Gélido

Gélido Tess Gerritsen

Resenhas - Gélido

Jéssica | @jehbreda 30/01/2023

Vol 8 - um dos melhores
Confesso que estou ficando viciada em seguir a história da detetive Rizzoli e da Doutora Isle, mas esse livre foi de dar calafrios.

Nos primeiros capítulos você consegue ler sentindo toda a tensão da situação e talvez por esse volume envolver um tema que acho muito sombrio e curioso que são essas ?seitas religiosas? li igual um foguete para descobrir tudo.

Confesso que o primeiro caso que aparece no livro do freezer ficou meio perdido na história? nem entendi muito bem porque ele apareceu, mas? Doutora Maura enfim teve sua chance de brilhar só invés de ficar só em volta de homem! Inclusive, achei que agora ela toma um rumo!

Com certeza um dos melhores da saga!
Karla 19/06/2023minha estante
quais são os outros livros?

Lu 26/12/2013

Excelente!
Eu adoro os livros da Tess Gerritsen. Porém, depois de "Clube Mefisto" e "Corrente Sanguínea", confesso que cheguei a pensar que uma das minhas autoras favoritas estivesse ahn... amolecendo? Inclinando-se para os romances de suspense, ao invés dos aterrorizantes thrillers médicos que ela me fez aprender a amar.

A resposta da autora foi este impecável "Gélido". E soou algo como 'Bitch, I'm fabulous!".

Sim, Tess, você é. E o segredo está na precisão da narrativa de Gerritsen. Mesmo eu, uma carioca que sonha em ver a neve um dia, me senti repensando meus planos de esquiar em Aspen. Suas descrições de Kingdon Come são, com o perdão do trocadilho, de arrepiar os cabelos. A atmosfera do livro é sinistra, melancólica e sufocante. É perturbador pensar que, mesmo comunidades tão pequenas e pacíficas possam esconder segredos tão terríveis. E pensar que a decisão de viajar com um grupo de acompanhar uns amigos durante um final de semana possa acarretar acontecimentos tão terríveis. Uma decisão muda tudo.

Mas não são apenas as descrições de cidades cobertas de gelo que se destacam. A construção da dupla de protagonistas é igualmente precisa. São boas pessoas, mas não são perfeitas. São pessoas comuns, com qualidades e defeitos. E é muito bonita a amizade das duas e a forma como foi construída ao longo da série. Por sinal, acho que é uma das melhores séries de livros do mercado, porque mesmo depois de tantos livros, consegue se manter interessante. O equilíbrio entre as investigações e a vida das personagens é essencial aqui. Porque ajuda a enriquecer as personagens. A vida é feita de conflitos pessoas e profissionais.

E por isso a nota é de cinco estrelas. Acho que é um livro impecável naquilo que se propõe: fazer o leitor ficar hipnotizado diante do livro, roendo as unhas enquanto torce pelas protagonistas. É uma leitura interessante, inteligente, com personagens bem construídos e uma história montada com capricho.

Recomendado!

Hester1 28/03/2016minha estante
Gostei da sua resenha. Também acho que o mais atraente na série, além das estórias fantáticas, são as pessoas comuns, com seus erros, defeitos e infortúnios que a autora retrata.

Ricardo Tavares 06/04/2016minha estante
Esse foi o livro da Tess Gerritsen que li mais rápido. Comecei a leitura no dia 05/04/2016 e acabei hoje, não consegui parar, a trama é muito envolvente e não deu para largar o livro até o seu desfecho. Considero que as mortes dos companheiros de viagem foi uma ruptura na história que coloca a Dra. Maura numa fuga alucinante. Apesar das mortes mal explicadas, a trama é bem elaborada e o foco na médica legista e seu drama com o padre Daniel deu um toque diferente e uma nova perspectiva que nos permitiu conhecer melhor a "Rainha de Gelo". Esse merece, certamente, uma nota 5. Ansioso para ler os próximos livros da dupla Rizzoli e Isles..

Janaina.Borges 18/02/2020minha estante
Minha proxima leitura.

Lu 18/02/2020minha estante
Que bom ! Tomara que você goste!

Stella 30/07/2020

Eletrizante
O livro tem um clima bem sinistro, fiquei tensa do início ao fim. Mas a história é envolvente e trás personagens reais. O tipo de suspense que realmente te prende e te faz criar teorias, me surpreendi muito !

Nayra 30/05/2021

Leitura fluida e intensa.
Esse por enquanto está entre meus favoritos dessa série.

Gostei bastante do ritmo de leitura dele, e a trama que se desenrola é viciante.

Tess continua a surpreender.

Marcos 31/10/2023

Tess escreve como uma faca gélida, corta a alma
A Tess Gerritsen é uma escritora voraz e esperta. Ela sabe brincar com as palavras, com as histórias e com os personagens. Ela trilha um caminho que nos instiga a curiosidade e nos deixa com os pelos arrepiados. A história se desenvolve como o título, de forma fria e assustadora.

Os personagens que vão na viagem mortal com Maura eram insuportáveis, mas o cenário era sufocante e de deixar medo. Todo o desenrolar da história nos transmite e assuntos importantes como fanatismo religioso, crianças perdidas, armas governamentais. Eu amei a história. Minha única crítica é para Jane que não parecia se comportar como uma detetive nesse livro. Maura brilhou!

Kelly.duarte 31/12/2021

O melhor da série até agora
Pra mim Gélido foi o melhor da série até agora, adoro o tema de religiosidade com suspense, nos faz refletir muito o quanto muitas pessoas são induzidas a atos horríveis. Maura e a personagem principal nesse, e gostei de não girar em torno do relacionamento dela com Daniel. Sinceramente já ficou cansativa essa parte. Queria mais explicações sobre o que aconteceu com o quarteto.

Mike Willian 16/11/2022

Que desespero...
Tess Gerritsen conduz o leitor em sua narrativa com clareza e maestria.

Eu tenho extrema dificuldade em acompanhar séries, mas ando devorado essa saga de altos e baixos de Rizzoli e Isles.

Os sentimentos são diversos, e as vezes sinto que meu peito vai explodir de emoção enquanto luto com as páginas afim de saber onde as coisas vão dar.

Nem sempre me surpreendo com o desfecho, não acho que a autora se preocupe tanto com o plot quanto se preocupa com a construção da história. E nada disso me deixa mais satisfeito em ler suas obras.

Já me senti traído diversas vezes por autores como donlea, que omitem acontecimentos importantes para te fazer descartar possibilidades para só revela-las no final (como matar um vilão e só informar que este foi ressuscitado à tempo nas últimas páginas). Mas aqui é diferente.

Além disso, Tess emprega muita consistência, princípios e capricho em seu trabalho, com personagens que além de bem construídos e cativarem facilmente os leitores, desenvolvem até admiração. Não são construções genéricas, e são justamente seus defeitos que evocam compaixão. Teimosia, frivolidade, infantilidade, mágoas, impotência, desespero, covardia, imprudência e muita impulsividade os tornam tão reais quanto nós mesmos. Não existem heróis, são seres humanos falhos e traumatizados procurando por sentido meio ao caos.

Tenho me apaixonado cada vez mais a cada leitura.

Roberta 24/09/2022

Daria um bom filme
Gostei bastante da história. Fiquei presa na trama sem saber o que tinha acontecido e preocupada com os personagens. Com certeza seria um bom filme de suspense.

gabievli 03/12/2022

AMEI
sério esse livro é sensacional de bom, todo mundo devia ler impecável, quando tu acha que já teve reviravolta o suficiente vem MAIS E MAIS minha cabeça tava explodindo já. foi p meu top 2 (1 é paciente silenciosa)

Paula Barros 03/07/2013

Como todo livro da Tess não deve ser lido se você estiver em época de prova ou num momento muito ocupado da vida porque é viciante, mas com certeza não é o melhor livro dela mesmo assim continua sendo muito bom!

Andy.Sena 19/12/2021

Não foi a melhor leitura de Rizzoli e Isles, mas acredito que minha implicância foi que não consigo gostar da personagem Maura Isles, então, é complicado me aventurar num livro focado exclusivamente dela. O lado bom que me fez dá mais estrelas do que eu pretendia foi que, pelo menos, aqui a Maura não ficou com tanto fogo e enfim, teremos mudança a vista na vida da mesma. Só espero que não voltemos a esse plot (vida amorosa) novamente. Voltando ao livro, senti falta de fechamento do plot do quarteto: Doug, Aro, Grace e Eliane. Foi meio que jogado a informação e sem nenhuma explicação, especialmente com relação a Doug. Tirando isso, o livro é bem intenso.

Rony Stweart 04/05/2021

Nem tudo é gélido
Apesar de toda a tragédia que circula essa trama, ao fim do livro, a autora consegue ponderar as emoções que acercam o leitor. Lealdade e companheirismo são palavras e sentimentos que emanam desses personagens do início ao fim dessa história. Houveram momentos macabros e sinistros, e a alusão feita a fatos que realmente aconteceram, faz a história ficar muito mais interessante. Nenhum personagem passou despercebido, até mesmo os que apareceram nos 45 minutos do segundo tempo. Deixa realmente com um gostinho de quero mais, não é à toa que eu já separei outros livros da autora para ler.
Maura e Jane dão muito gás a qualquer situação em que são colocadas.