As Memórias Perdidas de Jane Austen

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Diana 29/06/2013

Obrigatório para fãs de Jane Austen
O que dizer? Acabei de ler e estou encantada com o livro.
A autora mergulha no universo Austeniano e na alma de Jane pra fazer uma homenagem à autora.
Sim, porque é isso que senti durante toda a leitura. O livro é uma grande reverência a esta mulher tão brilhante quanto misteriosa para seus leitores.
Se algum dia você se emocionou com qualquer livro de Jane, leia!
Fãs de Jane Austen se deliciarão com esta ficção (que poderia muito bem ser verdade afinal... por que não?) ;)

Vanessa Vieira 09/08/2013

As Memórias Perdidas de Jane Austen_Syrie James
O livro As Memórias Perdidas de Jane Austen, de Syrie James, nos conta a história da aclamada romancista inglesa, responsável por várias obras de sucesso, como Orgulho e Preconceito e Persuasão. A vida de Jane Austen, sobretudo no campo amoroso, sempre foi uma incógnita para todos. Sabia-se, até então, muito pouco a respeito desta ilustre autora, que nunca chegou a se casar e teve um romance com Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry.

Séculos depois de sua morte (que aconteceu em 18 de julho de 1817, quando Austen tinha 41 anos), alguns manuscritos de sua autoria são achados no fundo de um baú da Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses. E, nesses manuscritos, constam memórias íntimas e reveladoras sobre essa grande escritora do século XVIII, escritas de seu próprio punho.

O grande acontecimento do livro é o romance de Jane com Sr. Ashford, um homem culto e de pensamentos muito semelhantes aos seus, ao qual ela conheceu durante uma viagem à Lyme. Ashford a conquista tanto pelo seu temperamento quanto por sua inteligência, e a história de amor entre os dois, assim como outros fatos de sua vida, servem como inspiração para que Jane passe a reescrever algumas de suas obras, até então engavetadas. Ela passa a revisar Razão e Sensibilidade, incrementando a história com cenas ocorridas no seio de sua própria família e com o desenrolar de seu romance, e trilha o caminho das pedras para que o livro seja publicado.

Conhecemos também um pouquinho mais a respeito de outras obras da autora, como First Impressions (Orgulho e Preconceito) e Susan (A Abadia de Northanger), e o seu processo de criação e confecção dos personagens e suas características. Jane colocou muito de si em suas obras, e a sua vida foi a sua maior inspiração. Isso fica ainda mais evidente em Razão e Sensibilidade, romance que conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, e no qual notamos uma semelhança indescritível com a sua trajetória de vida e a de sua família.

Syrie James se baseou nas memórias da autora e foi ainda mais além, buscando inspiração em trechos de seus livros para recriar sua biografia romanceada. Conhecemos o relacionamento de Jane com sua família, em especial com sua irmã Cassandra, sua melhor amiga e fiel escudeira; a dificuldade que ela enfrentou para ter as suas obras publicadas e, acima de tudo, a sua história de amor com Sr. Ashford.

"Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer (...)"

As Memórias Perdidas de Jane Austen é um livro maravilhoso! Syrie James, com brilhantismo e intensa pesquisa, nos conta a história da autora com tanto amor e maestria, dando um toque de seu próprio romantismo, que é impossível não se apaixonar! Narrado em primeira pessoa, de uma forma que se assemelha bastante ao estilo de escrita de Austen, acompanhamos as suas revelações mais íntimas, sua história de amor, com todos os seus sabores e dissabores, e claro, uma certa dose de humor e crítica social.

Assim como as principais mocinhas de seus livros, Jane Austen é forte, cheia de ideais e fala com exatidão sobre o que se passa no seu interior. Uma mulher à frente de sua época e que acreditava piamente no amor. O seu destino tomou um rumo bem diferente daquele da qual ela utilizava em suas histórias. Jane não chegou a se casar, apesar de ter recebido três pedidos de casamento, e viveu o tempo todo com sua família e com os seus sobrinhos, que tanto amava.

"Se algum dia eu me casar, será por amor. Um amor profundo, verdadeiro e apaixonado, baseado em respeito, estima, amizade e uma convergência de mentes. Nunca, nunca por segurança financeira".

Em suma, As Memórias Perdidas de Jane Austen nos revela com clareza e exatidão a história de uma das maiores autoras de romance ao redor do mundo. Sua vida foi a sua maior inspiração, e nas entrelinhas podemos perceber que, mesmo com todos os encontros e desencontros, risos e lágrimas, Jane foi uma mulher feliz e muito amada pelos seus familiares. Ao longo do livro, temos algumas notas de rodapé que nos explicam fatos históricos e alguns costumes de época, que achei bem interessantes, além de auxiliarem na absorção do texto. A capa do livro é muito bonita e possui um toque aveludado e a diagramação está perfeita, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, principalmente para os fãs de Austen e de sua obra ♥

site: http://www.newsnessa.com/2013/08/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Aione 16/08/2013

As Memórias Perdidas de Jane Austen é um livro de ficção, no qual Syrie James, historiadora, se baseou em fatos da vida da célebre autora para criar uma história de amor para ela, já que é sabido o fato de que Jane Austen jamais se casou, tendo tido um breve envolvimento com o amigo de seu irmão, Thomas Lefroy, perto de seus 20 anos. Tal história foi contada em formato de memórias, como se tivesse sido escrita pela própria Jane Austen nos momentos finais de sua vida, em uma tentativa de compartilhar com o mundo a história por ela vivida.

"Porque eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer. Talvez seja essa doença enlouquecedora que tem me perturbado ocasionalmente nos últimos tempos - esta lembrança sagaz da minha mortalidade - que me impulsiona a ter algum registro do que aconteceu para evitar que a lembrança desvaneça nos recônditos da minha mente, e dali desapareça para sempre da história, tão fugaz como um fantasma em meio à névoa."
(página 17)

Um dos maiores méritos de James, para mim, foi ter escrito um prefácio relatando a situação em que as memórias teriam sido encontradas, transportando o leitor desde o início para a vida de Jane Austen e o envolvendo com a sensação de veracidade da história. Ainda, a autora soube muito bem como mesclar fatos já conhecidos sobre Austen com os criados por ela para dar corpo ao enredo, aumentando, ainda mais, tal sensação, já que eles se encaixaram na trama fazendo com que ela soasse como possível de ter acontecido.
Não considero ter conhecimento o suficiente para avaliar o quão próxima é a escrita de Syrie James da de Jane Austen, mas, o que posso afirmar, é que, durante a leitura, me se senti envolvida pela mesma atmosfera de quando entro em contato com alguma das obras de Austen, o que bastou para que o enredo me soasse verossímil. Também, foi delicioso acompanhar detalhes dos livros de Jane espalhados pela trama, como se os eventos de sua vida tivessem inspirado os criados para suas obras. Dessa forma, é comum encontrar spoilers de seus livros, principalmente sobre Razão e Sensibilidade, então fica o alerta para quem ainda não o leu. Aliás, diria que a leitura será certamente mais prazerosa aos que já tiveram contato anterior com os livros de Austen para poder reconhecer as situações similares que Syrie James incluiu nessa história.
Independentemente de a história convencer ou não como tendo sido vivida por Jane Austen, ela me cativou por completo. A Jane Austen recriada por James apresenta todas as características que podem ser reconhecidas nas obras da real autora, como seu tom irônico e suas convicções à frente de sua época, e não tarda a agradar o leitor. Ainda, o romance relatado foi daqueles capazes de me encantar e me levar às lágrimas ao final do enredo, fazendo com que eu terminasse a leitura deliciada e satisfeita com o que li.

"(...) Em consequência, tenho meus pensamentos a respeito dele aos confins de meu coração; banido para sempre – mas não esquecido. Não, nunca esquecido. Pois como alguém pode esquecer o que se tornou parte de sua própria alma? Cada palavra, cada pensamento, cada olhar e sentimento passados entre nós estão tão frescos em minha mente agora, anos depois, como se tivessem ocorrido ontem.
A história deve ser contada; uma história que vai explicar todas as outras.”
(páginas 18 e 19)

De maneira geral, o livro é extremamente capaz de agradar os que apreciam romances como os escritos por Jane Austen, principalmente os fãs da autora. Não apenas a história em si é bela, como também é maravilhoso poder conhecer muitos dos fatos sobre Austen, além de poder relembrar passagens das histórias que a imortalizaram e a consagraram como a grande escritora que hoje é reconhecida. Uma obra certamente romanceada e, por isso, capaz de arrancar suspiros dos leitores mais românticos.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/08/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Janaine.Mioduski 13/11/2021

Tocante e intenso como a própria Jane Austen
As Memórias Perdidas de Jane Austen foi uma grata surpresa. Não conhecia nada sobre a obra e me chamou a atenção apenas por eu já ter lido praticamente tudo que a JA escreveu, e assim esse livro se tornou, sem qualquer expectativa, um dos melhores do ano.

Logo no início da leitura já encontramos o delicioso humor da JA, tão presente em diferentes personagens nas suas histórias. A inteligência aguda, a fina ironia e a profundidade dos seus sentimentos e pensamentos são revelados pouco a pouco e nos cativam sem nos dar chance de resistir.

Por se tratar de um diário, tive a sensação como se a própria JA estive ao meu lado, me contando sobre as suas alegrias e tristezas, sobre os seus sonhos e decepções, sobre as esperanças e o profundo desejo de amar e sobre a sua forma única de ver a época, os costumes e as pessoas.

Um livro indispensável para todos os fãs da querida Jane Austen.

"Mas existem muitos níveis de veracidade, não é mesmo, entre a verdade que revelamos publicamente e a qual reconhecemos em silêncio, na privacidade de nossos pensamentos, e talvez para um ou dois de nossos conhecidos mais íntimos?"

"É da natureza humana, creio eu, querer algo diferente daquilo que temos, não importa o quão afortunado somos".

"Nas horas que passávamos juntos, discutindo, debatendo e trocando ideias e sentimentos, eu experimentava uma espécie de felicidade plena que, até aquele momento, me era desconhecida".

"Acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso. Não temo mais a revelação de meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada".

Júlia 30/12/2022

Um dos melhores livros que já li
Esse livro é encantador!!! É maravilhoso saber que foi encontrado e como foi achado, dem ele, não saberíamos de muita coisa sobre a vida da Jane. Ele foi escrito em um período que a autora estava doente, e escreveu os relatos de sua vida de forma a não esquecê-los.
O fato de termos isso é incrível!! Nele, Jane narra partes importantes da sua vida, por exemplo, sua saída de Steventown, a morte de seu pai, o relacionamento com sua irmã e seus pedidos de noivado.
A história dela com o sr.Ashford é tão encantadora e é uma pena que, por acontecimentos externos, eles não tenham podido ficar juntos. Mesmo tendo recebido pedidos de noivados de outros jovens respeitáveis, ela não aceitou se casar com eles, e isso é algo admirável, principalmente naquela época. Mesmo nunca tendo se casado, ela não deve ser digna de pena, pelo contrário, deixou um legado incrível, eterno, e viveu muito feliz com sua mãe e sua irmã, em uma casa ofertada pelo seu irmão, até sua morte.
Gostei muito de uma passagem em que ela é o sr.Ashford vão a uma espécie de vidente e ela diz que a linha de saúde da Jane é fraca, mas a da vida é enorme, e isso representa Jane: ela ainda vive em seus livros, em cada um deles há um pedaço dela, já que ela dedicou-se totalmente a eles.
Também é muito legal notar os acontecimentos que de sua vida que ela usou em seus livros: o pedido de casamento de um certo pregador, que bajulava uma lady muito rica, a perspectiva das mulheres de ficarem sem moradia após a morte do "líder" da família, uma quase queda, que só não aconteceu porque um certo senhor a segurou antes do pior....
Essa leitura foi... extasiante.

Luccal1 18/05/2023

Chorei que nem uma cachorra quando acabei de ler, sem duvida um dos melhores que ja li. A escrita é tao cativante que demorei 2 dias pra entender que era ficção KKKKKKKK. Sem palavras, é uma culminação da jornada que tive esse ano de ler todos os romances da Jane e me apaixonar perdidamente por ela. Tem o sarcasmo, a ironia e o espírito dela, e nao consigo acreditar ate agora que não foi ela que escreveu, tenho certeza que ela seria obcecada com esse livro que nem eu sou no momento.

Julinho 08/10/2021

Não bom quanto "Os diários secretos de Charlotte Brontë", onde Syrie James conseguiu captar muito bem a essência da irmã Brontë mais velha e se limitou a ficcionalizar personagens e a história reais. Todo o enredo, centralizado em um personagem insosso e irreal como Mr. Ashford, não conseguiu capturar o meu interesse - o personagem parecia muito mais uma versão sem graça do nosso querido Mr. Darcy do que alguém que despertaria tantos sentimentos em Jane Austen.

Raquel Lima 02/02/2015

Para apaixonadas por Jane
Apaixonadas por Jane Austen leriam , com certeza , prescrições médicas dela ... Rsrsrs... E até as executariam ... Muito bem escrito , o livro nos preenche um hiato da sua vida que conhecemos em fragmentos.

Simelo 21/03/2021

Perfeito
Amei e me emocionei muito com esse livro, todos admiradores se Jane Austen tem que ler esse livro, ele é baseado no diário dela encontrado, um verdadeiro tesouro. Lindo

Raquel 23/07/2014

Durante a manutenção da mansão de Chawton Manor House, uma das casas dos irmãos da Jane, foi encontrado um baú repleto de manuscritos antigos e um anel de rubi. Os documentos foram autentificados como de autoria da Jane Austen, apenas um foi integralmente analisado e no qual foi baseado o livro. Para melhor esclarecimento, o livro apresenta as memórias exatamente como Jane (

site: http://versosenotas.blogspot.com.br/2014/07/titulo-memorias-perdidas-dejane-austen.html

IvAnia17 04/04/2021

As memórias da Senhorita Jane
"Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade".

Verdadeiramente emocionante. Já havia lido o livro da Charlotte Brontë, também escrito pela Syrie James, e esperava algo maravilhoso, o que realmente ocorreu.
Durante a leitura, fui relembrando os livros da Jane Austen através de alguns diálogos e acontecimentos e isso me fez sorrir várias vezes. Recomendadíssimo!

Gisely 23/07/2014

As Memórias Perdidas de Jane Austen
Em As Memórias Perdidas de Jane Austen, a escritora Syrie James (uma estudiosa de Jane Austen e membro do Writers Guild Of America), revela aos seus leitores um lindo segredo, as memórias de Jane escritas pela própria autora, meses antes de sua morte em 1817.

Durante muitos anos, Jane viveu com sua mãe, sua irmã mais velha e confidente Cassandra e Martha, uma amiga da família que após a morte de seus pais passou a viver com a família de Jane, em uma casa de campo no povoado próximo a Chawton Manor House, bela casa que pertenceu ao seu irmão, Edward Austen Knight, e por morar no mesmo povoado, Jane visitava a casa com frequência. Recentemente um operário que fora contratado para consertar o telhado da mansão, em busca do que esperava ser uma família de ratos, descobriu um antigo baú escondido por tijolos, no grandioso sótão da mansão. Para o espanto de todos ali presente, o baú estava recheado do que parecia ser manuscritos antigos (datado do século XVIII). Para a felicidade dos estudiosos, os manuscritos que ali se encontravam, eram de autoria da própria Jane Austen. E em um desses manuscritos (ao menos o que fora estudado até o momento) Jane conta a própria história de sua vida que, claro, teve seus altos e baixos, mas que diferente do que todos pensam, teve um grande amor, e é exatamente essa história que esse livro vem narrar.

No prefácio do editor, é dado a informação de que, embora tenham sido revistos erros ortográficos e abreviações, em sua grande maioria o livro está escrito exatamente como Jane Austen o escreveu. Claro que eu não sei se a história é realmente verdadeira, mas essa é a sacada mais genial do livro. Em todo o decorrer da leitura, você relaciona essa história aos outros livros de Jane, passagens de sua vida em que a autora tinha “insites” do que adicionar em determinados livros (em sua maioria Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito), o livro tem uma leitura fácil, e é daqueles que você diz “vou ler só mais um capítulo e vou dormir” e quando se dá conta já está na página 200.

Para quem admira essa magnifica autora, essa leitura é obrigatória. Syrie te leva para o verdadeiro universo de Jane, você ri e chora com ela e por muitas vezes sente vontade abraçá-la. Um livro critico e romântico, e que faz jus a escrita da nossa querida Jane.

Espero que eu tenha conseguido trazer um pouquinho dessa maravilhosa história à vocês, e que, assim como eu, vocês se apaixonem pelo Mr. Ashford (que me lembra assustadoramente, ou não, o nosso querido Mr. Darcy).

Quanto aos aspectos gráficos:

O livro foi publicado pela Editora Record em 2013. A capa foi desenvolvida pela designer Diana Cordeiro e é LINDA, a ilustração nos leva exatamente para o mundo de Jane, que era repleto de rosas e flores. As páginas são macias e amareladas, o espaçamento, e a tipografia possuem ótima legibilidade!

Vocês já leram? Me digam aqui embaixo o que vocês acharam! :)

Beijos, pessoal!
Gizalyanne 03/08/2018minha estante
Acabei de ler hoje e , apesar de ser uma ficção baseada em fatos da vida dela, fiquei encantada e sim fui transportada para a vida de Jane realmente fiquei triste por ela não ter tido o seu final feliz

Soraya Felix 25/02/2014

Amor eterno amor
Confesso que nunca fiquei tão perdida diante do prazeroso trabalho de resenhar um livro. Talvez perdida não seja a palavra exata, seria melhor perplexa. A história é tão verossímil e ao mesmo tempo burlesca que torna impossível um julgamento isento.
As Memórias Perdidas de Jane Austen da autora norte-americana Syrie James é um livro construído com base nos romances da escritora Jane Austen e parte de suas memórias. Só que Syrie nos dá muito mais.
A autora consegue ser ao mesmo tempo genial e simplória; criativa e totalmente comum. Em alguns momentos a história é banal demais e em outros, extremamente contundente. Por isso é difícil definir.
Uma pergunta permeará sua leitura: - Este livro é um romance ou uma biografia? – Sim, ele é um romance, mas durante a leitura você terá a impressão que é uma biografia, de tão real. E neste ponto que esta a genialidade da escritora.
Por outro lado, o excesso de referências, mesmo que justificadas, irrita. Não havia a necessidade de citar tantas vezes “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. A trama por si só já nos remete aos dois romances da autora real. Não havia a necessidade de fazer expressamente a comparação dos personagens da trama de Syrie com a de Austen, não da forma expressa como foi realizada.
Há uma questão interessante que permeia a obra: - O que você seria capaz de fazer por amor? – A resposta de Syrie pode frustrar o leitor, mas não deixa de ter um apelo emocional forte para o lado caridoso e “bem comportado”.
Os amantes da prosa da escritora Jane Austen terão neste romance todas as referências a obra dela, com uma pitada do talento de Syrie, que muitas vezes parece ser a reencarnação da própria autora. É claro que isso é um exagero. Syrie é na verdade uma grande fã e pesquisadora da obra da autora, e isso se reflete claramente em sua escrita.
Agora, se você não sabe da impossibilidade do Sr. Ashford na vida da escritora real, você acreditará que ele existiu, já que o personagem é uma mistura bem feita do Sr. Darci (Orgulho e Preconceito) e Edward (Razão e Sensibilidade). Pena que Syrie não foi generosa e deu outro fim a este romance. Eu teria feito diferente.
Os últimos capítulos são de tirar o fôlego. Não dá para respirar enquanto o livro não termina e quando você chega lá no fim, tem vontade de mudar a história. Isso é ruim? – Não. Eu sempre acreditei que um bom romance é feito de contradições. Por que a vida é feita de contradições.
É interessante pensar que Jane Austen tenha vivido um amor tão forte e contundente. Isso explicaria a maestria de sua pena ao descrever casais como Elizabeth e Darci. Tem profundidade, tem sentimento, tem conexão com a sociedade que a autora Jane Austen viveu.
Se você é fã da autora, vale a pena ler este livro. Talvez por que Memória Perdidas seria sem sombra de dúvida, a biografia que gostaríamos de ler na vida real; ou talvez por que você possa vislumbrar em um só volume trechos magnífico de Jane Austen (Esqueça os excessos).
O que eu mais gostei na trama? – O processo do “tornar-se escritora” da Jane Austen da ficção. É um retrato fidedigno do processo que boa parte dos escritores passam em inicio de carreira. As dúvidas, as incertezas, as mudanças que não tem fim...
Jane Austen se tornou imortal por que soube retratar a realidade com tal fulgor e profundidade, que sua alma permaneceu em suas obras. Ela foi original, inovadora.
Talvez Syrie encontre em si mesma, motivos para escrever um romance totalmente seu, sem referências. Talento para isso ela possui de sobra.
(Resenha publicada originalmente no blog Prosa Mágica)

site: http://prosamagica.blogspot.com.br/2014/02/as-memorias-perdidas-de-jane-austen.html

Dani 07/01/2024

Durante a reforma de uma das casas em que Jane Austen morou, um baú foi encontrado. Em seu interior, inúmeros documentos foram autenticados como de autoria da própria Jane Austen.

Apenas um dos manuscritos foi integralmente analisado e, para felicidade dos fãs, referem-se às memórias da autora.

O livro aborda os manuscritos referentes ao período compreendido entre os anos de 1815 e 1817.

A obra é incrível e fascinante. É impossível tirar os olhos das páginas por um momento sequer.

Stefani 19/05/2018

Descobrindo o outro lado da famosa autora
Nossa q livro mais lindo!!! kkk Eu gostaria muito de enrolar um monte neste texto pra só no final poder dizer o quanto esse livro é apaixonante, mas acontece q esse livro me conquistou tanto que não há como começar esse texto de outra maneira, eu tenho q ser direta, esse livro é perfeito!
Primeiramente tenho q deixar claro que não sou uma fã de biografias, na verdade só li uma em toda a minha vida, e infelizmente sou sim uma pessoa que não curte esse gênero, mas acho q a gente tem q ler de tudo pra só assim desenvolver uma ideia sobre um dado assunto, entao resolvi ler esse livro apesar do genero. Outra coisa a se ressaltar é q eu não sou uma grande fã da autora, na verdade eu já li 2 livros dela, um eu não gostei nenhum pouco, já o outro q é Orgulho e Preconceito é um dos meus queridinhos, entao resolvi ler essa biografia apesar de achar q eu não ia gostar tanto deste livro, então imaginem minha surpresa quando amei a historia!
Bom segundo a autora q publicou este livro parece q foram encontrados os diarios de Jane Austen a alguns anos atras, assim esses manuscritos foram editados e publicados nesta versão a q esse texto se remete. A historia é sobre a vida de Jane Austen, mas sem duvida é o diario mais lindo q já li, pq não é escrito como um diário normal, mas sim como um livro com capitulos, a autora esta relembrando o seu passado. O mais interessante é que a autora nunca se casou então sempre houve comentarios sobre como uma mulher solteira e sem envolvimentos romanticos poderia escrever historias de amor como as q Austen publicava, por isso nesse diario Jane resolve contar sua real versão dos fatos, e isso nos leva a uma das historias de amor mais lindas q já vi. Amei absolutamente este livro, mas confesso q queria saber se realmente é uma ficção ou se esse diario da Jane foi realmente encontrado, mas apesar de não ter esta informação (se alguém tiver por favor me fale aqui nos comentarios pq to super curiosa!) eu amei muito esse livro e indico a todos os q buscam um romance encantador. Leiam também pessoal, esse livro vale muito a pena!
Maju 04/06/2018minha estante
Stefani, esse livro não é uma biografia! É uma história ficcional!

Stefani 11/09/2018minha estante
Oi Maju, obrigada por tirar minha duvida!

1 | 2 | 3 | 4