mais me marcou foi a quebra da inocência e a maneira que ele observa os adultos, acho que por ser pai isso me marcou muito.

Me fez pensar na criança que eu fui, como isso modelou o adulto que sou hoje e como quero transmitir o mundo para meus filhos.

O trecho que ele fala dos gritos me trouxe muita coisa e a maneira que a realidade é colocada, com uma tremenda mistura de fantasia, foi mágico..

Eu recomendo muito a leitura.

Malu.Vilalta 14/01/2023

esse livro já tava criando teias na minha estante... Nem sabia do que se tratava, mas tive uma surpresa maravilhosa! Que livro lindo

Ursa_Menor 12/01/2023

Neil Gaiman nunca decepciona
Essa leitura foi indicação de uma amiga que me emprestou o livro em uma tarde que eu estava entediada, ela disse que era muito bom e eu não duvidei porque Neil Gaiman é fantástico (mesmo eu tendo lido ele apenas nos quadrinhos). O livro é curtinho e bem rápido, não tem enrolação, as coisas vão acontecendo uma atrás da outra e isso lhe dá um ritmo frenético. A maioria das coisas você vai entendendo mais pro final, ele vai jogando informações um pouco absurdas e tudo que você tem que fazer é aceitar, não adianta buscar explicação porque o livro não vai te dar isso. Na verdade, ele é um realismo mágico que poderia muito bem acontecer de verdade, a forma como Neil descreve alguns acontecimentos mágicos absurdos e impossíveis faz você pensar que é completamente capaz de algo assim acontecer na vida real e isso é muito bom porque você imerge 100% naquele universo justamente porque a escrita dele é muito boa. Este é um livro que vale a pena ler e reler de vez em quando porque também tem uma mensagem muito linda por trás de tudo.

Kirla 10/01/2023

Que livro delicioso de ler! Eu li muito rápido porque não conseguia parar e ficar sem saber o que ia acontecer a seguir. Não tem como não se identificar com o garotinho que ama livros e gosta de gatinhos, e sério, quero mais histórias da mulheres da Família Hempton pra ontem! É um ficção leve e gostosa de ler, tipo sessão da tarde, que flui super bem e aquece o coração!

10/01/2023

Confusão boa
O aspecto mais importante a se destacar é a escrita de Gaiman. Demorei um bom tempo pra finalizar esse livro, pois a leitura não fluiu, mas fiquei impressionada com a forma que as imagens continuavam nítidas e as lembranças das descrições se mantiveram vivas, mesmo após um certo tempo.
A história, em si, é um realismo mágico delicioso de ser lido, interessante, mas bem confuso. Uma típica "história de infância". Senti muito afeto pelo menino e pelas mulheres Hempstock. Achei meio confuso, mas gostei kkk

larissa 05/01/2023

Como se fosse um conto
Depois de um tempo de ressaca literária (3 meses), fui vasculhar minha lista de livros baixados no kindle e achei esse livro do Neil Gaiman e meu deus, li em uma tarde, em menos de quatro horas. Conseguiu me encantar logo no pequeno prólogo; nosso protagonista, que em momento algum descobrimos o nome, o que nos deixa livre pra imaginar ainda mais, conta sua história de pequena aventura contra seres místicos aos 7 anos ao lado de sua amiga Lettie. A família de Lettie, formada por mulheres também místicas, misteriosas e afetuosas, nos acolhe junto ao nosso protagonista.

Além disso, também traz esse quê de inocência da infância que nós, como adultos, sempre perdemos, pois mesmo contados pelas lembrancas do protagonista já adulto, ainda traz aquela magia como se fosse ele aos 7 anos narrando, contando sobre sua vida, ou contando sobre problemas familiares, e em como isso muda nossa vida adulta.

Talvez seja um livro mais profundo do que aparenta, como uma forma de escape do protagonista, ao fantasiar com os acontecimentos aos seus 7 anos; além de apagar de sua mente ao longo da vida, sendo uma forma de lidar com os traumas causados por seu pai e Ursula, ou talvez realmente tenha acontecido da forma como ele lembra... de qualquer forma, é uma leitura que vai te fazer refletir, mesmo que inicialmente você não veja muita profundidade na história, mas que aos poucos vai te fazendo refletir.

Resumindo, é uma leitura curta, fantasiosa, mas que pode nos fazer pensar além do que o livro narra. Recomendo a todos que gostam da narrativa que os livros de Neil Gaiman trazem ou se simplesmente gostam do gênero e um pouco de fantasia para nos levar além da imaginação.