Gélido

Gélido Tess Gerritsen

Resenhas - Gélido

Lu 26/12/2013

Excelente!
Eu adoro os livros da Tess Gerritsen. Porém, depois de "Clube Mefisto" e "Corrente Sanguínea", confesso que cheguei a pensar que uma das minhas autoras favoritas estivesse ahn... amolecendo? Inclinando-se para os romances de suspense, ao invés dos aterrorizantes thrillers médicos que ela me fez aprender a amar.

A resposta da autora foi este impecável "Gélido". E soou algo como 'Bitch, I'm fabulous!".

Sim, Tess, você é. E o segredo está na precisão da narrativa de Gerritsen. Mesmo eu, uma carioca que sonha em ver a neve um dia, me senti repensando meus planos de esquiar em Aspen. Suas descrições de Kingdon Come são, com o perdão do trocadilho, de arrepiar os cabelos. A atmosfera do livro é sinistra, melancólica e sufocante. É perturbador pensar que, mesmo comunidades tão pequenas e pacíficas possam esconder segredos tão terríveis. E pensar que a decisão de viajar com um grupo de acompanhar uns amigos durante um final de semana possa acarretar acontecimentos tão terríveis. Uma decisão muda tudo.

Mas não são apenas as descrições de cidades cobertas de gelo que se destacam. A construção da dupla de protagonistas é igualmente precisa. São boas pessoas, mas não são perfeitas. São pessoas comuns, com qualidades e defeitos. E é muito bonita a amizade das duas e a forma como foi construída ao longo da série. Por sinal, acho que é uma das melhores séries de livros do mercado, porque mesmo depois de tantos livros, consegue se manter interessante. O equilíbrio entre as investigações e a vida das personagens é essencial aqui. Porque ajuda a enriquecer as personagens. A vida é feita de conflitos pessoas e profissionais.

E por isso a nota é de cinco estrelas. Acho que é um livro impecável naquilo que se propõe: fazer o leitor ficar hipnotizado diante do livro, roendo as unhas enquanto torce pelas protagonistas. É uma leitura interessante, inteligente, com personagens bem construídos e uma história montada com capricho.

Recomendado!

Hester1 28/03/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Também acho que o mais atraente na série, além das estórias fantáticas, são as pessoas comuns, com seus erros, defeitos e infortúnios que a autora retrata.

Ricardo Tavares 06/04/2016minha estante
Esse foi o livro da Tess Gerritsen que li mais rápido. Comecei a leitura no dia 05/04/2016 e acabei hoje, não consegui parar, a trama é muito envolvente e não deu para largar o livro até o seu desfecho. Considero que as mortes dos companheiros de viagem foi uma ruptura na história que coloca a Dra. Maura numa fuga alucinante. Apesar das mortes mal explicadas, a trama é bem elaborada e o foco na médica legista e seu drama com o padre Daniel deu um toque diferente e uma nova perspectiva que nos permitiu conhecer melhor a "Rainha de Gelo". Esse merece, certamente, uma nota 5. Ansioso para ler os próximos livros da dupla Rizzoli e Isles..

Janaina.Borges 18/02/2020minha estante
Minha proxima leitura.

Lu 18/02/2020minha estante
Que bom ! Tomara que você goste!

Alexandre Costa 26/11/2015

Uma verdadeira lição de vida!!!
Olá leitores, tudo bem? Estou de volta para trazer a vocês a resenha do livro Gélido da autora Tess Gerritsen. Eu já tinha ouvido falar muito bem deste livro, mas a capa dele me deixava com um ponto de interrogação. Mas esse ponto de interrogação resultou em uma surpresa maravilhosa, pois amei a narrativa da trama, com muitas coisas fantásticas e aterrorizantes acontecendo ao mesmo tempo. Então acredito que vocês vão ter muito prazer em ler este livro.

A história começa com a patologista Maura Isles tendo que viajar para um congresso de Medicina. Durante esse congresso, Maura encontra em velho amigo dos tempos de faculdade. Após algumas conversas, Doug convida a patologista para uma aventura de esqui em uma pacata e remota região chamada Kingdom Come. Juntamente com eles, embarcam nessa aventura a filha de Doug, Grace, e seus melhores amigos Arlo e Elisa.

Um destaque nessa parte é que mesmo o livro sendo de suspense, a figura hilária de Arlo nos faz rir em muitas partes da história, então posso dizer a vocês que um pouco de diversão não falta nesta trama.

Porém um momento de alegria e descontração para essas pessoas acaba se tornando um pesadelo de grandes proporções quando uma nevasca os deixa completamente perdidos em meio a uma floresta com um carro avariado dentro de uma vala. Nesse momento, o desespero começa a tomar conta dos personagens, pois enquanto alguns permanecem otimistas, alguns ficam totalmente pessimistas e começam reclamar de tudo e de todos.

Sem muitas opções com o carro avariado, o grupo pega somente o necessário para uma caminhada em busca de ajuda e abrigo para pedir resgate.

Leitores, vocês não imaginam o que vai acontecer deste ponto em diante, pois se pensam que nada pode ficar ainda pior nesta situação enfrentada pelos personagens, vocês ainda vão se surpreender e muito com tudo o que ainda tem para acontecer. Só posso dizer que o pior ainda está por vir!!!!

Enquanto isso em Boston, a detetive Jane Rizzoli que agora é uma mamãe (sim a policial durona se tornou mãe), está investigando alguns casos de homicídio e, até o momento não imagina que sua melhor amiga (Maura) está desaparecida, até que um amigo lhe informa que a patologista não está retornando suas ligações e, não retornou a Boston na data programada. Diante deste fato, Jane e seu marido, o agente do FBI, Gabriel Dean partem em busca do que pode ter acontecido com Maura. O casal não tem ideia do que os aguarda, pois nem mesmo tem certeza do que ocorreu e se a amiga ainda se encontra viva.

Além de estar vivendo o horror de estar em uma floresta no meio do nada, sem comunicação com o mundo exterior, presa diante da nevasca e com acontecimentos cada vez mais sinistros, Maura ainda tem um problema pessoal para resolver: A pessoa pela qual ela está apaixonada é um homem que não pode se dar ao luxo de ter uma relação amorosa e afetuosa. Isso está fazendo Maura sofrer mais do que o necessário em um momento que precisa resguardar todas as suas forças para se manter viva. Já podem imaginar que a história é repleta de pontos de interrogações não é mesmo?

Se vocês estão achando que a trama já está de bom tamanho, ainda tenho mais algumas surpresas. Durante as investigações sobre o que ocorreu com Maura e seu paradeiro, os investigadores descobrem que um assassinato em massa ocorreu na região de Kingdom Come, algo parecido com o que aconteceu em Jonestown pelo líder religioso Jim Jones. As semelhanças dos acontecimentos fazem com que a polícia do condado local, comece a investigar mais fundo os passos do líder religioso da região que tem uma legião de seguidores e comete atos ilícitos. O restante felizmente vocês só vão descobrir durante a leitura meus amados e não de minhas próprias palavras!!!!

Nesta excelente história criada pela autora Tess Gerritsen, a lição que tiramos é que a amizade prevalece acima de tudo, nenhum poder sobrevive impune aos crimes cometidos, o amor muitas vezes não é algo tão maravilhoso quanto se espera e, o instinto de sobrevivência do ser humano é algo impressionante, além do amor incondicional entre o homem e o cachorro. Se ainda existe alguma dúvida com relação a isso na mente de vocês, esse livro esclarece esse fato!!!

Bom, vou me despedindo e espero que tenham gostado da resenha!!!

Até a próxima.

Alexandre Costa.

site: https://amorpelaleitura.wordpress.com/2015/12/14/resenha-gelido-tess-gerritsen/
Kau 16/12/2015minha estante
Um dos melhores livros da autora

Alexandre Costa 16/12/2015minha estante
Concordo minha amiga, a trama me deixou totalmente maravilhado!!!

Nat 20/04/2015

Esse livro, sem dúvidas, superou minhas expectativas. A história gira em torno da Maura Isles (deve ser ukm dos motivos que eu gostei, pois adoro a personagem). Ela vai a uma conferência onde encontra um amigo de faculdade e resolve sair em uma pequena viagem com ele e uns amigos. Mas acabam parando em uma cidade “fantasma”. E todos estão mortos! Mas não só isso, há algo ou alguém perseguindo quem não morreu. O livro é eletrizante e quando você acha que a história terminou e só falta prender o fulano, você descobre que está errado e a história da uma reviravolta.
Tati 20/04/2015minha estante
Amo a Tess, sou fã de carteirinha!!! Esse livro é muito bom!

Nat 20/04/2015minha estante
siiiim. Até agora é meu preferido da série, vamos ver se os 2 últimos superam

Lucas.Wijk 17/12/2013

Um excelente suspense
Nunca tinha ouvido falar de Tess Gerritsen, quando, de repente, minha namorada me presenteia com este livro, por causa de uma citação de Stephen King na capa recomendando-o. Tive uma ótima surpresa ao me deparar com um suspense maravilhoso, tão bem escrito que pensei que estava assistindo um filme.

Gélido é um livro que consegue prender a atenção do leitor com todas as forças, é tão bem escrito que faz com que nos sintamos dentro do livro, sentido os medos das personagens, e ficando aflitas com a situação em que se encontram.

A autora escreve muito bem, e conseguiu criar um ambiente perfeito para um suspense de primeira mão. As personagens são muito bem construídas em seus mínimos detalhes e extremamente carismáticas. Uma vez em suas mãos, você não consegue mais parar de ler o livro, seja por curiosidade ou por aflição.

Recomendo esse livro a todos que gostam de um bom suspense. Assim como Stephen King, eu também digo "Tess Gerritsen é leitura obrigatória em minha casa", com certeza irei ler outros de seus livros!
Camila 31/10/2014minha estante
Eu sei do que você tá falando. Virava a noite porque não conseguia parar de ler esse livro. Bom de mais!

FabiBraga 21/08/2017minha estante
Li em 2 dias! Teria lido em 1 se não tivesse meus afazeres! rsrs realmente só conseguimos respirar no final!

Luana 11/11/2018

Suspense de roer as unhas
O livro começa bem inocente, mas minha nossa senhora! Que tensão!

Em certos momentos, a atmosfera sobrenatural me fez fazer como o Joey e esconder o livro no freezer.

Leia a resenha completa no blog. :)

site: https://littarella.blogspot.com/2018/11/gelido-de-tess-gerritsen.html

Jéssica | @jehbreda 30/01/2023

Vol 8 - um dos melhores
Confesso que estou ficando viciada em seguir a história da detetive Rizzoli e da Doutora Isle, mas esse livre foi de dar calafrios.

Nos primeiros capítulos você consegue ler sentindo toda a tensão da situação e talvez por esse volume envolver um tema que acho muito sombrio e curioso que são essas ?seitas religiosas? li igual um foguete para descobrir tudo.

Confesso que o primeiro caso que aparece no livro do freezer ficou meio perdido na história? nem entendi muito bem porque ele apareceu, mas? Doutora Maura enfim teve sua chance de brilhar só invés de ficar só em volta de homem! Inclusive, achei que agora ela toma um rumo!

Com certeza um dos melhores da saga!
Karla 19/06/2023minha estante
quais são os outros livros?

Silvia.Souza 03/12/2018

Excelente!!!
Esse é o oitavo livro da série e devo dizer que é o que mais gostei. Incrível acompanhar o amadurecimento dos personagens. Talvez o que eu tenha mais gostado nesse, foi ser exclusivamente sobre Maura Isle e com enorme participação de Jane Rizzoli. Sou muito fã das duas... Claro que algumas perdas durante a história me deixaram muito tristes, mas super recomendo a leitura.
Ana 14/05/2019minha estante
Posso ler esse sem ter lido os outros?

PolyFlores 20/08/2013

Melhor que Relíquias
Adorei o livro, dessa vez o foco da história está em dra. Isles.

Ansiosa pelo próximo!
Hester1 28/03/2016minha estante
Nossa, se eu amei Relíquias, este deve ser soberbo. Mal posso esperar para comecar.

Araggorn 02/10/2013

Gélido e sombrio!
Gélido é mais um livro da dupla Jane Rizzoli e Maura Isles, escrito pela rainha do crime Tess Gerritsen.

A autora é muito elogiada por Stephen King e está história tem muitas características de King.

A legista Maura Isles triste com o seu relacionamento com o padre Daniel, viaja para uma conferência. Ela encontra-se com um antigo colega de faculdade e seus amigos. Doug a convida para saírem juntos numa aventura pela montanha gelada. Eles sofrem um acidente e têm que se abrigarem num vilarejo abandonado.

Um história com muito suspense e clima sombrio. Uma trama de mistério com clima fanático religioso. Nesta história podemos ver como a amizade entre a detetive Jane e a legista Maura é forte. Vemos isso quando Jane percebe que a amiga encontra-se num lugar ermo e distante, podendo estar até morta. Vemos, assim, lágrimas comoventes nos olhos da fria policial, que vê Maura como uma grande aliada e amiga. Duas pessoas que já passaram por muitos perigos juntas e criaram laços inquebráveis.

Jane viaja ao lado do marido para a gélida localidade. Junta com Gabriel, marido companheiro e experiente agente do FBI vai testemunhar mortes e muitas emoções. Gabriel será parte fundamental na investigação.

Livro com clima de Stephen King. Gostei demais!!

site: http://siriguelasaltitante.com.br
Márcia Naur 15/12/2013minha estante
Realmente a Tess acertou em Gélido. Adorei sua resenha.

Paula Barros 03/07/2013

Como todo livro da Tess não deve ser lido se você estiver em época de prova ou num momento muito ocupado da vida porque é viciante, mas com certeza não é o melhor livro dela mesmo assim continua sendo muito bom!

Adolfo 06/08/2013

Gélido
Mais um grande livro da Tess, sem dúvidas!! Sou suspeito pra falar, pois sou um grande fã, mas a Tess realmente sabe escrever magnificamente. O livro não é o melhor dela, mas com certeza vale À pena ser lido. A aventura policial é deixada de lado até um pouco depois da metade. Não há grandes investigações, nem tiroteios, nada disso. A grande aposta da Tess em Gélido é o suspense. É de assustar mesmo. O talento de escrever e você sentir as sensações dos personagens é mais uma vez provado em Gélido. Se nos livros anteriores você sentia os odores fétidos de putrefação, o cheiro de sangue, o terror iminente, nesse livro você sente o frio, o medo dos personagens. Você é transportado para o livro de maneira a viver a história. Lendo o livro durante a madrugada você se vê vivendo o que os personagens estão passando, sentindo os mesmos medos, e fica com medo até de apagar a luz. O grande erro desse livro é deixar o final um pouco solto. Ao terminar fica aquela sensação de que faltou algo, de que existe alguma ponta solta na história. É um livro que merecia mais umas cem páginas, sem dúvida. Por isso não é excelente, cinco estrelas. Mas para os que gostam de um bom suspense e de uma investigação policial pra completar, vale muito à pena. Recomendadíssimo.

Yasmin.Barbosa 15/04/2024

Muito interessante
Assim como "o pecador" esse me deu medo do início ao fim. O suspense dele prende muito, os desfechos são ótimos e os personagens secundários são muito carismáticos. O rato foi o melhor personagem que a tess já criou até agora. A assistente social também foi muito necessária e teve um desfecho ótimo. Gostei de tudo ter começado por um comportamento inesperado da dra Maura, que é sempre tão rígida que chega a ser irritante. Acho que não gostei tanto da primeira vez que li, quanto gostei agora que reli. Um dos melhores da Rizolli e Isles.

Rosana 15/09/2013

Tess Gerritsen - Gélido
Olá!

Gélido realmente vai congelar você na história. Eu não consegui largar o livro até que cheguei a última página.

Mais uma história de Rizzoli e Isles, mas dessa vez a detetive e a legista não estão resolvendo um crime juntas. Gélido é o oitavo livro da série Rizzoli e Isles

Para quem não sabe, Rizzoli & Isles foi adaptado para TV e passa no Brasil às quartas-feiras, no canal Space e é muito boa a série. Teve contrato renovado para quinta temporada que estreará em 2014.

A doutora Maura Isles anda muito chateada pois precisa manter seu relacionamento com Daniel Brophy que é padre em segredo e ainda dividir a atenção dele com todos que precisam dele. Ele não se decide por largar de vez a batina, e ela também não quer ser culpada por sua infelicidade com a escolha. Sabe que o relacionamento já deu o que tinha que dar, mas ainda o mantém, mas ela reluta em encerrar de vez. Assim, ela se despede não muito bem de Daniel, que a leva ao aeroporto , para embarcar para um congresso em Wyoming, onde está nevando bastante.

Lá, ela acaba se encontrando com Doug, um antigo conhecido de faculdade e farta das isatisfações que a acompanham ultimamente, ela topa fazer uma viagem com Doug , que mais parece a Poliana e vê só o lado lindinho das coisas, além de ser impetuoso, bonitão. Ele, a filha de 13 anos, um casal amigo e Maura partem e segundo o GPS, logo estaão no hotel tomando vinho, comendo bem e até esquiando.

Mas Lola, o GPS, os leva para uma estrada, no meio de uma nevasca, e Doug sempre dizendo que vai tirá-los dessa enrascada. Mas o carro atola e cai numa vala, mesmo depois de tentarem removê-lo. A neve cai sem dó nem piedade e Isle acaba encontrando ao lado de onde estavam uma placa dizendo que era uma estrada particular. Eles passam pela corrente em busca de ajuda. E acabam encontrando um pequeno vilarejo, com algumas casas, sem ninguém. Com indícios que abandonaram tudo no meio até de uma refeição. Eles estão em Kingdom Come .

Sem sinal de celular, energia elétrica uma nevasca terrível, eles entram numa das casas para se abrigarem e comer o que tiver na despensa. Daí para frente, as coisas só pioram. Ninguém foi avisado para onde iriam, assim, resgate só quando dessem falta deles na segunda. Ou seja, pelo menos dois dias. Mesmo assim, como saber que eles estaria nesse lugar. O GPS os levou sabe-se lá para onde.

Como Maura é toda certinha e muito responsável, Daniel foi o primeiro a achar estranho a falta de ligações e ela não atender o celular. Assim ele entra em contato com Jane Rizzoli, amiga e parceira de Maura, mas ela a princípio acha que Maura está querendo um tempo sozinha. Mas o tempo passa, Maura não volta no voo marcado e não devolve o carro alugado. Agora Jane e seu marido, Gabriel, agente do FBI, e Daniel vão para o Wyoming. Lá recebidos como forasteiros, logo percebem que algo estranho está acontecendo e que a polícia local está escondendo algo.

A doutora Maura Isles em um momento mais vulnerável e passando pelo seu pior pesadelo, sendo que seus amigos nem desconfiam o que está acontecendo. Esse livro A detetive Jane Rizzoli aparece menos, mas sua presença na investigação é o ponto chave. Muitos desdobramentos acontecem e muitos morrem.

Uma seita religiosa, crimes, desespero, segredos e muito suspense, desenvolvidos em uma trama muito bem construída, vão prender você do início ao fim.

Apesar de ser uma série, lê-la fora de ordem não é totalmente ruim. Os detalhes pessoais, as particularidades das personagens principais são acrescentados livro a livro.

Eu gosto de ler tudo na ordem. Mas essa série acabei lendo os livros sem ordem, infelizmente.
Série Rizzoli & Isles

O Clube Mefisto (2010) - The Mephisto Club (2006);
Relíquias (2012) - The Keepsake (2008);
Gélido (2013) - Ice Cold (2010);
The Silent Girl (2011) ( ainda não publicado no Brasil);
Last to die (2012) ( ainda não publicado no Brasil).

Tess Gerritsen abriu mão da medicina para se dedicar à literatura e criar os filhos, e rapidamente conquistou a crítica e o público com seu livro de estréia, Harvest. Ela também é autora de outras séries de suspense e thrillers médicos.

site: http://wp.me/p2SMSK-2dZ