As Memórias Perdidas de Jane Austen Syrie James

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Lucy 28/06/2013

Jane Austen uma escritora inesquecível!
O livro é lindo! Mesmo sendo romanceado em algumas partes, foi baseada em fatos reais, das memórias da querida Jane Austen encontrada na Chawton Manor House, propriedade do irmão Edward Austen Knight (o irmão que foi adotado pelos tios ricos, por isso ele se tornou herdeiro de vários bens).
Por mais que saibamos que a JA nunca casou, fico contente em saber que ela descobriu o amor verdadeiro (mesmo não sendo da forma física, que vem com o casamento, mas um amor de mentes e afinidades com um homem maduro e inteligente que soube ver além das aparências e da situação financeira).
Confesso que chorei no final (faz parte quando leio um livro emocionante e quando temos admiração pelo personagem, no caso sendo a Jane Austen então...), mas não curto quando pensam em JA como "coitadinha" por não ter casado, não ter realizado o seu grande sonho de casar, ter filhos, que por isso passou todas as suas aspirações para os personagens dos livros, blá, blá... Na verdade isso me incomoda um pouco, pois minha visão da Jane Austen é de uma mulher que abriu mão de uma vida de esposa e mãe (pois foi pedida em casamento três vezes e recusou todas - leia o livro que saberá mais detalhes), pois só casaria com alguém que realmente amasse e que tivesse afinidades em mente, por mais situação financeira abastada este pretende tivesse. E a JA foi feliz na companhia da família (sua amada mãe, a adorada irmã Cassandra, amiga fiel e querida por toda a vida, e seus amados irmãos e sobrinhos). Ela os amava e era amada por eles. Encontrou prazer na escrita e foi feliz ao ter reconhecimento da publicação dos seus livros, mesmo sendo publicado em formato anônimo.
Gosto muito do filme “Jane Austen Regrets”, mas há cenas que me incomodam um pouco, pois mostra uma Jane Austen muitas vezes amargurada e infeliz, como se a vida dela se baseasse apenas nisso.
Enfim, recomendo com prazer este livro e fico contente que as editoras brasileiras estão publicando outros livros com temática sobre a autora, além dos seus próprios.
Nanda 18/07/2013minha estante
Olá, Lucy, por favor me tira uma dúvida sobre esse livro: na sinopse dele diz que a parte romanceada começa no fato de terem sido achadas memórias da Austen na casa do irmão.Estou certa? ^^

Barbara 15/03/2014minha estante
Sim eles dizem que toda a história é uma parte de um dos diários de Jane e que a autora do livro só arrumou e corrigiu algumas partes. Mas quem de fato escreveu a história foi Jane Austen.

Irene.Madeiro 19/04/2014minha estante
Gente, essa história é inventada, não é real...Nunca foram achados diários, tudo faz parte da história inventada pela autora....

T.Pumpkin 20/07/2016minha estante
Eu já ouvi falar de muitas estórias sobre esse livro! Se é real ou parecida com a verdadeira eu não sei. Mas que esse livro é linda, ah se é!
Eu amei, já li duas vezes!!!!

Viciadas em jane Austen.. fiquem a vontade para me add, e trocarmos livros, ideias, resenhas, comentários....

Beijos, meninas!

Mayara945 24/05/2023

Gostei
Romance ficcional baseado na história de Jane Austen. Usando o que temos hoje de informação a cerca da autora, Syrie desenvolveu uma autobiografia para a tão querida Jane, imaginando como teria sido parte da sua vida e, principalmente, trazendo uma história de amor. Gostei da leitura.

Aline 15/06/2023

As Memórias Perdidas de Jane Austen
"Quero levá-la até lá e ajudá-la a encontrar seu sorriso outra vez, pois ele desapareceu há muito tempo."

"agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso. Não temo mais a revelação de meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada."

Mi Hummel 07/12/2013

A biografia romanceada de Jane Austen
Ah. Jane Austen.
Quando vi este livro na prateleira foi quase impossível não ser atraída por ele.
Gosto muito da autora e só a conhecia através de seus romances... Na verdade, o pouco que as linhas deixavam entrever de sua personalidade e período.

Obviamente, o livro em questão não tem a força da escrita de Jane. Embora, claro, seja louvável o trabalho de pesquisa e a forma como Syrie James transformou a biografia em um romance.
Eu vejo Jane Austen como uma mulher forte, de opinião. Portanto, a descrição no livro me soou um tanto...Um tanto heroína de livros românticos. Sempre senti na escrita de Jane um tom um tanto sarcástico e irônico...Infelizmente, algo não captado neste livro por mim.

O que eu gostaria (muito!) era que fragmentos das cartas de Jane houvessem sido incluídas no posfácio do livro, como anexos. Isso seria muito bacana e teria dado uma pitada de veracidade maior.

Como gostaria de ler uma carta original de Jane para Cassandra! Sem a interferência de Syrie James...

Boa leitura de qualquer modo.

Deisinha 04/06/2020

Quem pertence ao mundo literário já ouviu falar pelo menos uma vez na vida sobre Jane Austen, sobre suas obras e sua vida bem curta. E por mais que tenha uma minoria que não goste da escrita da autora, não deve negar que ela tinha uma mente além do seu tempo.
Jane Austen, nunca se casou, porém viveu um amor verdadeiro na sua curta vida. No livro As memórias perdidas de Jane Austen, foi montado através de cartas que Jane mantinha em um baú, em uma residência de um dos seus irmãos, essas cartas foram de extrema importância para saber mais sobre a vida de Jane, já que se sabe bem pouco da sua vida íntima. Nessas descobertas aspectos importantes foram revelados para suas obras, já que Jane se inspirava na sua vida para dar origem aos seus livros, coisas do seu cotidiano que ela considerava pertinente para a narrativa.
Tem uma parte no livro que achei bem interessante que foi entre um diálogo entre Jane e sua amiga Alethea, na qual indagava Jane por copiar características de pessoas reais e por em seus personagens e que eles não eram inventados. Jane, discorda e fala que na verdade se inspirava em lugares, casas, mansões, mas quanto as personagens era criações e não reproduções dos mesmos atos que ela conhecia.
Recomendo muito essa leitura para quem é fã da obra de Jane, pois abrange muitos detalhes da sua vida, de onde ela cresceu, sua relação com seus pais, sua relação com a sua irmã Cassandra e principalmente com o seu único amor, o qual nas cartas ela usa um nome fictício para preservar a imagem da pessoa que ela se envolveu amorosamente. Jane deixou seu legado em seus livros, sua história ainda é viva até hoje.

08/09/2022

Favoritei
Juro que foram meses desde a última lágrima literária, isso, mesmo depois de tantas leituras, que embora geralmente muito boas, não me atingiram da mesma forma que esta última.

Não esperava por algo tão envolvente, mas no momento que iniciei a leitura, senti de imediato uma sensação de conexão com a Jane. Posso dizer que de certa forma fui dominada pelo mix de emoções que surgiram a cada reviravolta na vida de Jane através dessas cartas e outros escritos que ficaram por muito tempo escondidos e que para a minha felicidade, e de muitos outros, foram fielmente copilados neste livro maravilhoso onde conheci essa Jane, muito altruísta, com um coração cheio de segredos e uma mulher muito inteligente.

Amei esse livro de todas as formas possíveis, chorei, me indignei, tive o gostinho do drama, a impressão que tenho agora é de que irei reler as obras de Jane com outros olhos, pois só conhecendo o autor/autora é que se vê a essência da obra na sua totalidade. Lembrarei por muito tempo da Jane e da inspiração que seus escritos causaram em mim.

??

Meu ig: livros_by_jo

Isabel Verena 27/05/2020

O livro é uma homenagem a Jane Austen, uma fã escreveu baseando-se nos históricos da vida da autora. É leve e bem romântico.

Apenas não indico pra quem não quer pegar spoiler dos livros que Jane escreveu, existe muitas citações e detalhes dos livros nessa leitura.

Nathaly1 24/10/2022

Eu amei ler esse livro...
Não sei nem expressar tudo o que eu senti o lendo.
A Jane Austen é a minha escritora favorita.

Patricia 09/06/2015

Apaixonante
Não sei dizer o quanto há de veracidade neste romance, já que ele foi feito a partir de um suposto diário encontrado em uma antiga residência aonde a própria Jane Austen havia vivido seus últimos anos de vida. Em tese, são as próprias palavras dela; são suas memórias registradas quando sua saúde já estava debilitada.

Mas, sendo verdadeiro ou apenas um romance bem escrito, é encantador, apaixonante e muito bonito, não há como negar!

Uma história linda que te faz vivenciar (ou imaginar) uma pequena parte da vida desta escritora inglesa tão conhecida. E, para quem conhece a sua bibliografia, já sabe – ou já imagina – como será o final deste livro. Era o meu caso, e não pude conter a comoção quando me aproximava das últimas páginas.

Para quem já teve a oportunidade de ler suas obras, não deixe de ler este livro. Apaixone-se!

Coruja 23/07/2014

Meu muito querido tio Fafa me deu esse livro de presente pouco depois da publicação. Demorei um pouco para ler, considerando meu atual cronograma de leituras austenianas para essa coluna, mas finalmente estamos aqui.

As Memórias Perdidas de Jane Austen começa revelando que alguns papéis foram encontrados durante uma renovação em Chawton, a casa em que Jane Austen viveu por último antes de morrer – papéis esses que seriam uma espécie de diário da autora (o que me lembrou um pouco a série que a transforma em detetive, escrita por Stephanie Barron).

Esse diário conta a história do grande romance que Austen teria vivido pouco antes de se mudar definitivamente para Chawton. A premissa parte de afirmações feitas em cartas de familiares da autora, de que Austen teria se apaixonado por um cavalheiro à época, um clérigo, mas que ele teria morrido antes que qualquer coisa pudesse acontecer.

Só que esse comentário (e importante observar que isso não é uma invenção da ficção do presente romance, mas algo real) esconderia uma outra relação, intensa e passional com Mr. Frederick Ashford, herdeiro e filho de um baronete, que ela teria conhecido num passeio a Lyme, numa situação muito parecida com aquela de Persuasão.

Aliás, para o leitor habitual de Austen, o livro é um prato cheio de referências às obras da autora – sua corte com Ashford e as diversas situações retratadas no livro servem de inspiração especialmente para Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, que estavam sendo revisados e às vezes quase completamente reescritos à época.

Sendo bastante sincera, a despeito das situações que se refletem das obras originais pra cá, não acho que As Memórias Perdidas de Jane Austen tenha o mesmo estilo, a mesma genialidade de escrita de Austen. E nem é esse seu propósito. Mas se não existe a sutileza irônica original, há um romance bem desenvolvido e açucarado.

Eu tive um certo problema em acreditar em Mr. Ashford, porque ele me parece perfeito demais, talhado sob medida para Jane, mas dentro da proposta do livro, ele funciona – ele está ali, afinal, para ser o ideal romântico por trás dos grandes heróis criados por Austen. De uma forma geral, As Memórias Perdidas de Jane Austen é um bom divertimento ‘sessão da tarde’, que rende suspiros e sorrisos e, ao final, nos deixa um tantinho melancólicos.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/07/gazeta-de-longbourn-apresenta-as.html

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Nat 15/09/2014

Em dezembro de 1800, aos 24 anos, Jane Austen recebe a notícia de que ela e sua família estão deixando Steventon, lugar onde viveu a vida inteira, para sempre. A mudança para Bath foi somente o primeiro dos eventos marcantes de sua vida. O segundo aconteceu alguns depois: a morte de seu pai, George Austen, deixando Jane, sua mãe e sua irmã Cassandra a depender da caridade de amigos e familiares, já que o reverendo não havia deixado renda alguma e a casa em Steventon havia ido para o irmão mais velho, James. Em uma conversa com outro de seus irmãos, Henry, Jane é convidada para visitar Lyme, onde ela conhece o refinado Sr. Ashford. Depois de um primeiro encontro um pouco diferente, e percebendo que Henry conhece o amigo de Ashford, Sr. Churchill, logo se estabelece uma amizade. Mais do que isso, Jane sente uma profunda conexão com o recém conhecido. No entanto, a partida repentina deles deixa Jane desagradavelmente surpresa, sem entender nada. Ela se conforma em não ter mais notícias dele, até que um encontro inesperado, tempos depois, a faz se sentir enganada. Enquanto isso, ela trabalha em seus livros, reescrevendo, revisando e descartando tudo só para começar novamente, tirando algumas idéias de sua própria história de vida. Quando ela pensa que poderá ter o seu próprio final feliz, tudo cai por terra.

"É uma verdade (acredito, universalmente reconhecida) que, com poucas exceções, a apresentação do herói em uma história de amor nunca deve acontecer no primeiro capítulo, mas, de preferência, ser adiada para o terceiro; que um breve alicerce deve ser inicialmente estabelecido, familiarizando o leitor com as principais pessoas, lugares, circunstâncias e conteúdo emocional da história, de modo a permitir maior valorização dos acontecimentos conforme se desenrolam."

Esse livro é maravilhoso. Eu esperava uma coisa completamente diferente, e tive uma surpresa ótima. Em primeiro lugar, já no Prefácio do Editor, a Dra. Mary I. Jesse oferece uma breve explicação sobre o que o tipo de biografia que vai encontrar nas páginas deste livro. Acontece que um operário, ao fazer reparos no telhado da mansão de Chawton House, descobriu um baú repleto de manuscritos e com uma caixa de veludo contendo um anel de ouro e rubi. Os primeiros especialistas que o analisaram formalmente autenticaram os manuscritos como de autoria de Jane Austen. Existiram discussões sobre o conteúdo dos manuscritos, e especulações sobre os motivos que levaram a autora, aparentemente, a querer esconder um caso de amor que ela viveu. Então, a Dra. Jesse, uma destas especialistas, fez as correções necessárias e Syrie James publicou este livro de memórias, exatamente como Jane o escreveu. A história é completamente fascinante e fornece uma nova luz sobre a vida de uma escritora tão amada quanto Jane Austen é até hoje. Dá para perceber claramente a influência dos acontecimentos reais em suas obras (e confesso, algumas cenas me fizeram surtar completamente). Me peguei desejando muito que ela realmente tivesse tido seu final feliz com o homem que amava, mesmo sabendo que não seria possível porque conheço sua história. É estranho afirmar isso sobre um livro que fala de memórias, mas este é um livro que eu recomendo ler e reler e reler sempre que você quiser conhecer uma história de amor que, mesmo não tendo o final esperado, ainda vai aquecer seu coração.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2014/09/as-memorias-perdidas-de-jane-austen.html

Carla Sarmento 11/12/2021

Para quem adora Jane Austen
Esse é um livro obrigatório para quem gosta de Jane Austen. Adorei!!! O livro é baseado nas suas memórias que foram encontradas muito tempo depois de sua morte. É incrível como ela vai descrevendo situações vividas que encontramos nos seus livros. Adorei saber como foram escritos os dois principais livros: razão e sensibilidade / orgulho e preconceito. Terminei a leitura feliz!

Gisely 23/07/2014

As Memórias Perdidas de Jane Austen
Em As Memórias Perdidas de Jane Austen, a escritora Syrie James (uma estudiosa de Jane Austen e membro do Writers Guild Of America), revela aos seus leitores um lindo segredo, as memórias de Jane escritas pela própria autora, meses antes de sua morte em 1817.

Durante muitos anos, Jane viveu com sua mãe, sua irmã mais velha e confidente Cassandra e Martha, uma amiga da família que após a morte de seus pais passou a viver com a família de Jane, em uma casa de campo no povoado próximo a Chawton Manor House, bela casa que pertenceu ao seu irmão, Edward Austen Knight, e por morar no mesmo povoado, Jane visitava a casa com frequência. Recentemente um operário que fora contratado para consertar o telhado da mansão, em busca do que esperava ser uma família de ratos, descobriu um antigo baú escondido por tijolos, no grandioso sótão da mansão. Para o espanto de todos ali presente, o baú estava recheado do que parecia ser manuscritos antigos (datado do século XVIII). Para a felicidade dos estudiosos, os manuscritos que ali se encontravam, eram de autoria da própria Jane Austen. E em um desses manuscritos (ao menos o que fora estudado até o momento) Jane conta a própria história de sua vida que, claro, teve seus altos e baixos, mas que diferente do que todos pensam, teve um grande amor, e é exatamente essa história que esse livro vem narrar.

No prefácio do editor, é dado a informação de que, embora tenham sido revistos erros ortográficos e abreviações, em sua grande maioria o livro está escrito exatamente como Jane Austen o escreveu. Claro que eu não sei se a história é realmente verdadeira, mas essa é a sacada mais genial do livro. Em todo o decorrer da leitura, você relaciona essa história aos outros livros de Jane, passagens de sua vida em que a autora tinha “insites” do que adicionar em determinados livros (em sua maioria Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito), o livro tem uma leitura fácil, e é daqueles que você diz “vou ler só mais um capítulo e vou dormir” e quando se dá conta já está na página 200.

Para quem admira essa magnifica autora, essa leitura é obrigatória. Syrie te leva para o verdadeiro universo de Jane, você ri e chora com ela e por muitas vezes sente vontade abraçá-la. Um livro critico e romântico, e que faz jus a escrita da nossa querida Jane.

Espero que eu tenha conseguido trazer um pouquinho dessa maravilhosa história à vocês, e que, assim como eu, vocês se apaixonem pelo Mr. Ashford (que me lembra assustadoramente, ou não, o nosso querido Mr. Darcy).

Quanto aos aspectos gráficos:

O livro foi publicado pela Editora Record em 2013. A capa foi desenvolvida pela designer Diana Cordeiro e é LINDA, a ilustração nos leva exatamente para o mundo de Jane, que era repleto de rosas e flores. As páginas são macias e amareladas, o espaçamento, e a tipografia possuem ótima legibilidade!

Vocês já leram? Me digam aqui embaixo o que vocês acharam! :)

Beijos, pessoal!
Gizalyanne 03/08/2018minha estante
Acabei de ler hoje e , apesar de ser uma ficção baseada em fatos da vida dela, fiquei encantada e sim fui transportada para a vida de Jane realmente fiquei triste por ela não ter tido o seu final feliz

1 | 2 | 3 | 4